terça-feira, 1 de maio de 2012

postheadericon Resenha: Jogos Vorazes por Suzanne Collins


Jogos Vorazes
Suzanne Collins


Editora: Rocco 
ISBN: 9788579800245
Categoria: YA
Edição: 1ª Ed. 2010
Número de páginas: 397


Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


A ideia me deixa um pouco paralisada. Um Peeta Mellark gentil é muito mais perigoso para mim do que o contrário. Pessoas gentis conseguem se instalar dentro de mim e criar raízes. E não posso permitir que Peeta faça isso. Não posso deixar que ele chegue lá. Pág. 56
>>ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILERS<< 

Olá, caros leitores!! Esta será uma das resenhas mais difíceis que vou fazer, isso porque se trata de um livro idolatrado por dez entre dez leitores e nós sabemos que livros assim geram discussões acaloradas nas redes sociais. Um exemplo disso foram as resenhas que eu vi no Skoob, onde leitores que não gostaram tanto assim tiveram que lidar com comentários grosseiros de fãs. Lamentável. Mas, isso seria tema para um outro post, então vamos ao que interessa rs.


Jogos Vorazes conta a história de Katniss Everdeen, uma garota forte e destemida que vivia na Costura juntamente com a mãe e irmã, o bairro mais empobrecido do Distrito 12. O distrito faz parte da Panem, nação que surgiu após o fim da América do Norte e que engloba mais onze distritos, cada um deles garantindo sua subsistência de alguma forma e sempre regulados de perto pela Capital. Por exemplo, o Distrito 12 vivia basicamente pela mineração, extraindo o carvão para abastecer a Capital e consequentemente garantindo assim o seu sustento. Já o Distrito 11 vivia da agricultura, embora fosse mais um distrito pobre contrastando com a opulência e riqueza de distritos próximos da Capital. 


Os Jogos Vorazes foram criados com o intuito de entreter a população, tratava-se de uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, onde dois jovens com idades entre doze e dezoito anos, menino e menina, eram sorteados e compulsoriamente jogados em uma arena para lutarem entre si até a morte. Na septuagésima quarta edição, o nome de Prim, a irmã de Katniss, foi sorteado para a tristeza de todos os presentes. Entretanto, Kat obviamente teve que se oferecer no lugar dela como tributo e viu que seu companheiro de distrito seria o filho do padeiro, Peeta Mellark. Ambos nunca se falaram direito, mas houve um acontecimento no passado que a fez lembrar o quanto tinha uma dívida de gratidão. Além disso, Katniss caçava com seu melhor amigo Gale e vendia para os comerciantes em troca de tésseras, por isso ela já conhecia o pai dele, que costumava sempre comprar leite da cabra de Prim. A ligação entre Gale e Kat era muito forte, principalmente pelo fato do pai de ambos terem sido mortos nas minas. Assim, o sentimento de repúdio em relação ao sistema aumentou e isso fez com que pensassem numa forma de fugir da opressão e injustiça de Panem, embora não soubessem como isso seria possível. Entretanto, com a participação de Katniss nos jogos, esse plano teria que ser abortado e retomado possivelmente nos próximos volumes.


Katniss e Peeta foram à Capital e assim deram início aos treinamentos, tendo como mentores Haymitch e Effie Trinket, que seriam os responsáveis pelos conselhos e demais informações concernentes a competição em si, isso sem falar que ambos ainda atuariam como relações públicas nos eventos na Capital. Não posso deixar de citar também a importância de personagens como Cinna e Portia para que o Distrito 12 conquistasse o público durante os jogos. Era crucial que Katniss e Peeta atraíssem patrocinadores, que estivessem dispostos a bancá-los durante os jogos. A imagem construída de casal desafortunado propiciou e muito que ambos conquistassem audiência e certa vantagem em relação aos outros tributos. Tudo muito conveniente, a meu ver.


Quando os jogos começam, todos fizeram o possível para garantir a sobrevivência num ambiente hostil e repleto de armadilhas implantadas pelos Idealizadores dos Jogos. Todos eram inimigos e não bastava a força para se impor na arena, era preciso bem mais do que isso, como por exemplo, astúcia e inteligência. O fato de Katniss ter enfrentado muitas dificuldades para obter comida através da caça e por ter passado fome inúmeras vezes, lhe trouxe a sensação de que não seria tão difícil assim passar pelos jogos. O problema era lidar com o fato de que precisaria usar armas para se defender e isso implicaria tirar a vida de um deles, necessariamente. Ela era excelente com o arco e flecha, portanto esse foi o instrumento principal para lidar com os oponentes na arena. Mas, como ela conseguiria chegar a final sabendo que teria que enfrentar Peeta de uma forma ou de outra? Até onde iria para sair vitoriosa nos Jogos Vorazes? Só lendo mesmo para descobrir rs.


Agora sim, posso dizer a minha opinião a respeito deste livro. Eu particularmente acho que ele cumpriu bem com a sua proposta de entreter e mostrar uma sociedade distópica. A autora soube instigar tão bem o leitor, que fica impossível desgrudar de suas quase 400 páginas. 


O livro é dividido em três partes e narrado no tempo presente sob o ponto de vista da protagonista. É nesse ponto que me incomodou um pouco, pois não consegui me simpatizar com Katniss e tampouco torci pelo casal durante os jogos. Isso porque a meu ver, ficou forçado essa imagem de casal apaixonado lutando entre si até a morte. Não que eu estivesse duvidando dos sentimentos de Peeta em relação a Kat, mas sim porque em nenhum momento ela demonstrou sentir  o mesmo por ele. Primeiramente ela só pensava em traçar planos para eliminá-lo da arena e posteriormente, teve outro posicionamento e imaginou o que o público de casa iria pensar se não fosse mais amorosa com ele. Eu diria que ela utilizou a estratégia que o pessoal do BBB costuma fazer: Pensar só no jogo, única e exclusivamente. 


Eu fiquei mesmo pensando que tirando o lance de matar o oponente, a coisa toda me pareceu com o que era proposto no programa No Limite. Welcome to the jungle! Sério, gente. Que os fãs de JV me perdoem, mas não achei o título apropriado, apenas se levarmos em consideração de que os tributos estavam vorazes mesmo, mas apenas por água e comida. lol


A forma como alguns tributos perderam a vida na arena me parecem totalmente toscas e fiquei frustrada por não ter visto um embate corpo a corpo digamos assim, o que poderia ter sido melhor explorado caso o livro tivesse sido narrado em terceira pessoa. Houve confronto direto sim, mas passou despercebido porque a nossa querida Katniss não estava lá para ver e tampouco parecia disposta a participar. Ela foi beneficiada pelas mudanças despropositadas das regras nos jogos, e que a meu ver só serviram para ludibriar o leitor. Uma coisa é mudar a regra no final, o que teria sido mais justo, outra totalmente diferente é mudar convenientemente no ápice do confronto. Essa é a minha opinião e sei que muitos irão discordar, mas é por isso mesmo que gosto de saber que há diversos pontos de vista a respeito do mesmo livro. 


Eu gostei dos oponentes do casal 20, como Rue, Trash, Cara de Raposa e Cato. Uma pena não ter tido a oportunidade de saber como cada um deles enfrentou os obstáculos e souberam se virar com as adversidades e escassez de água e comida. Mas, o livro é ótimo e recomendo a leitura para todos. É um livro bem escrito, a história é mesmo empolgante e de tirar o fôlego, a história flui super rápido e vale a pena acompanhar a série, mas espero que os próximos volumes sejam melhores. 
Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito do livro!! 


OBS: Só clique em Leia mais, caso já tenha lido o livro, pois contém spoilers!!



Não me conformo com a forma como os Idealizadores mudaram a regra para beneficiar Peeta e Katniss no ápice dos jogos e depois reverem a decisão no final quando só sobraram os dois na arena. Esse estratagema não colou para mim, isso poderia ter sido usado apenas no final para mostrar que o público apoia o romance e não iria querer ver um confronto direto entre eles.


Os bestantes só surgiram no final para tirar Cato da jogada? Tirou o peso no ombro do casal, que não precisaria sujar as mãos de sangue e assim ficariam com a faca e o queijo na mão para se tornarem vencedores dos jogos. Que blasé!


Queria fight estilo gladiador, mas não teve... O ponto alto do livro foi o momento em que Katniss foi para a Cornucópia tentar obter a mochila com o item de extrema importância para salvar a vida de Peeta. Foi interessante ver o embate corpo a corpo, coisa que passou batido na história a meu ver.

Vamos ver como essa série vai continuar e mal posso esperar para ler Em Chamas. hehehe

22 comentários:

  1. )Ohhhhhh, ouço os sinos celestiais tocando porque alguém concorda comigoooo \o/

    A Katniss é horrível. A Suzanne teve uma boa ideia, sim. Uma excelente ideia. Mas ela não soube executar muito bem, e no quesito protagonista, ela precisa de umas AULAS TENSAS.

    Se você reclama da falta da Katniss participar das coisas nesse, em A Esperança voce vai chorar. PORQUE ELA NÃO FAZ NADA. Ela é o maldito tordo e não faz nada. NADA. Morri de ódio mais que o normal hahahaha

    O lance de mudar as regras acho que é proque eles queriam deixar as coisas mais interessantes. Se os dois pudessem ganhar, eles iam se esforçar mais. Então, a ideia era desde o princípio que, caso sobrassem os dois, a regra seria revogada de novo e eles teriam que se matar. Isso daria audiência. Mas daí eles decidiram morrer os dois e, com a possibilidade de uma revolta eminente, eles não podiam se dar ao luxo de criar dois mártires. Eles virariam símbolos da resistência e isso seria um problema. Então, melhor os dois vivos e vigiados do que mrotos e causando problemas hahaha

    mas leia o segundo, acho que daí vc vai ver que as coisas fazem mais sentido :P

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju!!
      Seu comentário foi bem pertinente e me fez refletir bastante a respeito dos pontos que citou a respeito do livro. Agora analisando por esse ângulo eu entendo a questão, mas continuo achando que JV teria me agradado mais se a protagonista fosse mais simpática e tals. Realmente, seu comportamento é moldado levando em conta os interesses do público.
      Vamos ver o que acharei da continuação quando ler Em Chamas.
      Bjos.

      Excluir
  2. Oi Mari,
    Ótima resenha! Gostei de saber o seu ponto de vista sobre Jogos Vorazes.
    Antes de ler os livros, confesso que nem me interessei muito, mas quando soube que seria adaptado para o cinema, pensei: - vamos ver se vale mesmo a pena!
    Enfim, li os livros apenas por isso e sem ter visto qualquer sinopse ou resenha a respeito. Então, fiz essa leitura sem muitas pretensões, pois não sabia bem o que esperar. Acho que por esse motivo ele me conquistou. Gostei da Katniss como a guerreira incansável na busca pela própria sobrevivência e do Peeta por seu romantismo fofo.
    Virei fã de distopias depois dessa série, gostei muito. Fico feliz que você também tenha gostado do livro, adorei o seu ponto de vista sobre a Katniss, mas eu entendo algumas coisas que ela teve que fazer no jogo. Enfim, leia Em Chamas, também é muito bom e mostra a história num outro ângulo que talvez lhe agrade mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Creio que até a Suze achou a mudança das regras um erro Mari, por que no filme ela explica o que havia pensado. Assim fica mais real.
    Bjinhus *--*

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha. Não gostei muito de Jogos Vorazes, achei que idealizaram muito o livro e não gostei do "estilo" da narração, sei lá, posso ser meio chata quanto a isso kkk Achei a história meio forçada em algumas partes tbm..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamos igual, Joyce!
      Essa série é colocada num pedestal, mas tem defeitos como qualquer outra. Não gostei da protagonista e da narrativa em 1ª pessoa e até cheguei a adivinhar o que iria acontecer em determinadas páginas. hehe
      Seja bem-vinda ao CL!
      Bjos.

      Excluir
  5. Oi Mari, eu ainda não li este livro, e ainda não pensei em tê-lo entre minhas leituras. Apesar de sua resenha ter me deixada balança a ler.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Ainda não consegui ler os livros, estou esperando passar essa onda toda em volta do filme. Mas, já assisti o filme e antes mesmo já conhecia toda a história (sim, eu sou curiosa e meus amigos me contam milhões de spoilers haha!)
    Se tem uma coisa que posso concordar, é que a Katniss é uma personagem bem fraquinha. Nada nela me chamou muita atenção. Já O Peeta e toda aquela vulnerabilidade que rola em torno dele, me afeiçoou muito mais.

    Gostei da sua resenha.

    Beijos
    http://aoinfinitoealem.com/

    ResponderExcluir
  7. Ei Mari,

    Engraçado que quando eu li eu amei, amei, amei. Apesar de ter achado tbm que a Katniss não fez nada no jogo rsrs.
    Quando assisti ao filme, depois de já ter lido a trilogia toda, que senti mais falta destes confrontos e que tbm achei a historia de mudar regras e do final meio sem graça.

    Acho que se eu reler vou pensar um pouco como vc, mas enquanto isto ainda estou na turma do amei! amei! hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!
    Gostei bastante de ver seu ponto de vista, tão diferente do meu e da maioria dos leitores!
    Eu adoro a Katniss, é uma das melhores personagens que já vi, ao meu ver. Ela realmente foca no jogo porque ela precisa fazer isso. Ela sabe o quanto a irmã dela depende dela, então a prioridade dela é a de vencer e só. Ao mesmo tempo, ela não quer se submeter às regras dos idealizadores, ela não quer se tornar uma assassina porque ela não é uma, então por isso o afastamento dela.
    A mudança das regras acho que só foi feita pra realmente mostrar o quão manipuladores são os idealizadores: eles modificaram para dar ao público o que eles queriam (o pseudo romance entre Peeta e Katniss), mas, depois, ao voltar às regras iniciais, a intenção é de mostrar que eles estão no poder.
    Enfim, mas essa é só minha opinião hehe!
    Acho impossível discordar da velocidade da leitura e da qualidade da escrita da Suzanne né?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari,

    Primeiro PARABÉNS DE NOVO!! Tudo de bom nem e muitos muitos livros \o/

    Vamos a resenha \o/ eu gosto muito da trilogia ATÉ O SEGUNDO LIVRO e se você não gostou desse o terceiro você vai querer jogar fora!
    Jogos Vorazes é um livro muito inovador, a meu ver, a questão da sociedade distópica foi muito bem explorada diferente de muitos outros fora que não tem nada de sobrenatural como na maioria das distopias (ponto a favor! \o/), governos totalitários e uma mistura de passado, a própria mensão a Panem nos remete a Roma Atiga onde as pessoas eram divertidas com pão e circo (embate entre pessoas) para serem manipulados. Os nomes da maioria das personagens também me remetem à Roma e acho que essa foi a grande sacada da Suzanne Collins. O Distrito 12 me lembra muito o período da primeira revolução industrial...

    Ao mesmo tempo, a Capital é algo bem futurista e o presidente Snow é bastante cruel, um dos mais crueis da literatura com toda certeza... Isso também é bem legal.

    Quanto a Katniss eu gostava dela no começo, mas depois com o terceiro livro fiquei com ódio dela, a garota só ama a Prim e ela mesma, nem Peeta, nem Gale mãe ou qualquer outro. Ela é egoísta e fria como uma pedra (e meio retardada). Gosto de ver que em todos os livros ela pensa/tenta matar o Peeta pelo menos uma vez, quanto amor ¬¬' (eu que não quero que alguém me ame assim!).

    Vou parando por aqui porque esse comentário vai ficar extremamente grande. Mas eu, hoje, concordo com você em muita coisa e em outras nem tanto, mas você soube expor seu ponto de vista com clareza e fundamentou isso. Essa é a parte importate.

    Beijos para você Mari
    Jessie
    www.lendoecomentando.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ah, não tem quem não conheça esse livro, né? enfim, eu gostei da história e achei que merece a repercussão que está tendo, mas como você falou a Kat não parece ter sentimentos verdadeiros pelo Peeta, ela só pensa na estrategia o que me irrita nela porque eu pensei que eles eram tipo "o casal fofo" e tal AHSUAHSUAH Mas o livro é ótimo, adorei a sinceridade da sua resenha (:

    Ah, a Cida é somente uma leitora do nosso blog, ela não escreveu aquela resenha, quem escreveu foi a Regiane (: acho que você se confundiu.

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  12. Só dei uma olhadinha na resenha, pq não li o livro e qro evitar spoler. Qro ler! Já li tantas resenhas positivas que é impossível não desejar a leitura. Mas desse ano não passa... até pq tem o filme para assistir, tb.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi mari, infelizmente ainda não li a série e nem consegui ir no cinema.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Este livro tem dado muito que falar... eu não o li ainda, mas já vi várias resenhas. A sua, Mariana, está completa. Tem sua opinião sobre a trama de fora consciente. Sei lá, não me agrada muito a proposta da série... vejo-a como BBB demais; como muitos filmes atuais.

    Mas é só uma opinião de quem não leu e pode estar equivocado. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não vi o filme e mto menos li nenhum dos livros da trilogia. Mas tenho curiosidade, admito! Já ouvi falarem bem, falarem muitooo bem, e falarem mal tb. Mas faz parte, minha curiosidade continua intacta hahaha.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ah, li esse livro já faz um tempinho e acabei optando por não fazer a resenha. Teve as mesmas impressões que você, o livro é muito bom, mas pelo que as outras pessoas falavam esperava um pouco mais. Enfim, adorei sua sinceridade.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  17. Cara esse livro é muito bom, o filme também é legal mas não barra o livro. Primeira vez que eu o vi achei a capa meio feinha, ai já julguei o livro mas depois que eu li me apaixonei. Ele entrou para a minha lista de melhores livros do mundo para mim, amei muito, recomendo para todo mundo! :)
    Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente amo JV! História, desenvolvimento e enredo fantásticos!
    Amei sua resenha! Perfeita!!

    Beijos
    Marry
    asaventurasdeumabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Mari, gostei de ver sua opinião sobre JV. É claro que eu amei o livro e dei 5 estrelinhas para ele, mas gosto é gosto. Na verdade, lendo alguns pontos ressaltados por vc, até tenho que concordar com algumas coisas, como na questão do embate corpo a corpo. Ou a falta dele rs. Mas de qualquer forma, ainda assim o livro foi excelente pra mim.

    E espero poder ler Em Chamas o quanto antes...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  20. Jogos Vorazes é tudo né? Sem comentários... *_*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

22 comentários:

  1. )Ohhhhhh, ouço os sinos celestiais tocando porque alguém concorda comigoooo \o/

    A Katniss é horrível. A Suzanne teve uma boa ideia, sim. Uma excelente ideia. Mas ela não soube executar muito bem, e no quesito protagonista, ela precisa de umas AULAS TENSAS.

    Se você reclama da falta da Katniss participar das coisas nesse, em A Esperança voce vai chorar. PORQUE ELA NÃO FAZ NADA. Ela é o maldito tordo e não faz nada. NADA. Morri de ódio mais que o normal hahahaha

    O lance de mudar as regras acho que é proque eles queriam deixar as coisas mais interessantes. Se os dois pudessem ganhar, eles iam se esforçar mais. Então, a ideia era desde o princípio que, caso sobrassem os dois, a regra seria revogada de novo e eles teriam que se matar. Isso daria audiência. Mas daí eles decidiram morrer os dois e, com a possibilidade de uma revolta eminente, eles não podiam se dar ao luxo de criar dois mártires. Eles virariam símbolos da resistência e isso seria um problema. Então, melhor os dois vivos e vigiados do que mrotos e causando problemas hahaha

    mas leia o segundo, acho que daí vc vai ver que as coisas fazem mais sentido :P

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju!!
      Seu comentário foi bem pertinente e me fez refletir bastante a respeito dos pontos que citou a respeito do livro. Agora analisando por esse ângulo eu entendo a questão, mas continuo achando que JV teria me agradado mais se a protagonista fosse mais simpática e tals. Realmente, seu comportamento é moldado levando em conta os interesses do público.
      Vamos ver o que acharei da continuação quando ler Em Chamas.
      Bjos.

      Excluir
  2. Oi Mari,
    Ótima resenha! Gostei de saber o seu ponto de vista sobre Jogos Vorazes.
    Antes de ler os livros, confesso que nem me interessei muito, mas quando soube que seria adaptado para o cinema, pensei: - vamos ver se vale mesmo a pena!
    Enfim, li os livros apenas por isso e sem ter visto qualquer sinopse ou resenha a respeito. Então, fiz essa leitura sem muitas pretensões, pois não sabia bem o que esperar. Acho que por esse motivo ele me conquistou. Gostei da Katniss como a guerreira incansável na busca pela própria sobrevivência e do Peeta por seu romantismo fofo.
    Virei fã de distopias depois dessa série, gostei muito. Fico feliz que você também tenha gostado do livro, adorei o seu ponto de vista sobre a Katniss, mas eu entendo algumas coisas que ela teve que fazer no jogo. Enfim, leia Em Chamas, também é muito bom e mostra a história num outro ângulo que talvez lhe agrade mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Creio que até a Suze achou a mudança das regras um erro Mari, por que no filme ela explica o que havia pensado. Assim fica mais real.
    Bjinhus *--*

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha. Não gostei muito de Jogos Vorazes, achei que idealizaram muito o livro e não gostei do "estilo" da narração, sei lá, posso ser meio chata quanto a isso kkk Achei a história meio forçada em algumas partes tbm..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensamos igual, Joyce!
      Essa série é colocada num pedestal, mas tem defeitos como qualquer outra. Não gostei da protagonista e da narrativa em 1ª pessoa e até cheguei a adivinhar o que iria acontecer em determinadas páginas. hehe
      Seja bem-vinda ao CL!
      Bjos.

      Excluir
  5. Oi Mari, eu ainda não li este livro, e ainda não pensei em tê-lo entre minhas leituras. Apesar de sua resenha ter me deixada balança a ler.
    Bju

    ResponderExcluir
  6. Ainda não consegui ler os livros, estou esperando passar essa onda toda em volta do filme. Mas, já assisti o filme e antes mesmo já conhecia toda a história (sim, eu sou curiosa e meus amigos me contam milhões de spoilers haha!)
    Se tem uma coisa que posso concordar, é que a Katniss é uma personagem bem fraquinha. Nada nela me chamou muita atenção. Já O Peeta e toda aquela vulnerabilidade que rola em torno dele, me afeiçoou muito mais.

    Gostei da sua resenha.

    Beijos
    http://aoinfinitoealem.com/

    ResponderExcluir
  7. Ei Mari,

    Engraçado que quando eu li eu amei, amei, amei. Apesar de ter achado tbm que a Katniss não fez nada no jogo rsrs.
    Quando assisti ao filme, depois de já ter lido a trilogia toda, que senti mais falta destes confrontos e que tbm achei a historia de mudar regras e do final meio sem graça.

    Acho que se eu reler vou pensar um pouco como vc, mas enquanto isto ainda estou na turma do amei! amei! hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!
    Gostei bastante de ver seu ponto de vista, tão diferente do meu e da maioria dos leitores!
    Eu adoro a Katniss, é uma das melhores personagens que já vi, ao meu ver. Ela realmente foca no jogo porque ela precisa fazer isso. Ela sabe o quanto a irmã dela depende dela, então a prioridade dela é a de vencer e só. Ao mesmo tempo, ela não quer se submeter às regras dos idealizadores, ela não quer se tornar uma assassina porque ela não é uma, então por isso o afastamento dela.
    A mudança das regras acho que só foi feita pra realmente mostrar o quão manipuladores são os idealizadores: eles modificaram para dar ao público o que eles queriam (o pseudo romance entre Peeta e Katniss), mas, depois, ao voltar às regras iniciais, a intenção é de mostrar que eles estão no poder.
    Enfim, mas essa é só minha opinião hehe!
    Acho impossível discordar da velocidade da leitura e da qualidade da escrita da Suzanne né?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari,

    Primeiro PARABÉNS DE NOVO!! Tudo de bom nem e muitos muitos livros \o/

    Vamos a resenha \o/ eu gosto muito da trilogia ATÉ O SEGUNDO LIVRO e se você não gostou desse o terceiro você vai querer jogar fora!
    Jogos Vorazes é um livro muito inovador, a meu ver, a questão da sociedade distópica foi muito bem explorada diferente de muitos outros fora que não tem nada de sobrenatural como na maioria das distopias (ponto a favor! \o/), governos totalitários e uma mistura de passado, a própria mensão a Panem nos remete a Roma Atiga onde as pessoas eram divertidas com pão e circo (embate entre pessoas) para serem manipulados. Os nomes da maioria das personagens também me remetem à Roma e acho que essa foi a grande sacada da Suzanne Collins. O Distrito 12 me lembra muito o período da primeira revolução industrial...

    Ao mesmo tempo, a Capital é algo bem futurista e o presidente Snow é bastante cruel, um dos mais crueis da literatura com toda certeza... Isso também é bem legal.

    Quanto a Katniss eu gostava dela no começo, mas depois com o terceiro livro fiquei com ódio dela, a garota só ama a Prim e ela mesma, nem Peeta, nem Gale mãe ou qualquer outro. Ela é egoísta e fria como uma pedra (e meio retardada). Gosto de ver que em todos os livros ela pensa/tenta matar o Peeta pelo menos uma vez, quanto amor ¬¬' (eu que não quero que alguém me ame assim!).

    Vou parando por aqui porque esse comentário vai ficar extremamente grande. Mas eu, hoje, concordo com você em muita coisa e em outras nem tanto, mas você soube expor seu ponto de vista com clareza e fundamentou isso. Essa é a parte importate.

    Beijos para você Mari
    Jessie
    www.lendoecomentando.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ah, não tem quem não conheça esse livro, né? enfim, eu gostei da história e achei que merece a repercussão que está tendo, mas como você falou a Kat não parece ter sentimentos verdadeiros pelo Peeta, ela só pensa na estrategia o que me irrita nela porque eu pensei que eles eram tipo "o casal fofo" e tal AHSUAHSUAH Mas o livro é ótimo, adorei a sinceridade da sua resenha (:

    Ah, a Cida é somente uma leitora do nosso blog, ela não escreveu aquela resenha, quem escreveu foi a Regiane (: acho que você se confundiu.

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  12. Só dei uma olhadinha na resenha, pq não li o livro e qro evitar spoler. Qro ler! Já li tantas resenhas positivas que é impossível não desejar a leitura. Mas desse ano não passa... até pq tem o filme para assistir, tb.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi mari, infelizmente ainda não li a série e nem consegui ir no cinema.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Este livro tem dado muito que falar... eu não o li ainda, mas já vi várias resenhas. A sua, Mariana, está completa. Tem sua opinião sobre a trama de fora consciente. Sei lá, não me agrada muito a proposta da série... vejo-a como BBB demais; como muitos filmes atuais.

    Mas é só uma opinião de quem não leu e pode estar equivocado. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não vi o filme e mto menos li nenhum dos livros da trilogia. Mas tenho curiosidade, admito! Já ouvi falarem bem, falarem muitooo bem, e falarem mal tb. Mas faz parte, minha curiosidade continua intacta hahaha.

    Bj
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ah, li esse livro já faz um tempinho e acabei optando por não fazer a resenha. Teve as mesmas impressões que você, o livro é muito bom, mas pelo que as outras pessoas falavam esperava um pouco mais. Enfim, adorei sua sinceridade.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  17. Cara esse livro é muito bom, o filme também é legal mas não barra o livro. Primeira vez que eu o vi achei a capa meio feinha, ai já julguei o livro mas depois que eu li me apaixonei. Ele entrou para a minha lista de melhores livros do mundo para mim, amei muito, recomendo para todo mundo! :)
    Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente amo JV! História, desenvolvimento e enredo fantásticos!
    Amei sua resenha! Perfeita!!

    Beijos
    Marry
    asaventurasdeumabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Mari, gostei de ver sua opinião sobre JV. É claro que eu amei o livro e dei 5 estrelinhas para ele, mas gosto é gosto. Na verdade, lendo alguns pontos ressaltados por vc, até tenho que concordar com algumas coisas, como na questão do embate corpo a corpo. Ou a falta dele rs. Mas de qualquer forma, ainda assim o livro foi excelente pra mim.

    E espero poder ler Em Chamas o quanto antes...

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  20. Jogos Vorazes é tudo né? Sem comentários... *_*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...