quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

postheadericon Resenha: O Pássaro por Samanta Holtz


O Pássaro
Samanta Holtz

Editora: Novo Século
ISBN: 9788576796381
Categoria: Romance Histórico
Edição: 2012
Número de páginas: 480

Sinopse: Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado? 



A música suave, a meia-luz de velas, o sorriso que ele abriu em reposta; tudo contribuía para o desabrochar iminente de um sentimento


Olá, caros leitores!! A resenha de hoje é sobre um livro de autora nacional que eu aguardava ansiosamente para ler através do Booktour. Trata-se do livro O Pássaro, de Samanta Holtz.

O Pássaro conta a história de Caroline Mondevieu, filha de um poderoso Barão  com vasta extensão de terra na Europa do Século XIII. Os leitores passam então a acompanhar a trajetória de vida dessa jovem determinada e independente, que se recusa a seguir os padrões pré-estabelecidos pela sociedade em prol da sua liberdade e direito ao livre-arbítrio. Ela era uma mulher à frente do seu tempo e sonhava com o dia em que se livraria das amarras das convenções de sua época para que pudesse finalmente seguir seu próprio caminho.

Entretanto, seu pai planejara seu casamento com Filip de La Friét, filho de um bondoso Duque amigo da família há gerações. O único sentimento que Caroline poderia sentir por ele era o mesmo que sentiria por um irmão. Ele nada mais era do que um grande amigo e confidente, capaz de entender seus anseios e apoiá-la acima de tudo, mas não era esse o sentimento que ele nutria por ela. Muito pelo contrário, ele ficaria honrado em torná-la sua esposa, pois a amava muito mesmo sabendo que seria difícil conseguir ter o seu amor algum dia. Caroline recusava-se a aceitar se casar com alguém apenas por interesse e precisaria fazer algo no sentido de evitar que o plano do pai se concretizasse. Um belo dia, ela conheceu Bernardo, o atraente e destemido domador de cavalos, um encontro que poderia mudar a sua vida para sempre. No início, os dois não se deram tão bem e foi preciso que deixassem a diferença de lado quando perceberam que tinham um objetivo em comum. Logo, traçaram um arriscado plano para uma jornada repleta de aventura, conhecimento e transformação, capaz de proporcionar o amadurecimento e a formação de um sublime sentimento que outrora estava adormecido. Eles só não esperavam que as suas vidas estivessem entrelaçadas  desde o nascimento e que segredos seriam revelados para o completo infortúnio do futuro que haviam planejado.

O livro me surpreendeu bastante, mas confesso que tive receios de me deparar com mais um livro do Selo Novos Talentos da Novo Século com texto raso e repleto de diálogos em detrimento do aspecto descritivo da história. Felizmente, a Samanta tem uma escrita contundente e rica, o que proporcionou uma leitura agradável e muito prazerosa em suas mais de 400 páginas. Entretanto, o livro teve alguns errinhos de revisão, mas nada que interferisse muito na leitura. Demorei um pouco para engatar a leitura, mas na metade do livro em diante, o rumo dos acontecimentos foram  imprevisíveis e dinâmicos a ponto de me surpreender completamente. Só não gostei nada do rumo que a história tomou... o desfecho foi quase Shakesperiano e isso realmente me desagradou bastante ao terminar a leitura. Eu fiquei desapontada com a rápida resolução dos problemas enfrentados pelos dois protagonistas e com determinadas situações que não me convenceram. Obviamente, não relatarei os motivos por causa dos spoilers. Quem já leu o livro saberá bem a que me refiro...
Quero reiterar que a Samanta escreve bem e pretendo ler com certeza os demais livros que serão lançados na esperança de que tenham finais felizes. Eu sei que muitos irão discordar, mas eu particularmente torço sempre para que os protagonistas possam alcançar a felicidade, até porque já considero a vida real injusta e drástica demais para ainda ter que aturar algo do tipo na ficção... Enfim, essa é a minha opinião a respeito, pois o livro não supriu as minhas expectativas totalmente.

Senti falta de me situar na história no sentido de saber exatamente o local onde os personagens vivem. Sei que se passa na Europa, mas não é citado um país específico. Não posso negar que a história foi muito bem construída e gostei mais ainda do contexto histórico em que foi retratado a época feudal com seu sistema excludente repleto de regras, imposições e injustiça. 
Recomendo a leitura de O Pássaro para todos os leitores que assim como eu AMAM Romance Histórico.    

Até à Próxima!!

13 comentários:

  1. Apesar de achar o final muito dolorido (nossa, como sofri), eu achei bem "cabível". Felizmente não tive dificuldade de me envolver, este livro me pegou, de fato.
    Acho que como vc já escreveu A Herdeira e pesquisou bastante, aquelas coisas não são tão novidades assim, mas eu simplesmente AMEI.

    Também fiquei encantada com a escrita da autora: há profundidade, algo raro nos livros deste selo, infelizmente =/

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ceile!
      Realmente, a leitura de alguns livros do selo Novos Talentos deixaram muito a desejar e o livro da Sam é completamente o oposto e isso me deixou bastante surpreendida. Também gosto da escrita dela e pretendo ler os demais livros que forem lançados. A Sam escreve muito bem!
      Espero que A Herdeira seja publicado em 2013 e que possa ler algum dia!! Vou apreciar muito saber a sua opinião!
      Bjos.

      Excluir
  2. Oi Mariana, infelizmente ainda não conheço o trabalho da autora, mas espero que em 2013 possa fazer isso. Aproveito para te desejar um ano novo repleto de realizações e cheio de paz, amor e saúde.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oie, Mari! Muito legal saber da existencia de mais um livro "de época", assim <3 Acho muito amor livros desse estilo, apesar de a mentalidade da época às vezes me dar muito nervoso UAHUHAH mas dá pra entender, né.
    Uma pena que você não tenha gostado do desfecho :( Contudo, sua resenha me deixou muito curiosa para conhecer a escrita da autora e até mesmo esse final hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari!
    Ahh eu não sabia que o final do livro não era feliz :S
    De qualquer forma, estou maluca por essa leitura. Acho que você foi a primeira que vi que ficou no mais ou menos com relação ao livro, todas as outras opiniões que li foram de pessoas que amaram o livro!
    É muito importante a contextualização, e que bom que a Samanta foi feliz nisso! E a Novo Século deve se preocupar mais com a revisão dos livros desse selo, é raro encontrar um que tenha uma boa revisão.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Vc escreve muito bem as suas resenhas. Gostei também de um vídeo que assisti. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive oportunidade de ler este livro
    Mas vejo em varios blogs, e sempre falam muito vbem
    Dá vontade de ler

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari :D

    Comprei o livro da Sammy na Bienal e estou louca para ler, vamos ver se consigo encaixá-lo nas leituras do começo do ano que vem ^^
    É mto talento nacional pra ler e pouco tempo hehehe

    Beeeijao!

    ResponderExcluir
  8. Mari, a maioria das resenhas que li de "O Pássaro", até agora, foram bem positivas. Ainda que você não tenha gostado muito do final, deu para notar que admirou o trabalho da Samantha. De minha parte, tenho muita curiosidade em lê-lo, ainda mais depois desse quote incrível, ao início.
    E não seja tão dura com os finais tristes. hahaha Às vezes eles são a essência de uma grande obra.
    Mas gosto é indiscutível, né?
    Beeijo!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa para ler o livro.

    A resenha me cativou e a história parece ser linda mesmo.

    Bjks.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mari!!!

    Muito obrigada por sua resenha tão atenciosa :)

    Entendo perfeitamente os pontos que possam tê-la desagradado rs rs... infelizmente, os acontecimentos nem sempre agradam a todos (e você, como autora, também sabe disso, né! rs rs)

    E muito obrigada pelos elogios à minha narrativa!!! <3

    Espero poder ler muuuuito em breve "A Herdeira" e me deliciar com seu romance histórico também!


    Um beijão,
    Sam

    ResponderExcluir
  11. Super curiosa para ler esse livro, linda resenha! Beijão.

    foupourlivres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Comprei o livro e acabei dando de presente para uma amiga que fez aniversário. Me arrependi.
    Ela gostou bastante do livro, disse que chorou em algumas páginas e tal - o que já me faz não querer ler, não curto ler livros que me trazem muito chororó de amores e tudo mais.
    Mas enfim, assim que der vou ler ♥ ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

13 comentários:

  1. Apesar de achar o final muito dolorido (nossa, como sofri), eu achei bem "cabível". Felizmente não tive dificuldade de me envolver, este livro me pegou, de fato.
    Acho que como vc já escreveu A Herdeira e pesquisou bastante, aquelas coisas não são tão novidades assim, mas eu simplesmente AMEI.

    Também fiquei encantada com a escrita da autora: há profundidade, algo raro nos livros deste selo, infelizmente =/

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ceile!
      Realmente, a leitura de alguns livros do selo Novos Talentos deixaram muito a desejar e o livro da Sam é completamente o oposto e isso me deixou bastante surpreendida. Também gosto da escrita dela e pretendo ler os demais livros que forem lançados. A Sam escreve muito bem!
      Espero que A Herdeira seja publicado em 2013 e que possa ler algum dia!! Vou apreciar muito saber a sua opinião!
      Bjos.

      Excluir
  2. Oi Mariana, infelizmente ainda não conheço o trabalho da autora, mas espero que em 2013 possa fazer isso. Aproveito para te desejar um ano novo repleto de realizações e cheio de paz, amor e saúde.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oie, Mari! Muito legal saber da existencia de mais um livro "de época", assim <3 Acho muito amor livros desse estilo, apesar de a mentalidade da época às vezes me dar muito nervoso UAHUHAH mas dá pra entender, né.
    Uma pena que você não tenha gostado do desfecho :( Contudo, sua resenha me deixou muito curiosa para conhecer a escrita da autora e até mesmo esse final hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari!
    Ahh eu não sabia que o final do livro não era feliz :S
    De qualquer forma, estou maluca por essa leitura. Acho que você foi a primeira que vi que ficou no mais ou menos com relação ao livro, todas as outras opiniões que li foram de pessoas que amaram o livro!
    É muito importante a contextualização, e que bom que a Samanta foi feliz nisso! E a Novo Século deve se preocupar mais com a revisão dos livros desse selo, é raro encontrar um que tenha uma boa revisão.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Vc escreve muito bem as suas resenhas. Gostei também de um vídeo que assisti. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive oportunidade de ler este livro
    Mas vejo em varios blogs, e sempre falam muito vbem
    Dá vontade de ler

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari :D

    Comprei o livro da Sammy na Bienal e estou louca para ler, vamos ver se consigo encaixá-lo nas leituras do começo do ano que vem ^^
    É mto talento nacional pra ler e pouco tempo hehehe

    Beeeijao!

    ResponderExcluir
  8. Mari, a maioria das resenhas que li de "O Pássaro", até agora, foram bem positivas. Ainda que você não tenha gostado muito do final, deu para notar que admirou o trabalho da Samantha. De minha parte, tenho muita curiosidade em lê-lo, ainda mais depois desse quote incrível, ao início.
    E não seja tão dura com os finais tristes. hahaha Às vezes eles são a essência de uma grande obra.
    Mas gosto é indiscutível, né?
    Beeijo!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa para ler o livro.

    A resenha me cativou e a história parece ser linda mesmo.

    Bjks.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mari!!!

    Muito obrigada por sua resenha tão atenciosa :)

    Entendo perfeitamente os pontos que possam tê-la desagradado rs rs... infelizmente, os acontecimentos nem sempre agradam a todos (e você, como autora, também sabe disso, né! rs rs)

    E muito obrigada pelos elogios à minha narrativa!!! <3

    Espero poder ler muuuuito em breve "A Herdeira" e me deliciar com seu romance histórico também!


    Um beijão,
    Sam

    ResponderExcluir
  11. Super curiosa para ler esse livro, linda resenha! Beijão.

    foupourlivres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Comprei o livro e acabei dando de presente para uma amiga que fez aniversário. Me arrependi.
    Ela gostou bastante do livro, disse que chorou em algumas páginas e tal - o que já me faz não querer ler, não curto ler livros que me trazem muito chororó de amores e tudo mais.
    Mas enfim, assim que der vou ler ♥ ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...