segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

postheadericon Resenha: Marta por Breno Melo

Marta
Breno Melo

Editora: Schoba
ISBN: 9788580130140
Categoria: Romance
Edição: 2010
Número de páginas: 216


Sinopse: Marta é bipolar, adolescente e tenta viver uma história de amor. Um velho psiquiatra, disposto a produzir Literatura leiga e fugir das teses para o meio acadêmico, narra os fatos mais significativos da vida de Marta, abrangendo toda a sua primeira adolescência, até que possa caracterizá-la como bipolar tipo I. O mais original é que ele mostra Marta às voltas com a vida que todos levamos — tentando viver sua própria história de amor — e não apenas com o transtorno em si ou tratando dele.

E a cada segundo ao lado de João eu vivia dez mil anos de alegria, cem milhões de contentamentos, sem que isso entretanto fosse o bastante, porque eu queria sempre mais, desejando alargar os segundos em minutos, as horas em dias, os meses em séculos... p. 156

Olá, caros leitores!! Hoje trouxe para vocês a resenha de um livro de autor nacional, através do Booktour que estou participando no blog Minha Vida Literária da querida Aione Simões. Eu quero primeiramente agradecer a Mi por ter me convidado para participar do Booktour deste livro. Uma pena não ter apreciado muito a história e vou explicar as razões nesta resenha.

Marta conta a história da personagem que dá nome ao título, uma jovem linda e meiga que sofre do transtorno Bipolar do tipo I. A protagonista e mais duas amigas provenientes da cidade de La Falda, decidem morar em Córdova para continuar os estudos e assim que chegam já aproveitam para conhecer o que há de melhor na cidade com sua vida noturna bastante agitada.

Marta sempre foi apaixonada por João, mas alguns fatores contribuíram para que ambos não estivessem mais juntos e o leitor passa a acompanhar a obsessão dela pelo jovem, o que para mim não caracteriza a bipolaridade outrora mencionada na história, como algo que justificasse suas atitudes durante a adolescência. Muito pelo contrário, a personalidade dela em nada parece com a de alguém que seja diagnosticada com esse distúrbio. Não sou psicóloga, mas pesquisando um pouco a respeito cheguei a conclusão de que uma pessoa bipolar apresenta oscilações de humor, ora deixando-a comunicativa e alegre, ora apresentando melancolia e retraimento. Acredito que Marta se comporta como uma jovem muito apaixonada e sonhadora, que passa a tomar certas atitudes, que a meu ver só lhe causariam mais sofrimento e dor.

As amigas de Marta preferem curti a vida se envolvendo com alguns homens de forma descompromissada e um tanto quanto libidinosa, não têm amor próprio, apenas se desvalorizam diante dos homens sem se importar com as consequências. A amizade entre elas é forte e verdadeira, ao mesmo tempo em que passa uma impressão politicamente incorreta e ambígua na relação das três personagens. Acho estranho algumas atitudes entre elas, ou você considera normal beijar na boca de suas amigas de vez em quando?Eu pelo menos posso ser taxada de careta e tudo o mais pelas pessoas, mas não permitiria certos tipos de intimidades como essa, arghhhh. Comigo não violão! rs

O livro passa por uma reviravolta quando Marta compartilha toda a sua história com João para uma amiga, a Rosana. Desta forma, o leitor ficou sabendo como eles se conheceram e tiveram um rápido envolvimento durante a adolescência. Eu curti muito essa parte, pude perceber o quanto João era merecedor dessa sublime sentimento que ela nutria por ele e que antes imaginava que era uma completa perda de tempo. O fato é que aos poucos eu passei a torcer muito pela união dos dois, para mim formavam um bonito casal. Entretanto, Marta acabou adoecendo e teve que voltar para a casa dos pais em La Falda. Isso proporcionou uma aproximação entre ela e seu primo Vasco, que sempre foi apaixonado por ela e tinha a aprovação da família. Logo, fui surpreendida com um desfecho inesperado e um tanto quanto forçado que me deixou bastante frustrada. O final pode ser interpretado como confuso ou despropositado. Essa é a minha opinião pessoal, mas cada um interpreta à sua maneira ao tirar as suas próprias conclusões no final da leitura.

Não curti a narrativa escolhida pelo autor, é em terceira pessoa sob a visão de um velho psiquiatra que queria propor uma Literatura leiga que fugisse das teses para o meio acadêmico. Entretanto, muitas passagens do livro são explicadas de forma excessivamente didática como se estivéssemos numa sala de aula. Não gosto quando a capacidade de discernimento do leitor é subestimada na história. Senti que o narrador queria nos confundir ao fugir do foco com suas teorias e reflexões sobre psicanálise, filosofia e mitologia e isso contribuiu para tornar a leitura mais cansativa e enfadonha.

Os personagens não me cativaram, talvez se a narrativa fosse em primeira pessoa possibilitasse mais dinamismo e profundidade na história, pelo menos eu teria uma percepção diferente com relação aos sentimentos conflitantes de Marta. O desfecho final não foi como eu esperava, e deixou lacunas desnecessárias na história, como por exemplo a misteriosa doença de Marta, que me fez ter várias conjecturas por causa do seu descuido com o próprio corpo.


Enfim, se prefere um livro mais complexo e denso certamente vale a pena conferir de perto a história de Marta. O livro possui alguns deslizes de revisão, mas nada que interfira durante a leitura.
Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito do livro!!







Até à Próxima!!

22 comentários:

  1. Oi Mari!
    Uma pena que o livro não tenha te agradado muito, infelizmente acontece né?
    O que mais te desagradou foi justamente o que mais me agradou, a narrativa hehe! Mas acho que é bem por uma questão de gosto mesmo, eu adoro passagens reflexivas e filosóficas, então adorei o livro como um todo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oie Mari!

    Acho que a pior coisa que pode existir em um livro são os personagens fracos. Senti isso quando li Julieta Imortal.

    É como se você não conseguisse se encontrar na história... é decepcionante mesmo.

    Para mim este tipo de livro não empolga.

    bjus


    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. leio muitas opiniões diferentes sobre esse livro, eu ainda estou em dúvida se irei lê-lo, mas adorei a resenha (:

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Já li algumas resenhas deste livro, e muitas delas foram favoráveis mas, depois da sua não sei mais o que esperar de Marta. Sua resenha deixou bem explícito o porque de você não ter gostado e compreendo, também não gosto quando os leitores são subestimados.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  5. Estou com ele aqui pra ler, ganhei em uma promoção e a sua resenha me acendeu a luz de atenção.
    Percebi que terei que ler sem grandes expectativas e com a mente bem aberta para não abandonar a leitura.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da temática dele... assuntos que envolvem psicologia me atraem muito, rsrs
    Mas fiquei em dúvida pela sua resenha se valerá a pena arriscar... pelo que pude perceber o autor não soube guiar bem a trama, e isso pode atrapalhar muito a leitura :(

    Adorei a sua resenha, Mari! Continue sendo sincera sempre :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha sincera! Adoro encontrar blogs dispostos a realmente expor o que acharam do livro. Com certeza voltarei mais vezes aqui.

    Quanto ao livro, não me atraiu nem um pouco a sinopse. Convivi com uma pessoa bipolar e, pelo o que vc citou, o autor pecou nessa caracterização da personagem...

    Enfim, novamente, parabéns!

    Beijos!

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já tive oportunidade de ler este livro e também não gostei muito. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    O livro tem uma premissa interessante por causa da personagem bipolar, mas pelo que você contou, o autor não conseguiu desenvolver a narrativa muito bem.
    Enfim, não me interessei pelo livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari!
    Eu estava com saudades de passar por aqui!
    A correria anda grande agora. Estou tendo que deixar o meu blog um pouco de lado... :s
    Ando meio enjoada dos autores nacionais. Sei que é triste dizer isso, mas nenhum livro nacional tem me conquistado. São erros de revisão, trama sem graça, personagens sem muita profundidade... Enfim, já que estou com pouquíssimo tempo disponível para leitura, estou ando prioridade para os estrangeiros. Principalmente aqueles livros de autores de maior renome para não correr o risco...
    Beijooo! Bom restinho de feriado! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari,
    Amei a sua análise pois foi diferente de todas as que eu tinha lido sobre o livro até agora. Gostei dos seus argumentos, bem fundamentados, sempre explicando o porquê de não ter gostado de algo no livro, passando sinceridade ao leitor.
    Ganhei esse livro em uma promo e pra falar a verdade agora fiquei ainda mais curiosa pra ler, pois ouvi tanta gente falando bem que quero saber se vou acabar pendendo mais pro seu lado ou pra os dos que gostaram da narrativa do autor! Embora que depois de ler os argumentos utilizados por você, imagino que não irei gostar tanto do livro de qualquer jeito, mas nunca se sabe!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari,

    Como te disse pelo twitter também estou participando do Book Tour e esperando pelo livro, mas como li diversas resenhas estou um pouco dividida, mas assim que eu ler te digo o que achei ^^

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  13. Não fiquei muito interessada no livro. Não é um tipo que me atrai, sabe? E que intimidade torta é essa entre essas amigas? o.O Bom, mas vale a pena ler pra quem se interessou. Mas eu passo.

    Beijos
    http://osbastidoresdoamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas vou anotar aqui para futuras análises. Bjs,

    ResponderExcluir
  15. Eu já vi algumas críticas deste livro e a sua é a primeira mais negativa. Creio que me agradaria a narração dele e a história - apesar de em primeira pessoa ser, de fato, mais envolvente. Uma pena que você não gostou, eu já quero ler <3 haha. Beijones!

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro ainda, mas, achei muito boa sua resenha Mari, mostrou seu ponto de vista sem desvalorizar o livro, só expondo sua opinião mesmo.
    Parabéns!


    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mas já pela sinopse não me animei muito com ele, não :s e com sua resenha, menos ainda UOFHIAFHASIPDFU Não sei, sabe quando o santo nao bate? E ainda mais isso que voce falou sobre ela nao parecer bipolar e OI OQ ELA FAZ COM ASAMIGAS -Q quer dizer, conheço gente que faz isso, mas... comigo nao, violão +1 HHAUAHHAUA
    Enfim, adorei sua sinceridade na resenha. Mas esse nao é pra mim, nao :(

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari,

    Já vi resenha desse livro em outro blog e continuo não me interessando pela história. Não é do tipo que me atrai, sabe? Mas gostei da sinceridade da resenha, ficou ótima flor!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari,

    Apesar do enredo interessante e diferente este eu passo. Não é o meu tipo de historia, e concordo com você, este negocio de amiga beijando amiga não é para mim não kkkk.

    bjos

    ResponderExcluir
  20. A única parte que eu acho que seria legal numa leitura é uma personagem principal bipolar. Acho que daria uma história legal, uma menina sem ter total controle sobre si mesma. Mas parece que a ideia foi desperdiçada, né? Uma pena. Não me deu vontade de ler não. Achei a capa bem feia também ;s

    Beijos,
    Celle

    ResponderExcluir
  21. Oi, Mari!
    Gostei da resenha, sobretudo sua sinceridade. Acho esse tema um tanto quanto intrigante: a bipolaridade. Deve ser tratado com cuidado por quem o escreve. Bem, espero que o Breno seja mais feliz em seu próximo livro.

    Abraços.
    Samuca - Obcecados Por Livros.

    ResponderExcluir
  22. Oi Mari!
    Nossa, que resenha bem escrita, fiquei boquiaberta aqui! Dizer que simplesmente não gostou do livro, é fácil, agora fazer de uma forma tão pontuada como vc fez é o difícil, porém vc se expressou muito bem.
    O enredo não chamou minha atenção, não é uma história que eu leria.
    Adorei a resenha!!
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

22 comentários:

  1. Oi Mari!
    Uma pena que o livro não tenha te agradado muito, infelizmente acontece né?
    O que mais te desagradou foi justamente o que mais me agradou, a narrativa hehe! Mas acho que é bem por uma questão de gosto mesmo, eu adoro passagens reflexivas e filosóficas, então adorei o livro como um todo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oie Mari!

    Acho que a pior coisa que pode existir em um livro são os personagens fracos. Senti isso quando li Julieta Imortal.

    É como se você não conseguisse se encontrar na história... é decepcionante mesmo.

    Para mim este tipo de livro não empolga.

    bjus


    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. leio muitas opiniões diferentes sobre esse livro, eu ainda estou em dúvida se irei lê-lo, mas adorei a resenha (:

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  4. Já li algumas resenhas deste livro, e muitas delas foram favoráveis mas, depois da sua não sei mais o que esperar de Marta. Sua resenha deixou bem explícito o porque de você não ter gostado e compreendo, também não gosto quando os leitores são subestimados.

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
  5. Estou com ele aqui pra ler, ganhei em uma promoção e a sua resenha me acendeu a luz de atenção.
    Percebi que terei que ler sem grandes expectativas e com a mente bem aberta para não abandonar a leitura.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei da temática dele... assuntos que envolvem psicologia me atraem muito, rsrs
    Mas fiquei em dúvida pela sua resenha se valerá a pena arriscar... pelo que pude perceber o autor não soube guiar bem a trama, e isso pode atrapalhar muito a leitura :(

    Adorei a sua resenha, Mari! Continue sendo sincera sempre :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha sincera! Adoro encontrar blogs dispostos a realmente expor o que acharam do livro. Com certeza voltarei mais vezes aqui.

    Quanto ao livro, não me atraiu nem um pouco a sinopse. Convivi com uma pessoa bipolar e, pelo o que vc citou, o autor pecou nessa caracterização da personagem...

    Enfim, novamente, parabéns!

    Beijos!

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já tive oportunidade de ler este livro e também não gostei muito. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    O livro tem uma premissa interessante por causa da personagem bipolar, mas pelo que você contou, o autor não conseguiu desenvolver a narrativa muito bem.
    Enfim, não me interessei pelo livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari!
    Eu estava com saudades de passar por aqui!
    A correria anda grande agora. Estou tendo que deixar o meu blog um pouco de lado... :s
    Ando meio enjoada dos autores nacionais. Sei que é triste dizer isso, mas nenhum livro nacional tem me conquistado. São erros de revisão, trama sem graça, personagens sem muita profundidade... Enfim, já que estou com pouquíssimo tempo disponível para leitura, estou ando prioridade para os estrangeiros. Principalmente aqueles livros de autores de maior renome para não correr o risco...
    Beijooo! Bom restinho de feriado! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari,
    Amei a sua análise pois foi diferente de todas as que eu tinha lido sobre o livro até agora. Gostei dos seus argumentos, bem fundamentados, sempre explicando o porquê de não ter gostado de algo no livro, passando sinceridade ao leitor.
    Ganhei esse livro em uma promo e pra falar a verdade agora fiquei ainda mais curiosa pra ler, pois ouvi tanta gente falando bem que quero saber se vou acabar pendendo mais pro seu lado ou pra os dos que gostaram da narrativa do autor! Embora que depois de ler os argumentos utilizados por você, imagino que não irei gostar tanto do livro de qualquer jeito, mas nunca se sabe!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari,

    Como te disse pelo twitter também estou participando do Book Tour e esperando pelo livro, mas como li diversas resenhas estou um pouco dividida, mas assim que eu ler te digo o que achei ^^

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  13. Não fiquei muito interessada no livro. Não é um tipo que me atrai, sabe? E que intimidade torta é essa entre essas amigas? o.O Bom, mas vale a pena ler pra quem se interessou. Mas eu passo.

    Beijos
    http://osbastidoresdoamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas vou anotar aqui para futuras análises. Bjs,

    ResponderExcluir
  15. Eu já vi algumas críticas deste livro e a sua é a primeira mais negativa. Creio que me agradaria a narração dele e a história - apesar de em primeira pessoa ser, de fato, mais envolvente. Uma pena que você não gostou, eu já quero ler <3 haha. Beijones!

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro ainda, mas, achei muito boa sua resenha Mari, mostrou seu ponto de vista sem desvalorizar o livro, só expondo sua opinião mesmo.
    Parabéns!


    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mas já pela sinopse não me animei muito com ele, não :s e com sua resenha, menos ainda UOFHIAFHASIPDFU Não sei, sabe quando o santo nao bate? E ainda mais isso que voce falou sobre ela nao parecer bipolar e OI OQ ELA FAZ COM ASAMIGAS -Q quer dizer, conheço gente que faz isso, mas... comigo nao, violão +1 HHAUAHHAUA
    Enfim, adorei sua sinceridade na resenha. Mas esse nao é pra mim, nao :(

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari,

    Já vi resenha desse livro em outro blog e continuo não me interessando pela história. Não é do tipo que me atrai, sabe? Mas gostei da sinceridade da resenha, ficou ótima flor!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari,

    Apesar do enredo interessante e diferente este eu passo. Não é o meu tipo de historia, e concordo com você, este negocio de amiga beijando amiga não é para mim não kkkk.

    bjos

    ResponderExcluir
  20. A única parte que eu acho que seria legal numa leitura é uma personagem principal bipolar. Acho que daria uma história legal, uma menina sem ter total controle sobre si mesma. Mas parece que a ideia foi desperdiçada, né? Uma pena. Não me deu vontade de ler não. Achei a capa bem feia também ;s

    Beijos,
    Celle

    ResponderExcluir
  21. Oi, Mari!
    Gostei da resenha, sobretudo sua sinceridade. Acho esse tema um tanto quanto intrigante: a bipolaridade. Deve ser tratado com cuidado por quem o escreve. Bem, espero que o Breno seja mais feliz em seu próximo livro.

    Abraços.
    Samuca - Obcecados Por Livros.

    ResponderExcluir
  22. Oi Mari!
    Nossa, que resenha bem escrita, fiquei boquiaberta aqui! Dizer que simplesmente não gostou do livro, é fácil, agora fazer de uma forma tão pontuada como vc fez é o difícil, porém vc se expressou muito bem.
    O enredo não chamou minha atenção, não é uma história que eu leria.
    Adorei a resenha!!
    bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...