quinta-feira, 24 de maio de 2012

postheadericon Resenha: Delírio por Lauren Oliver


Delírio
Lauren Oliver


Editora: Intrínseca 
ISBN: 9788580571646
Categoria: YA / Distopia
Edição: 1ª Ed. 2012
Número de páginas: 352

Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Ouvi muitas vezes que quando eu fosse curada do amor ficaria feliz e em segurança para sempre.Eu acreditava nisso. Antes. Agora tudo mudou, e posso dizer que hoje prefiro sofrer de amor por um único milésimo de segundo a viver cem anos reprimida por uma mentira

Olá, caros leitores!! Eu li esse livro há alguns dias e imaginei que gostaria dele tanto quanto gostei de Antes que eu vá. Tinha depositado muitas expectativas com relação a história, pois sabia que se tratava de uma distopia sobre os perigos do amor para a sociedade e fiquei muito curiosa para conferir como os personagens iriam lidar com a falta de um sentimento tão inerente a condição humana. A narrativa da Lauren é bem poética e envolvente, mas achei a leitura cansativa nas 100 primeiras páginas do livro.
Delírio conta a história de Magdalena 'Lena' Halloway, uma adolescente meiga e doce que estava prestes a passar por uma intervenção cirúrgica para ficar imune aos perigos do amor - Delíria Nervosa. Através do Shhh (Suma de Hábitos, Higiene e Harmonia), foi listado uma série de sintomas da "doença", além da importância da intervenção para o bem-estar da população americana. Para o governo, o Delíria afetava a mente, impedia as pessoas de pensar com clareza e tomar decisões racionais, levando-os a mais completa loucura.
A mãe dela foi uma das vítimas do Delíria e por pouco a sua irmã também não teve um fim trágico e levava uma vida normal, apesar da atitude de distanciamento e indiferença no trato com as pessoas. Lena morava com a tia Carol, o marido e suas duas netas, todos eles sempre falavam sobre os benefícios da cura para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Portland. Ela, a princípio, realmente contava os dias para completar dezoito anos e passar assim pela intervenção e quem sabe não chegaria a ser infectada pelo Delíria, mas sua amiga Hanna, ao contrário, não conseguia refrear seus anseios em buscar novas sensações e experimentar coisas novas. Desta forma, a curiosidade as levou a sair do perímetro urbano e conferiram a animação dos jovens em uma festa agitada e com muita música. Se os Reguladores vissem os meninos e as meninas tão próximos conversando, dançando e se divertindo, certamente os levariam presos e seriam acusados de perturbar a ordem pública. Lena e Hanna tinham visões bem diferentes a respeito da sociedade em que viviam, a primeira parecia conformada e satisfeita com um sistema tão rígido imposto pelo governo, já a outra, ao contrário, queria ter mais liberdade de escolha e mostrava descontentamento por ver que seu destino já foi traçado à sua revelia, pois logo seria emparelhada com um rapaz que seria escolhido para ser seu companheiro pelo resto de sua vida. Ambas entraram em conflito e percebi que a amizade ficou enfraquecida ao longo da história.
Quando os caminhos de Lena se cruzaram com os de Alex, ficou cada vez mais difícil aceitar que não poderia levar adiante seus sentimentos por ele e parecia que o dia da intervenção estava se aproximando cada vez rápido. Logo, ela começou a se dar conta de que estava desenvolvendo os sintomas do Delíria: batimentos cardíacos acelerados, ansiedade, dificuldade de concentração, insônia, entre outros. Alex lhe mostrou uma nova perspectiva sobre o amor, além do seu desejo em mudar a ordem estabelecida. O leitor passa a acompanhar a evolução desse convívio proibido e Lena aos poucos deixa de ser submissa e resistente à mudanças. Entretanto, como os dois conseguiriam enfrentar os obstáculos para viver esse grande amor? Só lendo o livro mesmo para descobrir!! rs
Durante a leitura de Delírio, não pude deixar de associá-lo a outro livro distópico que eu li anteriormente: Destino.  Existia o toque de recolher para manter a ordem e a segurança que deveria ser seguido à risca, havia um critério pré-estabelecido na escolha dos casais, após a intervenção e que tirava o direito de escolha do indivíduo. O livro tem uma premissa interessante em relação a abordagem do amor visto como uma doença e que poderia levar as pessoas a cometerem loucuras, sem falar no sofrimento causado por um coração partido, por exemplo. Entretanto, eu notei muitas semelhanças em relação a alguns livros recentes de Distopia para o jovem adulto e como eu disse no Twitter: Estou começando a achar que os livros distópicos estão convergendo para uma mesma fórmula, exatamente como ocorreu com livros Sobrenaturais. Esse, por si só já se caracteriza como um fator negativo e queria ler livros de distopia onde os personagens arregacem as mangas para mudar o estado atual das coisas e passem a pensar mais no coletivo, sabe? Acho que está mais do que na hora de começar a ler os clássicos do gênero como 1984, Laranja Mecânica, Admirável Mundo NovoFahrenheit 451, entre tantos outros que algumas blogueiras gentilmente me indicaram. Eu só assisti Laranja Mecânica, um filme realmente complexo e que mexe com nossas emoções, mas será imprescindível ler esse livro algum dia.
Eu particularmente gosto do estilo de escrita da autora, mas achei que ela foi bem mais poética e profunda no livro Antes que eu vá em relação a Delírio. Foi a impressão que me passou desde o início da leitura. A personagem Lena teve uma postura de alheamento e passividade no início, mas aos poucos passou a ter atitudes que foram desaprovadas pela sua família e isso me agradou, mas na minha opinião a melhor amiga dela "roubou" a cena a todo o momento. Pena que a protagonista não soube dar o devido valor a amizade e confiança que Hanna sempre fez questão de preservar...
O final foi corrido, eu particularmente tive a sensação de que o mesmo não fez jus a evolução em si da história e ficou muitas pontas soltas, mesmo para um livro de estreia da trilogia. É esperar para ver qual será o rumo dos acontecimentos em Pandemônio.
Não sei ainda se pretendo acompanhar os demais livros da série, mas tenho esperanças sinceramente de que a continuação supere as minhas expectativas. 
Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito do livro!!






Até à Próxima!!

   

33 comentários:

  1. EXATAMENTE! Parece que os distópicos estão seguindo uma 'fórmula' maluca aí...tbm tive a sensação de estar relendo Destino e, Delírio só garantiu a minha vontade ler sua continuação, por causa do final.

    Grande beijo!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  2. Achei que eu seria a única a não gostar tanto desse livro como tantas outras pessoas.
    Como você mesma disse, ele é cansativo.
    O começo e o fim do livro fluem diferente do meio, o desenrolar da história. Achei que a autora ficava indo e vindo e não saia do lugar.
    A linguagem poética dá um charme na história, mas também só faz aumentar o cansaço de leitura nas partes que são extremamente paradas.

    Concordo que o final foi corrido. Tudo aconteceu nas últimas páginas, e acabou daquele jeito que sempre acaba quando sabemos que tem continuação.

    Não sei vou me empolgar para ler os outros. Delírio não alcançou as minhas expectativas tanto quanto eu gostaria.

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    @Jeh_Polato

    ResponderExcluir
  3. Mari, eu gosto muito de Distopias, apesar de não ter gostado de Estilhaça-me. Destino é um dos meus livros prediletos, gostei muito da abordagem.
    Não li Delírio, pois me falaram que lembra Destino. Eu entendo o toque de recolher, que o clichê da opressão, mas essa dos pares...
    Apesar de tudo, um dia lerei, quando não sei!
    Gostei da sua resenha e sinceridade!
    Beijos
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, é ruim demais quando criamos expectativas em cima de uma obra que não as atinge ;~ Nos sentimos tão frustradas, não é? Eu tento não esperar muito de uma obra mais, isso tem me ajudado.
    Também não gosto desses distópicos sempre com a mesma fórmula. Uma pena, pois ainda há muito o que se abordar e seguir padrões acaba limitando esse mundo que poderíamos ler. Espero que isso não vire comum.
    Mesmo assim, ainda quero muito ler delírio :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A resenha ficou demais, mostrou bem os pontos fortes e negativos, deixando o leitor ansioso sobre o livro, eu mesma tenho curiosidade de conhecer Delirio e saber como vai ser minha opinião a respeito dele =D

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma expectativa muito grande com relação À Delírio. Amei Antes que eu vá e acredito que vá amar esse. Uma pena que você não gostou tanto.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!
    Pois é, os distópicos estão sim seguindo uma fórmula, mas acho que todo livro dentro de um gênero acaba tendo alguns clichês, acho que acabam sendo característicos de cada gênero... Mas é claro, sempre fico feliz ao ver inovações!
    Você não é a primeira que vejo classificar Delírio como mediano, com uma história com pontas soltas e uma narrativa um pouco cansativa.
    Também espero que a série melhore, mas eu quero muito ler esse livro!
    Beijão, flor!

    ResponderExcluir
  8. odeio finais corridos, mas pelas resenhas acompanhei o povo gostando muito dele... vou ter cautela kkkk
    mas quero ler e dar minha opinião com mais informações.
    beijos

    parabéns pela resenha

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari,
    Poxa, é realmente uma pena que os distópicos estejam seguindo essa linha. Não li muitos, só Jogos Vorazes por enquanto, por isso não tenho como comparar, mas pela sua resenha deu pra perceber que faltou alguma coisa no livro. E como assim a amiga coadjuvante "roubou" a cena da protagonista? Não gostei!
    Enfim, ainda bem que eu li "Antes que eu Vá" para ter a plena certeza de que a Lauren é uma boa autora, e que não ficará marcada por um livro não tão bom quanto Delírio, ela pelo visto errou ao escolher o tema distopia.
    Ainda não li Delírio e acho que foi exatamente pelo "bum" que ele causou, muita falácia, muita especulação, expectativas altíssimas e nós acabamos nos decepcionando, faz parte.
    Amei a sua resenha, ótima como sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari, este gênero não me seduz,nem mesmos os clássicos. Eu sempre gostei muito de ler os Clássicos em todos os gêneros, pois são eles têm o poder de orientar a arte em si. E no caso da Literatura, acredito que eles ainda influencial mais. Li Laranja Mecânica, 1984, , Admirável Mundo Novo, Fahrenheit 451 e não gostei de nenhum, kkk.
    Bem, mas eu li Delírio e não me empolguei muito, coloquei tudo no mesmo rolo. Acho que eu não gosto de Literatura futurista.
    Sua resenha está muito boa, sincera e intrigante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari,

    Eu gostei muito do livro, mas também gostei mais de Antes que eu vá. Na verdade nem comparei os dois, já que os estilos são muito diferente, mas senti a mesma narrativa da autora dos dois. Não achei lento, distopias normalmente demoram um pouco para engatar pq precisam nos explicar como funciona toda a sociedade.

    Eu gostei de Hanna, mas acho que a Lena evoluiu na medida certa, levando em conta a situação em que foi criada e em como ela sempre viu a historia da mãe como uma vergonha para a família.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, tudo bem?
    Meu sentimento com esse livro já girou da curiosidade ao deixar de lado. Nos dias de hoje, não tenho certeza se quero ler. Talvez a narrativa poética não me agrade e li muitos livros cansativos nos últimos tempos. No entanto, o conceito de "amor do doença" ainda me chama atenção. É possível que eu lia o livro apenas quando toda série for lançada. Gosto de resenhas sinceras e sempre é bom destacar o que nos incomoda. Parabéns!

    Beijão!

    ~ Nine
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari!
    Fiquei muito curiosa em saber como este casal lutará pela sobrevivência dessa " doença", o nosso velho amigo, chamado amor.
    Não li o livro " Antes que eu vá", e pelo que você descreve parece ter sido bem mais, digamos que, intenso, quem sabe não ter lido seja bom, começo lendo "Delírios" que me pareceu ser uma história interessante e depois leio "Antes que eu vá". Com relação as pontas soltas que você falou, elas podem ter sido deixadas propositalmente para que possa se dar uma continuidade a elas nos próximos livros. Enfim, adorei mesmo sua resenha.
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Oi Mah, adorei a resenha! É fato, os livros distópicos estão seguindo pelo mesmo caminho dos sobrenaturais, o que é uma pena. Fico pensando se devemos nos conformar de uma vez e aceitar que todos eles vão ter pelos menos 3 pontos em comum e tentar não focar nisso durante a leitura. Estou tendo que fazer isso em relação aos triângulos amorosos nas tramas sobrenaturais, TODAS elas.
    Assista o filme A Onda ( um classico de 1900 e bolinha) ele mostra como é 'fácil' manobrar a mente coletiva até para os propósitos mais sombrios a.k.a. nazismo, etc. Sempre que leio distópicos com essa lavagem cerebral eu lembro dele.
    Lê Pandemônio sim!!! rsrs Minha opinião sobre Delírio foi bem parecida com a sua, quero comparar depois as nossas sobre Pandemônio =D

    Beijão
    desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Não posso discordar, a coisa ficou marcada tão profundamente que todo mundo está copiando, mesmo com plots super originais em mãos. Esse é um livro que tenho aqui em casa, dou umas olhadas de vez em quando mas nunca prosssigo realmente. Achei muito parado, vai-não-vai se continuar lendo seu q vou acabar dormindo.

    Infelizmente me arrenpendo de ter comprado, gostei da resenha sincera! Adoro esses blogs q visito semanalmente pois sei q posso confiar em suas opiniões, amo isso. Seu sucesso tem razão Marih!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oie Mari!
    Já vou confessar que não li sua resenha até o final, pois estou lendo Delírio! Mas... ua coisa eu tenho que concordar: os livros distópicos estão seguindo uma mesma fórmula.
    Delírio, pra ser sincera, até agora, tem sido um saco pra mim! Parece até que estou relendo Destino (e não gostei muito do livro). Espero que, no próximo, a série melhore, pois ouvi muitas pessoas falando bem deste livro e não tô achando iiiiiisso tudo!

    Beijos,
    Gabi ~ Bookaholic World

    ResponderExcluir
  17. Ei Mari!

    Eu sou louca para ler Delírio. Ainda não li "Antes que eu vá", então acho que possivelmente gostarei mais de Delírio do que quem já leu esse outro livro da autora - porque todos que já lerem, gostam pouco de Delírio, rs.
    Eu também acho que as distopias estão seguindo para um mesmo rumo, uma mesma fórmula...é uma pena, porque eu realmente gosto do gênero.
    Adorei a resenha ;D

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  18. Gosto das tuas resenhas, porque sempre vejo sinceridade nas tuas palavras, e tu escreve muito bem, Parabéns! Não li esse livro, e nem tinha lido alguma resenha sobre ele, mas, enfim, não está na minha lista de desejados.

    Beijos,
    Claudia F.

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari!
    Acho que alguns dos distópicos podem mesmo estar seguindo a mesma fórmula - como esse - e por isso por mais que tenha certa curiosidade em relação a Delírio, não é dos que eu mais quero ler. Entretanto, existem muitos outros do gênero que caminham para um lado mais original, e espero mesmo que continuem a lançar livros sobre esse tema tão interessante.
    O primeiro distópico que eu li foi o 1984, e é realmente muito, muito bom! Leia mesmo, que vale super a pena.
    Gostei da resenha!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  20. A capa desse livro já me atraiu de primeira, depois que vi que ele era do gênero distópico, me interessei ainda mais, mas lendo sua resenha, soube mais sobre a estória que ele traz, ainda não tinha lido uma resenha sobre ele. E que pena que os livros distópicos estão tendo uma única fórmula de abordar as estórias :/ Eu não li muito livro desse gênero, aliás, só li até agora,rs. Mas pretendo ler Delírio ainda, mesmo não sendo prioridade agora, ele está na minha lista de desejados *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  21. Oi Mari!!!

    Aaah que pena que você não gostou tanto do livro! Eu amei! Mas eu me foquei mais na questão do relacionamento do que na distopia em si! Ainda vou ler Destino e talvez eu encontre também muitas relações semelhantes! Você já leu Feios, do Scott Westerfeld? Muito bom! Eu gostei. Foi a primeira distopia que li - claro, preciso terminar de ler a série :x - mas gostei bastante!

    Eu gostei muito de Delírio, achei a narrativa "poética" muito bem colocada em um livro distópico e espero ter a oportunidade de ler mais livros do "gênero" para tirar minhas conclusões....

    Super beijo! ;*

    ResponderExcluir
  22. Estou louca para ler esse livro, mas o fato dele receber tantas "3 estrelinhas" está me deixando com o pé atrás. Logo no começo da sua resenha eu já estava associando à Destino. Acho que não só esses livros distópicos estão convergindo num único plot, mas percebo isso sempre nos livros YA, a coisa chega a ficar batida. Mas se você sair do romance e partir pra ficção-científica, acho que encontrará livros mais interessantes. Meu preferido até agora é o Jogador nº 1 :D E pretendo ler esses clássicos, o filme Laranja Mecânica é um dos meus preferidos.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  23. OI MAriiii, que saudade de passar por aqui!!
    Agora estou mais organizada e pretendo vir ao menos uma vez por semana :D

    Adorei sua resenha, aliás, adoro as suas resenhas, são sempre bem claras e sinceras..
    Distopia é um genero que está super na moda né? O problema é que sempre que algo faz sucesso aparece uma enxorrada de outras coisas similares.. foi assim com a leva de vampiros, dps anjos.. e agora é o genero distópico.. isso acaba fazendo com que caia a qualidade, afinal fica tudo mto genérico.. enfim..
    Eu ainda nao li nada da autora, sou louca pra ler Antes que eu vá, e sei que ele será o primeiro.. Vou ver mais resenhas a respeito de Delirio pra ver se compro ou nao ^^

    Mudando de assunto.. o Doce Encanto voltou ao ar!!! \o/ Dps passa lá e confere ^^
    Outra coisa, fiz uma meme e te indiquei, viu?
    -> http://rapha-doceencanto.blogspot.com.br/2012/05/meme-top-10-capas-mais-lindas-da-sua.html

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  24. Ah faz tanto tempo que eu não passo por aqui
    E eu estou louca para ler este livro, desde que lançou!
    Esse negocio do futuro que querem curar o amor deve dar uma boa estoria

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Maricota! Parabéns pela sinceridade na resenha! :D Acho que essa foi a primeira resenha não tão positiva que li desse livro... Mas entendi cada ponto que você colocou!
    Quando ler, te conto o que eu achei! :)

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  26. Oi Mari!

    Realmente, acho que a moda de livros distópicos está tão forte, que a originalidade está começando a ficar escassa. Apesar dos enredos serem diferentes, bate de vez em quando nessa tecla da fórmula ser uma só. Bem, eu ainda não enjoei do assunto, então estou bem ansiosa pra ler Delírio rs Deve ser minha próxima leitura \o/

    Agora, é meio desanimador mesmo quando a leitura demora a fluir, fica nessa lentidão =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura

    ResponderExcluir
  27. Olá, Mariana!
    Gostei bastante de "Delírio", mas também senti que algumas pontas ficaram soltas na trama. Espero que a autora nos surpreenda no segundo volume da saga! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Poxa, Mari, é mesmo ruim quando a gente vai com muitas expectativas ler um livro, todo mundo falar para não criar, mas às vezes fica difícil!
    Ainda não li Delírio, preciso ler em breve. Como só li Jogos Vorazes de distopia, talvez eu goste mais do que vc, porque não vou poder compará-lo com muitas coisas! HAHA xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi Mari, Mari.
    Não vi essa sua resenha, pelo menos eu não lembro de ter comentado e lido aqui. Se já comentei, tudo bem, comento de novo. Muito boa a resenha. Uma pena que você não tenha gostado tanto. Você gostou menos do que eu ainda, teeeenso UASHAUHSASH Eu gosto de livros distópicos e afins, vi muitas semelhanças com Destino também, mas eu não tenho problemas com isso. Eu continuo gostando dos livros, sejam eles com temas 'modinha' e quase igual aos outros. Quando é meu gênero favorito (sobrenatural, adooooooooro e você sabe), eu leio o que me der vontade e pronto. Os distópicos ainda não conquistaram por completo meu coração, mas enfim, acho que li poucos livros desse gênero.
    Eu vou continuar acompanhando a série, com esperança de que os próximos melhorem e afins. A esperança é a última que morre UAHSUAHSUAHSUA Enfim, é isso.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  30. Oi, Mari!

    Demorei, mas apareci. ;) Então, gostei muito da resenha. O livro pareceu bastante interessante, e me lembrou muito Como Água para Chocolate (Laura Esquivel). Ainda não o li todo, mas, pelos comentários em sala de aula, trata basicamente do mesmo assunto - já que Tita, devido uma tradição de família, está condenada a morrer sem amar. Diferente de Lena, pelo que compreendi na resenha, ela lutará muito pelo seu amor.

    Preciso ler os dois! =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. desde que li a sinopse do livro qro mto ler, parece ser bem interessante e criativa a história, uma pena vc num ter gostado tanto D:

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  32. Ooi!
    Ótima resenha! Falou tudo que eu pensei. haha'
    Também gostei tanto de "Antes que eu vá" que criei uma expectativa gigante para "Delírio". Gosto do estilo da autora, mas neste ela deixou uma brecha muito grande (na minha opinião) na parte da sociedade em si. Fiquei me perguntando "por que o governo não quer o Deliria espalhado?" o livro todo. Espero que "Pandemônio" explique.

    ResponderExcluir
  33. Odeio ir com muitas expectativas a um livro, sempre acabo me decepcionando.
    Mas ainda bem estou conseguindo me conter sobre Delírio! Já estou com ele aqui em casa mas dando um certo tempo de distopias. Agora que você falou que lembrou Destino é que fiquei mais apreensiva ainda. Acabei de terminar Destino! Não que tenha achado o livro ruim, muito pelo contrário gostei bastante. Mas não é legal ler livros muito semelhantes e ainda mais de forma seguida.

    Um beijo!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

33 comentários:

  1. EXATAMENTE! Parece que os distópicos estão seguindo uma 'fórmula' maluca aí...tbm tive a sensação de estar relendo Destino e, Delírio só garantiu a minha vontade ler sua continuação, por causa do final.

    Grande beijo!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  2. Achei que eu seria a única a não gostar tanto desse livro como tantas outras pessoas.
    Como você mesma disse, ele é cansativo.
    O começo e o fim do livro fluem diferente do meio, o desenrolar da história. Achei que a autora ficava indo e vindo e não saia do lugar.
    A linguagem poética dá um charme na história, mas também só faz aumentar o cansaço de leitura nas partes que são extremamente paradas.

    Concordo que o final foi corrido. Tudo aconteceu nas últimas páginas, e acabou daquele jeito que sempre acaba quando sabemos que tem continuação.

    Não sei vou me empolgar para ler os outros. Delírio não alcançou as minhas expectativas tanto quanto eu gostaria.

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    @Jeh_Polato

    ResponderExcluir
  3. Mari, eu gosto muito de Distopias, apesar de não ter gostado de Estilhaça-me. Destino é um dos meus livros prediletos, gostei muito da abordagem.
    Não li Delírio, pois me falaram que lembra Destino. Eu entendo o toque de recolher, que o clichê da opressão, mas essa dos pares...
    Apesar de tudo, um dia lerei, quando não sei!
    Gostei da sua resenha e sinceridade!
    Beijos
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari, é ruim demais quando criamos expectativas em cima de uma obra que não as atinge ;~ Nos sentimos tão frustradas, não é? Eu tento não esperar muito de uma obra mais, isso tem me ajudado.
    Também não gosto desses distópicos sempre com a mesma fórmula. Uma pena, pois ainda há muito o que se abordar e seguir padrões acaba limitando esse mundo que poderíamos ler. Espero que isso não vire comum.
    Mesmo assim, ainda quero muito ler delírio :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A resenha ficou demais, mostrou bem os pontos fortes e negativos, deixando o leitor ansioso sobre o livro, eu mesma tenho curiosidade de conhecer Delirio e saber como vai ser minha opinião a respeito dele =D

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma expectativa muito grande com relação À Delírio. Amei Antes que eu vá e acredito que vá amar esse. Uma pena que você não gostou tanto.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!
    Pois é, os distópicos estão sim seguindo uma fórmula, mas acho que todo livro dentro de um gênero acaba tendo alguns clichês, acho que acabam sendo característicos de cada gênero... Mas é claro, sempre fico feliz ao ver inovações!
    Você não é a primeira que vejo classificar Delírio como mediano, com uma história com pontas soltas e uma narrativa um pouco cansativa.
    Também espero que a série melhore, mas eu quero muito ler esse livro!
    Beijão, flor!

    ResponderExcluir
  8. odeio finais corridos, mas pelas resenhas acompanhei o povo gostando muito dele... vou ter cautela kkkk
    mas quero ler e dar minha opinião com mais informações.
    beijos

    parabéns pela resenha

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari,
    Poxa, é realmente uma pena que os distópicos estejam seguindo essa linha. Não li muitos, só Jogos Vorazes por enquanto, por isso não tenho como comparar, mas pela sua resenha deu pra perceber que faltou alguma coisa no livro. E como assim a amiga coadjuvante "roubou" a cena da protagonista? Não gostei!
    Enfim, ainda bem que eu li "Antes que eu Vá" para ter a plena certeza de que a Lauren é uma boa autora, e que não ficará marcada por um livro não tão bom quanto Delírio, ela pelo visto errou ao escolher o tema distopia.
    Ainda não li Delírio e acho que foi exatamente pelo "bum" que ele causou, muita falácia, muita especulação, expectativas altíssimas e nós acabamos nos decepcionando, faz parte.
    Amei a sua resenha, ótima como sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari, este gênero não me seduz,nem mesmos os clássicos. Eu sempre gostei muito de ler os Clássicos em todos os gêneros, pois são eles têm o poder de orientar a arte em si. E no caso da Literatura, acredito que eles ainda influencial mais. Li Laranja Mecânica, 1984, , Admirável Mundo Novo, Fahrenheit 451 e não gostei de nenhum, kkk.
    Bem, mas eu li Delírio e não me empolguei muito, coloquei tudo no mesmo rolo. Acho que eu não gosto de Literatura futurista.
    Sua resenha está muito boa, sincera e intrigante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari,

    Eu gostei muito do livro, mas também gostei mais de Antes que eu vá. Na verdade nem comparei os dois, já que os estilos são muito diferente, mas senti a mesma narrativa da autora dos dois. Não achei lento, distopias normalmente demoram um pouco para engatar pq precisam nos explicar como funciona toda a sociedade.

    Eu gostei de Hanna, mas acho que a Lena evoluiu na medida certa, levando em conta a situação em que foi criada e em como ela sempre viu a historia da mãe como uma vergonha para a família.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, tudo bem?
    Meu sentimento com esse livro já girou da curiosidade ao deixar de lado. Nos dias de hoje, não tenho certeza se quero ler. Talvez a narrativa poética não me agrade e li muitos livros cansativos nos últimos tempos. No entanto, o conceito de "amor do doença" ainda me chama atenção. É possível que eu lia o livro apenas quando toda série for lançada. Gosto de resenhas sinceras e sempre é bom destacar o que nos incomoda. Parabéns!

    Beijão!

    ~ Nine
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari!
    Fiquei muito curiosa em saber como este casal lutará pela sobrevivência dessa " doença", o nosso velho amigo, chamado amor.
    Não li o livro " Antes que eu vá", e pelo que você descreve parece ter sido bem mais, digamos que, intenso, quem sabe não ter lido seja bom, começo lendo "Delírios" que me pareceu ser uma história interessante e depois leio "Antes que eu vá". Com relação as pontas soltas que você falou, elas podem ter sido deixadas propositalmente para que possa se dar uma continuidade a elas nos próximos livros. Enfim, adorei mesmo sua resenha.
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Oi Mah, adorei a resenha! É fato, os livros distópicos estão seguindo pelo mesmo caminho dos sobrenaturais, o que é uma pena. Fico pensando se devemos nos conformar de uma vez e aceitar que todos eles vão ter pelos menos 3 pontos em comum e tentar não focar nisso durante a leitura. Estou tendo que fazer isso em relação aos triângulos amorosos nas tramas sobrenaturais, TODAS elas.
    Assista o filme A Onda ( um classico de 1900 e bolinha) ele mostra como é 'fácil' manobrar a mente coletiva até para os propósitos mais sombrios a.k.a. nazismo, etc. Sempre que leio distópicos com essa lavagem cerebral eu lembro dele.
    Lê Pandemônio sim!!! rsrs Minha opinião sobre Delírio foi bem parecida com a sua, quero comparar depois as nossas sobre Pandemônio =D

    Beijão
    desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Não posso discordar, a coisa ficou marcada tão profundamente que todo mundo está copiando, mesmo com plots super originais em mãos. Esse é um livro que tenho aqui em casa, dou umas olhadas de vez em quando mas nunca prosssigo realmente. Achei muito parado, vai-não-vai se continuar lendo seu q vou acabar dormindo.

    Infelizmente me arrenpendo de ter comprado, gostei da resenha sincera! Adoro esses blogs q visito semanalmente pois sei q posso confiar em suas opiniões, amo isso. Seu sucesso tem razão Marih!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oie Mari!
    Já vou confessar que não li sua resenha até o final, pois estou lendo Delírio! Mas... ua coisa eu tenho que concordar: os livros distópicos estão seguindo uma mesma fórmula.
    Delírio, pra ser sincera, até agora, tem sido um saco pra mim! Parece até que estou relendo Destino (e não gostei muito do livro). Espero que, no próximo, a série melhore, pois ouvi muitas pessoas falando bem deste livro e não tô achando iiiiiisso tudo!

    Beijos,
    Gabi ~ Bookaholic World

    ResponderExcluir
  17. Ei Mari!

    Eu sou louca para ler Delírio. Ainda não li "Antes que eu vá", então acho que possivelmente gostarei mais de Delírio do que quem já leu esse outro livro da autora - porque todos que já lerem, gostam pouco de Delírio, rs.
    Eu também acho que as distopias estão seguindo para um mesmo rumo, uma mesma fórmula...é uma pena, porque eu realmente gosto do gênero.
    Adorei a resenha ;D

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  18. Gosto das tuas resenhas, porque sempre vejo sinceridade nas tuas palavras, e tu escreve muito bem, Parabéns! Não li esse livro, e nem tinha lido alguma resenha sobre ele, mas, enfim, não está na minha lista de desejados.

    Beijos,
    Claudia F.

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari!
    Acho que alguns dos distópicos podem mesmo estar seguindo a mesma fórmula - como esse - e por isso por mais que tenha certa curiosidade em relação a Delírio, não é dos que eu mais quero ler. Entretanto, existem muitos outros do gênero que caminham para um lado mais original, e espero mesmo que continuem a lançar livros sobre esse tema tão interessante.
    O primeiro distópico que eu li foi o 1984, e é realmente muito, muito bom! Leia mesmo, que vale super a pena.
    Gostei da resenha!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  20. A capa desse livro já me atraiu de primeira, depois que vi que ele era do gênero distópico, me interessei ainda mais, mas lendo sua resenha, soube mais sobre a estória que ele traz, ainda não tinha lido uma resenha sobre ele. E que pena que os livros distópicos estão tendo uma única fórmula de abordar as estórias :/ Eu não li muito livro desse gênero, aliás, só li até agora,rs. Mas pretendo ler Delírio ainda, mesmo não sendo prioridade agora, ele está na minha lista de desejados *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  21. Oi Mari!!!

    Aaah que pena que você não gostou tanto do livro! Eu amei! Mas eu me foquei mais na questão do relacionamento do que na distopia em si! Ainda vou ler Destino e talvez eu encontre também muitas relações semelhantes! Você já leu Feios, do Scott Westerfeld? Muito bom! Eu gostei. Foi a primeira distopia que li - claro, preciso terminar de ler a série :x - mas gostei bastante!

    Eu gostei muito de Delírio, achei a narrativa "poética" muito bem colocada em um livro distópico e espero ter a oportunidade de ler mais livros do "gênero" para tirar minhas conclusões....

    Super beijo! ;*

    ResponderExcluir
  22. Estou louca para ler esse livro, mas o fato dele receber tantas "3 estrelinhas" está me deixando com o pé atrás. Logo no começo da sua resenha eu já estava associando à Destino. Acho que não só esses livros distópicos estão convergindo num único plot, mas percebo isso sempre nos livros YA, a coisa chega a ficar batida. Mas se você sair do romance e partir pra ficção-científica, acho que encontrará livros mais interessantes. Meu preferido até agora é o Jogador nº 1 :D E pretendo ler esses clássicos, o filme Laranja Mecânica é um dos meus preferidos.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  23. OI MAriiii, que saudade de passar por aqui!!
    Agora estou mais organizada e pretendo vir ao menos uma vez por semana :D

    Adorei sua resenha, aliás, adoro as suas resenhas, são sempre bem claras e sinceras..
    Distopia é um genero que está super na moda né? O problema é que sempre que algo faz sucesso aparece uma enxorrada de outras coisas similares.. foi assim com a leva de vampiros, dps anjos.. e agora é o genero distópico.. isso acaba fazendo com que caia a qualidade, afinal fica tudo mto genérico.. enfim..
    Eu ainda nao li nada da autora, sou louca pra ler Antes que eu vá, e sei que ele será o primeiro.. Vou ver mais resenhas a respeito de Delirio pra ver se compro ou nao ^^

    Mudando de assunto.. o Doce Encanto voltou ao ar!!! \o/ Dps passa lá e confere ^^
    Outra coisa, fiz uma meme e te indiquei, viu?
    -> http://rapha-doceencanto.blogspot.com.br/2012/05/meme-top-10-capas-mais-lindas-da-sua.html

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  24. Ah faz tanto tempo que eu não passo por aqui
    E eu estou louca para ler este livro, desde que lançou!
    Esse negocio do futuro que querem curar o amor deve dar uma boa estoria

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Maricota! Parabéns pela sinceridade na resenha! :D Acho que essa foi a primeira resenha não tão positiva que li desse livro... Mas entendi cada ponto que você colocou!
    Quando ler, te conto o que eu achei! :)

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  26. Oi Mari!

    Realmente, acho que a moda de livros distópicos está tão forte, que a originalidade está começando a ficar escassa. Apesar dos enredos serem diferentes, bate de vez em quando nessa tecla da fórmula ser uma só. Bem, eu ainda não enjoei do assunto, então estou bem ansiosa pra ler Delírio rs Deve ser minha próxima leitura \o/

    Agora, é meio desanimador mesmo quando a leitura demora a fluir, fica nessa lentidão =/

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura

    ResponderExcluir
  27. Olá, Mariana!
    Gostei bastante de "Delírio", mas também senti que algumas pontas ficaram soltas na trama. Espero que a autora nos surpreenda no segundo volume da saga! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Poxa, Mari, é mesmo ruim quando a gente vai com muitas expectativas ler um livro, todo mundo falar para não criar, mas às vezes fica difícil!
    Ainda não li Delírio, preciso ler em breve. Como só li Jogos Vorazes de distopia, talvez eu goste mais do que vc, porque não vou poder compará-lo com muitas coisas! HAHA xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi Mari, Mari.
    Não vi essa sua resenha, pelo menos eu não lembro de ter comentado e lido aqui. Se já comentei, tudo bem, comento de novo. Muito boa a resenha. Uma pena que você não tenha gostado tanto. Você gostou menos do que eu ainda, teeeenso UASHAUHSASH Eu gosto de livros distópicos e afins, vi muitas semelhanças com Destino também, mas eu não tenho problemas com isso. Eu continuo gostando dos livros, sejam eles com temas 'modinha' e quase igual aos outros. Quando é meu gênero favorito (sobrenatural, adooooooooro e você sabe), eu leio o que me der vontade e pronto. Os distópicos ainda não conquistaram por completo meu coração, mas enfim, acho que li poucos livros desse gênero.
    Eu vou continuar acompanhando a série, com esperança de que os próximos melhorem e afins. A esperança é a última que morre UAHSUAHSUAHSUA Enfim, é isso.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  30. Oi, Mari!

    Demorei, mas apareci. ;) Então, gostei muito da resenha. O livro pareceu bastante interessante, e me lembrou muito Como Água para Chocolate (Laura Esquivel). Ainda não o li todo, mas, pelos comentários em sala de aula, trata basicamente do mesmo assunto - já que Tita, devido uma tradição de família, está condenada a morrer sem amar. Diferente de Lena, pelo que compreendi na resenha, ela lutará muito pelo seu amor.

    Preciso ler os dois! =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. desde que li a sinopse do livro qro mto ler, parece ser bem interessante e criativa a história, uma pena vc num ter gostado tanto D:

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  32. Ooi!
    Ótima resenha! Falou tudo que eu pensei. haha'
    Também gostei tanto de "Antes que eu vá" que criei uma expectativa gigante para "Delírio". Gosto do estilo da autora, mas neste ela deixou uma brecha muito grande (na minha opinião) na parte da sociedade em si. Fiquei me perguntando "por que o governo não quer o Deliria espalhado?" o livro todo. Espero que "Pandemônio" explique.

    ResponderExcluir
  33. Odeio ir com muitas expectativas a um livro, sempre acabo me decepcionando.
    Mas ainda bem estou conseguindo me conter sobre Delírio! Já estou com ele aqui em casa mas dando um certo tempo de distopias. Agora que você falou que lembrou Destino é que fiquei mais apreensiva ainda. Acabei de terminar Destino! Não que tenha achado o livro ruim, muito pelo contrário gostei bastante. Mas não é legal ler livros muito semelhantes e ainda mais de forma seguida.

    Um beijo!
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...