terça-feira, 19 de abril de 2011

postheadericon Resenha Internacional: Help me Jacques Cousteau por Gil Adamson


Help me Jacques Cousteau
Gil Adamson

Editora: Bloomsbury Publishing PLC
ISBN:  9781408811467
Categoria: Ficção
Idioma: Inglês
Edição: Ed. 2011
Número de páginas: 208
Valor: R$9,71 (Paperback) BookDepository

Sinopse Traduzida: Help me Jacques Cousteau apresenta a vida de Hazel e seu irmão Andrew, que nascem em uma família de excêntricos dos tempos modernos. É através dos olhos atentos de Hazel, que vemos os eventos da família, a sua visão inflexível provocada pela percepção precoce de que, embora as coisas estejam ruins, a tendência seja só piorar. Ela vê com perplexidade os rituais de um jantar de Natal, que culmina em participar do funeral de um homem que nenhum deles conhecem, e de um casamento que acaba com a noiva abandonando o altar. Ela sente que seus pais não combinam, mas se contenta em deixar as coisas a seu modo. O irmão mais novo de Hazel, Andrew, mostra sinais de seguir os passos convencionais da família com seu vício em televisão, suas perguntas bizarras ("Se você tivesse que matar seu melhor amigo ou os seus pais, o que faria?"), e suas invenções estranhas, como cortinas de energia solar. Entretanto, apesar do mundo estranho e até um pouco ameaçador habitado por esses personagens, há uma familiaridade irritante com seus dilemas e discordâncias, que faz com que as histórias ressoem convincentes. É o retrato engraçado e comovente de uma família que Adamson nos apresenta, que combina a atenção única de um cientista com relação aos detalhes, a entrega de uma história em quadrinhos e a sensibilidade de um poeta.                       



Heaven is a place where nothing ever happens.
Talking Heads.


Olá, caros leitores!! A resenha de hoje é sobre um livro publicado no exterior, apenas. Trata-se do livro Help me Jacques Cousteau, de Gil Adamson. Eu confesso que adquiri este livro por impulso, hipnotizada pela capa maravilhosa da garotinha contemplando os peixes no aquário. Na minha humilde opinião, a arte de capa por si só já faz com que a pessoa se detenha na estante da livraria e sinta toda a leveza contida na imagem. Não concordam? rs
Help me Jacques Cousteau conta a história de Hazel, narrando a sua vida desde a infância, passando pela adolescência e também na fase adulta, nos levando a conhecer o seu mundo convivendo com uma família de excêntricos. O pai, North, está constantemente reinstalando a rede elétrica e estudando o clima. Um dos tios dela costuma colecionar apenas animais brancos, enquanto o outro está sempre mudando de namoradas, fazendo assim a fila andar rs. Até os vizinhos são bem esquisitos e Hazel adora vigiar o comportamento deles com um binóculo. 
O irmão caçula de Hazel, Andrew, é um personagem cativante, com uma personalidade marcante e irreverente que me fez rir várias vezes em determinados momentos da história. Numa fase da vida dele, chegou a ponto de se recusar a falar e teve uma ideia mirabolante de criar um cortina solar. Como qualquer criança, adorava ficar em frente da TV e tinha um hábito de ler tudo o que aparecia pela frente, como jornais, caixa de cereal, bulas de remédio, até os anúncios de propaganda. 
Hazel tinha uma aquário na casa e um dos peixes se chamava Jacques Cousteau, isso explica seu fascínio pela vida marinha, tanto que passou algum tempo alimentando os peixes na loja de peixes tropicais dos vizinhos, que inclusive tinha um tubarão em um dos tanques. Ela também aproveitava para espionar a vida do casal, mas nenhuma observação era mais rica em detalhes do que as que costumava fazer em sua própria casa. Os pais se distanciavam casa dia mais colocando em risco o próprio casamento, nesta fase delicada o pai gastava mais  tempo  religando a energia de sua casa, em uma tentativa vã de reacender uma faísca, como se no fundo pudesse ter uma chance de recomeçar. Ele explica para Hazel quando fala para ela sobre o relâmpago, "Como qualquer corrente, dois lados devem se conectar ou nada acontece." Mas, a estrutura familiar em si já estava desconectada há muito tempo.
Com relação à mãe, Hazel se referia a ela como um mistério sem solução. A descrevia como uma mulher alta, tão forte que era capaz de abrir qualquer pote de espaguete, mas que temia muito a superstição e qualquer menção a palavra azar, a ponto de bater na madeira mais próxima. Os parentes mais presentes na história eram o tio rico Castor, o mulherengo Bishop que sempre proporcionava aos sobrinhos a chance de ter várias "tias" diferentes, o avô que manteve um cachorro morto no porta-malas do carro por um tempo, além de uma bando de tias e primos que chegavam na casa sem se anunciar para uma longa visita.
Hazel é abençoada por um raro e notável senso de percepção do mundo ao redor, e como ela mesma diz:

"Eu tenho habilidades incomuns e posso escutar uma conversa atrás de três paredes. Após anos escutando, eu formei um estranho retrato dos meus pais."

Assim, acompanhando a vida de personagens tão excêntricos e bizarros acontecimentos, tudo ao redor ganha vida na narrativa leve e irônica de Hazel. O livro é dividido em três histórias curtas, nada de particularmente extraordinário acontece, mas estas histórias colecionam outras na perspectiva curiosa e admirável da personagem. É um livro cativante e peculiar, para se aprofundar nas reminiscências da vida em família, no quanto podemos nos abrir para a descoberta do novo nos momentos mais divertidos e tensos desta convivência. Hazel não é apenas uma expectadora da vida alheia, mas também é atuante e guarda na memória todas as lembranças da sua trajetória de forma nostálgica. Impossível  não se identificar com a personagem, porque todos costumam fazer um retrato mental dos entes queridos e sabe bem caracterizar cada um deles. Eu mesma faço este tipo de observação nas reuniões familiares e aprecio muito quando todos estão reunidos. Hazel vive um momento na história que ficará para sempre iluminado nas profundezas escuras da memória, um momento de caos e união, do amor e da loucura, e ela vê a sua família mais claramente do que nunca.
Help me Jacques Cousteau é um livro perfeito para uma tarde de leitura prazerosa e descontraída. Recomendo a sua leitura para todos.

Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito!!

Até à Próxima!



16 comentários:

  1. Ah, desde que vi esse livro aqui no seu blog pela primeira vez fiquei apaixonada pela capa, é realmente muito linda xD
    E quanto a resenha adorei, pena que não leio em inglês, vou torcer para ser lançado aqui no Brasil.

    Beijos&beijos
    Book is life
    Book is life

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari,

    A capa é linda demais mesmo, eu tbm compraria só pela capa. ^^

    Adorei o livro, espero que chegue por aqui algum dia rsrs.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente tenho que dizer que essa capa é linda demais, uma das mais lindas que eu já vi.

    A história do livro parece fluir de uma forma bem agradável. Curti essa coisa de ser dividido em 3 histórias.

    E sendo curtinho dá para ler num final de semana tranquilamento. Quero muito comprar esse livro.

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  4. Realmente a capa é muito bem feita, chamativa e bonita. Achei que a história também não deixa a desejar pela sua resenha, Mariana.

    Parabens pela postagem, minha amiga! E pelo blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a capa é linda!
    Adorei!

    Espero que venha para cá , me interessei por esse livro (também) hehe

    ResponderExcluir
  6. A capa é realmente maravilhosa, fiquei encantada!
    A história também me deixou curiosa, será que tem chances de vir pro Brasil? Apesar de esse preço americano ser ótimo! haha

    Você não foi pro evento de Chama Negra, né? Tinha uma menina lá que ficou do meu lado e eu achei parecida com você (pelo menos na foto do seu avatar haha), até perguntei o nome dela, vai que era você, né? :p

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda! Sei lá, não morri de amores pela história. E fiquei meio brava com a senhorita, que soltou muita coisa da história, hahaha.. mas apesar disso gostei da resenha, como sempre!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. *-*
    Realmente a capa é linda mas não me interessei muito pela história... =(
    A resenha está super completa, bem detalhada e não pude deixar de lembrar da Phoebe em um episódio de Friends que ela diz amar "Jacques Cousteau"!
    Eu gosto de ler, confesso... mas bula de remédios, ahh já é demais né?? Hahauhauahuah

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  9. A-D-O-R-E-I!!! Naum conhecia o livro mas está indo agora para a lista, quer muito ler!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari, tudo bem? Realmente a capa já chama bastante a atenção por si só! E pelo jeito a história é tão boa quanto! Pela resenha já deu pra perceber e despertou minha curiosidade em ler =)
    Tenha um excelente feriado, beijos =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari! Me deixastes com água na boca! Que pena que não foi publicado aqui... :( Eu não consigo ler em inglês (aii que burra, sei disso...). E que capa linda! Só pela capa eu juro que comprava!
    Bjss, bom feriadão!! \o/

    ResponderExcluir
  12. OI Mari, tudo bem?
    A capa é realmente deslumbrante! Eu tb compraria só por olhar...

    A resenha está ótima! Lendo a resenha, consigo visualizar o livro. Não é a temática q mais me agrada e mesmo assim, me interessou. Parece ser um livro delicioso.

    Adorei!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  13. A capa é realmente linda!
    Dá muita vontade de ler o livro.

    Deve ser uma leitura agradável, leve.

    Beijos!!
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  14. Obrigada a todos pelos comentários!!
    Vamos torcer muito para que alguma editora daqui se interesse em publicá-lo. Mais perfeito ainda seria se mantivessem a mesma arte de capa hehehe.
    Eu recomendo a sua leitura para todos que lêem livrs em inglês.
    Boa Páscoa!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  15. @Carol
    Não fui ao evento de Chama Negra. Eu quero muito ir para o evento de PLL no mês de maio, se Deus quiser. hehehe
    Agora fiquei bem curiosa para saber quem estava lá na Saraiva que se parecia comigo rsrs.
    Eu queria muito ter ido, mas não foi possível. :(
    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Puxa, tive vários sentimentos durante a leitura da sua resenha. Bom, a capa é linda mesmo; mas o nome Jacques Cousteau me fez ter uma descarga de lembranças: ele fez parte da minha infância, assistia sempre as reportagens sobre suas aventuras.
    Depois, achei que fosse um livro infantil; aí fiquei triste lendo a resenha, os personagens são desajustados e deprimidos.
    Enfim, essa história é muito completa, a vida vista pelos olhos de uma criança esperta e sensível.
    Leitura obrigatória, obrigada pela dica!

    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

16 comentários:

  1. Ah, desde que vi esse livro aqui no seu blog pela primeira vez fiquei apaixonada pela capa, é realmente muito linda xD
    E quanto a resenha adorei, pena que não leio em inglês, vou torcer para ser lançado aqui no Brasil.

    Beijos&beijos
    Book is life
    Book is life

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari,

    A capa é linda demais mesmo, eu tbm compraria só pela capa. ^^

    Adorei o livro, espero que chegue por aqui algum dia rsrs.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente tenho que dizer que essa capa é linda demais, uma das mais lindas que eu já vi.

    A história do livro parece fluir de uma forma bem agradável. Curti essa coisa de ser dividido em 3 histórias.

    E sendo curtinho dá para ler num final de semana tranquilamento. Quero muito comprar esse livro.

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  4. Realmente a capa é muito bem feita, chamativa e bonita. Achei que a história também não deixa a desejar pela sua resenha, Mariana.

    Parabens pela postagem, minha amiga! E pelo blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a capa é linda!
    Adorei!

    Espero que venha para cá , me interessei por esse livro (também) hehe

    ResponderExcluir
  6. A capa é realmente maravilhosa, fiquei encantada!
    A história também me deixou curiosa, será que tem chances de vir pro Brasil? Apesar de esse preço americano ser ótimo! haha

    Você não foi pro evento de Chama Negra, né? Tinha uma menina lá que ficou do meu lado e eu achei parecida com você (pelo menos na foto do seu avatar haha), até perguntei o nome dela, vai que era você, né? :p

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda! Sei lá, não morri de amores pela história. E fiquei meio brava com a senhorita, que soltou muita coisa da história, hahaha.. mas apesar disso gostei da resenha, como sempre!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. *-*
    Realmente a capa é linda mas não me interessei muito pela história... =(
    A resenha está super completa, bem detalhada e não pude deixar de lembrar da Phoebe em um episódio de Friends que ela diz amar "Jacques Cousteau"!
    Eu gosto de ler, confesso... mas bula de remédios, ahh já é demais né?? Hahauhauahuah

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  9. A-D-O-R-E-I!!! Naum conhecia o livro mas está indo agora para a lista, quer muito ler!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari, tudo bem? Realmente a capa já chama bastante a atenção por si só! E pelo jeito a história é tão boa quanto! Pela resenha já deu pra perceber e despertou minha curiosidade em ler =)
    Tenha um excelente feriado, beijos =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari! Me deixastes com água na boca! Que pena que não foi publicado aqui... :( Eu não consigo ler em inglês (aii que burra, sei disso...). E que capa linda! Só pela capa eu juro que comprava!
    Bjss, bom feriadão!! \o/

    ResponderExcluir
  12. OI Mari, tudo bem?
    A capa é realmente deslumbrante! Eu tb compraria só por olhar...

    A resenha está ótima! Lendo a resenha, consigo visualizar o livro. Não é a temática q mais me agrada e mesmo assim, me interessou. Parece ser um livro delicioso.

    Adorei!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  13. A capa é realmente linda!
    Dá muita vontade de ler o livro.

    Deve ser uma leitura agradável, leve.

    Beijos!!
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  14. Obrigada a todos pelos comentários!!
    Vamos torcer muito para que alguma editora daqui se interesse em publicá-lo. Mais perfeito ainda seria se mantivessem a mesma arte de capa hehehe.
    Eu recomendo a sua leitura para todos que lêem livrs em inglês.
    Boa Páscoa!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  15. @Carol
    Não fui ao evento de Chama Negra. Eu quero muito ir para o evento de PLL no mês de maio, se Deus quiser. hehehe
    Agora fiquei bem curiosa para saber quem estava lá na Saraiva que se parecia comigo rsrs.
    Eu queria muito ter ido, mas não foi possível. :(
    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Puxa, tive vários sentimentos durante a leitura da sua resenha. Bom, a capa é linda mesmo; mas o nome Jacques Cousteau me fez ter uma descarga de lembranças: ele fez parte da minha infância, assistia sempre as reportagens sobre suas aventuras.
    Depois, achei que fosse um livro infantil; aí fiquei triste lendo a resenha, os personagens são desajustados e deprimidos.
    Enfim, essa história é muito completa, a vida vista pelos olhos de uma criança esperta e sensível.
    Leitura obrigatória, obrigada pela dica!

    Bjos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...