quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

postheadericon Resenha: E Se Fosse Verdade... por Marc Levy

E Se Fosse Verdade...
Marc Levy

Editora: Bertrand Brasil 
ISBN: 8528608301
Categoria: Romance
Edição: 6ª Ed. 2006
Número de páginas: 256
Onde Comprar: Saraiva R$29,90 (Menor preço) Skoob

Sinopse: Arthur é um arquiteto de sucesso em São Francisco. Um dia, exausto mas satisfeito, ele volta para seu recém-alugado apartamento depois de mais um dia de trabalho. Com caixas de papelão espalhadas pela sala lembrando-lhe duas obrigações, ele tira o terno e começa a desfazer os pacotes, dando início à arrumação do seu novo lar.
Tarde da noite, terminado o trabalho, dirige-se ao banheiro, liga o rádio, tira a roupa e entra na banheira com um suspiro de alívio. Peggy Lee está cantando enquanto Arthur mergulha várias vezes a cabeça na água. É quando começa a ouvir o som de estalar de dedos vindo de dentro do armário do banheiro. Intrigado, sai da água e, pé ante pé, respira fundo, abre as portas do armário, arregala os olhos e faz um movimento de recuo ao perceber, oculta entre os cabides, uma mulher sentada, de olhos fechados, fascinada com o ritmo da música. Arthur conclui que aquela cena, no mínimo patética, foi planejada por seu sócio - uma espécie de brincadeira - com o intuito de dar-lhe as boas-vindas. Ele só não sabe ainda que essa mulher - que somente ele poderá ver dali em diante, um fantasma vivo - mudará a sua vida.
. Que pensar de uma mulher que escolhe o banheiro de seu próprio apartamento para viver? Que se espanta com o fato de seu novo morador pode vê-la? Que desaparece e reaparece à vontade e quer ser resgatada de um coma profundo no leito de um hospital do outro lado da cidade? Apesar de seu estado, a jovem e bela Lauren consegue, espiritualmente, voltar para o seu antigo apartamento. Para dentro do armário do banheiro.
Inicialmente se recusando a acreditar na história de Lauren, Arthur só fica convencido de toda a verdade quando vai até o hospital e a encontra desacordada. A partir daí, ele vai fazer o impossível para ajudá-la a voltar ao seu estado natural.


"O que eu vou contar não é fácil de entender, é impossível aceitar, mas se quiser ouvir minha história, se quiser confirar em mim, então talvez acabe acreditando e isso é muito importante porque, você não sabe, mas é a única pessoa no mundo com quem eu posso compartilhar esse segredo."

Olá, caros leitores!!! Geralmente, eu resenho livros toda segunda-feira, mas este livro em especial me fez postar a resenha hoje, pois o recebi dos Correios na quarta-feira da semana passada e não consegui lê-lo em menos de sete dias. Tudo bem que o livro é relativamente fino, tem apenas 256 páginas, mas a história não me cativou na minha sincera opinião. Infelizmente, não consegui internalizar os dramas dos personagens e como eu já tinha assistido primeiramente a sua adaptação para o cinema produzida por Steven Spielberg, foi inevitável tecer comparações sobre ambas. 
O livro começa narrando a trajetória da residente de Medicina Lauren no verão de 1996 em São Francisco. Logo nas primeiras páginas ela sofre um acidente de carro quando se dirigia à Carmel para passar o final de semana na casa de amigos. Através dos esforços de um colega, Lauren se mantém num quarto de UTI em coma, sem no entanto apresentar algum sinal de melhora. 
Passado alguns meses do ocorrido, Arthur tinha se mudado para o apartamento onde ela morava, quando tinha retornado de uma viagem de estudos em uma carreira bem-sucedida como arquiteto. Num belo dia, ele se surpreende ao ouvir uma voz vinda do seu armário no banheiro enquanto tomava banho. Ao abrí-la, se deparou com uma bela jovem que cantava ao ritmo da música que tocava no aparelho de som, e imaginou que fosse algum tipo de brincadeira planejada pelo sócio do escritório de arquitetura. Arthur custou a acreditar que estava diante de um "fantasma" da mulher que estava em coma numa cama de hospital. Ele era ateu, e não se deixaria levar tão facilmente naquela história absurda que Lauren lhe contara sobre como chegara até ali. Deveria haver então alguma outra explicação para o fato, mas Lauren continuou com o propósito de convencê-lo de que falava a mais pura verdade sobre a sua atual condição.
Assim, Arthur passou a se acostumar com a constante presença do espírito de Lauren em sua vida, e ambos saíam juntos para jantar, ou simplesmente fazer um passeio sob os olhares desconfiados das pessoas que achavam que Arthur era um tremendo lunático. Até Paul, seu sócio e grande amigo, estava começando a achar que Arthur precisava de apoio psicológico, mas como ele se recusara, preferiu assumir os negócios obrigando-o a tirar alguns dias de férias.
Tudo na vida do casal parecia perfeito, mas a junta médica do Memorial Hospital cogitava a possibilidade de convencer a mãe de Lauren pela opção da eutanásia, com o pretexto de que o tempo estava passando e que era muito remota a recuperação da médica, já que o quadro clínico não era nada animador. Quando Lauren contou a Arthur o propósito dos médicos, ele teve a ideia de tirá-la do hospital com a ajuda de Paul, mesmo sabendo dos riscos que iria enfrentar. Arthur conseguiria impedir a possibilidade de perder Lauren para sempre? Lauren sairia do coma para viver uma vida plena à dois? Não posso falar mais nada para não gerar spoilers rsrs.
Eu concordo plenamente com a Mariana Paixão, quando citou na resenha dela que a narrativa não é fluída e que algumas vezes o texto se tornou confuso com a mudança no foco narrativo. Na minha opinião, o autor perdeu o foco completamente quando introduziu no livro elementos desnecessários que não acrescentavam nada a história em si. Felizmente ou não, eu assisti a adaptação do livro para os cinemas e os roteiristas souberam dar uma visão própria para a história que me cativou bastante, e que se caracterizou perfeitamente como uma comédia romântica leve e divertida. 
Obviamente há diferenças gritantes entre livro e filme, mas o fio condutor da história não se perdeu, a trama se desenvolveu melhor, não ficou pedante e muito menos confuso a meu ver. Os personagens foram muito bem contruídos no livro, mas seu desenvolvimento na história foi lento e de alguma forma forçado, quando muitas vezes eu fiquei irritada com a falta de otimismo da protagonista. Inicialmente, ela parecia tão cheia de vida e de repente, foi tomada por uma onda de pessimismo que não correspondia ao seu posicionamento no começo do livro. Enfim, eu estava com muitas expectativas acreditando que ficaria satisfeita, mas não foi o que aconteceu após concluir a leitura.
Eu quero agradecer mais uma vez a Juh Oliveto do Livros & Bolinhos por ter selecionado o blog para participar do BookTour, gostei muito da dedicatória e deixei na última página uma breve opinião sobre o livro, conforme ela solicitou.
Talvez se eu tivesse lido o livro antes de assistir ao filme, tivesse uma opinião diferente... 
As demais blogueiras participantes do BlogTour poderão vislumbrar a história de maneiras distintas, cada uma à sua maneira. É justamente por isso que eu me senti segura ao escrever a resenha, pois o tour proporciona vivenciar um universo diferente de leitura e cada pessoa poderá compartilhar suas experiências e opiniões próprias sobre o livro.
Eu recomendo!! Se eu pudesse me inscreveria em todos os BookTours diferentes da blogosfera!! É uma pena que isso não seja possível no momento rsrs.
Para os leitores que por algum motivo ainda não tiveram a oportunidade de assistir o filme E Se Fosse Verdade... (Just Like Heaven), coloquei o trailler abaixo para que pudessem conferir a perfeita adaptação do livro para os cinemas:








Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito!! Obrigada a todos pela atenção.



Até a próxima!!!



25 comentários:

  1. Morro dee vontade de ler este livro. O filme eu vi e adorei. Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Bem, a ideia me parece interessante. Tinha visto sobre o filme, mas não sabia que existia o livro.

    Sua resenha ficou boa e pode nos dar boa noção de como foi a leitura.

    Um abraço, Mariana!

    ResponderExcluir
  3. Amoooo esse filme, mas naum li o livro!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, não vejo a hora de chegar minha vez no Book tour *----* Não li a resenha para não influenciar na minha opinião, mais assim ler o livro volto aqui e faço um comentário decente 'Haha.

    Beijos&beijos

    ResponderExcluir
  5. Bela resenha Mari. Eu assisti ao filme várias vezes e amei a história. Engraçado, normalmente o livro é melhor que o filme, mas nesse caso como vc relatou, o filme parece ser melhor que o livro.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  6. aaaah, eu não vi esse booktour :( Mas adoreeei a resenha *-* Eu ADOOORO esse filme, é muito bom, lindo, muito tudo e e e ♥ OIUASFHIHFAIPUHFDA

    xx

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu já vi esse filme, mas não li o livro ainda... Adoroo o filme! *-*

    Quando tiver a oportunidade, lerei o livro.

    Adorei a resenha. Muito boa!

    Beijoos;*

    ResponderExcluir
  8. Xará,

    indiquei você em um Meme lá no Felizvros!
    http://tiny.cc/7l1md


    Beijinho!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. [aaaaaaaaa] Eu quero tanto ler este livro DD: Sou apaixonada pelo filme acho realmente muito lindo! Adorei a resenha me deixou com ainda mais vontade de ler :S
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  10. O filme é ótimo, o livro deve ser tb.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Eu vi o filme e acabei não tendo vontade de ler o livro(inédito). acho que como vc confirmou na resenha... seria uma leitura confusa. uma pena =x

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá Nii, pois foi essa a impressão que eu tive. Realmente a adaptação para os cinemas ficou melhor, mais divertido e leve a meu ver. É mesmo uma pena, mas o livro não me cativou mesmo como imaginava que seria como foi em relação ao filme...
    Obrigada aos demais por comentarem a resenha! Fico muito feliz que tenham gostado.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Bom, o post que eu escrevi anteriormente perdi por problemas na internet, então aqui vou eu de novo.
    Oh, eu não sabia que tinha livro desse filme! *-*
    Então, pelo que eu percebi você achou o filme melhor que o livro, é isso? Se for, eu geralmente prefiro os livros (mesmo na saga Twilight tendo o gato do Pattz no filme) mas com Vampire Diaries é diferente. Aquela série arrasa!
    Lancei uma campanha hoje a noite lá no blog, depois da uma conferida ;)
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. OII!

    Já vi o filme e tenho vontade de ler o livro!

    Quem sabe em breve!

    Bjo
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ei Mari,

    Eu até comprei o DVD, adoro este filme! Muito fofo! Eu sempre quis ler o livro, achei que ia ser bem melhor que o filme. Agora com a sua resenha desanimei bastante, melhor ficar com a história nas telinhas rs. Vou dar uma olhada nas outras resenhas do booktour para ver se as opiniões serão parecidas :)

    beijoo

    ResponderExcluir
  16. Aaah, eu adoro esse filme e tinha muito interesse em ler o livro, mas pelo que você falou... já nem sei mais. É uma pena que o livro não segue uma mesma linha de sua adaptação para as telonas. :/

    Mas... quando puder, vou lê-lo.

    beijos
    Jéssica

    ResponderExcluir
  17. Oi flor!! Hum, quase certeza que passamos pela mesma situação mas com livros diferentes. "Um verão para toda a vida" foi assim comigo, apesar de não ter assistido o filme. Pelo trailer, parece muito melhor!
    Eu nem imaginava que o livro "E se fosse verdade" seria assim. Também teria o filme na mente, que eu amei, a propósito!
    Não gosto quando o foco de narração se perde e às vezes, quando o autor muda muito a pessoa da narração, confunde a gente!
    Que bom saber sobre o livro. Eu ia comprar mas pelo preço fiquei um pouco receosa!
    Agora já tenho uma idéia do que esperar!

    *-*

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  18. Mari, adoro esse filme.

    Lembro que passei pros meus alunos num dia de "Movies" na escola onde eu dava aula.
    Eu tinha muita vontade de ler o livro, mas sua resenha me fez balançar agora... rsrs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  19. Acho esse filme super fofinho *-* Falam tão bem do livro que fiquei com vontade de lê-lo! Amei a resenha e com certeza quando tiver oportunidade, ele estará na minha estante x3

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  20. Oi Mariana!!
    Eu vi esse filme e adorei! Realmente ás vezes o filme fica melhor que o livro - para mim Senhor dos Aneis foi assim, gostei dos filmes mas achei os livros muito parados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Mari! Voltei! ;)

    Então, ja vi esse filmes, há pouco soube que havia um livro. Vou querer ler também, a história é muito fofa, e sua resenha tá ótima!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  22. Como não li o livro e não assisti o filme, nada posso opinar. O que posso dizer é que o enredo da história me agrada, não sei como ela irá se desenrolar no livro.
    Amei o trailer do filme e estou bem tentada a assistir... é que fiquei curiosa para saber o que acontece no final.
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  23. Eu amo esse filme. Claro que como uma boa leitora eu tenho curiosidade em ler esse livro mais depois da sua resenha estou com medo de me decepcionar, as vezes nós criamos expectativas demais em cima de um livro ou filme. Por exemplo, eu amava a saga Crepúsculo, quando vi o primeiro filme odiei e os outros para mim cada vez pior e hj nem me interesso mais pela saga.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Mariana, adorei o filme. É uma pena que o livro não tenha correspondido às suas expectativas. Já tive uma experiência contrária ao ler "A mulher do viajante no tempo" (Audrey Niffenegger). O livro é infinitamente melhor, enquanto a adaptação ficou bem mais leve. Aconteceu que as diferenças favoreceram neste caso: o livro sendo mais denso, ficou muito mais atrativo. Livros e filmes, este embate sem fim, né? Adorei a resenha. Abração!

    ResponderExcluir
  25. Eu assisti o filme e logo que descobri que tinha o livro corri para ler.
    Não me arrependi.
    É muuuuuuito fofo.
    Em varios momentos da leitura me peguei rindo ou até mesmo chorando...
    Amei e recomendo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

25 comentários:

  1. Morro dee vontade de ler este livro. O filme eu vi e adorei. Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Bem, a ideia me parece interessante. Tinha visto sobre o filme, mas não sabia que existia o livro.

    Sua resenha ficou boa e pode nos dar boa noção de como foi a leitura.

    Um abraço, Mariana!

    ResponderExcluir
  3. Amoooo esse filme, mas naum li o livro!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, não vejo a hora de chegar minha vez no Book tour *----* Não li a resenha para não influenciar na minha opinião, mais assim ler o livro volto aqui e faço um comentário decente 'Haha.

    Beijos&beijos

    ResponderExcluir
  5. Bela resenha Mari. Eu assisti ao filme várias vezes e amei a história. Engraçado, normalmente o livro é melhor que o filme, mas nesse caso como vc relatou, o filme parece ser melhor que o livro.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  6. aaaah, eu não vi esse booktour :( Mas adoreeei a resenha *-* Eu ADOOORO esse filme, é muito bom, lindo, muito tudo e e e ♥ OIUASFHIHFAIPUHFDA

    xx

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu já vi esse filme, mas não li o livro ainda... Adoroo o filme! *-*

    Quando tiver a oportunidade, lerei o livro.

    Adorei a resenha. Muito boa!

    Beijoos;*

    ResponderExcluir
  8. Xará,

    indiquei você em um Meme lá no Felizvros!
    http://tiny.cc/7l1md


    Beijinho!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. [aaaaaaaaa] Eu quero tanto ler este livro DD: Sou apaixonada pelo filme acho realmente muito lindo! Adorei a resenha me deixou com ainda mais vontade de ler :S
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  10. O filme é ótimo, o livro deve ser tb.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Eu vi o filme e acabei não tendo vontade de ler o livro(inédito). acho que como vc confirmou na resenha... seria uma leitura confusa. uma pena =x

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá Nii, pois foi essa a impressão que eu tive. Realmente a adaptação para os cinemas ficou melhor, mais divertido e leve a meu ver. É mesmo uma pena, mas o livro não me cativou mesmo como imaginava que seria como foi em relação ao filme...
    Obrigada aos demais por comentarem a resenha! Fico muito feliz que tenham gostado.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Bom, o post que eu escrevi anteriormente perdi por problemas na internet, então aqui vou eu de novo.
    Oh, eu não sabia que tinha livro desse filme! *-*
    Então, pelo que eu percebi você achou o filme melhor que o livro, é isso? Se for, eu geralmente prefiro os livros (mesmo na saga Twilight tendo o gato do Pattz no filme) mas com Vampire Diaries é diferente. Aquela série arrasa!
    Lancei uma campanha hoje a noite lá no blog, depois da uma conferida ;)
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. OII!

    Já vi o filme e tenho vontade de ler o livro!

    Quem sabe em breve!

    Bjo
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Ei Mari,

    Eu até comprei o DVD, adoro este filme! Muito fofo! Eu sempre quis ler o livro, achei que ia ser bem melhor que o filme. Agora com a sua resenha desanimei bastante, melhor ficar com a história nas telinhas rs. Vou dar uma olhada nas outras resenhas do booktour para ver se as opiniões serão parecidas :)

    beijoo

    ResponderExcluir
  16. Aaah, eu adoro esse filme e tinha muito interesse em ler o livro, mas pelo que você falou... já nem sei mais. É uma pena que o livro não segue uma mesma linha de sua adaptação para as telonas. :/

    Mas... quando puder, vou lê-lo.

    beijos
    Jéssica

    ResponderExcluir
  17. Oi flor!! Hum, quase certeza que passamos pela mesma situação mas com livros diferentes. "Um verão para toda a vida" foi assim comigo, apesar de não ter assistido o filme. Pelo trailer, parece muito melhor!
    Eu nem imaginava que o livro "E se fosse verdade" seria assim. Também teria o filme na mente, que eu amei, a propósito!
    Não gosto quando o foco de narração se perde e às vezes, quando o autor muda muito a pessoa da narração, confunde a gente!
    Que bom saber sobre o livro. Eu ia comprar mas pelo preço fiquei um pouco receosa!
    Agora já tenho uma idéia do que esperar!

    *-*

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  18. Mari, adoro esse filme.

    Lembro que passei pros meus alunos num dia de "Movies" na escola onde eu dava aula.
    Eu tinha muita vontade de ler o livro, mas sua resenha me fez balançar agora... rsrs

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  19. Acho esse filme super fofinho *-* Falam tão bem do livro que fiquei com vontade de lê-lo! Amei a resenha e com certeza quando tiver oportunidade, ele estará na minha estante x3

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir
  20. Oi Mariana!!
    Eu vi esse filme e adorei! Realmente ás vezes o filme fica melhor que o livro - para mim Senhor dos Aneis foi assim, gostei dos filmes mas achei os livros muito parados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Mari! Voltei! ;)

    Então, ja vi esse filmes, há pouco soube que havia um livro. Vou querer ler também, a história é muito fofa, e sua resenha tá ótima!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  22. Como não li o livro e não assisti o filme, nada posso opinar. O que posso dizer é que o enredo da história me agrada, não sei como ela irá se desenrolar no livro.
    Amei o trailer do filme e estou bem tentada a assistir... é que fiquei curiosa para saber o que acontece no final.
    cheirinhos
    Ruddy

    ResponderExcluir
  23. Eu amo esse filme. Claro que como uma boa leitora eu tenho curiosidade em ler esse livro mais depois da sua resenha estou com medo de me decepcionar, as vezes nós criamos expectativas demais em cima de um livro ou filme. Por exemplo, eu amava a saga Crepúsculo, quando vi o primeiro filme odiei e os outros para mim cada vez pior e hj nem me interesso mais pela saga.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Mariana, adorei o filme. É uma pena que o livro não tenha correspondido às suas expectativas. Já tive uma experiência contrária ao ler "A mulher do viajante no tempo" (Audrey Niffenegger). O livro é infinitamente melhor, enquanto a adaptação ficou bem mais leve. Aconteceu que as diferenças favoreceram neste caso: o livro sendo mais denso, ficou muito mais atrativo. Livros e filmes, este embate sem fim, né? Adorei a resenha. Abração!

    ResponderExcluir
  25. Eu assisti o filme e logo que descobri que tinha o livro corri para ler.
    Não me arrependi.
    É muuuuuuito fofo.
    Em varios momentos da leitura me peguei rindo ou até mesmo chorando...
    Amei e recomendo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...