sábado, 5 de maio de 2012

postheadericon Pirataria de livros digitais, o que você acha disso?


Com o avanço da tecnologia e o acesso à internet, algo que conhecemos bem voltou ao palco da evidência. A pirataria está na moda, está nos jornais, no dia-a-dia das pessoas, tornando-se difícil conviver pacificamente com ela. 

As opiniões se dividem. Há aqueles que entendem que usufruir de material alheio sem lhe pagar a devida contraprestação como errado. Focando no mundo literário, o autor trabalhou tanto para conseguir publicar seu livro e agora que colhe os frutos do que plantou, seu trabalho é distribuído por aí sem que ele receba nada por isso, dizem.  Indo mais longe, a lei brasileira defende o autor e exige que o consumidor de material intelectual ao mencionar o que consome, dê os créditos ao seu dono. Proíbe a reprodução não autorizada visando o lucro. Trocando em miúdos, é ilegal o comércio de livros digitais sem a devida autorização de seu dono legal. 

Mas tem o outro lado da moeda. O acesso à cultura é direito básico do cidadão e está inerente à sua dignidade enquanto pessoa. É dever do Estado (país) fornecer aos seus, cultura adequada e conhecimento. A lei assegura que obras com mais de 70 anos a contar da morte do seu autor caem em domínio público e podem ser reproduzidas sem que se pague Direito Autoral, mas não é o bastante. O leitor hipossuficiente tem o direito de ter acesso à nova literatura sem que precise pagar por isso. Lembrando que é para ele, para o seu uso pessoal e seu engrandecimento cultural. 

Acredito que uma nova legislação atinente às novas tecnologias seja necessária. O autor tem o direito de ganhar pela obra intelectual que cria, mas o leitor tem também o direito de acessá-la sem que precise pagar por isso, afinal estamos falando de cultura não de comércio de peixe, telefone celular. Os livros digitais poderiam ser acessados "em nuvem" (na internet) em um único portal, por tablets ou e-readers. Este portal deveria ser do governo que poderia pagar aos autores o Direito Autoral das obras que disponibiliza para leitura e os autores poderiam cobrar menos ou nada para este fim, afinal ganhariam com a divulgação. Por outro lado, editoras, distribuidoras de livros digitais forneceriam os livros para downloads ao preço que acharem justo. 

E você, caro amigo, o que pensa sobre isso?

  
Sobre o colunista: Paul Law
Paul Law
Homem simples que tem alma de menino e uma imaginação fantástica. É, por isso, um menino-grande. Um menino-grande está sempre em busca de alguma coisa; está sempre melhorando nesta busca. Se eles fossem um desenho, seria como se de esboço passassem a um desenho quase finalizado, mas nunca chegassem à arte-final. Também não poderiam, já que a graça de viver é sempre ser assim: alguém que busca algo. Pensou que se escrevesse, talvez conseguisse passar uma mensagem e foi assim, caros amigos, que ele descobriu que as palavras possuem vida e se mexem por aí para formar histórias. Então ele decidiu, além de ser menino-grande, ser escritor. Ester

15 comentários:

  1. Toda questão de pirataria é um dilema... seja em cd's, dvds ou livros.
    Há os dois lados da moeda... o preço acessível e a integridade do autor da obra.

    Beijos,


    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Pawl!
    Acho que pirataria é pirataria e ponto.
    Certo nós sabemos que não é, mas acho que é hipocrisia da minha parte dizer que sou absolutamente contra, já que vivo baixando músicas, filmes e seriados. O que eu sou contra é comercializar isso.
    Sobre os livros, acho que usar de desculpa acesso aos livros é só uma desculpa. Submarino vive fazendo promoção de livros por R$10, além de que existem bibliotecas públicas. Sem contar os próprios livros clássicos que estão em domínio público, esses que você citou sobre mais de 70 anos de publicação. Portanto, há sim muitas possibilidades de se encontrar livros pra ler sem recorrer à pirataria.
    Não é recriminar quem faz isso (no meu caso, eu realmente não faço, já tem tanto livro na minha estante que é desnecessário baixar algum), mas ai, nesse caso, acho mais bonito pelo menos assumir que faz porque prefere gastar dinheiro com outra coisa ou que não quer ir a alguma biblioteca, sei lá... Até porque, se alguém baixa o livro, precisa ter um local para ler e a internet para baixar. Colocando no papel, é mais barato comprar um livro de R$10.
    Falar de dificuldade de acesso, acho que não é mais tão viável hoje em dia.
    E, claro, se baixar, que seja pra uso pessoal.
    Gostei bastante do post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Apoio essa ideia do governo pagar os direitos autorais aos autores. Eu baixo muitos livros e leio no computador, mas prefiro muito mais ler no papel. O problema é que na minha cidade não tem livraria, então, ou eu compro na internet e pago frete, ou fico sem ler. Dai acabo precisando baixar mesmo.
    Se pudesse, eu compraria todos os livros :P

    ResponderExcluir
  4. Isso é complicado.
    Temos que lembrar que a maioria dos autores vivem de suas obras e levando em consideração a sociedade que vivemos, se eles não têm uma vida boa, não escrevem mais, pois precisarão lutar de outra forma. Governo? Basta olhar para escolas e a miséria que os professores ganham, para ser ter um ideia do que esperar do governo.
    Como escritor, sé é que posso me chamar assim, eu disponibilizo meus livros de graça, pois para mim é um hobby e não necessito deles para viver, mas mesmo assim não gostaria de saber que outros estão ganhando com o meu trabalho, sem o meu consentimento.
    A pirataria é errado sim, mas está tudo errado. Apenas pagamos o preço por aceitar governos corruptos. Nós, principalmente os brasileiros, aceitamos isso e damos um jeitinho para tudo e ignoramos o fato que pagamos e pagaremos caro por isso.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esse tema é bastante polêmico.. Eu não sei exatamente qual minha posição quanto a isso, mas acho que deveria mesmo haver uma forma de distribuição mais barata para aqueles que desejam. Eu não gosto de ler livros digitais, então não deixaria de comprá-los, mas é preciso que haja acesso e opções.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie =D

    Esse é um assunto bem delicado mesmo... mas quando penso a respeito acredito que o que falta são opção alternativas que diminuam os custos tanto para as gravadoras, estudios e editoras.

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. O assunto é delicado!
    Tem o lado do pirataria é pirataria, então não tem exceções. Por outro lado, o preço alto faz com que muitos recorram a pirataria.
    Sinceramente não sei para que lado eu ficaria... rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Paul!
    Realmente é uma questão bem delicada, principalmente a livros e discos. Acredito que enquanto não houver uma legislação mais rígida e um controle de 'ips', o raqueamento irá continuar...

    Passando para desejar uma semana de muita tranqüilidade e amor. Obrigada pelo blog ser maravilhoso! Adoro ver as novidades por aqui!

    Carinho não tem preço, doe-se. Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Paul, há ainda outro aspecto. Como você disse no texto, existe a proibição da reprodução não autorizada visando o lucro. E o que dizer dos sites de COMPARTILHAMENTO (como o PDL), que não comercializam ebooks, apenas os disponibilizam sem cobrar nada? Eu sou super a favor do compartilhamento, inclusive já li diversos livros que consegui dessa forma.

    =)

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito contente com os comentários. A observação da Aione é mesmo de se pensar.. Acaba ficando mais barato adquirir livros em promoção do que buscar os piratas, em muitos casos.

    O Denir está certo quando coloca sua posição de autor. É mesmo complicado saber que alguém ganha sem o devido consentimento do autor.

    O tema é mesmo complicado... o objetivo do artigo foi saber o que o pessoal do blog acha do assunto e foi muito produtivo. Parabéns para vocês!

    Abraço a todos e um muito obrigado a cada um que comentou. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  11. Esse assunto é delicado, e não vou mentir dizendo que nunca baixei um livro sem pagar por ele, mas por outro lado, é complicado para as pessoas que não trabalham, e em nosso pais os livros ainda não são digamos tão acessíveis. Mas creio que uma política de acessibilidade poderia ser empregada. Até mesmo pelas editoras, os famosos epubs são bem mais em conta, já comprei alguns na Amazon, e valem muito a pena, torço para que o nosso país veja que o brasileiro esta lendo mais, e que isso possa ser um estimulo para mudar algumas coisas.
    Abraços,
    Amanda

    ResponderExcluir
  12. Eu já baixei livro da internet, mas não costumo fazer isso e não acho legal não, acho que o autor tem o direito de receber pelo que faz. Quanto ao custo dos livros, acho que dá perfeitamente pra ler sem gastar muito, é só pesquisar bem, ainda dá pra pegar emprestado, tem também os sebos e os livros de domínio público, só não lê quem não quer.

    ResponderExcluir
  13. Sejamos sinceras, em um país em que há total facilidade de se encontrar qualquer produto físico pirateado sendo vendido a céu aberto é de se esperar que os livros digitais tb não escapem. E os meios tb dificultam. Os preços dos e-books está mais alto do que de livros físicos.
    Apenas com uma política rígida, fiscalização severa e legislação ajustada ao contexto do Brasil a pirataria poderá ser resolvida. E convenhamos, se tratando de nossas terrinhas tupiniquins, pelo menos em curto prazo, acho utopia.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Ah, esse tema é bem complicado, e particularmente não sei bem qual é minha real opinião sobre isso.
    Pirataria é pirataria, mas acho que isso acontece principalmente pelo fato de os e-books terem preços absurdos, onde já se viu um e-books ser mais caro que livro físico? Enfim, adorei a ideia do post :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  15. Oi, querida!

    Uma pena que a pirataria se coloque no caminho dos escritores, músicos e etc...! Afinal, muitos vivem exclusivamente do seu trabalho artístico.


    Beijão!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

15 comentários:

  1. Toda questão de pirataria é um dilema... seja em cd's, dvds ou livros.
    Há os dois lados da moeda... o preço acessível e a integridade do autor da obra.

    Beijos,


    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Pawl!
    Acho que pirataria é pirataria e ponto.
    Certo nós sabemos que não é, mas acho que é hipocrisia da minha parte dizer que sou absolutamente contra, já que vivo baixando músicas, filmes e seriados. O que eu sou contra é comercializar isso.
    Sobre os livros, acho que usar de desculpa acesso aos livros é só uma desculpa. Submarino vive fazendo promoção de livros por R$10, além de que existem bibliotecas públicas. Sem contar os próprios livros clássicos que estão em domínio público, esses que você citou sobre mais de 70 anos de publicação. Portanto, há sim muitas possibilidades de se encontrar livros pra ler sem recorrer à pirataria.
    Não é recriminar quem faz isso (no meu caso, eu realmente não faço, já tem tanto livro na minha estante que é desnecessário baixar algum), mas ai, nesse caso, acho mais bonito pelo menos assumir que faz porque prefere gastar dinheiro com outra coisa ou que não quer ir a alguma biblioteca, sei lá... Até porque, se alguém baixa o livro, precisa ter um local para ler e a internet para baixar. Colocando no papel, é mais barato comprar um livro de R$10.
    Falar de dificuldade de acesso, acho que não é mais tão viável hoje em dia.
    E, claro, se baixar, que seja pra uso pessoal.
    Gostei bastante do post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Apoio essa ideia do governo pagar os direitos autorais aos autores. Eu baixo muitos livros e leio no computador, mas prefiro muito mais ler no papel. O problema é que na minha cidade não tem livraria, então, ou eu compro na internet e pago frete, ou fico sem ler. Dai acabo precisando baixar mesmo.
    Se pudesse, eu compraria todos os livros :P

    ResponderExcluir
  4. Isso é complicado.
    Temos que lembrar que a maioria dos autores vivem de suas obras e levando em consideração a sociedade que vivemos, se eles não têm uma vida boa, não escrevem mais, pois precisarão lutar de outra forma. Governo? Basta olhar para escolas e a miséria que os professores ganham, para ser ter um ideia do que esperar do governo.
    Como escritor, sé é que posso me chamar assim, eu disponibilizo meus livros de graça, pois para mim é um hobby e não necessito deles para viver, mas mesmo assim não gostaria de saber que outros estão ganhando com o meu trabalho, sem o meu consentimento.
    A pirataria é errado sim, mas está tudo errado. Apenas pagamos o preço por aceitar governos corruptos. Nós, principalmente os brasileiros, aceitamos isso e damos um jeitinho para tudo e ignoramos o fato que pagamos e pagaremos caro por isso.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esse tema é bastante polêmico.. Eu não sei exatamente qual minha posição quanto a isso, mas acho que deveria mesmo haver uma forma de distribuição mais barata para aqueles que desejam. Eu não gosto de ler livros digitais, então não deixaria de comprá-los, mas é preciso que haja acesso e opções.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie =D

    Esse é um assunto bem delicado mesmo... mas quando penso a respeito acredito que o que falta são opção alternativas que diminuam os custos tanto para as gravadoras, estudios e editoras.

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  7. O assunto é delicado!
    Tem o lado do pirataria é pirataria, então não tem exceções. Por outro lado, o preço alto faz com que muitos recorram a pirataria.
    Sinceramente não sei para que lado eu ficaria... rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Paul!
    Realmente é uma questão bem delicada, principalmente a livros e discos. Acredito que enquanto não houver uma legislação mais rígida e um controle de 'ips', o raqueamento irá continuar...

    Passando para desejar uma semana de muita tranqüilidade e amor. Obrigada pelo blog ser maravilhoso! Adoro ver as novidades por aqui!

    Carinho não tem preço, doe-se. Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Paul, há ainda outro aspecto. Como você disse no texto, existe a proibição da reprodução não autorizada visando o lucro. E o que dizer dos sites de COMPARTILHAMENTO (como o PDL), que não comercializam ebooks, apenas os disponibilizam sem cobrar nada? Eu sou super a favor do compartilhamento, inclusive já li diversos livros que consegui dessa forma.

    =)

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito contente com os comentários. A observação da Aione é mesmo de se pensar.. Acaba ficando mais barato adquirir livros em promoção do que buscar os piratas, em muitos casos.

    O Denir está certo quando coloca sua posição de autor. É mesmo complicado saber que alguém ganha sem o devido consentimento do autor.

    O tema é mesmo complicado... o objetivo do artigo foi saber o que o pessoal do blog acha do assunto e foi muito produtivo. Parabéns para vocês!

    Abraço a todos e um muito obrigado a cada um que comentou. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  11. Esse assunto é delicado, e não vou mentir dizendo que nunca baixei um livro sem pagar por ele, mas por outro lado, é complicado para as pessoas que não trabalham, e em nosso pais os livros ainda não são digamos tão acessíveis. Mas creio que uma política de acessibilidade poderia ser empregada. Até mesmo pelas editoras, os famosos epubs são bem mais em conta, já comprei alguns na Amazon, e valem muito a pena, torço para que o nosso país veja que o brasileiro esta lendo mais, e que isso possa ser um estimulo para mudar algumas coisas.
    Abraços,
    Amanda

    ResponderExcluir
  12. Eu já baixei livro da internet, mas não costumo fazer isso e não acho legal não, acho que o autor tem o direito de receber pelo que faz. Quanto ao custo dos livros, acho que dá perfeitamente pra ler sem gastar muito, é só pesquisar bem, ainda dá pra pegar emprestado, tem também os sebos e os livros de domínio público, só não lê quem não quer.

    ResponderExcluir
  13. Sejamos sinceras, em um país em que há total facilidade de se encontrar qualquer produto físico pirateado sendo vendido a céu aberto é de se esperar que os livros digitais tb não escapem. E os meios tb dificultam. Os preços dos e-books está mais alto do que de livros físicos.
    Apenas com uma política rígida, fiscalização severa e legislação ajustada ao contexto do Brasil a pirataria poderá ser resolvida. E convenhamos, se tratando de nossas terrinhas tupiniquins, pelo menos em curto prazo, acho utopia.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Ah, esse tema é bem complicado, e particularmente não sei bem qual é minha real opinião sobre isso.
    Pirataria é pirataria, mas acho que isso acontece principalmente pelo fato de os e-books terem preços absurdos, onde já se viu um e-books ser mais caro que livro físico? Enfim, adorei a ideia do post :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  15. Oi, querida!

    Uma pena que a pirataria se coloque no caminho dos escritores, músicos e etc...! Afinal, muitos vivem exclusivamente do seu trabalho artístico.


    Beijão!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...