quarta-feira, 8 de agosto de 2012

postheadericon "Vero" Semelhança entre Livros #1

Olá, caros leitores!!

Assim como o post anterior A Maldição da Trilogia de Cinco, decidi mais uma vez instigar os leitores a refletir sobre outro assunto que também tem me tirado o sono. Trata-se sobre uma tendência já recorrente de "reescrever" livros. Eu observei que os plots são muito semelhantes e sempre deixa a impressão de "acho que já vi isso antes" durante a leitura de determinado livro. Veja os eróticos pós 50shades. Sem contar as distopias atuais... Os últimos lançamentos YA parecem ser mais do mesmo e só me chamará a atenção aqueles que tiverem algum diferencial, do contrário, passarei a ignorar porque a fila tem que andar. Sempre busco livros diferentes e que saiam do lugar-comum. Mas, vou citar aqui exemplos que exemplificam bem o meu ponto de vista. Antes, quero deixar claro que ainda não li Belo Desastre, mas  tive esse raciocínio após a leitura da sinopse e de alguns reviews no Goodreads. A sinopse em si me fez perder o interesse na leitura, MAS como se trata de um literary crush do momento, estou bem curiosa para ler e assim poder tirar minhas próprias conclusões. Quem sabe assim eu acabe me surpreendendo durante a leitura e reveja meus pensamentos iniciais sobre a história? Tudo é possível, não é mesmo?





Quando Brittany Ellis assiste a aula de química no primeiro dia do último ano, ela não tinha nenhum indício a imagem da sua vida "perfeita" que tão cuidadosamente ajudou a criar estivesse prestes a se revelar diante dos olhos. Ela foi forçado a ser parceira de laboratório de Química com Alex Fuentes, um membro de uma gangue do outro lado da cidade, e ele está prestes a ameaçar tudo o que ela trabalhou tão duro para manter: sua reputação ilibada, seu relacionamento com seu namorado, e o segredo que sua vida em casa é tudo menos perfeito.


Alex é um bad-boy e ela sabe disso. Então, quando ele faz uma aposta com os amigos para atrair Brittany em sua vida, ele sequer imaginaria as implicações disso. Logo Alex percebe que Brittany era uma pessoa real com problemas reais, e ele subitamente perceber que a aposta feita com arrogância se transforma em algo mais.


Em uma história apaixonante, Simone Elkeles trata os estereótipos e barreiras que ameaçam manter Bretanha e Alex separados.


Sinopse traduzida - Fonte Goodreads (A sinopse da Underworld está incompleta e não revela quase nada da história. Sinceramente, é um livro maravilhoso e que merecia uma sinopse a altura. #shame)



  
A nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. 


Considerações:


Eu li Química Perfeita e por isso mesmo o meu lado irracional fez acionar o alarme de que Belo Desastre tem muitas semelhanças que não dá para simplesmente ignorá-las. Comparando as sinopses é possível perceber os motivos:


No site da Simone Elkeles logo no topo a gente lê a seguinte frase: 'Bad Boy' + 'Good Girl' = Perfect Chemistry. Esse é o ponto central do livro. Ou seja, a relação entre duas pessoas tão opostas daria certo no final? A gente se lembra logo daquela máxima 'Os opostos se atraem...' Ambos os livros tem protagonistas conflitantes. A garota certinha com o garoto 'barra pesada'. Ambos os personagens, tanto Alex quanto Travis são irresistíveis e machões. Arrasam o coração da mulherada na escola, na faculdade, do Oiapoque ao Chuí. Alex e Travis parecem surpreender ao longo da história e tem temperamentos explosivos. Um é membro de uma gangue local o outro ganha a vida em clubes de luta. Os dois conseguem tirar boas notas e são inteligentes, mas não são disciplinados e costumam prestar pouca atenção nas aulas. Outro ponto que não posso deixar de citar é que ambos perderam um ente querido, tem irmãos que se metem em encrenca e que de certa forma acarreta no comportamento rebelde. E por aí vai...









Outro ponto que não posso deixar de falar é a questão da aposta. Certo, as apostas são diferentes de certa forma, mas as motivações foram a mesma: conquistar a garota difícil que fez questão de rejeitá-lo. O sexo se faz presente e todo mundo sabe o resultado final desse tipo de aposta, não é mesmo?


Vem ni mim!


Tanto Brittany quanto Abby guardam um segredo e são virgens. Ambas trocam farpas com os gatões, como já era de se esperar... 

Parece que Travis é muito obsessivo, mas o que ele e Alex tem em comum é o fato de serem ciumentos, cada qual a sua maneira, é claro. Pelo o que andei lendo no Goodreads, certamente cheguei a conclusão de que não irei gostar do Travis tanto quanto eu gosto do Alex. O Travis é um anti-herói e gosto de personagens assim, mas se as reviews que eu li lá forem mesmo honestas na questão do ciúmes doentio dele, particularmente acabarei não curtindo. Alex é cativante e em nenhum momento demonstrou oferecer perigo a Brittany. A relação deles era mesmo linda e invejável. Sinceramente, não iria torcer para Abby e Travis ficarem juntos no final diante de um caso de 'amor' tão turbulento e arriscado. A Abby bem que poderia ter mais amor próprio... Vi alguém falar no Twitter que não indicaria a leitura para o público infanto-juvenil e concordo plenamente. Entretanto, Química Perfeita traz uma mensagem bacana, onde é mesmo possível uma relação saudável entre duas pessoas tão opostas, e o leitor acompanha a evolução dos personagens ao longo da história. Parece que Belo Desastre opta pelo caminho contrário. Não vi nenhum comentário sobre o livro apontar uma mudança significativa no modo de vida dos personagens e muito menos seu crescimento, no sentido de abandonar vícios e buscar uma nova postura em suas vidas. Prefiro ler livros que consigam extrair algo de positivo, mesmo que tudo pareça conspirar contra isso.


Cara com transtorno obsessivo-compulsivo numa relação de "amor doentio"? Estou fora!


Pretendo ler o livro e claro constatar se realmente meus devaneios fazem sentido ou não. Espero sinceramente estar errada em minhas colocações, até porque não gosto de fazer comparações entre livros, mas achei inevitável neste caso específico. O interessante em Química Perfeita foi o fato de a narração ser em 1ª pessoa, mas sob o ponto de vista de ambos os protagonistas. O leitor facilmente consegue se colocar no lugar de ambos, pois tem a oportunidade de conhecê-los melhor e tem uma visão mais ampla da história sob diversos aspectos. Não é o que ocorre em Belo Desastre, e talvez isso tenha influenciado bastante o time das leitoras que odeiam o Travis. Pelo menos lá fora, porque eu percebi que o pessoal daqui gostou bastante dele, por mais incrível que possa parecer. Me assustei um pouco com essa repercussão toda, mas mal vejo a hora de descobrir qual é a de mesmo desse cara. hehe  Se você já leu e tem bons argumentos a favor, comente a respeito e me faça mudar de ideia. Narrativa em primeira pessoa tende a influenciar o leitor e a análise fica mais fragmentada.  






Química Perfeita e Belo Desastre são livros que tratam da relação passional entre seus personagens e que propõem uma visão além das aparências que possibilitem a quebra de estereótipos.


Obs: Esse post será atualizado assim que eu ler Belo Desastre. Ou não, quem sabe? Essas foram as minhas primeiras impressões a respeito do livro, e por mais que não seja indicado julgar um livro sem ao menos ler antes, fica difícil evitar quando conhecemos previamente a sua sinopse. Além disso, como dizem: A primeira impressão é a que fica. Se existem pessoas que escolhem um livro pela capa, existem também aquelas que decide pela leitura ou não após conferir a sinopse. Foi exatamente o que fiz.

E vou apreciar muito saber nos comentários sobre o posicionamento de cada um de vocês que lerem esse post. Respeito a opinião de todos sempre!

8 comentários:

  1. Hm, estava curiosa por esse seu post!
    Sabe, do jeito que vc colocou, consigo ver as semelhanças que vc notou entre os enredos, mas justamente por essa sua impressão do Alex, acho que acaba ficando mt diferente. O Alex, apesar de tudo, parece tentar melhorar e não oferece perigo a Brit, já o Travis me parece um doido obsessivo! Realmente o livro deu o que falar la fora e eu amo as reviews mais sarcásticas do GD! Acho que Travis deve ter algo de encantador, mas pelo que li, ele me parece mt doido e ainda não sei se vou gostar (embora em literatura a gente sempre acabe ficando caida por carinhas barra pesada)... Mas digo isso por ler resenhas e sinopses pq aind anão conhece realmente os livros. Só tenho esse feeling que QP é mais amor e BD é mais loucura! rs

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Hum, há semelhanças claro, mas já li Belo Desastre, amei o livro e não concordo muito com o post. O fato que pega em Belo Desastre é que o Travis e a Abby não são "opostos" como a sinopse deixa entender, Abby é tão perigosa quanto ele! haha
    Depois de fazer toda a análise e já ter uma opinião meio formada sobre os personagens, não sei se você gostará tanto de Belo Desastre quanto eu que, nunca tinha lido nada sobre a história...

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do post, nunca percebi as semelhanças entre os dois livros, até porque eu não li nenhum dos dois ainda. As estórias são super parecidas mesmo! Mas quem foi escrito primeiro? Vou ler e depois dou a minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Querida sempre concordo com vc, seu post me deixou muito feliz!!
    Acho que nenhum livro poderá desbancar "Química Perfeita". E agora que estou lendo estou tendo a máxima certeza disso.
    Acho que vc pode ir de cabeça e entender que não tem nada a ver.
    Travis é obsessivo demais! Alex é um anjo perto dele (e é sério, não estou de sarcasmo! rs).
    Leve em consideração que eu ainda não terminei, estou na metade, e toda a testosterona do Travis tá me dando nos nervos, pq ninguém pode olhar pra mocinha que ele quer sair no tapa. Ponto!

    Mas depois que eu escrever uma resenha eu te mando! Tomara que eu termine logo, e goste de como tudo isso vai acabar...

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, não li nenhum dos dois livros que foram citados mas acho que o seu ponto de vista é bastante válido, espero ter a oportunidade de lê-los para poder entender melhor tudo o que disse :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Ah, que bom, achei que estava ficando louca! Quando li a sinopse de Belo Desastre olhei mais umas duas vezes pra capa pra ter certeza que não era Quimica Perfeita! Adorei o livro (QP) e só isso já me deixa com vontade de ler BD, mas não estou empolgada, sabe? Aliás, todos esses livros que fazem um SUCESSO repentino na blogosfera me cansam antes mesmo de eu chegar a ler... (Pq a Gente Acabou, ACEDE, 50Tons, Belo Desastre...)

    Beijão
    desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. concordo completamente com o post, principalmente sobre os yas! ateh agora não li nenhum sobrenatural que não me lembrasse crepusculo D: os autores precisam de mais criatividade! >.<

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que as sinopses não tem o estilo literário do escritor.A maneira como se fala ou se escreve determinada palavra é também um diferencial significativo,quando lemos determinado livro.Se o estilo e a retórica forem cativantes,eu sempre tendo a fazer a travessia apesar dos eventuais percalços.
    De todo modo,obrigado pelas interpretações inteligentes e palatáveis que vc fez sobre os dois livros e a sua similitude.São livros que não conheço,mas,me deu vontade de lê-los.
    Bjosss...
    Estou seguindo-a.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

8 comentários:

  1. Hm, estava curiosa por esse seu post!
    Sabe, do jeito que vc colocou, consigo ver as semelhanças que vc notou entre os enredos, mas justamente por essa sua impressão do Alex, acho que acaba ficando mt diferente. O Alex, apesar de tudo, parece tentar melhorar e não oferece perigo a Brit, já o Travis me parece um doido obsessivo! Realmente o livro deu o que falar la fora e eu amo as reviews mais sarcásticas do GD! Acho que Travis deve ter algo de encantador, mas pelo que li, ele me parece mt doido e ainda não sei se vou gostar (embora em literatura a gente sempre acabe ficando caida por carinhas barra pesada)... Mas digo isso por ler resenhas e sinopses pq aind anão conhece realmente os livros. Só tenho esse feeling que QP é mais amor e BD é mais loucura! rs

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Hum, há semelhanças claro, mas já li Belo Desastre, amei o livro e não concordo muito com o post. O fato que pega em Belo Desastre é que o Travis e a Abby não são "opostos" como a sinopse deixa entender, Abby é tão perigosa quanto ele! haha
    Depois de fazer toda a análise e já ter uma opinião meio formada sobre os personagens, não sei se você gostará tanto de Belo Desastre quanto eu que, nunca tinha lido nada sobre a história...

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do post, nunca percebi as semelhanças entre os dois livros, até porque eu não li nenhum dos dois ainda. As estórias são super parecidas mesmo! Mas quem foi escrito primeiro? Vou ler e depois dou a minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Querida sempre concordo com vc, seu post me deixou muito feliz!!
    Acho que nenhum livro poderá desbancar "Química Perfeita". E agora que estou lendo estou tendo a máxima certeza disso.
    Acho que vc pode ir de cabeça e entender que não tem nada a ver.
    Travis é obsessivo demais! Alex é um anjo perto dele (e é sério, não estou de sarcasmo! rs).
    Leve em consideração que eu ainda não terminei, estou na metade, e toda a testosterona do Travis tá me dando nos nervos, pq ninguém pode olhar pra mocinha que ele quer sair no tapa. Ponto!

    Mas depois que eu escrever uma resenha eu te mando! Tomara que eu termine logo, e goste de como tudo isso vai acabar...

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, não li nenhum dos dois livros que foram citados mas acho que o seu ponto de vista é bastante válido, espero ter a oportunidade de lê-los para poder entender melhor tudo o que disse :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  6. Ah, que bom, achei que estava ficando louca! Quando li a sinopse de Belo Desastre olhei mais umas duas vezes pra capa pra ter certeza que não era Quimica Perfeita! Adorei o livro (QP) e só isso já me deixa com vontade de ler BD, mas não estou empolgada, sabe? Aliás, todos esses livros que fazem um SUCESSO repentino na blogosfera me cansam antes mesmo de eu chegar a ler... (Pq a Gente Acabou, ACEDE, 50Tons, Belo Desastre...)

    Beijão
    desigusson.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. concordo completamente com o post, principalmente sobre os yas! ateh agora não li nenhum sobrenatural que não me lembrasse crepusculo D: os autores precisam de mais criatividade! >.<

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que as sinopses não tem o estilo literário do escritor.A maneira como se fala ou se escreve determinada palavra é também um diferencial significativo,quando lemos determinado livro.Se o estilo e a retórica forem cativantes,eu sempre tendo a fazer a travessia apesar dos eventuais percalços.
    De todo modo,obrigado pelas interpretações inteligentes e palatáveis que vc fez sobre os dois livros e a sua similitude.São livros que não conheço,mas,me deu vontade de lê-los.
    Bjosss...
    Estou seguindo-a.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...