sexta-feira, 12 de novembro de 2010

postheadericon Livro que inspirou a série #1: Boardwalk Empire – O Império do Contrabando

Olá caros leitores!! Começando um post novo abordando o tema: Livros que inspiraram séries.
Para começar, eu escolhi a série Boardwalk Empire - O Império do Contrabando que estreou no Brasil em 17 de outubro, às 22h no canal pago HBO. Inspirada no livro de Nelson Johnson, BoardWalk Empire: The Birth, High Times and Corruption of Atlantic City, tem direção de Martin Scorsese, Tim Van Patten, Jeremy Podeswa, Alan Taylor e Allen Coulter, com produção executiva de Terence Winter (ganhador do Emmy pela série Os Sopranos), Tim Van Patten, Stephen Levinson e Mark Wahlberg.
Primeiramente, devo dizer que se trata de uma equipe de primeira linha nessa Superprodução da HBO. Adoro os filmes de Scorsese, a exemplo de Os Infiltrados, Gangues de Nova York, O Aviador, Cabo do Medo, só para citar alguns que de certa forma trazem características semelhantes à Boardwalk Empire. Gosto muito da temática que aborda o submundo do crime e da Máfia. Quem não se lembra da trilogia O Poderoso Chefão, baseada na obra de Mario Puzo, The Godfather, que retratou a história de uma família de mafiosos, os Corleone, que imigrou para os Estados Unidos? 
Como ocorre em qualquer adaptação, seja para produzir filmes ou séries, os produtores não retratam fielmente a obra, e consequentemente muitas vezes se distanciam do foco principal do livro abordado. Pode acontecer também da série ou o filme ser melhor que o livro em si, a exemplo da série Vampire Diaries, com uma roupagem bem mais instigante e surpreendente que o próprio livro da autora L. J. Smith, na minha sincera opinião. Entretanto abordarei esse livro, em especial, oportunamente em outro post.
Voltando ao título do post, a série Boardwalk Empire - O Império do Contrabando aborda os conflitos oriundos da Lei Seca, nos anos 20, com a proibição da fabricação, transporte e venda de bebidas alcoólicas no Estados Unidos. Toda lei implantada pelo governo que gera revoltas e transtornos para a população - pois trata de algo delicado como os direitos individuais e o direito à liberdade - surge como consequência, os trangressores, que lançam mão de atitudes ilícitas como um meio de protesto contra determinada política governamental. 
Assim, surgiu uma rede de contrabando de bebidas dirigida por um político corrupto em Atlantic City. O personagem em questão é Enoch “Nucky” Thompson (Steve Buscemi), que usa seu poder para exercer seu papel de político respeitado durante o dia e um gângster temido durante à noite. No livro o sobrenome do personagem principal é Johnson. Junto com seu irmão Elias (Shea Whigham), o xerife da cidade, Nucky controla suas operações de contrabando fazendo negócios com Arnold Rothstein (Michael Stuhlbarg), Big Jim Colosimo (Frank Crudele), Lucky Luciano (Vincent Piazza) e Al Capone (Stepenh Graham), e conquista a posição de principal contato para conseguir álcool ilegalmente. A trama se complica quando Jimmy Darmody (Michael Pitt), ex-protegido de Nucky, volta da guerra exigindo uma posição na máfia, e ao não consegui-la imediatamente, decide fazê-lo com as próprias mãos. Como resultado, ele faz uma aliança mortal com os sócios de Nucky, e sem querer leva o agente federal Nelson Van Alden (Michael Shannon) a vigiar seu mentor. Realmente, nesse ramo em questão,  não se deve confiar em ninguém definitivamente
Uma ótima história que aborda o submundo da máfia sempre reúne elementos como rede de intrigas, traições, paixões, violência, jogo de poder, que sem dúvida prende a atenção da pessoa do início ao fim. Uma ótima pedida é ler o livro de Nelson Johnson, fruto de uma meticulosa pesquisa de cerca de 20 anos, para retratar fielmente no livro a Antlantic City dos primeiros anos do século XX. Eu preferi a capa do segundo livro, baseada no cartaz de divulgação da série de mesmo nome. Pelo que eu li no site do Los Angeles Times, o autor Nelson Johnson teve que resguardar alguns aspectos da história real por questões judiciais. Isso acontece em livros de ficção que envolve pessoas que realmente existiram, portanto todo cuidado é pouco na criação de histórias assim.
Infelizmente o livro, por enquanto, só está à venda nos Estados Unidos, vi no site da Amazon e no site oficial: http://boardwalkempire.com/ 
Para quem não sabe ainda, o formato Paperback nada mais é do que um tipo de impressão de baixo custo muito comum nos Estados Unidos. A gente conhece aqui na versão dos livros de banca, sempre baratinhos como todos já sabem. Uma ótima opção para os leitores que pretendem viajar para o exterior nas férias, mas quem sabe algum dia uma editora nacional se interessa pela publicação desse livro, não é mesmo? Bom vamos agora para as especificações do livro:








  • Formato Paperback: 312 páginas
  • Editora: Plexus Publishing, Inc.; TV Tie-in Edition edition (August 16, 2010)
  • Idioma: Inglês
  • ISBN: 978-0-9666748-6-6
  • Preço: $16,95 no site oficial e na Amazon $9,99 (Versão kindle) e $11,53 (Paperback)

Synopsis: Through most of the 20th century, Atlantic City was controlled by a powerful partnership of local politicians and racketeers. Funded by payoffs from gambling rooms, bars, and brothels, this corrupt alliance reached full bloom during the reign of Enoch “Nucky” Johnson — the second of three bosses to head the Republican machine that dominated city politics and society.
In Boardwalk Empire, Nucky Johnson, Louis "the Commodore" Kuehle, Frank "Hap" Farley, and Atlantic City itself spring to life in all their garish splendor. Author Nelson Johnson traces "AC" from its birth as a quiet seaside health resort, through the notorious backroom politics and power struggles, to the city's rebirth as an international entertainment and gambling mecca.
Irresistibly told, with characters and pacing worthy of a well-crafted novel, Boardwalk Empire is the true story of a colorful city and its unique political culture


Sinopse traduzida: Durante a maior parte do século 20, Antlantic City foi controlada po uma poderosa parceria de políticos e especuladores locais. Financiado por subornos de salas de jogos, bares e bordéis, essa aliança corrupta alcançou seu ápice durante o reinado de Enoch "Nucky" Johnson - o segundo de três chefes, para chefiar a máquina republicana, que dominou a política da sociedade. Em Boardwalk Empire, Nucky Johson, Louis "O Commodore", Frank "Hap" Farley, e a própria Atlantic City, ganham vida em todo o seu esplendor berrante. O autor Nelson Johnson traça "AC" desde o seu nascimento, como um calmo resort de saúde à beira-mar, através da notória política de bastidores e lutas pelo poder, para o renascimento da cidade como um entretenimento internacional e meca do jogo. Irresistivelmente contada, com personagens e ritmo digno de um romance bem trabalhado, Boardwalk Empire é a verdadeira história de uma cidade colorida com sua cultura política única. 

É possível baixar no próprio site oficial o prólogo e um dos capítulos do livro para apreciação. Para quem gosta de livros do gênero, fica a dica!! Quero muito comprar o livro, mas só de pensar no valor da postagem para o Brasil, já me deixa desanimada. :( Pelo menos, eu já posso praticando o inglês conferindo o prólogo e um dos capítulos cedidos gratuitamente no site: http://www.boardwalkempire.com/
 
Aguardem o próximo post: Livro que inspirou série #2: Vampire Diaries - Diários do Vampiro

5 comentários:

  1. Muito bacana a ideia de retratar livros que viraram série, Mariana! Eu não conheço nem este livro nem a série que você menciona, mas me deu vontade ve ver, dada as suas palavras!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estou seguindo o blog! Adorei!
    Passe lá pelo meu e participe das promoções!

    http://janinestecanella.blogspot.com/
    ;**

    Nine

    ResponderExcluir
  3. Oii, Mari! *-*
    Nossa, você acaba de despertar em mim um certo interesse em livros que abordam o submundo, como você disse! Nunca parei pra pensar em ler um. Fiquei muito curiosa pra ler essa série!
    A questão que você comentou também sobre algumas adaptações para as telas não seguirem o enredo do livro, isso me deixa SUPER irritada. Quero dizer, o que custa para eles seguirem tudo direitinho?
    Em casos mais absurdos (como o de "Vampire Diaries") nem parece que a série e os livros tem a mesma história.

    A propósito, tenho uma boa dica pra você! Conhece um site chamado Book Depository (http://www.bookdepository.co.uk/)?Lá você encontra vários títulos em inglês, e o melhor de tudo é que nesse site o frete é grátis pra qualquer parte do mundo! Já comprei por ele, é recomendadíssimo. Muito melhor que ficar pagando shipping! XD
    Os preços são em dólar também, mas não é nada que um cartão de crédito não resolva. Aconselho você a procurar essa série no site. Quem sabe você não acha (e ainda paga menos)?
    Me fala depois se conseguiu! ^^

    Abraços ~

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leitoras

    Eu pesquisei no site Book Depository e realmente encontrei o livro por lá, custando $14,85 e fiquei mesmo com vontade de comprar. Entretanto, inicialmente vou comprar outro livro mais baratinho lá pra fazer um teste pelo PayPal, que é uma forma mais segura de comprar e já tenho conta por lá. Então, posteriormente comprarei Boardwalk Empire. Adorei sua sugestão e o fato de não cobrar shipping já é de grande ajuda!!
    Muito obrigada mesmo pela dica!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Você realmente não pode perder o segundo espisódio da nova série de comédia, Vice Principals é uma proposta bastante divertida, louca e com um tom cômico e muito agradáel. Da HBO, é uma das melhores series, parece ser uma boa proposta. Só espero que de verdade consigam cumprir as expectativas e que os 18 episódios tenham sido planejados para cubrir as expectatias do espectador. Eu recomendo muito.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

5 comentários:

  1. Muito bacana a ideia de retratar livros que viraram série, Mariana! Eu não conheço nem este livro nem a série que você menciona, mas me deu vontade ve ver, dada as suas palavras!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Estou seguindo o blog! Adorei!
    Passe lá pelo meu e participe das promoções!

    http://janinestecanella.blogspot.com/
    ;**

    Nine

    ResponderExcluir
  3. Oii, Mari! *-*
    Nossa, você acaba de despertar em mim um certo interesse em livros que abordam o submundo, como você disse! Nunca parei pra pensar em ler um. Fiquei muito curiosa pra ler essa série!
    A questão que você comentou também sobre algumas adaptações para as telas não seguirem o enredo do livro, isso me deixa SUPER irritada. Quero dizer, o que custa para eles seguirem tudo direitinho?
    Em casos mais absurdos (como o de "Vampire Diaries") nem parece que a série e os livros tem a mesma história.

    A propósito, tenho uma boa dica pra você! Conhece um site chamado Book Depository (http://www.bookdepository.co.uk/)?Lá você encontra vários títulos em inglês, e o melhor de tudo é que nesse site o frete é grátis pra qualquer parte do mundo! Já comprei por ele, é recomendadíssimo. Muito melhor que ficar pagando shipping! XD
    Os preços são em dólar também, mas não é nada que um cartão de crédito não resolva. Aconselho você a procurar essa série no site. Quem sabe você não acha (e ainda paga menos)?
    Me fala depois se conseguiu! ^^

    Abraços ~

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leitoras

    Eu pesquisei no site Book Depository e realmente encontrei o livro por lá, custando $14,85 e fiquei mesmo com vontade de comprar. Entretanto, inicialmente vou comprar outro livro mais baratinho lá pra fazer um teste pelo PayPal, que é uma forma mais segura de comprar e já tenho conta por lá. Então, posteriormente comprarei Boardwalk Empire. Adorei sua sugestão e o fato de não cobrar shipping já é de grande ajuda!!
    Muito obrigada mesmo pela dica!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Você realmente não pode perder o segundo espisódio da nova série de comédia, Vice Principals é uma proposta bastante divertida, louca e com um tom cômico e muito agradáel. Da HBO, é uma das melhores series, parece ser uma boa proposta. Só espero que de verdade consigam cumprir as expectativas e que os 18 episódios tenham sido planejados para cubrir as expectatias do espectador. Eu recomendo muito.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...