segunda-feira, 23 de maio de 2011

postheadericon Resenha: 2012 - Uma aventura no fim do mundo por Vanessa Bosso


2012
Uma aventura no fim do mundo
Vanessa Bosso

Editora: Novo Século
ISBN: 9788576793274
Categoria: Ficção
Edição: 2010
Número de páginas: 288
Valor: R$34,90


Sinopse: ONDE VOCÊ ESTARÁ EM 21 DE DEZEMBRO DE 2012?
Liz tentará salvar-se em um bunker.
Thiago tentará pelo mar.
Cauê estará no alto de uma montanha.
E você? Como tentaria escapar do fim do mundo?
2012 é um romance como poucos. Ação, Aventura, Ficção, Humor, Drama e muito Amor tornam a aventura do fim dos tempos uma leitura deliciosa.
Você não conseguirá parar de ler.


Olá, caros leitores!!! A resenha de hoje é sobre o livro 2012 que recebi em parceria com a autora Vanessa Bosso. As resenhas que eu li a respeito foram tão positivas, que despertou ainda mais a minha vontade de ler 2012 - Uma aventura no fim do mundo. Inclusive, este livro me fez lembrar O Domínio de Steve Alten, pois ambos abordam o mesmo tema. 
Quem assistiu aos telejornais na noite de sexta-feira (20/05) viu uma notícia sobre a previsão de uma seita norte-americana que afirmava que o mundo acabaria no dia 21 de maio de 2011. Todos foram pêgos de surpresa, mas nada aconteceu e ainda estamos vivos rs. Entretanto, o livro 2012 apresenta uma nova data para o Apocalípse: 21 de dezembro de 2012
O livro começa com uma viagem no tempo, mais precisamente no ano 2.400 a.C., quando dois sóis apareceram e um novo ciclo foi finalizado. Em seguida, somos levados até 900 d.C., quando os Maias profetizaram a segunda aparição dos dois sóis em 21 de Dezembro de 2012. Em 1555 d.C., foi a vez de Nostradamus profetizar a aparição dos dois sóis. Por fim, no ano de 2000, quando Steven estudava o Livro das Mutações e o calendário Maia, percebeu que o ciclo temporal sagrado  e o calendário terminavam em 21 de Dezembro de 2012. Assim, como no livro O Domínio, os Maias previram que nesta data acontecerá um alinhamento intergaláctico que só ocorre a cada 26 mil anos. Esse alinhamento fará com que o sol passe por distúrbios eletromagnéticos que podem gerar tempestades solares provocando uma série de catástrofes no nosso planeta, tais como tsunamis, dilúvios, terremotos, etc.
Liz vivia a sua vida tranquilamente no início de 2012 prestes a fazer uma viagem para Londres, onde começaria a faculdade de Astronomia, e assim seguir a carreira do seu falecido pai. Ela havia acabado de terminar o namoro com Cauê, após descobrir que ele a traíu com a sua ex-melhor amiga Vitória. Assim que chega à cidade, Liz reencontra sua grande amiga Melissa e estabelece uma nova amizade com sua colega de quarto Júlia. Elas três resolvem sair para explorar a cidade, mas coisas inesperadas acontecem nesse passeio. Primeiro a bolsa de Liz é roubada em Camden Town, e logo em seguida, acontece uma explosão em um dos pontos da feirinha mais famosa de Londres. Em meio a toda a confusão e histeria dos presentes, bombeiros e policiais tentam contornar o problema,  e as três garotas são levadas até uma ambulância para que pudessem ser atendidas, já que elas haviam sofrido leve escoriações após o tumulto. Liz acabou encontrando a sua bolsa, mas nada foi roubado, o que surpreendeu a todos. 
Logo, todos os telejornais noticiariam uma série de ataques terroristas acontecendo simultaneamente em várias partes do globo. A mãe de Liz, Beatriz, se desespera e ordena que a filha volte para casa, mas todos os aeroportos são fechados e fica inviável conseguir sair do país. Após entrar em contato com um velho amigo do marido, ela convence Liz e as amigas a seguir com ele até a França, onde finalmente conseguiram fretar um avião para o Brasil. Acham que finalmente elas estariam a salvo? Muito pelo contrário!
Liz resolveu encarar a dolorosa realidade sobre o assassinato do pai, que ocorreu eu circuntâncias misteriosas, ao entrar no escritório dele que estivera trancado durante tanto tempo. No local, ela descobre um cofre e uma carta que seu pai deixou antes de morrer, explicando sobre o provável fim do mundo e um abrigo que ele construiu em Ribeirão Preto. À partir daí, começou a jornada dos personagens na luta pela sobrevivência em meio ao caos e incerteza do futuro.
No decorrer da narrativa, os leitores são apresentados aos demais personagens que também reuniram esforços para conseguir sobreviver, como Thiago e seus amigos, todos bastante ligados à Liz de uma forma que jamais poderiam imaginar. Liz e Thiago estabelecem contato primeiramente por meio de sonhos, mais precisamente em um abrigo durante o fim do mundo.
Enquanto o mundo acaba, extraterrestres aparecem na vida deles atuando como guias que tinham a missão de auxiliar os escolhidos na criação de uma nova era. O fim dos tempos era apenas o começo da aventura eletrizante de 2012 - Uma aventura no fim do mundo.
2012 é um livro envolvente até a última página, e fica impossível não se sensibilizar diante das dificuldades enfrentadas pelos personagens criados por Vanessa Bosso. Nessa atmosfera tensa de destruição e incerteza às vésperas do apocalípse, o leitor percebe a riqueza de detalhes muito bem contruída pela autora. Eu simplesmente adorei a história e recomendo a sua leitura para todos!! 
Espero que vocês tenham gostado da resenha, e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito do livro!!

E você? Como tentaria escapar do fim do mundo? 

29 comentários:

  1. Oi Marii... nossa cada vez mais estou anciosa por essa leitura... pretendo ler logo!!
    Muito boa sua resenha!

    Beeijoos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, adorei a resenha! Super técnica e completa, parabéns! Beijo grande a vc e a todos do blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!

    Estou com este livro aqui para ler, mas me falta tempo e a lista tá enorme rs
    No mais, adorei tua resenha!


    beijos
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  4. Ei Mari,

    Ótima resenha, a mais completa que já vi deste livro. Também vi muitas resenhas positivas dele, achei o assunto do enredo bem legal, ainda quero ler.

    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!
    Adoro livros de aventura e esse parece ser bem legal!
    Falaram que o mundo ia acabar no dia 21/5 também mas não aconteceu nada. Vamos ver se acaba de vez em 2012 ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A historia parece ser muito interesse, ainda mais agora que o tema é cada vez mais polemico!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari!!
    Adorei a resenha. Esse livro vem sendo muito comentado, assim como o assunto que ele aborda. Cada vez que leio uma resenha dele fico com mais vontade de ler (até porque eu adoro tudo que é relacionado a essas teorias do fim de mundo). Vou ler esse, sem dúvida!

    Abraços

    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este livro está sendo bem comentado e isso só aumenta minha vontade de ler. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir
  9. oi!
    Eu nunca tinha pensado de ler esse livro, mas ai comecei a ver resenha e mais resenha e ate que nao parece tao ruim ou apelativamente chato.
    Entao se surgir uma chance eu vou sim :D
    Vlw pela resenha, sempre ajudando a desmistificar alguns livro \o

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A resenha é mesmo completa. Achei que a Vanessa foi muito feliz com o tema e com os personagens que desenvolveu. Apesar de ser algo que está bem saturado hoje em dia, consegui ver muita pesquisa e dedicação.

    Parabéns para a autora e para Mariana. ^^'

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari!

    Adorei a resenha! Tá mto bem feitinha, parabéns!
    Eu tenho o livro, mas ainda não tive tempo de lê-lo. Não acredito em apocalípse (pelo menos não em 2012 rs) mas acho que o tema é interessante.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Mais uma resenha positiva sobre 2012. O livro parece realmente ser bom.

    Adorei a resenha.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  13. Oiii! To louca pra ler esse livro *-* como voc, só li boas resenhas e estou muito animada pra ter ele nas minhas mãozinhas *000* haoeihaeoihae .

    Beeeeijos! Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Queria muito ler esse livro porque parece ser aquele que você não solta enquanto não termina! hiuehiaheiuahe ;D só pela pequena sinopse já fiquei tensa ;x apesar de eu não acreditar no fim do mundo em 2012 :x

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! Esse livro parece ser muito bom!

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa Mari, depois que assist o filme 2012 eu cago na zorba de ser verdade!
    o.O
    Sabe quando você ao mesmo tempo que acredita, também não acredita? Enfim... não sei se estou "preparada" pra ler 2012... mesmo sendo ficção, nunca se sabe, né?? Posso ficar traumatizada...

    Beijos e amei a resenha!

    ResponderExcluir
  17. Mary,
    fiquei empolgada sim!
    sempre que leio algo sobre esse livro eu fico
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Meninaaa, to louca pra ler esse livro, ainda mais depois dessa resenha. Já li várias a respeito do livro, mas nunca tão detalhada. Amei! Se eu achar pra comprar eu compro, parece ser ótimo. Então terá um segundo livro? Por causa dos etezinhos, e talz???
    Beijosss

    ResponderExcluir
  19. Eu tava lendo a resenha e quando acabou, fiquei 'conta mais, conta mais' hahaha Com certeza vou ler esse livro e quando chegar, passará na frente de todos da lista de espera.

    ResponderExcluir
  20. Oi Mari :D

    Faz um tempinho q nao comento por aqui né?
    Nao abandonei nao, é que ta uma correria so! hehehe

    Bom.. eu tenho receio em ler coisas sobre "apocalipse" sabe, entao é um livro que eu nao leria, mas para quem gosta do estilo, deve ser mto bom :D

    Beijos
    Rapha ~Doce Encanto.

    ResponderExcluir
  21. Oie Mari!
    Adorei a sua resenha, só leio coisas positivas sobre esse livro.
    Ele me lembra o filme em alguns aspectos.

    beijos e boa quarta

    Nana
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  22. eu não tenho a mínima vontade de ler esse livro. tudo que trate de fim de mundo me cansa a beleza imediatamente. é um pouco de preconceito, mas é um tema que eu simplesmente não suporto. boa resenha, mas eu passo :S

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha, mas como eu já citei em vários blogs eu esse eu só leio em 2013, kkk' porque do jeito que eu sou medrosa, nem te falo.
    Beijos,K.
    Girl Spoiiled

    ResponderExcluir
  24. Kkkkkkkkkkkkkk eu me acabo com essas previsões de que o mundo vai acabar em determinado dia.

    Apesar de eu não curtir muito essa temática de fim de mundo, eu fiquei curiosa quanto a esse livro, devido as críticas positivas que li pela blogosfera.

    E pela sua resenha eu tive mais vontade ainda de ler, pois se prende do começo ao fim, e a autora possui uma ótima narrativa, pode apostar que vou gostar.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  25. Mariana!
    Gosto demais de suas resenhas porque são concisas e falam o essencial.
    Aguardo ler esse livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  26. Mari, sua resenha sobre esse livro está ótima!
    Eu confesso que quando esse livro saiu, eu não me interessei muito em ler, achei que não seria muito legal. Mas aí as pessoas começaram a falar muito bem dele e já fui ficando curiosa... e depois da sua resenha, então, agora eu quero mesmo ler!
    Vou procurar. :)

    ResponderExcluir
  27. Tenho muita vontade de ler 2012. A May já leu e adorou. Me mandou o livro, mas com tanta coisa para ler e resenhar, eu ainda nem o coloquei na lista de prioridades (pq afinal, ela já resenhou). Kd o tempo para lermos tudo que queremos hein?? rsrs

    Enfim, eu adoro o tema do livro. Tanto para livro quanto para filme, sempre gostei *-*

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  28. Esse livro é o meu proximo da lista(confesso que passei ele na frente,rsrs)! Adorei a resenha, me deixou mais curiosa ainda! Bjo!

    ResponderExcluir
  29. O povo já pensa que é um livro super apocaliptico, cheio de destruição, mas na verdade ele não explora esse lado, e sim, a perspectiva de um mundo novo... Por isso que gostei. Nem senti medo ao ler...

    =*
    May
    It Cultura

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

29 comentários:

  1. Oi Marii... nossa cada vez mais estou anciosa por essa leitura... pretendo ler logo!!
    Muito boa sua resenha!

    Beeijoos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, adorei a resenha! Super técnica e completa, parabéns! Beijo grande a vc e a todos do blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!

    Estou com este livro aqui para ler, mas me falta tempo e a lista tá enorme rs
    No mais, adorei tua resenha!


    beijos
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  4. Ei Mari,

    Ótima resenha, a mais completa que já vi deste livro. Também vi muitas resenhas positivas dele, achei o assunto do enredo bem legal, ainda quero ler.

    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!
    Adoro livros de aventura e esse parece ser bem legal!
    Falaram que o mundo ia acabar no dia 21/5 também mas não aconteceu nada. Vamos ver se acaba de vez em 2012 ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A historia parece ser muito interesse, ainda mais agora que o tema é cada vez mais polemico!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari!!
    Adorei a resenha. Esse livro vem sendo muito comentado, assim como o assunto que ele aborda. Cada vez que leio uma resenha dele fico com mais vontade de ler (até porque eu adoro tudo que é relacionado a essas teorias do fim de mundo). Vou ler esse, sem dúvida!

    Abraços

    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este livro está sendo bem comentado e isso só aumenta minha vontade de ler. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir
  9. oi!
    Eu nunca tinha pensado de ler esse livro, mas ai comecei a ver resenha e mais resenha e ate que nao parece tao ruim ou apelativamente chato.
    Entao se surgir uma chance eu vou sim :D
    Vlw pela resenha, sempre ajudando a desmistificar alguns livro \o

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A resenha é mesmo completa. Achei que a Vanessa foi muito feliz com o tema e com os personagens que desenvolveu. Apesar de ser algo que está bem saturado hoje em dia, consegui ver muita pesquisa e dedicação.

    Parabéns para a autora e para Mariana. ^^'

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari!

    Adorei a resenha! Tá mto bem feitinha, parabéns!
    Eu tenho o livro, mas ainda não tive tempo de lê-lo. Não acredito em apocalípse (pelo menos não em 2012 rs) mas acho que o tema é interessante.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Mais uma resenha positiva sobre 2012. O livro parece realmente ser bom.

    Adorei a resenha.

    Beijos!!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  13. Oiii! To louca pra ler esse livro *-* como voc, só li boas resenhas e estou muito animada pra ter ele nas minhas mãozinhas *000* haoeihaeoihae .

    Beeeeijos! Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Queria muito ler esse livro porque parece ser aquele que você não solta enquanto não termina! hiuehiaheiuahe ;D só pela pequena sinopse já fiquei tensa ;x apesar de eu não acreditar no fim do mundo em 2012 :x

    bjs
    www.booksemporium.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha! Esse livro parece ser muito bom!

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa Mari, depois que assist o filme 2012 eu cago na zorba de ser verdade!
    o.O
    Sabe quando você ao mesmo tempo que acredita, também não acredita? Enfim... não sei se estou "preparada" pra ler 2012... mesmo sendo ficção, nunca se sabe, né?? Posso ficar traumatizada...

    Beijos e amei a resenha!

    ResponderExcluir
  17. Mary,
    fiquei empolgada sim!
    sempre que leio algo sobre esse livro eu fico
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Meninaaa, to louca pra ler esse livro, ainda mais depois dessa resenha. Já li várias a respeito do livro, mas nunca tão detalhada. Amei! Se eu achar pra comprar eu compro, parece ser ótimo. Então terá um segundo livro? Por causa dos etezinhos, e talz???
    Beijosss

    ResponderExcluir
  19. Eu tava lendo a resenha e quando acabou, fiquei 'conta mais, conta mais' hahaha Com certeza vou ler esse livro e quando chegar, passará na frente de todos da lista de espera.

    ResponderExcluir
  20. Oi Mari :D

    Faz um tempinho q nao comento por aqui né?
    Nao abandonei nao, é que ta uma correria so! hehehe

    Bom.. eu tenho receio em ler coisas sobre "apocalipse" sabe, entao é um livro que eu nao leria, mas para quem gosta do estilo, deve ser mto bom :D

    Beijos
    Rapha ~Doce Encanto.

    ResponderExcluir
  21. Oie Mari!
    Adorei a sua resenha, só leio coisas positivas sobre esse livro.
    Ele me lembra o filme em alguns aspectos.

    beijos e boa quarta

    Nana
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  22. eu não tenho a mínima vontade de ler esse livro. tudo que trate de fim de mundo me cansa a beleza imediatamente. é um pouco de preconceito, mas é um tema que eu simplesmente não suporto. boa resenha, mas eu passo :S

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha, mas como eu já citei em vários blogs eu esse eu só leio em 2013, kkk' porque do jeito que eu sou medrosa, nem te falo.
    Beijos,K.
    Girl Spoiiled

    ResponderExcluir
  24. Kkkkkkkkkkkkkk eu me acabo com essas previsões de que o mundo vai acabar em determinado dia.

    Apesar de eu não curtir muito essa temática de fim de mundo, eu fiquei curiosa quanto a esse livro, devido as críticas positivas que li pela blogosfera.

    E pela sua resenha eu tive mais vontade ainda de ler, pois se prende do começo ao fim, e a autora possui uma ótima narrativa, pode apostar que vou gostar.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  25. Mariana!
    Gosto demais de suas resenhas porque são concisas e falam o essencial.
    Aguardo ler esse livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  26. Mari, sua resenha sobre esse livro está ótima!
    Eu confesso que quando esse livro saiu, eu não me interessei muito em ler, achei que não seria muito legal. Mas aí as pessoas começaram a falar muito bem dele e já fui ficando curiosa... e depois da sua resenha, então, agora eu quero mesmo ler!
    Vou procurar. :)

    ResponderExcluir
  27. Tenho muita vontade de ler 2012. A May já leu e adorou. Me mandou o livro, mas com tanta coisa para ler e resenhar, eu ainda nem o coloquei na lista de prioridades (pq afinal, ela já resenhou). Kd o tempo para lermos tudo que queremos hein?? rsrs

    Enfim, eu adoro o tema do livro. Tanto para livro quanto para filme, sempre gostei *-*

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  28. Esse livro é o meu proximo da lista(confesso que passei ele na frente,rsrs)! Adorei a resenha, me deixou mais curiosa ainda! Bjo!

    ResponderExcluir
  29. O povo já pensa que é um livro super apocaliptico, cheio de destruição, mas na verdade ele não explora esse lado, e sim, a perspectiva de um mundo novo... Por isso que gostei. Nem senti medo ao ler...

    =*
    May
    It Cultura

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...