Olá, amigos e leitores do Blog Confissões Literárias. Que tal falarmos um pouco sobre livros que possuem características incomuns para um livro ou daqueles que possuem uma abordagem do tema de maneira inovadora e criaiva?
O livro "O Diário Escondido da Serafina" da escritora Cristina Porto é um livro infantil, ilustrado e de leitura simplificada feito com o intuito de atrair as crianças para a leitura. Até aí nada de diferente certo? A peculiaridade do livro, como o próprio nome sugere, está concentrada no fato de alguns textos e imagens estarem escondidos. Existem páginas dobradas no livro que escondem informações. Ao desdobrá-las, o infante leitor se depara com imagens e textos que complementam ou até mesmo são essenciais para o entendimento da história. A criatividade da autora está fundamentada em usar a curiosidade das crianças.
Não é só. Nas páginas do livro que parece simples, há utilização de texto ritmado (parlendas), ensino dos tempos verbais e marcadores de passagem de tempo. A criança aprende temas complexos do português sem se dar conta, como prega a nova escola de ensino da língua. É um livro formidável.
Já pensou em livros assim voltados para leitores maduros? Livros com páginas em branco para marcarem passagem de tempo ou a ausência da pessoa que narra? Textos secretos, sons e imagens são características de uma literatura visual que ganha força nos dias atuais. Cristina, consciente ou não nos trás estes conceitos em sua obra infantil.
Abraço.
Sobre o colunista: Paul Law
| Homem simples que tem alma de menino e uma imaginação fantástica. É, por isso, um menino-grande. Um menino-grande está sempre em busca de alguma coisa; está sempre melhorando nesta busca. Se eles fossem um desenho, seria como se de esboço passassem a um desenho quase finalizado, mas nunca chegassem à arte-final. Também não poderiam, já que a graça de viver é sempre ser assim: alguém que busca algo. Pensou que se escrevesse, talvez conseguisse passar uma mensagem e foi assim, caros amigos, que ele descobriu que as palavras possuem vida e se mexem por aí para formar histórias. Então ele decidiu, além de ser menino-grande, ser escritor. Ester |
Olá, realmente é um livro diferente e fiquei curiosa para ver como é. Adoro literatura infantil, ainda mais quando vem com alguma proposta noca. Bju
ResponderExcluirFiquei super curiosa para ver como seria esse livro pessoalmente :D E realmente, pelo que você falou é um livro super diferente e criativo.
ResponderExcluirBeijos
@PollyanaCampos
entrelivrosepersonagens.blogspot.com
Poxa vida que bacana :) Não conhecia esse livro, mas achei super legal o fato de haver textos e imagens escondidos, sem dúvida para a criançada é uma boa. Adorei o post, ótima dica.
ResponderExcluirBeijos&beijos
Book is life
Fiquei com vontade de ser criança só pra descobrir os mistérios desse livro. Achei, simplesmente, sensacional a ideia dele! Isso das informações escondidas é de aguçar a criatividade e a curiosidade de qualquer um!
ResponderExcluirOs já crescidos podem ler também?
Hehehe...
Podiam fazer uma versão adulta dele!
Beijão e amei o post!
Que livro interessante!
ResponderExcluirAdoro livros mais interativos e diferentes. Principalmente os infantis.
Bj
Beta
Que legal esse livro, lembro de quando eu era criança. Se esse livro tivesse sido lançado na minha infância, eu com ainda quatro anos (Sim, eu sabia ler com quatro anos) eu com certeza me divertiria lendo esse livro e descobrindo uma coisa nova rsrsrsrs.
ResponderExcluirEu realmente amei essa ideia.
Beijinhos,
Kimy Gabrielli
Oie
ResponderExcluirNossa adorei a proposta desse livro, a criança deve ter sua imaginação a mil a revelar partes "secretas" do mesmo, a surpresa da descoberta deve ser incrível, acho que um livro assim, para adultos é uma ótima ideia. Já pensou? Ficaríamos totalmente curiosos!
Beijos
Pah, Livros & Fuxicos
Aaaah que bacana, seria tipo um livro com alguns "origamis" que vão se abrindo em algumas páginas, né? Bacana, assim a criança fica mais atenta e até interessada no livro!!!
ResponderExcluirBoa dica! ;)
gosto muito de livros infantis e esse deve ser muito legal! adorei!
ResponderExcluirOi Paul, mto bacana o post, parabens!
ResponderExcluirEu desconhecia a obra, mas fiquei fascinada com a criatividade da autora!! Se lançam um livro assim para adultos, certeza que eu compro! kkkk
Mas para as crianças, ou adolescentes, acredito que é um diferencial que atrai, né?
Beijao!!
Rapha ~Doce Encanto
Acho que o livro não faz meu estilo! USAHU.. =/
ResponderExcluirQue bacana esse livro! É uma ótima dica de presente para crianças... Mas acho que até eu gostaria de ler para descobrir as páginas rsrs
ResponderExcluirBjs,
Kel
www.itcultura.com
Fiquei muito contente com os comentários na postagem! Abraço para todos!
ResponderExcluir