segunda-feira, 9 de maio de 2011

postheadericon Resenha: Uma Estranha Simetria por Audrey Niffenegger

Uma Estranha Simetria
Audrey Niffenegger


Editora: Suma de Letras 
ISBN: 9788560280797
Categoria: Ficção e Suspense
Tradução: Lívia Almeida
Edição: 1ª Ed. 2011
Número de páginas: 360

Sinopse: "Depois de uma elogiada estréia literária, Audrey Niffenegger escreve em seu segundo romance sobre a relação entre irmãos gêmeos. A história de Uma estranha simetria, gira em torno da morte de Elspeth Noblin, que transforma-se em um fantasma. “Elspeth se torna um fantasma porque, ao morrer, ela se recusa a ir embora. É essencialmente a sua própria vontade que a mantém aqui. O que eu deixo um pouco no ar é o quão sincera ela está sendo. Ao longo do livro é a sua extrema força de vontade que faz tudo acontecer”, explica a autora. Quando Edie, a irmã gêmea de Elspeth, recebe a notícia de sua morte, vem junto uma surpresa: ela deixou para as sobrinhas o seu apartamento com vista para o imponente cemitério Highgate, em Londres – com a condição de que as duas vivam lá por um ano. Quanto a Edie e seu marido, Jack, o testamento estipula que não podem acompanhar as meninas na mudança nem entrar no apartamento.
As gêmeas Julia e Valentina, de 20 anos, têm uma forte conexão, como se espera de irmãs condicionadas à presença uma da outra desde o útero. Situação muito diferente da que vivia sua mãe e sua tia, Elspeth: não se viam há 21 anos, e viviam a um oceano de distância. As meninas nunca tinham estado em Londres. Nunca haviam saído dos Estados Unidos. Londres era a terra de sua mãe, mas Edie e Jack raramente falavam sobre o assunto. Agora, Edie era americana – tinha se tornado nativa, ou quase isso. A família Poole morava em um subúrbio de Chicago que fingiu, em seus primórdios, ser uma aldeia inglesa. Mas a descoberta de que estava prestes a morrer, faz com que Elspeth quisesse se aproximar de suas sobrinhas. As razões da tia, desvendadas pouco a pouco, são inusitadas e inesperadas.que não vou conseguir descobrir o que vai acontecer depois”. É assim que Julia e Valentina, segunda geração de gêmeas da família Poole, partem rumo a uma experiência transformadora.


" (...) Não estou tentando semear discórdia na sua família. Estou tentando proteger minha própria história. Uma coisa ruim sobre estar à beira da morte é que comecei a sentir que minha vida está sendo apagada. Outra coisa ruim é que não vou conseguir descobrir o que vai acontecer depois" p. 40


Olá, caros leitores!! Hoje eu trouxe para vocês a resenha do livro Uma Estranha Simetria, de Audrey Niffenegger, a mesma autora do Best-seller A Mulher do Viajante do Tempo. Ainda não tive a oportunidade de ler o romance de estreia, mas já vi comentários bem positivos a respeito pela blogosfera. Infelizmente, Uma Estranha Simetria não atingiu as minhas expectativas apesar de ter visto muitos elogios sobre ele nos blogs parceiros. 
A expectativa com relação a leitura deste livro foi tanta, que ao final me senti bem desapontada. A narrativa dele é bem cansativa e a promessa de um desenrolar envolvente e instigante não se concretizou na minha opinião.
Julia e Valentina são irmãs gêmeas, extremamente ligadas uma à outra desde o útero, e essa forte ligação também era presente na relação entre a mãe e a tia delas no passado. Quando Edie, a irmã gêmea de Elspeth, recebe a notícia de sua morte, junto vem uma surpresa: Elspeth deixou para as sobrinhas o seu apartamento com vista para o imponente cemitério Highgate, em Londres - sob a condição de que as duas vivam lá por um ano. Quanto a Edie e seu marido Jack, o testamento determina que eles não podem acompanhar as meninas na mudança e muito menos entrar no apartamento. Há todo um mistério envolvendo o distanciamento das irmãs que já não se falavam há um bom tempo, mas essa condição imposta por Espelth foi uma forma que ela encontrou para se aproximar das sobrinhas.
As gêmeas Julia e Valentina, com 20 anos de idade, têm uma forte conexão, e não entendiam o motivo da sua mãe e sua tia terem se afastado no passado, mas tanto a mãe quanto o pai delas evitavam tocar no assunto. As meninas nunca tinham estado em Londres e jamais haviam saído dos Estados Unidos. Londres era a terra natal de sua mãe, mas Edie e Jack pareciam querer se manter afastados de lá a todo custo. 
Todos os personagens foram muito bem construídos, mas nenhum deles me cativou, pois lhes faltava magnetismo e profundidade. Julia é extrovertida, tem personalidade forte e gosta de mandar na irmã; Valentina é mais tímida, frágil, que não consegue se desprender das amarras de sua irmã gêmea; Robert, companheiro de Elspeth, não consegue se conformar com a morte da esposa e passou a trabalhar como guia do cemitério em que Espelth foi enterrada; por fim, Martin, um vizinho que tinha Transtorno Obssessivo Compulsivo (se lembra do detetive Monky com sua obssessão por limpeza?) e foi abandonado pela esposa, que já não conseguia mais conviver com esse problema que ele insistia em não tratar.
A narrativa se mostrou bem monótona por mais da metade do livro, até que as gêmeas  começaram a sentir uma estranha presença entre elas naquele apartamento. Uma presença sobrenatural muito forte e marcante, sentida principalmente por Valentina, mas logo elas se deram conta de que o fantasma da tia se mateve presa no apartamento durante todo o tempo. O fantasma dela passou a conviver com as sobrinhas, interagindo com elas e estabelecendo assim uma maravilhosa relação de amizade e cumplicidade, que em vida não foi possível ter. 
As gêmeas conseguiriam descobrir qual era o grande segredo que acabou separando as irmãs Elspeth e Eddie? Quais seriam as lições que as duas jovens aprenderiam após o período em que vivessem em Londres?
Eu acredito que cada um vai terá que ler pra tirar as suas próprias conclusões! O desfecho da história foi de certa forma surpreendente sim, mas não a ponto de considerá-lo um ótimo livro desses que tiram o fôlego sem desgrudar dele até a última página.
Entretanto, eu recomendo a leitura de Uma Estranha Simetria para todos que curtem uma história forte e complexa que trata sobre a relação entre irmãos, com mistérios onde nada é o que parece ser.
Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito do livro!!





Até à Próxima!!

27 comentários:

  1. Me decepcionei com o final do livro, gostei dele no todo, mas o final foi meio hãn?? Muita loucura rs...
    beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari,

    Até agora só tinha lido comentários positivos sobre este livro, que pena que vc não gostou tanto, estou com medo do final agora rsrs. Eu vou ler em breve, amo o primeiro livro da autora, vou tentar não criar tanta expectativa.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Estou bem curiosa para ler esse livro. Para ser sincera, essa é a primeira resenha negativa que encontrei pela blogosfera... Todo livro tem seus defeitos, por isso acho que vale a pena tentar.. :)

    Abraços

    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu estou curiosa com esse livro, mas essa é a segunda resenha que vejo dizerem que não é tão bom.

    Beijos!!
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  5. Hum... essa é a segunda resenha que vejo alguém dizendo que não superou as expectativas.

    Eu também criei muitas expectativas por esse livro, e espero sinceramente que não me decepcionei.

    Uma coisa que me desanimou um pouco foi o fato de você dizer que o livro é meio cansativo. Esse é um dos motivos que me fazem ter vontade de abandonar um livro, mas de qualquer forma eu não farei hehehe.

    Gostei bastante da sua resenha. Espero ler o livro o quanto antes!!!!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, to com esse livro aqui, mas não li ainda, acho que vou passar uns outros na frente, já que vc não foi a primeira a dizer que ele é um pouco cansativo, enfim, a sua resenha ta muito bem feita, e voce foi bem sincera em dizer o que realmente achou do livro! Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada da autora e tinha vistos resenhas positivas sobre o livro. Pena que não te agradou tanto, quando puder quero conferir para ver o que acho dele. hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!
    Acho legal como o mesmo livro pode gerar opiniões diferentes. Ao contrário de você eu adorei Uma Estranha Simetria, não achei chato, muito pelo contrário, não conseguia parar de ler.
    Eu também não li o romance de estreia da autora mas amo o filme!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler e assim como a Sora, eu acho que um livro pode gerar opiniões diferentes. Mas já fiquei um pouco com um pé atrás, o enredo eu gostei é bem construido, mas o principal a gente não pode saber de perto: a narrativa. Ela pode estragar um bom enredo ou arruinar um ótimo... Enfim, ainda tenho muita vontade de ler e nem sabia que esse livro era da autora de A Mulher do Viajante do Tempo... Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  10. Ai Deus, só estou tendo decepções hoje em relação a livros rs
    É a 2ª resenha que leio de livro que tenho interesse e que a resenha não é lá mt positiva =/ Quero muito ler Uma Estranha Simetria, mas acho que agora vou esperar um pouquinho rsrs

    Claro que ainda vou ler, mas como não estou nadando no dinheiro, darei preferência por enquanto a outros.

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho muito mais vontade de ler Destino do que Uma Estranha Simetria, apesar de a sinopse parecer interessante, já li algumas resenhas negativas. Gostei da sua, foi bem sincera, mas tirou ainda mais pouca vontade que eu tinha de ler :x HAHAHAHA
    Acho que a questão da narrativa um pouco cansativa é da autora mesmo. AMO A Mulher do Viajante no tempo, é lindo e encantador, mas é um pouco cansativo, além de bem confuso no inicio. Mas não deixe de ler, super vale a pena! (;

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. A capa desse livro me lembra uma capa de filme de terror, sei la LSKJDKLSA
    Estou com vontade de ler ele, mas pela sua resenha a vontade não despertou TANTO assim.

    Flor, faz um tempo já que eu mandei uma mensagem para você para começarmos uma parceria e estou seguindo aqui. Tu ainda não me deu retorno, pode conferir isso para mim?

    Beijão, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Bem, a temática do livro parece boa. A capa também é bem chamativa, mas pela sua resenha, não me pareceu um texto bom de ser lido. refiro-me aos fatores de entreter e de divertir. Bem, mas valeu ler a resenha.

    Um abraço, Mariana.

    ResponderExcluir
  14. Estou lendo criticas boas e ruins sobre esse livro. Fiquei encucada com ele ;/


    Beijos,
    http://thataeoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Desde que vi a capa fiquei com vontade de TER o livro. Mas não tenho muita vontade de LER o livro pelo tema. Não parece o tipo de história que me agrada.
    Aindanão sei se vou comprar...
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  16. Uma pena que o livro não tenha sido o que vc esperava, é tão ruim qdo isso acontece né, eu me sinto frustrada.
    Mesmo assim ainda estou bem curiosa para ler, pois sinto que vou gostar dele, feeling mesmo rss.

    Beijocas
    Vivi
    Filmes, livros & séries
    www.filmeslivroseseries.com

    ResponderExcluir
  17. Já li outras resenhas do livro que dizem isso mesmo, que nao é chega a ser um otimo livro, por isso tenho minhas duvidas se leio ou nao hehehe
    curiosa eu estou, mas tem tantos livros na espera que vai demorar um pouco hehehe

    Beeeijos Mari ;*

    ResponderExcluir
  18. Já é a segunda resenha negativa que leio sobre esse livro. Confesso que estava com muita vontade de ler, mas esa vontade já está se esvaindo. Tenho dificuldade pra me concentrar em histórias/textos parados demais, então, definitivamente esse não é o livro pra mim.

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  19. OI Mari!

    POis é... eu acho que vou ter que conferir o livro, conforme vc disse, para tirar minhas próprias conclusões. Já li várias resenhas e ainda não sei dizer se será um livro que eu irei gostar. De qualquer forma, eu qro ler!

    Boa semana!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Ai florzinha, que medo de ler esse livro. Medo de me sentir cansada, já que você disse que a narrativa é cansativa... Nossa, eu demoro MUITO quando os livros não desenvolvem de forma instigante, sabe?? :x
    Poxa, e por ser a mesma autora de "a mulher do viajante do tempo" imaginei que seria mais um best-seller. Nossa, que coisa, não??
    :x

    Nenhum personagem mesmo?? Poxa, estou com medo, realmente... Geralmente pelo menos o cachorro que passa no plano de fundo da história agrada a gente né? Mas nenhunzinho?? Hehehe!

    Ótima resenha flor!
    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Já é a seegunda pessoa que eu vejo não mt animada fazendo a resenha desse livro e estou desestindo gradativamente de lê-lo, tenho mt coisa para ler aq e ainda mt livros que eu quero ler (principallmente continuação de séries) e tô sériamente excluindo aqueles que tem resenhas tão pouco atrativas.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  22. Não tenho muita vontade de ler ¬¬
    acho que a capa e nem a sinopse me chamaram sabe!?
    bjs Mariii!

    ResponderExcluir
  23. Hum!

    Até agora só tinha ouvido falar bem desse livro!
    Fiquei apreensiva!

    Bem bacana sua resenha! Eu li o outro livro da autora e simplesmente ameiiii!
    =)

    Bjinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  24. @Kamila
    Já te mandei um e-mail aceitando a parceria!
    Muito obrigada pelo convite.
    Já adicionei seu banner na minha página de parceiros. Espero que tenha lido as novas regras de parcerias com blogs.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  25. Olá, leitores!
    Muito obrigada a todos pelos comentários na resenha dessa semana.
    Realmente, eu criei muitas expectativas em torno deste livro e acabei me decepcionando. Infelizmente, eu fui uma das poucas pessoas que não curtiram muito a história. :(
    Tenham uma ótima semana.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  26. Estou louca para ler este livro. Bjs, Rose:D

    ResponderExcluir
  27. Sua resenha está ótima.
    Ando bem curiosa por ler esse livros, principalmente porque tenho as gÊmeas em casa e elas estão ainda mais interessadas em ler do que eu...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

27 comentários:

  1. Me decepcionei com o final do livro, gostei dele no todo, mas o final foi meio hãn?? Muita loucura rs...
    beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari,

    Até agora só tinha lido comentários positivos sobre este livro, que pena que vc não gostou tanto, estou com medo do final agora rsrs. Eu vou ler em breve, amo o primeiro livro da autora, vou tentar não criar tanta expectativa.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Estou bem curiosa para ler esse livro. Para ser sincera, essa é a primeira resenha negativa que encontrei pela blogosfera... Todo livro tem seus defeitos, por isso acho que vale a pena tentar.. :)

    Abraços

    http://leitorasanonimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu estou curiosa com esse livro, mas essa é a segunda resenha que vejo dizerem que não é tão bom.

    Beijos!!
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  5. Hum... essa é a segunda resenha que vejo alguém dizendo que não superou as expectativas.

    Eu também criei muitas expectativas por esse livro, e espero sinceramente que não me decepcionei.

    Uma coisa que me desanimou um pouco foi o fato de você dizer que o livro é meio cansativo. Esse é um dos motivos que me fazem ter vontade de abandonar um livro, mas de qualquer forma eu não farei hehehe.

    Gostei bastante da sua resenha. Espero ler o livro o quanto antes!!!!

    Beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, to com esse livro aqui, mas não li ainda, acho que vou passar uns outros na frente, já que vc não foi a primeira a dizer que ele é um pouco cansativo, enfim, a sua resenha ta muito bem feita, e voce foi bem sincera em dizer o que realmente achou do livro! Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada da autora e tinha vistos resenhas positivas sobre o livro. Pena que não te agradou tanto, quando puder quero conferir para ver o que acho dele. hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!
    Acho legal como o mesmo livro pode gerar opiniões diferentes. Ao contrário de você eu adorei Uma Estranha Simetria, não achei chato, muito pelo contrário, não conseguia parar de ler.
    Eu também não li o romance de estreia da autora mas amo o filme!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho muita vontade de ler e assim como a Sora, eu acho que um livro pode gerar opiniões diferentes. Mas já fiquei um pouco com um pé atrás, o enredo eu gostei é bem construido, mas o principal a gente não pode saber de perto: a narrativa. Ela pode estragar um bom enredo ou arruinar um ótimo... Enfim, ainda tenho muita vontade de ler e nem sabia que esse livro era da autora de A Mulher do Viajante do Tempo... Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  10. Ai Deus, só estou tendo decepções hoje em relação a livros rs
    É a 2ª resenha que leio de livro que tenho interesse e que a resenha não é lá mt positiva =/ Quero muito ler Uma Estranha Simetria, mas acho que agora vou esperar um pouquinho rsrs

    Claro que ainda vou ler, mas como não estou nadando no dinheiro, darei preferência por enquanto a outros.

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho muito mais vontade de ler Destino do que Uma Estranha Simetria, apesar de a sinopse parecer interessante, já li algumas resenhas negativas. Gostei da sua, foi bem sincera, mas tirou ainda mais pouca vontade que eu tinha de ler :x HAHAHAHA
    Acho que a questão da narrativa um pouco cansativa é da autora mesmo. AMO A Mulher do Viajante no tempo, é lindo e encantador, mas é um pouco cansativo, além de bem confuso no inicio. Mas não deixe de ler, super vale a pena! (;

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. A capa desse livro me lembra uma capa de filme de terror, sei la LSKJDKLSA
    Estou com vontade de ler ele, mas pela sua resenha a vontade não despertou TANTO assim.

    Flor, faz um tempo já que eu mandei uma mensagem para você para começarmos uma parceria e estou seguindo aqui. Tu ainda não me deu retorno, pode conferir isso para mim?

    Beijão, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Bem, a temática do livro parece boa. A capa também é bem chamativa, mas pela sua resenha, não me pareceu um texto bom de ser lido. refiro-me aos fatores de entreter e de divertir. Bem, mas valeu ler a resenha.

    Um abraço, Mariana.

    ResponderExcluir
  14. Estou lendo criticas boas e ruins sobre esse livro. Fiquei encucada com ele ;/


    Beijos,
    http://thataeoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Desde que vi a capa fiquei com vontade de TER o livro. Mas não tenho muita vontade de LER o livro pelo tema. Não parece o tipo de história que me agrada.
    Aindanão sei se vou comprar...
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  16. Uma pena que o livro não tenha sido o que vc esperava, é tão ruim qdo isso acontece né, eu me sinto frustrada.
    Mesmo assim ainda estou bem curiosa para ler, pois sinto que vou gostar dele, feeling mesmo rss.

    Beijocas
    Vivi
    Filmes, livros & séries
    www.filmeslivroseseries.com

    ResponderExcluir
  17. Já li outras resenhas do livro que dizem isso mesmo, que nao é chega a ser um otimo livro, por isso tenho minhas duvidas se leio ou nao hehehe
    curiosa eu estou, mas tem tantos livros na espera que vai demorar um pouco hehehe

    Beeeijos Mari ;*

    ResponderExcluir
  18. Já é a segunda resenha negativa que leio sobre esse livro. Confesso que estava com muita vontade de ler, mas esa vontade já está se esvaindo. Tenho dificuldade pra me concentrar em histórias/textos parados demais, então, definitivamente esse não é o livro pra mim.

    xx thanny in wonderland

    ResponderExcluir
  19. OI Mari!

    POis é... eu acho que vou ter que conferir o livro, conforme vc disse, para tirar minhas próprias conclusões. Já li várias resenhas e ainda não sei dizer se será um livro que eu irei gostar. De qualquer forma, eu qro ler!

    Boa semana!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Ai florzinha, que medo de ler esse livro. Medo de me sentir cansada, já que você disse que a narrativa é cansativa... Nossa, eu demoro MUITO quando os livros não desenvolvem de forma instigante, sabe?? :x
    Poxa, e por ser a mesma autora de "a mulher do viajante do tempo" imaginei que seria mais um best-seller. Nossa, que coisa, não??
    :x

    Nenhum personagem mesmo?? Poxa, estou com medo, realmente... Geralmente pelo menos o cachorro que passa no plano de fundo da história agrada a gente né? Mas nenhunzinho?? Hehehe!

    Ótima resenha flor!
    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Já é a seegunda pessoa que eu vejo não mt animada fazendo a resenha desse livro e estou desestindo gradativamente de lê-lo, tenho mt coisa para ler aq e ainda mt livros que eu quero ler (principallmente continuação de séries) e tô sériamente excluindo aqueles que tem resenhas tão pouco atrativas.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  22. Não tenho muita vontade de ler ¬¬
    acho que a capa e nem a sinopse me chamaram sabe!?
    bjs Mariii!

    ResponderExcluir
  23. Hum!

    Até agora só tinha ouvido falar bem desse livro!
    Fiquei apreensiva!

    Bem bacana sua resenha! Eu li o outro livro da autora e simplesmente ameiiii!
    =)

    Bjinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  24. @Kamila
    Já te mandei um e-mail aceitando a parceria!
    Muito obrigada pelo convite.
    Já adicionei seu banner na minha página de parceiros. Espero que tenha lido as novas regras de parcerias com blogs.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  25. Olá, leitores!
    Muito obrigada a todos pelos comentários na resenha dessa semana.
    Realmente, eu criei muitas expectativas em torno deste livro e acabei me decepcionando. Infelizmente, eu fui uma das poucas pessoas que não curtiram muito a história. :(
    Tenham uma ótima semana.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  26. Estou louca para ler este livro. Bjs, Rose:D

    ResponderExcluir
  27. Sua resenha está ótima.
    Ando bem curiosa por ler esse livros, principalmente porque tenho as gÊmeas em casa e elas estão ainda mais interessadas em ler do que eu...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...