quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

postheadericon Inside the Book: Fazendo meu Filme 1 - A Estréia de Fani


              Fazendo meu filme 1 - A Estréia de Fani
Paula Pimenta

Editora: Editora Autêntica (Selo Gutenberg)
ISBN: 9788589239844
Categoria: Infanto Juvenil
Edição: 2ª Ed. 2010
Número de páginas: 336

Sinopse: Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir…


A idéia de criar o post chamado Inside the Book surgiu quando eu estava visitando o site Amazon. Eu pensei que seria interessante mostrar informações sobre o livro que eu estivesse lendo no momento, antes de poder resenhá-lo. Eu pretendo postar a resenha amanhã após finalizar a leitura do livro e hoje lhes apresento o primeiro livro YA que estou lendo este ano: Fazendo meu Filme 1 - A Estréia de Fani.
Começarei apresentando a autora do livro, Paula Pimenta, que foi super simpática e atenciosa ao responder o e-mail que enviei sobre a parceria, e percebi que a história do livro tem muito a ver com o jeito jovial que ela tem, após conferir as entrevistas que ela fez para alguns blogs que eu visitei antes.



Paula Pimenta é uma menina que já passou da infância, mas ainda se sente assim. Menina. Talvez por ela gostar tanto de chocolate, animais, músicas infantis e tudo o mais que faz com que as pessoas pensem que ela está sempre no mundo da lua… Ela vive lá mesmo. Em uma dimensão paralela feita de sonhos e doce de leite, onde nenhum mal tem permissão para entrar. A Paula é publicitária não praticante; professora de música por necessidade; cantora, atriz e escritora por vontade. Mas não tem a menor idéia de onde vai estar daqui a 10 anos (ela espera que seja dando a volta ao mundo dentro de um balão)...



"Começou a chover de novo. Pelo menos isso. Enquanto o tempo estiver ruim, eu não preciso sair. Não sei quem sancionou essa lei de que meninas de 16 anos são obrigadas a sair em todos os dias do final de semana. Se eu estou a fim de ficar em casa, com meus DVDs, meus livros ou simplesmente fazendo nada, a minha família já pergunta se eu estou doente. Pior do que isso. Passam-se 5 minutos e as minhas amigas começam a aparecer ou telefonar, como se o fato de eu ter dito que queria ficar em casa tivesse sido uma espécie de brincadeira.
Eu me pergunto: sair para quê? Para ver sempre as mesmas caras? Para brincar de espelho, já que todas as pessoas que se vestem absolutamente iguais, como se fosse uma espécie de uniforme social? Engraçado é que essas mesmas pessoas fazem abaixo-assinado na escola para que possamos ir com roupas informais... se eu fosse a diretora, eu concordaria. Pelo menos, as meninas não depredariam mais o uniforme cortando as mangas para ficarem com as "asinhas de fora" (há, há, há, essa foi a minha mãe que falou, tive que concordar com ela!), e os meninos parariam de levar suspensão por aparecerem na aula de chinelo.
Oh, oh. Tenho que atender ao telefone. Minha mãe está berrando daquele jeito dela que separa e prolonga sílaba por sílaba do meu nome: "Eeees-teee-fââââââ-niaaaaa..." Argh. Como se não bastasse esse nome esquisito que me colocaram, ainda tenho que ouvir ele gritado! Quantas vezes tenho que repetir? Meu nome é FANI! F-A-N-I. E eu finjo que não é comigo quando me chamam de Estefânia. Eu só vou atender dessa vez para que o resto do mundo que ainda não ouviu o berro da minha mãe não descubra que por trás da Fani existe um nome estranho desses..."

Fazendo meu filme - capítulo 1

Adoro o jeito Fani de ser, e ao longo das páginas do livro não pude deixar de me lembrar da minha adolescência. Na verdade, essa fase da minha vida foi meio caótica e não curto muito relembrar, e também confesso que me identifiquei MUITO com a Fani durante a leitura do livro. Por isso tive essa idéia de criar um post com as minhas impressões sobre o livro que  eu estivesse lendo no momento. Acredito que há muitas características da Fani que me lembram a própria autora Paula Pimenta. Após visitar o site dela, não pude deixar de comparar autora e personagem rsrs. Eu vou explicar porque eu penso assim: A Paula é cinéfila, tem uma super coleção de DVD's exatamente como a Fani, visitem o blog dela e confiram: Menina da Lua Além disso, ela coloca estrelinhas para classificar os filmes que assistiu na sua lista. Há trechos de diálogos de filmes em cada capítulo do livro e eu amei essa ideia!! Isso me fez entrar no túnel do tempo rememorando cenas que estavam esquecidas na minha mente. Como ela já morou em Londres, o processo de criação do primeiro livro lá foi importante a partir da vivência e a cultura adquiridos no local. Logo abaixo eu coloquei um trecho de uma resposta para a entrevista que ela concedeu no blog Confessions of a Book Geek

"A Fani tem muito de mim. Mas não só de mim. Inseri na personalidade dela alguns detalhes do jeito de algumas amigas minhas e usei também alguns aspectos que todo adolescente tem, como sentimentos muito intensos." Paula Pimenta.


Agora lhes apresento os personagens principais do livro, e fica difícil não se lembrar de um amigo, amiga, colega de escola, professor ou até mesmo um componente da sua família:

Fani (Estefânia) - Tem 16 anos, é cinéfila. Super tímida, tem dificuldades de expressar seus sentimentos, é inteligente e inevitavelmente já se apaixonou por um professor (gato!). (Quem nunca teve um amorzinho platônico pelo professor atire a primeira caneta!)

Leo - Ah, o Leo... (suspiro profundo) Aquele super amigo que toda garota quer ter por perto. Sim, ele está disposto a ajudar sempre os seus amigos e tira notas altas no colégio. É meio largadão no jeito de se vestir é verdade, mas isso pode ser um charme para os olhos de algumas meninas...

Gabi - Ela está sempre online no MSN, uma amiga sincera dessas que você pode odiar algumas vezes por causa da mesma sinceridade que expressa sem pensar. Gosta de bancar a rebelde sem causa, mas é só aparência mesmo rsrs.

Natália - Amiga de infância de Fani. Tadinha,  corre atrás de um garoto que não dá a menor bola pra ela, tipo acho que nem sabe  que ela existe, sei lá... Ela parece que lê a alma das pessoas porque o feeling dela está sempre captando os sentimentos mais profundo das pessoas super rápido.

Vanessa - A típica patricinha popular do colégio. Todo mundo já conheceu  uma alguma vez e sabe que para estar no rol de amizades dela precisa ser  fútil e vazia. Uma coisa que eu não suporto é gente igual a Vanessa. Arrgh

Marquinho - Professor de Biologia. Tem 26 anos. Sem comentários sobre ele, qualquer coisa que eu disser a mais gerará spoilers...


O período da adolescência sempre é turbulento e confuso. A Fani não é diferente de muitas garotas que tem que enfrentar essa fase da vida. Amizade, 1º amor, escola, vestibular, família, festas, são só alguns elementos contantes que compõem a vida de qualquer adolescente. O livro Fazendo meu Filme 1 - A Estréia de Fani reuniu tudo isso e indico sua leitura para todos os leitores que adoram YA Books, e também (assim como eu) fizeram parte desse universo complicado e divertido ao mesmo tempo rsrs. Essa é só uma prévia do que poderão ver na resenha do livro que eu pretendo postar amanhã. Espero que tenham gostado e fiquem à vontade para comentar a opinião de vocês a respeito do livro de estréia da autora que já é considera a Meg Cabot brasileira (com toda razão!!).

Até a próxima!


21 comentários:

  1. Que sacanagem, não me suporta e eu nem fiz nada pra você .-. UASHUAHSUA Quero muito ler esse livro! Parece ser muito bom e agora que descobri que tem uma garota com meu nome (por mais que ela seja a chatona), fiquei com mais vontade *-* UAHSUA adorei a resenha.
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Adorei a resenha, sempre quis ler Fazendo o meu filme, acho que esse ano compro! Beijocas :*

    http://myevery-thing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Meninas, ainda não é a resenha não rsrs! Ainda estou finalizando a leitura e criei o post para mostrar um pouco mais sobre o livro que estou lendo no momento.
    A resenha mesmo sairá no post de amanhã!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bem divertido!
    Mas, vai ser difícil, eu lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito deste post....não conhecia este livro... e acho q é muito legal...

    Depois quero ler a resenha!!!!!! To curiosaaaaa

    Bruna Gabrielle

    ResponderExcluir
  6. eu te indiquei num Meme lá no blog, vê se dá uma passadinha lá viu?!

    aviadorread.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu quero esse livro *cry*
    Ahh, mas não estou trabalhando e então... nem tenho dinheiro, vamos ver se eu arrumo um emprego e compro pq as resenhas que li só falam bem do livro.

    beijo.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muuito ler essa série, não conheço um que não tenha adorado!!
    beijooos
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  9. Anw! Adorei o post *-* KUSHDKSUH Mas uma amiga falou que esse livro não é para mim D: KSUDHSDUHKDUSHK Agora nem sei se leio -q Mas ótimo post,


    Beijos
    World of CarolEspilotro

    ResponderExcluir
  10. Aff todo mundo fala super bem dessa série e eu ainda nem li

    ResponderExcluir
  11. uhul, adorei o post!
    Sério, me deixou com mta vontade de ler. O q eu não seei se é bom, pq será mais um na minha lista de desejados para comprar. Vou acabar falida de tanto q eu gasto com meu vício! rsrs

    Vou esperar pela resenha!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é muito bom mesmo!! Como voce disse , retrata muito bem a realidade dos jovens, divididos entre amores, paixões platônicas, preocupações com provas e etc!
    Recomendo pra todos!!


    Abraço


    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari! Adorei o post!
    Eu morro de vontade de ler esse livro!
    Ele está na minha lista de desejados!
    Quando a fila da minha estante diminuir um pouco, vou comprá-lo com certeza!
    Bjss, bom findi!

    ResponderExcluir
  14. Por mais que falem bem desse livro, não tenho a menor vontade de lê-lo. Talvez seja pelo nome, sei lá, mas quando bati o olho no livro não ocorreu aquela ~mágica~ que ocorre quando olho outros. Espero a resenha, vamos ver se mudo de ideia.
    www.antropofagia-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. SAbe Mariana, frequento e participo de muitos blogs e ficava imaginando quando encontraria algum com inovações... Achei!! Você está de parabéns! Esse tópico é bem interessante porque você fala da autora (que é linda e inteligente!), mostra a sinopse e os personagens e só depois é que que faz a resenha em outro tópico. Bem inovador! Parabéns!
    Estou gostando muito desse blog, pena que não consigo assinar nenhum dos feeds, pois gostaria de acompanhar pelo email, fica mais fácil...
    cheiirnhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  16. Ruddy, já verifiquei o problema no feed e já resolvi. Se você for na sidebar do blog e colocar seu endereço de e-mail na caixa: Cadastre seu e-mail no feed, conseguirá se cadastrar para receber atualizações do blog diretamente pelo e-mail.
    Caso não consiga, entre em contato comigo pelo formulário de contato, acessando o menu contato do blog.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Mari!
    ObrigaDA!
    Agora consegui cadastrar.

    Fica mais fácil de acompanhar as atualizações pelo email.

    Sucesso!

    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  18. Fico feliz que tenha conseguido Ruddy!!
    Meninas, fico muito grata a todas vocês pelos comentários sobre o post.
    Já publiquei a resenha do livro, não esqueçam de conferir lá também rsrs.
    Tenham um ótimo final de semana.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  19. Oie tudo bem?

    Caso ainda não tenha visitado o meu blog, fica aqui o convite para conhece-lo \o/

    http://www.apaixonadaporromances.com.br

    =)

    Aguardando sua visita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Todo mundo tem falado super bem desse livro! Quero muito poder ler em breve!

    ResponderExcluir
  21. Já tem um tempo que conheço os livros da Paula Pimenta e tô muitoooo curiosa pra lê-los.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

21 comentários:

  1. Que sacanagem, não me suporta e eu nem fiz nada pra você .-. UASHUAHSUA Quero muito ler esse livro! Parece ser muito bom e agora que descobri que tem uma garota com meu nome (por mais que ela seja a chatona), fiquei com mais vontade *-* UAHSUA adorei a resenha.
    Beijos, Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Adorei a resenha, sempre quis ler Fazendo o meu filme, acho que esse ano compro! Beijocas :*

    http://myevery-thing.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Meninas, ainda não é a resenha não rsrs! Ainda estou finalizando a leitura e criei o post para mostrar um pouco mais sobre o livro que estou lendo no momento.
    A resenha mesmo sairá no post de amanhã!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser bem divertido!
    Mas, vai ser difícil, eu lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito deste post....não conhecia este livro... e acho q é muito legal...

    Depois quero ler a resenha!!!!!! To curiosaaaaa

    Bruna Gabrielle

    ResponderExcluir
  6. eu te indiquei num Meme lá no blog, vê se dá uma passadinha lá viu?!

    aviadorread.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu quero esse livro *cry*
    Ahh, mas não estou trabalhando e então... nem tenho dinheiro, vamos ver se eu arrumo um emprego e compro pq as resenhas que li só falam bem do livro.

    beijo.

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muuito ler essa série, não conheço um que não tenha adorado!!
    beijooos
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  9. Anw! Adorei o post *-* KUSHDKSUH Mas uma amiga falou que esse livro não é para mim D: KSUDHSDUHKDUSHK Agora nem sei se leio -q Mas ótimo post,


    Beijos
    World of CarolEspilotro

    ResponderExcluir
  10. Aff todo mundo fala super bem dessa série e eu ainda nem li

    ResponderExcluir
  11. uhul, adorei o post!
    Sério, me deixou com mta vontade de ler. O q eu não seei se é bom, pq será mais um na minha lista de desejados para comprar. Vou acabar falida de tanto q eu gasto com meu vício! rsrs

    Vou esperar pela resenha!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é muito bom mesmo!! Como voce disse , retrata muito bem a realidade dos jovens, divididos entre amores, paixões platônicas, preocupações com provas e etc!
    Recomendo pra todos!!


    Abraço


    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari! Adorei o post!
    Eu morro de vontade de ler esse livro!
    Ele está na minha lista de desejados!
    Quando a fila da minha estante diminuir um pouco, vou comprá-lo com certeza!
    Bjss, bom findi!

    ResponderExcluir
  14. Por mais que falem bem desse livro, não tenho a menor vontade de lê-lo. Talvez seja pelo nome, sei lá, mas quando bati o olho no livro não ocorreu aquela ~mágica~ que ocorre quando olho outros. Espero a resenha, vamos ver se mudo de ideia.
    www.antropofagia-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. SAbe Mariana, frequento e participo de muitos blogs e ficava imaginando quando encontraria algum com inovações... Achei!! Você está de parabéns! Esse tópico é bem interessante porque você fala da autora (que é linda e inteligente!), mostra a sinopse e os personagens e só depois é que que faz a resenha em outro tópico. Bem inovador! Parabéns!
    Estou gostando muito desse blog, pena que não consigo assinar nenhum dos feeds, pois gostaria de acompanhar pelo email, fica mais fácil...
    cheiirnhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  16. Ruddy, já verifiquei o problema no feed e já resolvi. Se você for na sidebar do blog e colocar seu endereço de e-mail na caixa: Cadastre seu e-mail no feed, conseguirá se cadastrar para receber atualizações do blog diretamente pelo e-mail.
    Caso não consiga, entre em contato comigo pelo formulário de contato, acessando o menu contato do blog.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Mari!
    ObrigaDA!
    Agora consegui cadastrar.

    Fica mais fácil de acompanhar as atualizações pelo email.

    Sucesso!

    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  18. Fico feliz que tenha conseguido Ruddy!!
    Meninas, fico muito grata a todas vocês pelos comentários sobre o post.
    Já publiquei a resenha do livro, não esqueçam de conferir lá também rsrs.
    Tenham um ótimo final de semana.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  19. Oie tudo bem?

    Caso ainda não tenha visitado o meu blog, fica aqui o convite para conhece-lo \o/

    http://www.apaixonadaporromances.com.br

    =)

    Aguardando sua visita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Todo mundo tem falado super bem desse livro! Quero muito poder ler em breve!

    ResponderExcluir
  21. Já tem um tempo que conheço os livros da Paula Pimenta e tô muitoooo curiosa pra lê-los.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...