Anne Fortier
ISBN: 9788599296912
Categoria: Ficção
Edição: 1ª Ed. 2010
Número de páginas: 448
Valor: R$39,90
Sinopse: Julie Jacobs e sua irmã gêmea, Janice, nasceram em Siena, na Itália, mas desde os 3 anos foram criadas nos Estados Unidos por sua tia-avó Rose, que as adotou depois de seus pais morrerem num acidente de carro. Passados mais de 20 anos, a morte de Rose transforma completamente a vida de Julie. Enquanto sua irmã herda a casa da tia, para ela restam apenas uma carta e uma revelação surpreendente: seu verdadeiro nome é Giulietta Tolomei.
A carta diz que sua mãe havia descoberto um tesouro familiar, muito antigo e misterioso. Mesmo acreditando que sua busca será infrutífera, Julie parte para Siena. Seus temores se confirmam ao ver que tudo o que sua mãe deixou foram papéis velhos – um caderno com diversos esboços de uma única escultura, uma antiga edição de Romeu e Julieta e o velho diário de um famoso pintor italiano, Maestro Ambrogio. Mas logo ela descobre que a caça ao tesouro está apenas começando.
Alguns terão perdão, outros castigo;
De tudo isso há muito o que falar.
Mais triste história nunca aconteceu
Que esta, de Julieta e seu Romeu.
- Shakespeare
Olá, caros leitores!! A resenha de hoje é sobre um livro que eu estava louca para ler, e como alguns de vocês já sabem, eu adoro romances históricos. Estou me referindo ao livro Julieta de Anne Fortier. A expectativa com relação a leitura deste livro foi tanta, que ao final me senti um pouco desapontada. Vou fazer algumas considerações antes de começar a resenha em si.
Na minha opinião, não acho possível comparar Romeu e Julieta de Shakespeare com a obra Julieta de Anne Fortier, dizendo que um ou outro é melhor. Dio Santo! Trata-se de releituras diferentes para uma mesma lenda feudal com mais de 600 anos!! Shakespeare imortalizou a tragédia na vida de dois jovens amantes, Julieta Capuleto e Romeu Montecchio, que como todos já sabem, morreram vítimas do ódio irreconciliável entre as suas famílias. Entretanto, há diferenças bastante significativas entre ambos. Os nomes dos personagens centrais da trama mudaram, e o desenvolvimento da tragédia em torno do relacionamento proibido dos jovens idem. Segundo a autora, a versão mais antiga desta história se passou em Siena, na Itália. É isso mesmo pessoal!! Isso foi bem surpreendente para mim, ao imaginar que a sua origem tivesse sido em Verona. Deixando de lado os mistérios envolvendo essa e outras questões sobre a obra de Shakespeare, vou descrever em linhas gerais a história de Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti no livro de Anne Fortier.
Julie Jacobs é uma mulher introspectiva e reservada que foi criada por sua tia-avó desde pequena, após a morte dos seus pais num trágico acidente de carro. Ela tem uma irmã gêmea, Janice, com quem vive às turras durante boa parte da história. Umberto era o mordomo de Rose e fiel confidente de Julie, já que sempre recorria ao seu ombro amigo quando a irmã aprontava com ela. Por incrível que possa parecer, Julie se engajou numa peça infantil de Romeu e Julieta, isso porque ela já sabia de cor todos os atos da trágica história shakesperiana. Entretanto, Umberto vai ao seu encontro com a lamentável notícia do falecimento de tia Rose, só que ela não esperava que este acontecimento transformasse a sua vida por completo.
Janice herdou a casa onde elas viviam nos Estados Unidos, até então. Para a Julie, sobrou apenas uma carta com uma revelação surpreendente: Seu nome não era Julie e sim Giulietta. Giulietta Tolomei.
Havia mais: a carta falava ainda sobre a existência de um tesouro em Siena que a sua mãe descobriu antes de morrer. Este tesouro pertencia aos Tolomei, e portanto, era seu por direito. Julie parte para a Itália em busca desse tesouro de família, acreditando que no final das contas acabaria se decepcionando. Realmente, ao chegar em Siena, ela se depara com um baú que continha apenas papés velhos, um caderno com esboços de uma escultura aparentemente valiosa, uma antiga brochura de Romeu e Julieta, além de um antigo diário pertencente a um famoso pintor, Maestro Ambrogio.
Julie decidiu ler o diário e chega a constatação de que foi retratado nele uma história trágica envolvendo os seus antepassados. O ódio entre os Tolomei e os Salimbeni trouxe como consequência a morte prematura dos jovens amantes, Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, e também uma terrível maldição que atravessou os séculos e continuava pairando na vida dessas famílias.
Julie/Giulietta analisa sua árvore genealógica e começa a acreditar que seria a próxima vítima. Após estudar outros documentos reunidos por seus pais durante a pesquisa, ela decide explorar a cidade e reunir os elementos que faltavam para resolver o mistério e assim quebrar a maldição. Logo, Giulietta perceberia que não poderia confiar em todo mundo, além de ter que enfrentar vários perigos mesmo para uma cidade pacata do interior da Itália.
Na busca pelo verdade, Giulietta contaria com a ajuda de algumas pessoas cruciais para o desenvolvimento da história como Maestro Lippi, Frei Lorenzo, Eva Maria, Alessandro, tio Peppo e inclusive a sua irmã, Janice. A questão é: Havia mesmo um tesouro que justificasse aquela busca incansável que colocava em risco a sua própria vida?
Alessandro tinha suas razões para acreditar que Giulietta era uma impostora e estava decidido a afastá-la de sua madrinha Eva Maria. Entretanto, as contantes discussões entre os dois poderiam parecer perfeitamente normais para uma Tolomei e um Salimbeni, mas tomaria um novo rumo na história que nem mesmo eles imaginariam.
O livro Julieta traz elementos de romance, intrigas, suspense e reviravoltas. Some a tudo isso, a suspeita do envolvimento de alguns personagens com a Máfia italiana. Na minha opinião, a presença de Janice na história foi bastante significativa para o desenvolvimento da trama, e foi graças a ela que eu tive momentos de puro divertimento durante a leitura. Eu adoro romance histórico, mas não caí de amores por este livro, infelizmente. É complicado quando você lê um livro em 1ª pessoa sem se identificar com a personagem que narra a história. Na minha opinião, a personagem Julie/Giulietta é insonssa e sem personalidade, ao contrário da sua ancestral de 1340. O comportamento da Giulietta "antiga" não corresponde ao esperado para uma jovem da Idade Média. Ela desafia às convenções de sua época em nome do amor, tem um temperamento impulsivo e não possui a ingenuidade própria da jovem virgem e recatada. Estamos diante de duas pessoas que carregaram o mesmo nome, pertenceram a mesma família, embora fossem como água e vinho! Et Voilà!
A questão, é que eu achei desnecessário a rixa entre as duas irmãs gêmeas, sendo que as irmãs Giulietta e Gianozza eram muito ligadas uma com a outra. Outro detalhe, no final eu fiquei com uma impressão de que nem tudo ficou esclarecido na história. Sabe quando você lê um livro de suspense, que no final das contas o suspense não se justifica? Eu cheguei a conclusão de que, quando Jerry apronta, quem sempre leva a fama é o Tom, não é mesmo?
Mesmo assim, a leitura valeu a pena e foi muito divertida. Eu recomendo para as pessoas que apreciam romance histórico com pitadas de bom-humor. O ponto alto do livro são, sem dúvida, os capítulos dedicados a Siena de 1340 recriando toda a trama envolvendo os personagens centrais da tragédia de Shakespeare. Eu separei alguns quotes que motram a personalidade forte de Janice nos confrontos com Julie. Garanto que são divertidíssimos rsrs.
— Diga-me, Janice, como é que eles enfiam isso tudo aí dentro? Pelo umbigo?
— Diga-me, Julie - imitou minha irmã -, como é não ter nada enfiado aí? Nunca!
— Você sabe... - prosseguiu, com uma careta de impaciência. — é sua última chance de romper o lacre. O baile de formatura é pra isso. Por que você acha que os rapazes se arrumam todos? Porque gostam de dançar? Ora, francamente! - Ela me deu uma olhada pelo espelho, para ver como estava indo. — Você sabe o que dizem se você não fizer isso no baile. Você é puritana. Ninguém gosta de puritanas.
— Não é de óculos que ela precisa. - comentou Janice, curtindo minha introspecção estrábica. — é de um cérebro novo.
— ... e o gatilho dispara com muita facilidade.
— Ah, é mesmo? Bom, eu também! Mas, quer saber de uma coisa? Isso é problema seu! Você está do lado errado do cano!
Espero que tenham curtido as pérolas de Janice. Podem ter certeza que se trata só de um aperitivo do veneno que ela destila no livro. Espero também que tenham gostado da resenha, e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito!! Obrigada a todos pela atenção. :D
Querem ganhar o livro Julieta de Anne Fortier? Então, comentem bastante nesta resenha, e quem sabe eu consiga realizar o sorteio do livro em parceria com a Sextante? Torçam bastante!!
Até a próxima!!
Estou com esse livro aqui, é o próximo da fila \o/
ResponderExcluirAdorei a sua resenha super detalhada, acho que não vou me desapontar porque não espero nada do livro =)
beijocas
Livros e blablablá
Julieta e Cartas para Julieta, são os dois livros que mais quero ler. Claro, que seguidos de mais outros mil! rs'
ResponderExcluirPorém, esses dois são os mais esperados, pois adoro Romeu e Julieta, e por algum motivo (talvez o nome em si, a capa, a narrativa, e até mesmo os comentários ótimos!) quis colocá-los primeiro na minha listinha!
Beijinhos,
Oi Mari!
ResponderExcluirAdorei sua resenha, já estava com vontade de ler esse livro, agora você me deixou com mais vontade ainda. :)
Também acho que não cabe fazer comparações com a obra original de Shakespeare, mas também acho que ele foi o primeiro (ou um dos) a desenvolver a história sobre famílias inimigas que se apaixonam, sobre amor impossível... Por isso ele serve de referência e faz sucesso até hoje.
Beijos
ótima resenha, bem detalhada, agora sim posso comprar sem susto! desde que lançou o filme que eu tenho vontade de ler este livro. Adoro livros com mistério e esse tem romance e mistério ao mesmo tempo, uma ótima pedida.
ResponderExcluirOi... gostei muito de sua resenha e acho que depois disso não irei ler o livro, porque quando eu vi o livro na Saraiva eu imaginei algo totalmente diferente, mas.., quem sabe neh, eu não leio só para ver se irei me desapontar. Bjos
ResponderExcluirA resenha me lembrou seu livro, haha' a capa é muito bonita e interessando fiquei com uma vontade de ler mesmo não lendo muito sobre esses gêneros assim, conhecer novos é sempre bom! Aliás, os quotes são vem engraçados e diferentes.
ResponderExcluirTô loooooocaaaaaa por esse livro!!!!
ResponderExcluirhttp://conversandocomdragoes.blogspot.com/
Quero muito ler esse livro, Mari!!!
ResponderExcluirAchei interessante e parece muito gostoso de ler.
Já vai pra lista (imensa).
Beijos
Nossa, que resenha linda!!!
ResponderExcluirTem tanto tempo que eu tô querendo ler esse livro, mas o preço dele tá meio salgado para meu bolso de estudante hahaha.
Parabéns, a resenha realmente está linda e só aumentou a minha vontade de ler ;)
bjs
adorei a capa do livro e a resenha, mas o livro não me chamou tanta atenção ^^'
ResponderExcluir--
hangover at 16
Esse livro me parece muito bom
ResponderExcluirAdoro misterios ...
Oi Marii!
ResponderExcluirFaz um bom tempo que eu quero ler esse livro e fiquei ainda mais curiosa com sua resenha, que ficou incrível! Parabéns :D
Já está na minha lista de futuras comprinhas :D
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com
apesar de eu já estar bastante cansada de histórias que contam e recontam Romeu e Julieta, adorei a sinopse e me pareceu uma releitura muito legal mesmo! tipo, bem diferente, e ao mesmo tempo parecido! ótima pedida :D
ResponderExcluirGosto muito da estória de Romeu e Julieta mesmo com o final trágico :(
ResponderExcluirQuero ler o livro e ver se o fim desse é mais feliz ;)
Bjus.
Estou lendo esse livro e é simplesmente MARAVILHOSO!!
ResponderExcluirA história é muito envolvente, adoro!
Realmente recomendo.
Que lindooooo
ResponderExcluirAdoro livros que fazem referências a Romeu & Julieta! *_*
Espero ter melhores impressões sobre os personagens do que vc! o/
torcendo pela promo
bjs
Parece ser realmente um livro muito interessante.
ResponderExcluirTo muuuuiiiiiitoooooo afim de ler.
A história parece ser tão linda.
Amo romances!!!
beijos
GEnte eu estou louquinha pra aler este livro...deve ser muiito emocionante!!!
ResponderExcluirA resenha ficou 10..super intrigante ...o livro deve ser 100%
Adorei a resenha e estou super ansiosa para lê-lo
ResponderExcluir=)
Nossa, com tanta gente elogiando esse livro, fiquei muito afim de lê-lo! Com certeza está na minha lista de próximas leituras ^^
ResponderExcluirAdorei sua resenha, sobre tudo as pérolas de Janice. Ficou bem legal =)
Beijos, bom final de semana =*
Quando esse livro foi lançado já fiquei louca por ele. A capa, a sinose, tudo me atraiu.
ResponderExcluirAgora que li sua resenha fiquei meio assustada pela sua opinião, mas a verdade é que cada pessoa sente de maneira diferente.
Vou ler e depois te digo o que achei.
Beijos
Putz, tem Máfia italiana na história?? AGORA fui conquistada! Hahahaha... Adorei a resenha, xará! Parabéns pela promoção também, vou participar!
ResponderExcluirBeijinhos!
http://felizvrosparasempre.blogspot.com
Adoro livros com temas fortes. Por mais que a historia tem elementos clichês (o que eu gosto em alguns casos), tendo fatos fortes e perturbadores.
ResponderExcluirConfesso que estou louca para ler, pois nunca li nada sobre Romeu e Julieta.
Preciso dizer que a resenha está ótima?
Ótimo resenha! fiquei até com vontade de ler ele. adoro os livros da Sextante.
ResponderExcluiradorei a promoção =D
Olá, meninas!!! Eu fico super contente que tenham gostado da resenha. Muito obrigada pelos comentários e também pelo apoio para que a promoção fosse possível.
ResponderExcluirDesejo boa sorte a todos!
Bjos.
O livro realmente parece ser muito, muito bom
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Me deixou com mais vontade de ler!
Agora, mais do que nunca, vou torcer para ganhar o livro na promoção... Hashahah
Grande Beijo :)
Adoro romances...e esse livro parece ser tudo de bom! Estou doida para ler!
ResponderExcluirAdorei a resenha e estou louca para ler o livro! Parece ser ótimo.
ResponderExcluir@Tibiux
Adorei a resenha. Está cheia de detalhes. Já ouvi várias críticas positivas a respeito desse livro. E depois de ler essa resenha fiquei com mais vontade ainda de ler.
ResponderExcluirPareParece ser bem interessante a obra! Vai para a lista!rs
ResponderExcluirbj
Muito boa a resenha! Quero ler =/
ResponderExcluirAdorei a sua resenha, muito boa mesmo, a capa é linda!
ResponderExcluirNão gosto muito de romance, muito menos de romance historico, então provavelmente não vou ler Julieta de Anne Fortier, mas eu adorei a sua resenha Mari.
Bjs, Fran
Livros Ao Quadrado
Adorei a resenha! Adoro romances históricos com um fundo de mistério e estou louca para ler esse.
ResponderExcluirBeijinhos
Amo essa capa.
ResponderExcluirQuero demais esse livro \o/
Eu quero MUITO ler este livro.
ResponderExcluirPrimeiro me apaixonei pela capa quando vi e depois só vi resenhas positivas.
Adoro esse tipo de história!
@thaorteg
Nossa, não vejo a hora de poder ler!
ResponderExcluirA história é maravilhosa, e adorei a tua resenha! Parabéns! ;D
a capa eh linda e a resenha parece otima!!
ResponderExcluirdesde entao quero muuuito esse livro :D
bju
letracomasa.blogspot.com
Amo romances e essa busca para fazer um reencontro é algo tão bonito e romântico, não é?
ResponderExcluirSem contar que pode se achar o seu grande amor... aiaiaiaiaiiaia...
Suspirei.
cheirinhos
Rudy
Lindooo.Amo romances, e a história parece magnífica!Louca para ler !!!
ResponderExcluirO blog tá lindo!
beijos.
Aiiiin fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. A resenha está ótima. Parabéns!
ResponderExcluirBeijim!!
Muito bacana essa resenha... só aguçou ainda mais minha vontade e curiosidade de ler esse livro.
ResponderExcluirParabéns!
Eu ja havia lido outras resenha desse livro e fiquei curiosa, ate o acrescentei na minha lista!
ResponderExcluirRi com sua opinião sobre a Julie... como costumo gostar dos menos favorecidos acho que iria me divertir com ela...
E amei os quotes!!!
bjss
Mais um livro pra minha lista, só preciso de tempo pra acompanhar tanto livro bom assim...
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirHum, esse livro promete né? Achei legal ser tipo uma releitura de um clássico tão conhecido. Quero ler.
Bjos!
Eu ja li Romeu e Julieta, mas quero ler esse também *-* Parece ser incríveeel!
ResponderExcluirAo ler essa resenha, me lembrei um pouco do livro Labirinto!
ResponderExcluirAUSHAUISHUIAS
Bem, espero que esse livro seja tão bom quanto Labirinto!
Nossa, muito lindo o livro. Resenha excelente, sem palavras.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha, bastante bem feita!
Fiquei louca para ler esse livro desde que vi a sinopse na livraria, infelizmente ainda não tive a chance de ler...
Beijo
adorei a resenha, parece ser muito interessante!!
ResponderExcluirserá o próximo da minha lista de leitura!! rs Beijos :)
A história é pra prender mesmo e não parar de ler. Parece uma novela daquelas!
ResponderExcluirMuito boa a resenha!
ResponderExcluirbjs
adorei a resenha! fiquei com uma vontade imensa de ler esse livro! *-*
ResponderExcluiradorei a resenha! fiquei com uma vontade imensa de ler esse livro! *-*
ResponderExcluirola
ResponderExcluiresse livro é lindo... quero muito ler...
bjo
Sua resenha é ótima, dá uma vontade enoooorme de ler! E o livro em si deve ser mesmo maravilhoso! Essa capa com jeito antigo, enfim, amei *-*
ResponderExcluirNossa que mistério, romance, até maldição.
ResponderExcluirGostei, sempre amei a história de Romeu e Julieta e esta nova versão parece ser muito boa.
Quero muito ler.
Bye
Olá, estou louca para ler esse livro, parece ser realmente é lindo! :D
ResponderExcluirMuito insteressante. Já deu vontade de ler.
ResponderExcluirNossa, eu amei Julieta! Se tornou meu 2° livro favorito da lista dos mais mais.
ResponderExcluirEu vejo Julie com uma personalidade de donzela medieval, enquanto que Giulietta é uma mulher à frente de seu tempo, um grande e gostoso paradoxo. E realmente, Julie não é a personagem mais marcante da fase que se passa no presente. Amo Janice, amo Eva Maria, amo Maestro Lippi, mas de longe, meu personagem favorito é Alessandro!
Mas da mesma maneira que Julie, Janice e Frei Lorenzo não correspondem abertamente a seus similares medievais, eu vejo como uma especie de "sequelas" deixadas pela vida anterior. Julie, outrora muito impulsiva, decidida e geniosa, agora é medrosa, timida, introvertida, sempre a espera de algo ou alguem que não sabe ao certo o que é. Janice, que outrora havia sido obrigada a se casar com um homem muito mais velho que a prendia dentro de casa isolada do resto do mundo, hoje é uma mulher totalmente independente, que não quer saber de se prender a ninguem, uma especie de "aproveitar a tão sonhada - e negada - liberdade". Alessandro é a "continuação" de Romeo, exilado, torturado, incompreendido, amaldiçoado, pagando pelos erros tanto da vida passada quanto da vida presente... Até mesmo Frei Lorenzo parece ter herdado alguma sequela das consequencias da sua vida passada.
Mas enfim, eu sou muito suspeita pra falar de Julieta pq realmente AMEI o livro, e adoraria ler uma sequencia dele apenas pra saber o que teria acontecido a Luciano Salimbeni, rsrs...
Mas amei a resenha!