segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

postheadericon Resenha: Como Ser Solteira por Liz Tuccillo

Como Ser Solteira
Liz Tuccillo

Editora: Editora Record 
ISBN: 9788501087935
Categoria: Chick-Lit
Edição: 1ª Ed. 2010
Número de páginas: 434
Onde Comprar: Fnac R$31,40 (Menor preço) Skoob


Sinopse: É simplesmente a pergunta mais irritante de todas e ninguém consegue fugir dela. Você vai ouvir em reuniões de família, casamentos e primeiros encontros. E você mesma vai se questionar sobre isso muitas vezes. É a pergunta que não tem uma resposta certa e que, quando param de fazer, você se sente pior ainda. Por que você está sozinha?
Mas os tempos estão mudando e a tendência é que as pessoas continuem solteiras por períodos mais longos e se divorciem... Então, talvez a pergunta não seja mais “Por que você está solteira?” e sim “Como você está solteira?”. Para descobrir a resposta, a americana Liz Tuccillo, ex-roteirista da série Sex and the City e coautora do best seller Ele não está tão a fim de você — que ganhou uma adaptação para o cinema estrelada por Jennifer Aniston, Scarlett Johansson e Ben Affleck —, viajou o mundo e conversou com homens e mulheres solteiros de várias nacionalidades e costumes. O resultado da pesquisa inspirou o fascinante e divertido COMO SER SOLTEIRA, que marca a estréia da autora na ficção.
Julie Jenson tem 38 anos, é assessora de imprensa em Nova York e solteira — há quase seis anos. Em uma fria manhã de outubro em Nova York, ela recebe um telefonema histérico da amiga Georgia, cujo marido decidiu trocá-la por uma brasileira professora de samba. Tentando se recuperar do baque, Georgia convence uma relutante Julie a convidar suas amigas solteiras para uma noite só de meninas. Afinal, ela precisa se lembrar de que solteiras se divertem muito mais, né?
Bem... não nessa noite. Muitos martinis depois, as amigas acabam em um hospital e Julie percebe que, definitivamente, elas não estão se divertindo tanto assim: Alice, defensora pública, pediu demissão para se dedicar a encontros em tempo integral; Serena está tão preocupada em se encontrar espiritualmente que não tem tempo para procurar sua alma gêmea; e Ruby, bonita e emotiva, está há meses sofrendo pela morte do gato.
Então, cansada das dificuldades e decepções da vida de solteira em Manhattan, Julie decide pedir demissão e sair pelo mundo para entender como as mulheres ao redor do globo lidam com esse complexo fenômeno da solteirice. De Paris ao Rio de Janeiro, de Sydney a Bali, passando por Roma, Pequim, Mumbai e Reykjavík, Julie se apaixona, fica de coração partido, viaja pelo mundo e aprende muito mais do que poderia esperar.
Enquanto isso em Nova York, suas amigas lidam com seus próprios problemas: péssimos encontros às escuras, compromissos sem amor, batalhas por custódia e dilemas de ser mãe solteira. Nessa jornada, essas mulheres lutam para redefinir sua visão sobre amor, felicidade e de como se sentir completa. Um livro para fazer rir e chorar. Como a vida.



 "É simplesmente a pergunta mais irritante de todas e ninguém consegue fugir dela. Você vai ouvir em reuniões de família, especialmente em casamentos. Homens vão perguntar no primeiro encontro. Terapeutas vão perguntar vezes e mais vezes. E você mesma vai se questionar sobre isso com bastante frequência. Ela não tem uma resposta certa e nunca faz ninguém se sentir melhor. É a pergunta que, quando as pessoas param de fazer, você se sente pior ainda." Julie Jenson


Olá, caros leitores!! Hoje é dia de resenha aqui no Confissões Literárias. Dessa vez, resenhei pela primeira vez um livro do gênero Chick-lit, Como ser Solteira por Liz Tuccillo, em parceria com a  Editora Record. Quando eu comecei a ler este livro não pude deixar de notar uma crítica velada aos livros do gênero auto-ajuda. Entretanto, Como Ser Solteira prendeu a minha atenção na metade do livro e confesso que não achei o final dele satisfatório. É o tipo de livro que eu recomendo para ler no final de semana como forma de descontrair mesmo, mas nem sempre é possível rir de todos os acontecimentos retratados na história. Em determinados momentos dá vontade de chorar mesmo, por incrível que pareça. Isso porque as personagens tem seus próprios dramas pessoais, que muitas vezes são identificados por qualquer pessoa que já passou por determinada situação na vida. O quote que eu coloquei abaixo da sinopse se refere a uma pergunta incômoda, que vez ou outra algum desavisado poderá fazer para você, se estiver solteira, é claro: Por que você está solteira?
Nessas horas fica um pouco difícil ter uma resposta pronta para dar, mas esse é o dilema enfrentado pelas personagens que deram vida ao livro de Liz Tuccillo. Vou apresentar rapidamente as características de cada uma delas para que você possa entender melhor a dinâmica do livro:

Julie Jenson: Tem 38 anos, vive em Nova York, é assessora de imprensa bem -sucedida, independente, linda e... SOLTEIRA. É a mais centrada e responsável de todas as personagens na minha opinião, além é claro de ser a narradora do livro.

Georgia: Também vive em Nova York, é uma das amigas de Julie, recém divorciada e mãe de dois filhos, que foi trocada por uma brasileira professora de samba de 27 anos. Na opinião dela, uma vagabunda de quinta categoria. Achei Georgia a personagem mais neurótica de todas sinceramente. Algumas atitudes que ela tomou na história foram muito sem noção rsrs.

Alice: É defensora pública, também já passou dos 30, é expert em encontros arranjados e o tipo de pessoa que recebe convites facilmente para os lugares mais badalados de NY. Largou o emprego de prestígio para se dedicar a namorar de forma integral. Uma loucura eu sei... enfim, ela prefere curtir a vida adoidado!

Serena: É super zen, chefe de cozinha, só come comida saudável e quase nunca sai de casa. Entretanto tem um emprego de fazer inveja a qualquer um: ela trabalha para uma família de celebridades de Nova York! Não posso citar nomes porque é super confidencial Shhhh... rsrs.

Ruby: Adora animais de estimação, principalmente gatos. Ela mergulha na depressão de forma super rápida, mas se recusa a procurar um tratamento, mesmo depois que seu adorável gato falece. Imagine vocês, ele era o seu companheiro fiel e obediente que soube preencher o seu vazio interior, mas ela precisava superar aquela dor de alguma forma. Somente suas novas amigas poderiam ajudá-la.

Todas essas lindas e independentes mulheres tem algo em comum: Estão solteiras, e sonham um dia encontrar o grande amor que as tire desta condição insustentável. Inicialmente, Georgia foi surpreendida com o pedido de divórcio e depois constatou que o motivo da separação foi o envolvimento dele com uma professora de samba brasileira. Então, ela resolve cair na noite com Julie e suas amigas na tentativa de se adaptar a sua nova condição. Conversa vai, conversa vem, a bebida se revelou péssima companheira de festa, então Julie conhece duas elegantes francesas num hospital, e chega à conclusão de que existem muitas mulheres solteiras ao redor do mundo tentando superar suas dificuldades de diversas formas. Como ela trabalha para uma editora, surgiu então a ideia de publicar um livro que seria intitulado: Como ser Solteira. A partir daí, a sua aventura incluiria cidades como Paris, Roma, Rio de Janeiro, Sidney, Bali, Pequim, Mumbai (Índia) e por fim, Reykjavík (Islândia). O livro trouxe algumas curiosidades das facetas femininas pelo mundo. Por exemplo: as francesas são extremamente orgulhosas e não gostam de demonstrar suas fraquezas; e na Índia é muito comum que os pais se encarregaram de encontrar um companheiro "compatível" para suas filhas.   
Os capítulos do livro intercala as experiências globais de Julie com diversas situações vividas pelas amigas em Nova York. Preciso dizer que eu ri muito  mais justamente quando a história retratava tudo o que aconteceu com Alice, Georgia, Serena e Ruby, enquanto Julie estava ausente. Como Ser Solteira me fez refletir que a busca desenfreada por um amor, justamente para não passar o resto da vida sozinha, tem seu preço. E se a mulher já não é mais tão jovem assim, sente que a perspectiva de continuar solteira aumenta consideravelmente cada dia mais.
Julie e suas amigas iriam aprender que há coisas muito mais importantes na vida do que seu estado civil? Será que é mais importante ter um homem (me refiro a um que não as mereça) ao seu lado a qualquer custo colocando em risco o alicerce familiar, a amizade, o emprego, e porque não dizer  a saúde mental? Eu devo dizer apenas, que cada uma delas aprenderia muitas coisas com suas aventuras, paixões, desilusões e tristezas que é impossível não se identificar e refletir sobre todos esses aspectos.
Enfim, eu quero recomendar este livro para todos que gostam do gênero Chick-lit, e especialmente para nós mulheres que independentemente de sermos solteiras ou não, sabemos muito bem como é difícil entender o comportamento humano (COF! COF! dos homens) nos dias de hoje rsrs.
O livro foi bastante divertido ao longo da narrativa, apenas achei que o final da história foi meio insonsso e não atendeu plenamente as minhas expectativas. Eu procurei um booktrailer do livro, mas só encontrei um vídeo bem revelador sobre Como Ser Solteira pelo Brasil. Obviamente o vídeo retrata este tema sob o ponto de vista das cariocas, mas vamos combinar que no restante do país as opinões não seriam muito diferentes... Vejam e tirem as suas próprias conclusões a respeito rsrs. Reparem bem na cara de pau masculina! rsrs.






Bom pessoal, eu espero que tenham gostado da resenha do livro Como Ser Solteira, que a Editora Record gentilmente me passou para que eu pudesse ler e resenhar no blog. Fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês, que sempre serão bem-vindas! Obrigada mais uma vez pela atenção.

Até a próxima!


23 comentários:

  1. Acho super fofa a capa! As vezes da vontade de ser solteira *ainda bem que o namorado não vai ler isso* hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro chick-lits! Quero ler esse em breve!


    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler esse livro, pq é chick-lit, confesso que tenho uma queda enorme para livros assim =D
    mas o dindin que é bom p comprar, NADA.
    Gostei muito da resenha, super completa, e mostrou realmente o que achou do livro. Vishii, espero que o conjunto do livro tenha compensado o final, é chato quando o mesmo não conrresponde nossas espectativas!
    Beijos

    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro chick-lits e tô pra dizer que livros deste gênero estão cada vez mais complexos. espero ler em breve. bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Gostei muito da sua resenha, mas ainda não li nada desse estilo chick lits. Esse livro parece divertido, mas, não sei, acho que não gosto.

    De qualquer forma, se me aparecer na frente eu leio (acho uma falta de respeito com o livro não fazê-lo - hahaha, é eu interajo com objetos inanimados!).

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Já ouvi tanta coisa boa sobre esse livro! Estou morrendo de vontade de ler!
    Quando sobrar uma graninha: Certeza que vou comprar!

    Bjo
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Marii os homens não são tão difíceis de entender assim nãoo!! hhahaha
    Já tinha visto esse livro na Saraiva, achei bem legal, a capa cham bastante atenção.
    Pelo que li era o que eu esperava, um livro para mulheres.
    Mesmo assim tenho vontade de ler!!


    Abraço



    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Mariana, a temática do livro parece ser muito boa. Acho que saber o que se passa na cabeça de uma mulher que almeja casar ou mesmo permanecer solteira sem se sentir desloca, um ótimo tema.

    Este gênero está em evidência nos últimos tempos.

    Parabéns pela resenha tão completa. Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mari.

    Que resenha, hein? Por ela podemos ter a nítida noção do que encontraremos na leitura e se desejamos ou não encará-la.

    Eu confesso que não me animei muito, não. Mas faz tempo que não encaro um livro no estilo, então, lembrarei da dica futuramente.

    Bjs
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  10. Ei Mari,

    Concordo com vc, tbm esperava mais do final e não me diverti tanto assim. Ainda não resenhei mas me irritou muito o andar da carruagem rsrs. Eu pensei que ela iria retratar como as mulheres viviam "bem" solteiras no mundo e não um desfile de gente encalhada descontente rs. Sei lá, teve hora que me pareceu muito drama para pouca coisa kkk

    bjooo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mari!

    Esse é um livro que ainda não me ganhou. Apesar da sinopse ser legal, não me parece que seja tão bom assim... rs. E fiquei com menos vontade de ler ainda depois da sua opinião e a da Nanda... rsrs

    Já resenhei Quem é você, Alasca? lá no blog.
    Passa lá pra ver. Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu gostei!

    parece ser divertido e ganhou um espacinho na minha listta! *.*

    Adorei!
    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  13. já li chick-lits muito bons e esse parece ser bem legal também. Gostei (: adorei a resenha, muito boa.
    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou chick-lit addicted *_*
    ótima resenha Mari

    bj

    ResponderExcluir
  15. Pois é Nanda, em determinados momentos tive essa mesma impressão que também me irritou um pouco rsrs. Mas eu avaliei a história no contexto amplo mesmo que o final não tenha sido satisfatório.O que valeu mesmo foram os momentos de descontração e divertimento durante a leitura.
    Pessoal que comentou a resenha, muito obrigada mais um vez! Fico feliz em saber que vocês gostaram.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho a capa desse livro tão fofa HUSAHSHAU a primeira coisa que me deixa interessada no livro é a capa.. fazer o que né. mas enfim, eu achei mt legal mesmo. espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
  17. Ain, fiquei na dúvida se leio ou não, adoro chick lit, mas amo romances *---*
    E o nome não é muito favoravel.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  18. Esse chick-lit parece ser ÓTIMO. E olha, tenho que ler um livro assim mesmo. A história deve ser muito boa mesmo. Preciso colocar ele na minha lista de chick-lits para ler, rs. Ah, to seguindo o blog. Beijo

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  19. Essa capa é fofinha.
    Nossa, as brasileiras arrasando O.o
    Parece muito bom. Espero poder ler.

    ResponderExcluir
  20. Adorei seua resenha. Me peguei pensando na reação das pessoas quando em vissem lendo esse livro HAHAHAHA Porque eu quero um namorado, já estou velha SOCORRR acho que preciso ler esse livro pra abstrair. Estou louca pra ver esse vídeo, mas não estou em casa... :( Depois vejo.

    xx thanny in wonderland
    http://www.whosthanny.com/

    ResponderExcluir
  21. hsuhsus adoorei! Estou precisando ler um livro desses "Como ser solteira" confesso que é um tanto dificil as vezes :S hehe' Adorei a resenha..
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  22. Oi Mari :)
    Eu não tinha muita vontate de ler o livro e sua resenha.. bem não me levou a ficar com vontade hahaha
    Acho que pq não é mto meu estilo ^^

    Vi o vídeo: homem brasileiro é um ótimo amante, mas um péssimo marido?! hehehe
    Não sei o que pensar a respeito ;/
    Tem homens galinhas, mas hoje em dia as mulheres tbm nao sao as santinhas né?
    hehehe

    Beeijoo

    ResponderExcluir
  23. Gosto de livros que podemos rir, mesmo que de nada sirvam de concreto para nosso dia a dia...kkkkkkk
    Achei o documentário preconceituoso e generalista... Ainda acredito nos relacionamentos e acredito que muito do comportamento masculino, além de vir de várias gerações machistas, vem atualmente do comportamento feminino... FALEI!!
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

23 comentários:

  1. Acho super fofa a capa! As vezes da vontade de ser solteira *ainda bem que o namorado não vai ler isso* hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro chick-lits! Quero ler esse em breve!


    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler esse livro, pq é chick-lit, confesso que tenho uma queda enorme para livros assim =D
    mas o dindin que é bom p comprar, NADA.
    Gostei muito da resenha, super completa, e mostrou realmente o que achou do livro. Vishii, espero que o conjunto do livro tenha compensado o final, é chato quando o mesmo não conrresponde nossas espectativas!
    Beijos

    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro chick-lits e tô pra dizer que livros deste gênero estão cada vez mais complexos. espero ler em breve. bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Gostei muito da sua resenha, mas ainda não li nada desse estilo chick lits. Esse livro parece divertido, mas, não sei, acho que não gosto.

    De qualquer forma, se me aparecer na frente eu leio (acho uma falta de respeito com o livro não fazê-lo - hahaha, é eu interajo com objetos inanimados!).

    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Já ouvi tanta coisa boa sobre esse livro! Estou morrendo de vontade de ler!
    Quando sobrar uma graninha: Certeza que vou comprar!

    Bjo
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Marii os homens não são tão difíceis de entender assim nãoo!! hhahaha
    Já tinha visto esse livro na Saraiva, achei bem legal, a capa cham bastante atenção.
    Pelo que li era o que eu esperava, um livro para mulheres.
    Mesmo assim tenho vontade de ler!!


    Abraço



    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Mariana, a temática do livro parece ser muito boa. Acho que saber o que se passa na cabeça de uma mulher que almeja casar ou mesmo permanecer solteira sem se sentir desloca, um ótimo tema.

    Este gênero está em evidência nos últimos tempos.

    Parabéns pela resenha tão completa. Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mari.

    Que resenha, hein? Por ela podemos ter a nítida noção do que encontraremos na leitura e se desejamos ou não encará-la.

    Eu confesso que não me animei muito, não. Mas faz tempo que não encaro um livro no estilo, então, lembrarei da dica futuramente.

    Bjs
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir
  10. Ei Mari,

    Concordo com vc, tbm esperava mais do final e não me diverti tanto assim. Ainda não resenhei mas me irritou muito o andar da carruagem rsrs. Eu pensei que ela iria retratar como as mulheres viviam "bem" solteiras no mundo e não um desfile de gente encalhada descontente rs. Sei lá, teve hora que me pareceu muito drama para pouca coisa kkk

    bjooo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mari!

    Esse é um livro que ainda não me ganhou. Apesar da sinopse ser legal, não me parece que seja tão bom assim... rs. E fiquei com menos vontade de ler ainda depois da sua opinião e a da Nanda... rsrs

    Já resenhei Quem é você, Alasca? lá no blog.
    Passa lá pra ver. Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu gostei!

    parece ser divertido e ganhou um espacinho na minha listta! *.*

    Adorei!
    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  13. já li chick-lits muito bons e esse parece ser bem legal também. Gostei (: adorei a resenha, muito boa.
    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou chick-lit addicted *_*
    ótima resenha Mari

    bj

    ResponderExcluir
  15. Pois é Nanda, em determinados momentos tive essa mesma impressão que também me irritou um pouco rsrs. Mas eu avaliei a história no contexto amplo mesmo que o final não tenha sido satisfatório.O que valeu mesmo foram os momentos de descontração e divertimento durante a leitura.
    Pessoal que comentou a resenha, muito obrigada mais um vez! Fico feliz em saber que vocês gostaram.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho a capa desse livro tão fofa HUSAHSHAU a primeira coisa que me deixa interessada no livro é a capa.. fazer o que né. mas enfim, eu achei mt legal mesmo. espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
  17. Ain, fiquei na dúvida se leio ou não, adoro chick lit, mas amo romances *---*
    E o nome não é muito favoravel.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  18. Esse chick-lit parece ser ÓTIMO. E olha, tenho que ler um livro assim mesmo. A história deve ser muito boa mesmo. Preciso colocar ele na minha lista de chick-lits para ler, rs. Ah, to seguindo o blog. Beijo

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  19. Essa capa é fofinha.
    Nossa, as brasileiras arrasando O.o
    Parece muito bom. Espero poder ler.

    ResponderExcluir
  20. Adorei seua resenha. Me peguei pensando na reação das pessoas quando em vissem lendo esse livro HAHAHAHA Porque eu quero um namorado, já estou velha SOCORRR acho que preciso ler esse livro pra abstrair. Estou louca pra ver esse vídeo, mas não estou em casa... :( Depois vejo.

    xx thanny in wonderland
    http://www.whosthanny.com/

    ResponderExcluir
  21. hsuhsus adoorei! Estou precisando ler um livro desses "Como ser solteira" confesso que é um tanto dificil as vezes :S hehe' Adorei a resenha..
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  22. Oi Mari :)
    Eu não tinha muita vontate de ler o livro e sua resenha.. bem não me levou a ficar com vontade hahaha
    Acho que pq não é mto meu estilo ^^

    Vi o vídeo: homem brasileiro é um ótimo amante, mas um péssimo marido?! hehehe
    Não sei o que pensar a respeito ;/
    Tem homens galinhas, mas hoje em dia as mulheres tbm nao sao as santinhas né?
    hehehe

    Beeijoo

    ResponderExcluir
  23. Gosto de livros que podemos rir, mesmo que de nada sirvam de concreto para nosso dia a dia...kkkkkkk
    Achei o documentário preconceituoso e generalista... Ainda acredito nos relacionamentos e acredito que muito do comportamento masculino, além de vir de várias gerações machistas, vem atualmente do comportamento feminino... FALEI!!
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...