segunda-feira, 15 de novembro de 2010

postheadericon Livro que inspirou a série #2: Vampire Diaries (Diários do Vampiro)


Como prometido, hoje vou falar do livro (ou melhor da série de livros) que inspirou a série The Vampire Diaries, exibida toda quarta-feira às 22hs na Warner Channel. Com o slogan Love Sucks - Amor se escreve com sangue Muahhaaa, a série já está na sua 2ª temporada mais focada na aparição da Katherine, interpretada pela mesma atriz que faz Elena Gilbert (Nina Dobrev). Logo abaixo coloquei a sinopse de estréia da série, e em seguida as considerações sobre as diferenças (gritantes!) entre a série e os livros da L. J. Smith.

"Quatro meses após o trágico acidente de carro que matou seus pais, Elena Gilbert, que tem 17 anos, e seu irmão, Jeremy, que tem 15 anos, ainda estão aprendendo a lidar com o luto e tocar suas vidas adiante.
Elena sempre foi a “garota perfeita”: popular, bonita, e cheia de amigos. Mas agora ela precisa aprender a esconder sua tristeza do mundo. Quando o novo ano escolar começa, Elena e suas colegas ficam fascinadas por um misterioso e charmoso novo colega, Stefan Salvatore.
Stefan e Elena imediatamente se aproximam, sem que a garota saiba que Stefan é um vampiro com centenas de anos de idade, lutando por uma vida pacífica entre os humanos, enquanto seu irmão, Damon, é a personificação da violência e brutalidade dos vampiros.
Agora esses dois irmãos vampiros – um bom, um mau – estão em guerra pela alma de Elena e pelas almas de seus amigos, família, e todos os habitantes da pequena cidade de Mystical Falls."
Sob a direção de Marcos Siega e roteiro de Julie Plec e Kevin Williamson, a série fez adaptações drásticas da saga Diários do Vampiro, a começar pelo nome da cidade, que na realidade se chama Fell's Church, também no Estado de Virgínia. Além do mais, os produtores parecem não ter levado em consideração que a Elena, personagem principal da trama, é loira e não morena, como a atriz Nina Dobrev, que a caracteriza na série. Engraçado isso, porque na terra do Tio Sam o que não falta são atrizes loiras, que poderiam muito bem encarnar a pele da doce e ingênua Elena. Bom, pelo menos para o deleite feminino (OMG!) temos os atores Paul Wesley (Stefan Salvatore) e Ian Somerhalder (Damon Salvatore), que convenhamos são perfeitos para os papéis que os designaram. Principalmente Ian / Damon que rouba o papel em todas as situações. O Damon é enigmático, sedutor, e mais do que isso, encarna o típico vampiro traiçoeiro que tem atitude e luta para conseguir atingir os seus objetivos não importa o que aconteça. Trata-se do meu personagem preferido tanto na série quanto nos livros. Apesar de que eu sempre torcia para que Elena pudesse finalmente ficar com Stefan, o que não ocorreu no livro Reunião Sombria, porque a autora decidiu fazer mais três livros para completar a saga (para o meu desespero!), e prolongou o suspense em torno do final (FINAL MESMO!) de Diários do Vampiro. Voltando para a série, o que me causou um certo aborrecimento, foi a falta da personagem que eu tinha um grande apreço nos livros: Meredith. Sim, porque Meredith era uma grande amiga de Elena e carregava em seu íntimo um grande mistério, sem falar na sua postura decidida e corajosa nas situações mais delicadas da história. 
Eu particularmente não gostava da personagem Bonnie, com a sua aparência fragilizada e negativa sobre os acontecimentos, mas os roteiristas por algum motivo deram um lugar de destaque para ela, provavelmente por causa da sua ligação com o universo Wicca... no livro a personagem tinha visões confusas sobre o futuro e se amedrontava por qualquer coisa Aff!!! Meredith sempre estava por perto para apoiar sua amigas, e não entendo porque a deixaram de fora da série, inserindo personagens que nem de longe fizeram parte dos livros, e nem vou citar nomes porque são muitos! Além disso, a Elena Gilbert do livro tem uma irmã de quatro anos, Margareth (e não um irmão adolescente chamado Jeremy), a sua tia se chama Judith e não Jenna. Melhor nem mencionar outras diferenças... 
A crítica que eu faço modestamente se refere às adaptações dos livros para criar séries, e The Vampire Diaries mais parece uma produção independente, que ganhou uma roupagem mais interessante e instigante por incrível que pareça. Os livros em si são mornos para retratar uma saga vampiresca, mas considero a série muito mais trabalhada que explora bem esse universo. Respeito a opinião de todos que gostam dos livros, mas eu continuo preferindo a série The Vampire Diaries. rsrs






Eu tive que colocar essa imagem acima com a compilação de todos os livros da saga, até porque se repararem bem todas estão interligadas, cada face se interrelaciona uma com a outra, e convenhamos ficou perfeita! A Galera Record acertou em cheio ao escolher a arte da capa para os quatro livros. Veremos se a trilogia que completa a saga vai ter capas semelhantes, mas a editora já disponibilizou informações do livro Anoitecer, recém publicado, e inclusive é possível conferir gratuitamente o primeiro capítulo AQUI




Anoitecer
L. J. Smith
Ano: 2010
Editora: Galera Record
Série: Diários do Vampiro - O Retorno
Páginas: 448
ISBN: 9788501090676
Preço: R$39,90

Sinopse: Elena Gilbert vive. Quando se sacrificou para salvar Stefan e Damon Salvatore de algum modo ela foi trazida de volta a vida - e com poderes que ela não sabe controlar. Escondida na casa de Stefan, Elena precisa reaprender... tudo enquanto seu amado cuida de sua segurança. Damon, por outro lado, deseja ter Elena para si. E uma escuridão toma aos poucos a cidade.  

Bem, trata-se de uma boa pedida para os leitores que gostam da saga Diários do Vampiro. :)

Espero que tenham gostado!
Até a próxima!

7 comentários:

  1. Eu gostei muito dos livros, porque me prenderam, mas eu sei que a autora poderia ter sido mais feliz. Muitas vezes suas narrações foram confusas e pobres. Além de umas viagens nada a ver. A "volta" de Elena foi assim e bem confusa. Eu tive que ler duas vezes para entender direito, mas enfim, no geral eu gostei.

    Quanto ao seriado da TV, no começo eu não queria dar o braço a torcer. Pois como comecei ler os livros, antes de ver a série, pensei que não poderia gostar, já que muitas coisas são diferentes. Na verdade, praticamente tudo é diferente.

    A morte de Katherine, eu prefiro a versão do livro, e alguns detalhes, como Elena ter uma irmã novinha, e não um adolescente chato pra caramba que nem no seriado. Também achei um saco não ter Meredith na história, e Bonnie do seriado eu odeio hahaha. Ela é muito chata, além disso, muito forçado o lance dela de bruxaria, bom, pelo menos para mim.

    Mas eu confesso que o seriado me conquistou e grande parte se deve ao papel perfeito de Ian na pele de Damon. Ele deu vida ao personagem, de uma forma que gosto muito mais dele no seriado do que no livro. Damon é incrível. Acho que por isso detesto Bonnie hahaha, já que ela não gosta nenhum pouco dele.

    Ótimo post flor, adorei!!! Espero comprar essa temporada em breve. Só estou esperando abaixar o preço.

    beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  2. Olá Rê, eu concordo plenamente com você. Eu confesso que pulei algumas páginas em que a autora "viajou na maionese", mas os livros em si não são ruins. Ela soube prender mais a minha atenção do que a Stephanie Meyer com sua saga Crepúsculo. Eu li os quatro livros rapidamente, mas fiquei tão frustrada que desisti de ler o três livros do "Retorno". Na minha opinião, a Lisa deveria ter concluído a saga em Reunião Sombria, para mim o final dele foi até melhor, mesmo sem ter definido com quem a Elena ficaria de verdade.
    Mas adorei o seu ponto de vista e também odeio a Bonnie!!! Eu amo o Damon do seriado, mas odiava o Damon do livro rsrs. Enfim, espero que a série continue, e que não sejamos surpreendidas pelo cancelamento, porque isso aconteceu com Heroes e fiquei muito desapontada. Eu parei de acompanhar algumas séries do começo por causa disso rsrs.
    Muito obrigada por comentar o post!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Assim como você, eu tambpem prefiro o seriado. Foram modificadas várias coisas perante ao livro, masao invés de ficar clichê, ficou ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que me deixa irritada e saber que a série é melhor que os livros e ainda não vi nem um episódio.

    Vou baixar :P

    [aah, e o box dos livros é lindo demais, também :P]

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  5. Não sei se eu já comentei, mas não gosto muito, tanto dos livros quanto da série de TV. Acho que a história é meio parada nos livros, e na TV os fatos são muito repetitivos. Acho que o início da história é legal, mas depois vai ficando cansativo! :(
    Encalhei agora no terceiro livro, e sinceramente não tenho muita vontade de comprar o quarto...

    ResponderExcluir
  6. Eu não conheço os livros e nem a série, mas escuto muito falar de ambos e vejo em todos os lugares também. Vai aqui a minha observação: uma boa divulgaçãoé importante.

    Creio ser uma boa história, apesar de não dispor de elementos para uma opinião profunda. Que bom que você me mostrou um pouco deste universo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Eu amo a serie na tv...só não comecei a ver a 2° temp ainda.Os livros eu irei ler o 3 ..

    Anoitecer parece ta ótimo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

7 comentários:

  1. Eu gostei muito dos livros, porque me prenderam, mas eu sei que a autora poderia ter sido mais feliz. Muitas vezes suas narrações foram confusas e pobres. Além de umas viagens nada a ver. A "volta" de Elena foi assim e bem confusa. Eu tive que ler duas vezes para entender direito, mas enfim, no geral eu gostei.

    Quanto ao seriado da TV, no começo eu não queria dar o braço a torcer. Pois como comecei ler os livros, antes de ver a série, pensei que não poderia gostar, já que muitas coisas são diferentes. Na verdade, praticamente tudo é diferente.

    A morte de Katherine, eu prefiro a versão do livro, e alguns detalhes, como Elena ter uma irmã novinha, e não um adolescente chato pra caramba que nem no seriado. Também achei um saco não ter Meredith na história, e Bonnie do seriado eu odeio hahaha. Ela é muito chata, além disso, muito forçado o lance dela de bruxaria, bom, pelo menos para mim.

    Mas eu confesso que o seriado me conquistou e grande parte se deve ao papel perfeito de Ian na pele de Damon. Ele deu vida ao personagem, de uma forma que gosto muito mais dele no seriado do que no livro. Damon é incrível. Acho que por isso detesto Bonnie hahaha, já que ela não gosta nenhum pouco dele.

    Ótimo post flor, adorei!!! Espero comprar essa temporada em breve. Só estou esperando abaixar o preço.

    beijinhos,

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  2. Olá Rê, eu concordo plenamente com você. Eu confesso que pulei algumas páginas em que a autora "viajou na maionese", mas os livros em si não são ruins. Ela soube prender mais a minha atenção do que a Stephanie Meyer com sua saga Crepúsculo. Eu li os quatro livros rapidamente, mas fiquei tão frustrada que desisti de ler o três livros do "Retorno". Na minha opinião, a Lisa deveria ter concluído a saga em Reunião Sombria, para mim o final dele foi até melhor, mesmo sem ter definido com quem a Elena ficaria de verdade.
    Mas adorei o seu ponto de vista e também odeio a Bonnie!!! Eu amo o Damon do seriado, mas odiava o Damon do livro rsrs. Enfim, espero que a série continue, e que não sejamos surpreendidas pelo cancelamento, porque isso aconteceu com Heroes e fiquei muito desapontada. Eu parei de acompanhar algumas séries do começo por causa disso rsrs.
    Muito obrigada por comentar o post!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Assim como você, eu tambpem prefiro o seriado. Foram modificadas várias coisas perante ao livro, masao invés de ficar clichê, ficou ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que me deixa irritada e saber que a série é melhor que os livros e ainda não vi nem um episódio.

    Vou baixar :P

    [aah, e o box dos livros é lindo demais, também :P]

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  5. Não sei se eu já comentei, mas não gosto muito, tanto dos livros quanto da série de TV. Acho que a história é meio parada nos livros, e na TV os fatos são muito repetitivos. Acho que o início da história é legal, mas depois vai ficando cansativo! :(
    Encalhei agora no terceiro livro, e sinceramente não tenho muita vontade de comprar o quarto...

    ResponderExcluir
  6. Eu não conheço os livros e nem a série, mas escuto muito falar de ambos e vejo em todos os lugares também. Vai aqui a minha observação: uma boa divulgaçãoé importante.

    Creio ser uma boa história, apesar de não dispor de elementos para uma opinião profunda. Que bom que você me mostrou um pouco deste universo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Eu amo a serie na tv...só não comecei a ver a 2° temp ainda.Os livros eu irei ler o 3 ..

    Anoitecer parece ta ótimo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...