segunda-feira, 8 de agosto de 2011

postheadericon Resenha: A Guardiã da minha irmã por Jodi Picoult

A Guardiã da minha irmã
Jodi Picoult

Editora: Verus Editora
ISBN:  8576861291
Categoria: Romance
Edição: 1ª Ed. 2011
Número de páginas: 433


Sinopse: É certo fazer o que for preciso para salvar a vida de um filho... mesmo que isso signifique desrespeitar os direitos de outro? Anna não está doente, mas parece estar. Aos treze anos, já passou por inúmeras cirurgias, transfusões de sangue e internações, para que sua irmã mais velha, Kate, possa combater a agressiva leucemia que a castiga desde pequena. Concebida por fertilização in vitro para ser uma doadora de medula óssea perfeitamente compatível com a irmã, Anna nunca questionou seu papel... até agora. Como a maioria dos adolescentes, ela está começando a buscar sua verdadeira identidade. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre foi definida em função de sua irmã. Até o dia em que Anna toma uma decisão que para grande parte das pessoas seria inconcebível, que vai destroçar sua família e trazer consequências fatais para a irmã que ela tanto ama.


"Deixe-me dizer uma coisa: se você algum dia conhecer uma pessoa solitária, não importa o que ela disser, saiba que ela não é assim porque gosta de solidão. Ela é assim porque já tentou se misturar ao mundo, mas os outros insistem em desapontá-la."  p. 166.

Olá, caros leitores!! A resenha de hoje é sobre o livro A Guardiã da minha irmã da autora Jodi Picoult. Trata-se de um livro envolvente e com um desfecho inesperado, mas que conseguiu trazer lições de vida que ficarão marcadas em mim por muito tempo. Eu li o livro em apenas dois dias porque não conseguia me desgrudar das suas páginas, pois estava bastante envolvida no universo dos personagens.
A Guardiã da minha irmã narra de forma alternada a história complexa e delicada sobre a família Fitzgerald, representada pelo ponto de vista de seus membros: Anna, Sara, Brian e Jesse. Entretanto, logo o leitor também se habitua a acompanhar a rotina de dois outros personagens: Campbell e Julia.
Kate desenvolveu na infância um tipo muito raro e ao mesmo tempo agressivo de leucemia, mesmo passado por vários tipos de tratamento para conter o avanço da doença, os médicos sabiam que seria necessário encontrar um doador perfeitamente compatível para transplantar a medula óssea. Após um exame minuncioso, foi constatado que nenhum dos membros da família poderia ser o doador, mas haveria uma possibilidade de salvá-la caso os pais dela gerassem um filho geneticamente compatível.
Anna foi concebida por fertilização in vitro e desde o seu nascimento ficou claro que a sua grande missão era salvar a irmã, passando por inúmeras cirurgias, transfusões de sangue e internações constantes. Aos treze anos, ela passou a refletir sobre a sua verdadeira identidade e questionou o seu papel na família que sempre foi definida pelos pais em função de Kate.
À partir daí, Anna acabou tomando uma decisão muito difícil até mesmo para um adulto, e que certamente abalaria o alicerce familiar o que poderia ainda causar consequências fatais para Kate. No momento em que questionaram a necessidade de Kate passar por um transplante de rim após uma série de complicações ano após ano, Anna se deu conta da gravidade da situação ao imaginar sendo a doadora mais uma vez. Será que ela ainda não tinha idade suficiente para tomar decisões por conta própria, ainda mais as relacionadas ao seu próprio bem-estar? Que complicações surgiria a longo prazo caso ela consentisse em realizar o procedimento? Porque seus pais nunca lhe deram uma opção de escolha durante todos esses anos?    
Ao longo do livro, é impossível não se comover com a instigante história dos personagens dilacerada pela doença, ao mesmo tempo em que tentam superar as dificuldades e conflitos internos ocasionados pela decisão que a Anna tomou ao levar a situação para a Justiça. Campbell passou a representá-la judicialmente na esperança de conseguir a emancipação médica, que lhe proporcionasse o poder de decisão em tudo o que fosse relacionado ao seu corpo em prol da sobrevivência da irmã mais velha. A mãe dela é a pessoa que mais tem atitudes levando em consideração apenas o que ela acha que é o certo e está disposta a tudo para prolongar a expectativa de vida da outra filha. Brian, em compensação, demonstra uma coragem incrível enquanto salva a vida de outras pessoas como bombeiro e ao mesmo tempo tenta apagar as chamas que o consomem por dentro na sua luta diária. Jesse, se comporta como um adolescente rebelde adotando uma postura inconsequente como forma de ser notado pela família, mas no fundo está se esforçando também para superar a dor provocada pela doença da irmã.     
Este livro envolve questões morais e legais, mas mostra o que as pessoas são capazes de fazer para salvar a vida de quem ama e quais são as implicações das sua decisões para a sociedade. Jodi Picoult teve uma sensibilidade extrema ao construir a história de vida complexa dos seus personagens, tornando a leitura leve e emocionante a ponto de deixar o leitor se envolver nas questões com uma postura crítica. Eu só senti falta de Kate narrando a história, e pouco consegui perceber o que se passava na cabeça dela enquanto lutava contra a doença. No final das contas, foi preciso mesmo usar os personagens como narradores, cada um mostrando seus sentimentos de uma forma intensa para que o leitor pudesse entender o quão são complexas as relações humanas.
Eu só achei que o desfecho final não foi como eu esperava, eu acredito que as pessoas que já leram esse livro devem ter sentido um enorme vazio dentro de si. Eu continuo sem compreender a decisão que a autora tomou, mas tenham certeza de que este livro é mesmo bastante surpreendente e polêmico. Eu recomendo a sua leitura para todos, é um livro para presentear a família inteira ainda mais com a proximidade do Dia dos Pais. Fica a dica!
Espero que tenham gostado e fiquem super à vontade para comentar e deixar as suas impressões sobre o livro.


     

Até à Próxima!!!

33 comentários:

  1. Esse livro deve mesmo ser lindo Mari! Eu vi o filme, tive emoções fortes enquanto o assistia, fui da perplexidade às lágrimas em questão de minutos! Como o livro geralmente é melhor q o filme, fico imaginando o quanto chorarei lendo suas páginas...
    Ótima resenha!
    Beijos, linda semana =**

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!

    Em primeira impressão, esse livro não me atraiu.
    Mas agora, ao realmente entender e saber um pouco do enredo do livro, mudei totalmente de idéia e preciso do livro!

    Beijos
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    Estou doida pra ler esse livro!
    Li um outro da Jodi Picoult e ele foi igualmente "tenso" durante a leitura, me deixando com vontade de continuar lendo, e tratando de um assunto polêmico.
    O final do que li me deixou satisfeita, espero que eu goste do fim de "A Guardiã de Minha Irmã", não quero terminar o livro com um vazio hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Mariii! :D

    Primeira resenha que fala sobre pontos negativos que gostei de saber e me deixaram curiosa para saber o que eu vou achar também quando ler.

    Gostei muito!
    Você já viu o filme? Eu já e é fod*. =~

    =**

    ResponderExcluir
  5. E aê, Mari!
    Vou discordar de vc, eu achei que o final não podia ser mais perfeito... me emocionei muito. Enquanto lia também senti falta da narração da Kate, mas acho que tinha que ser assim para que o final fosse tão incrível...
    Quando eu li ainda não tinha visto o filme (Uma Prova de Amor) e talves por isso a história tenha me cativado tanto... e vc, já tinha assistido ao filme, que, cá entre nós, é muito ruinzinho, né?!

    ResponderExcluir
  6. Ohh, que resenha Mari!
    Bem, eu nunca tive vontade de ler sabe... Justamente por saber dessa carga dramatica que o livro carrega.. ai, so de ler a resenha fiquei com vontade de chorar...
    Nem sei do lado de quem eu ficaria, imagino como deve ter sido para Anna, e ao mesmo tempo penso q se ela é a unica parece um pouco de egoismo ela não querer ajudar a irmã... mas é aquilo, a coitada tb não tem q viver em função da outra!! Ai, que complexo!

    Falam que a Jodi escreve super bem e esse parece mesmo outro sucesso!
    Um dia que eu estiver menos sensivel, eu devo ler!

    bjs
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  7. Quando vi esse livro, foi paixão a primeira vista! Sob o meu ponto de vista, a sinopse promete uma história super envolvente e polêmica. Não é uma trama fácil de se desenvolver, por isso estou doida para saber como a Jodi Picoult fez para narrá-la.
    Fico imaginando as crises existenciais que a Anna deve ter sofrido em sua adolescência... Quero muito ler!

    Amei a resenha, Mari :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee Mari td bem?
    Tenho visto os banner desse livro no metrô aqui de SP e apesar de não ter lido, eu já vi o filme que foi baseado nele, com a Cameron Dias... A histótia é muito boa e emocionante, apesar de já perceber pela metada do filme as razões da Anna não querer mais ser doadora da irmã. Acho que o filme poderia ser melhor, mas o livro com certeza não deve decepcionar.
    Bjos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  9. OI Mari!

    Há um tempo eu vi um livro mto parecido. A sinopse era praticamente a mesma, mas não tenho certeza se era esse o título. O tema me interessou de primeira. Polêmico, né! Com certeza se a história for bem trabalhada, dá um livro e tanto!

    Eu qro!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá! :D
    A história desse livro é bem interessante, eu já assisti o filme e me interessei bastante, e eu conheci primeiro o filme e depois o livro.
    Mas fiquei com muita vontade de ler, pois uma amiga disse que o final é bem diferente do filme!
    O que me intrigou um pouco foram os títulos, o livro é 'A Guardiã da Minha irmã' e o filme 'Prova de amor'. Muito diferente né? haha'
    Ótima resenha! Preciso muito ler esse livro, tenho certeza que irei me emocionar!

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  11. Triste e lindo! Adoro essa combinação *_*

    ResponderExcluir
  12. Esse livro deve ser lindo mesmo, me interessei de primeira, tenho certeza que irei me emocionar! Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari!

    Comentário super explicado lá no blog! ;)
    Desculpa a demora para retribuir a resposta é que acabei indo viajar e só retornei ontem à noite.

    Quanto ao post de hoje... Assisti ao filme e achei lindo demais! Acredito que livro também deve ser maravilhoso! A sua resenha ficou perfeita!! Me deixou com vontade de lê-lo!
    Só não vou poder fazer isso agora porque a minha fila está grande. :(

    Bjss, boa semana! :)

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari!

    Sua resenha está ótima! Eu tenho muita vontade de ver o filme, mas agora que lançou o livro vou ver qual consigo pegar primeiro, mas com certeza espero um dia lê-lo o/ Adorei a capa :D Achei bem legal

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari..
    Eu adorei a resenha. Estou com esse livro aqui, mas estou meio que enrolando.
    Já conhecia a historia por causa do filme, e lendo sua resenha pude confirmar que não tem muitas diferenças. Se eu amei o filme, espero gostar do livro. Sei que é errado fazer comparações, mas eu não consigo..rsrsrs

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  16. Eu vi o filme do livro... Emocionante! Chorei rios...

    O livro parece ser a mesma coisa!! Vou preparar um balde! haha
    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Tô louca pra ler esse livro. Comprei e não vejo a hora de lê-lo! o/
    Ótima resenha =*

    bjs
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser bem legal... devia ter comprado... mas nunca é tarde né, rs
    bjus

    ResponderExcluir
  19. Oiee Mari!!
    Adorei a resenha de hoje!
    Eu sou doida para assistir o filme, minha mãe já viu e adorou.
    Só fico adiando, adiando...
    Espero ler o livro também, pois amei sua resenha.

    bjs e boa terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  20. Caramba, não achei que esse livro era tudo isso!
    Não sabia que tinha um filme também Oo
    Proxima vez que meu carrinho de compras circular pelo site da Saraiva, vou logo por ele dentro!
    Adorei a resenha =D

    Abraço

    Luiz Silva
    www.blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  21. Polêmico... hum, deve ser bom, mas me desanimei a ler, já que parece que o fim nao é tao bom...

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  22. Oi Mari!!
    Eu lembro quando saiu o filme desse livro, mas não tive coragem de assistir, me pareceu ser muito triste =/
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  23. Eu acho essa história lindíssima e chorei muitoooo vendo o filme. Estou louca para conhecer o livro e sua resenha piorou minha situação, haushauhsas.
    Adorei!

    beeeijos ;*

    ResponderExcluir
  24. Tenho certeza que o livro é perfeito. Eu amei a resenha, mas não lerei esse livro. Eu já chorei taaanto com o filme, que não sei se aguentaria de novo, "revendo" os mesmos acontecimentos, acho que choraria do começo ao fim! :P
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  25. Fico só imaginando o quanto vou chorar quando ler, pq durante o filme eu me desidratei =/

    Graças a May, eu ganhei um exemplar ;)
    Ótima resenha, Mari!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  26. Parece bem interessante, mas acho que não gostaria de ler um livro sobre esse assunto. Acho muito difícil e triste. :X
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Parece ser um livro de tirar o folego. Preciso ler!
    A resenha ficou perfeita.
    Beijoss
    Bianca,
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Uau. Eu havia visto a capa desse livro em um ou outro blog, mas a sua é a primeira resenha dele que eu leio. A sinopse é fascinante, sinceramente. A trama que a autora desenvolveu me lembrou muito do filme "AI - Inteligência Artificial", e eu imagino que as duas obras tenham a mesma profundidade e a mesma capacidade de devastação. O tema parece realmente bastante sensível, e eu mal posso esperar para ver que desfecho inesperado é esse que tanto a incomodou, Mariana. Vou caçar umas promoções por aí, porque "A guardiã da minha irmã" (achei o título meio tosco, mas tudo bem, rs) parece, de fato, imperdível.

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Ei Mari,

    Ótima resenha, o meu está em casa esperando, mas ainda não li.
    Tem um filme parecido não é? Não assisti e não sei se é baseado no livro, mas a história é parecida rs.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  30. Ah, adoro livros que tenham um desfexo inesperado. Esse livro está na minha fila de leitura, confesso que estou super ansiosa para lê-lo, minhas expectativas estão a mil, espero não me decepcionar. Enfim, ótima resenha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  31. oii!
    ja v outras resenha positivas desse livro, mas eu nao consegui depertar o menos interessa =/
    nao sei se foi a capa que eh muito feia hauhuahauaha
    ou se eh a historia mesmo ^^

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Mari

    Já vi o filme, então fico imaginando que sentimentos o livro despertará em mim, sei que a história é emocionante, e até um ponto muito inusitada, mas sobre o final, já sei o que acontecerá então fico com medo de a história não me prender, de qualquer forma, esse livro já tá na minha lista de desejos!

    Beijokas

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  33. Se no filme eu já chorei
    Fiquei pensando o que eu faria no lugar de todos eles
    Que situação difícil
    Imagina no livro que sempre é mais emocionante

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

33 comentários:

  1. Esse livro deve mesmo ser lindo Mari! Eu vi o filme, tive emoções fortes enquanto o assistia, fui da perplexidade às lágrimas em questão de minutos! Como o livro geralmente é melhor q o filme, fico imaginando o quanto chorarei lendo suas páginas...
    Ótima resenha!
    Beijos, linda semana =**

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!

    Em primeira impressão, esse livro não me atraiu.
    Mas agora, ao realmente entender e saber um pouco do enredo do livro, mudei totalmente de idéia e preciso do livro!

    Beijos
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    Estou doida pra ler esse livro!
    Li um outro da Jodi Picoult e ele foi igualmente "tenso" durante a leitura, me deixando com vontade de continuar lendo, e tratando de um assunto polêmico.
    O final do que li me deixou satisfeita, espero que eu goste do fim de "A Guardiã de Minha Irmã", não quero terminar o livro com um vazio hehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Mariii! :D

    Primeira resenha que fala sobre pontos negativos que gostei de saber e me deixaram curiosa para saber o que eu vou achar também quando ler.

    Gostei muito!
    Você já viu o filme? Eu já e é fod*. =~

    =**

    ResponderExcluir
  5. E aê, Mari!
    Vou discordar de vc, eu achei que o final não podia ser mais perfeito... me emocionei muito. Enquanto lia também senti falta da narração da Kate, mas acho que tinha que ser assim para que o final fosse tão incrível...
    Quando eu li ainda não tinha visto o filme (Uma Prova de Amor) e talves por isso a história tenha me cativado tanto... e vc, já tinha assistido ao filme, que, cá entre nós, é muito ruinzinho, né?!

    ResponderExcluir
  6. Ohh, que resenha Mari!
    Bem, eu nunca tive vontade de ler sabe... Justamente por saber dessa carga dramatica que o livro carrega.. ai, so de ler a resenha fiquei com vontade de chorar...
    Nem sei do lado de quem eu ficaria, imagino como deve ter sido para Anna, e ao mesmo tempo penso q se ela é a unica parece um pouco de egoismo ela não querer ajudar a irmã... mas é aquilo, a coitada tb não tem q viver em função da outra!! Ai, que complexo!

    Falam que a Jodi escreve super bem e esse parece mesmo outro sucesso!
    Um dia que eu estiver menos sensivel, eu devo ler!

    bjs
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  7. Quando vi esse livro, foi paixão a primeira vista! Sob o meu ponto de vista, a sinopse promete uma história super envolvente e polêmica. Não é uma trama fácil de se desenvolver, por isso estou doida para saber como a Jodi Picoult fez para narrá-la.
    Fico imaginando as crises existenciais que a Anna deve ter sofrido em sua adolescência... Quero muito ler!

    Amei a resenha, Mari :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee Mari td bem?
    Tenho visto os banner desse livro no metrô aqui de SP e apesar de não ter lido, eu já vi o filme que foi baseado nele, com a Cameron Dias... A histótia é muito boa e emocionante, apesar de já perceber pela metada do filme as razões da Anna não querer mais ser doadora da irmã. Acho que o filme poderia ser melhor, mas o livro com certeza não deve decepcionar.
    Bjos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  9. OI Mari!

    Há um tempo eu vi um livro mto parecido. A sinopse era praticamente a mesma, mas não tenho certeza se era esse o título. O tema me interessou de primeira. Polêmico, né! Com certeza se a história for bem trabalhada, dá um livro e tanto!

    Eu qro!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá! :D
    A história desse livro é bem interessante, eu já assisti o filme e me interessei bastante, e eu conheci primeiro o filme e depois o livro.
    Mas fiquei com muita vontade de ler, pois uma amiga disse que o final é bem diferente do filme!
    O que me intrigou um pouco foram os títulos, o livro é 'A Guardiã da Minha irmã' e o filme 'Prova de amor'. Muito diferente né? haha'
    Ótima resenha! Preciso muito ler esse livro, tenho certeza que irei me emocionar!

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  11. Triste e lindo! Adoro essa combinação *_*

    ResponderExcluir
  12. Esse livro deve ser lindo mesmo, me interessei de primeira, tenho certeza que irei me emocionar! Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari!

    Comentário super explicado lá no blog! ;)
    Desculpa a demora para retribuir a resposta é que acabei indo viajar e só retornei ontem à noite.

    Quanto ao post de hoje... Assisti ao filme e achei lindo demais! Acredito que livro também deve ser maravilhoso! A sua resenha ficou perfeita!! Me deixou com vontade de lê-lo!
    Só não vou poder fazer isso agora porque a minha fila está grande. :(

    Bjss, boa semana! :)

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari!

    Sua resenha está ótima! Eu tenho muita vontade de ver o filme, mas agora que lançou o livro vou ver qual consigo pegar primeiro, mas com certeza espero um dia lê-lo o/ Adorei a capa :D Achei bem legal

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari..
    Eu adorei a resenha. Estou com esse livro aqui, mas estou meio que enrolando.
    Já conhecia a historia por causa do filme, e lendo sua resenha pude confirmar que não tem muitas diferenças. Se eu amei o filme, espero gostar do livro. Sei que é errado fazer comparações, mas eu não consigo..rsrsrs

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  16. Eu vi o filme do livro... Emocionante! Chorei rios...

    O livro parece ser a mesma coisa!! Vou preparar um balde! haha
    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Tô louca pra ler esse livro. Comprei e não vejo a hora de lê-lo! o/
    Ótima resenha =*

    bjs
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Esse livro parece ser bem legal... devia ter comprado... mas nunca é tarde né, rs
    bjus

    ResponderExcluir
  19. Oiee Mari!!
    Adorei a resenha de hoje!
    Eu sou doida para assistir o filme, minha mãe já viu e adorou.
    Só fico adiando, adiando...
    Espero ler o livro também, pois amei sua resenha.

    bjs e boa terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  20. Caramba, não achei que esse livro era tudo isso!
    Não sabia que tinha um filme também Oo
    Proxima vez que meu carrinho de compras circular pelo site da Saraiva, vou logo por ele dentro!
    Adorei a resenha =D

    Abraço

    Luiz Silva
    www.blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  21. Polêmico... hum, deve ser bom, mas me desanimei a ler, já que parece que o fim nao é tao bom...

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  22. Oi Mari!!
    Eu lembro quando saiu o filme desse livro, mas não tive coragem de assistir, me pareceu ser muito triste =/
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  23. Eu acho essa história lindíssima e chorei muitoooo vendo o filme. Estou louca para conhecer o livro e sua resenha piorou minha situação, haushauhsas.
    Adorei!

    beeeijos ;*

    ResponderExcluir
  24. Tenho certeza que o livro é perfeito. Eu amei a resenha, mas não lerei esse livro. Eu já chorei taaanto com o filme, que não sei se aguentaria de novo, "revendo" os mesmos acontecimentos, acho que choraria do começo ao fim! :P
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  25. Fico só imaginando o quanto vou chorar quando ler, pq durante o filme eu me desidratei =/

    Graças a May, eu ganhei um exemplar ;)
    Ótima resenha, Mari!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  26. Parece bem interessante, mas acho que não gostaria de ler um livro sobre esse assunto. Acho muito difícil e triste. :X
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Parece ser um livro de tirar o folego. Preciso ler!
    A resenha ficou perfeita.
    Beijoss
    Bianca,
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Uau. Eu havia visto a capa desse livro em um ou outro blog, mas a sua é a primeira resenha dele que eu leio. A sinopse é fascinante, sinceramente. A trama que a autora desenvolveu me lembrou muito do filme "AI - Inteligência Artificial", e eu imagino que as duas obras tenham a mesma profundidade e a mesma capacidade de devastação. O tema parece realmente bastante sensível, e eu mal posso esperar para ver que desfecho inesperado é esse que tanto a incomodou, Mariana. Vou caçar umas promoções por aí, porque "A guardiã da minha irmã" (achei o título meio tosco, mas tudo bem, rs) parece, de fato, imperdível.

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Ei Mari,

    Ótima resenha, o meu está em casa esperando, mas ainda não li.
    Tem um filme parecido não é? Não assisti e não sei se é baseado no livro, mas a história é parecida rs.

    bjos
    Nanda

    ResponderExcluir
  30. Ah, adoro livros que tenham um desfexo inesperado. Esse livro está na minha fila de leitura, confesso que estou super ansiosa para lê-lo, minhas expectativas estão a mil, espero não me decepcionar. Enfim, ótima resenha.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  31. oii!
    ja v outras resenha positivas desse livro, mas eu nao consegui depertar o menos interessa =/
    nao sei se foi a capa que eh muito feia hauhuahauaha
    ou se eh a historia mesmo ^^

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Mari

    Já vi o filme, então fico imaginando que sentimentos o livro despertará em mim, sei que a história é emocionante, e até um ponto muito inusitada, mas sobre o final, já sei o que acontecerá então fico com medo de a história não me prender, de qualquer forma, esse livro já tá na minha lista de desejos!

    Beijokas

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  33. Se no filme eu já chorei
    Fiquei pensando o que eu faria no lugar de todos eles
    Que situação difícil
    Imagina no livro que sempre é mais emocionante

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...