segunda-feira, 26 de setembro de 2011

postheadericon Resenha: Destino por Ally Condie


Destino
Ally Condie


Editora: Suma de Letras 
ISBN: 9788560280810
Categoria: Ficção
Tradução: Lívia Almeida
Lançamento: 10/04/2011
Edição: 1ª Ed. 2011
Número de páginas: 240


Sinopse: E se a sociedade escolhesse com quem você vai passar o resto da vida?
Primeiro volume de uma trilogia, Destino, da autora americana Ally Condie, em poucas semanas figurou na lista do New York Times. Na distopia criada pela autora, o futuro parece muito tranquilo. Os indivíduos têm acesso à educação, emprego e todo o bem-estar que um governo pode proporcionar - as ruas são extremamente limpas e organizadas e os meios de transporte são moderníssimos. Mas é esse mesmo governo, a quem todos chamam agora de Sociedade, é que decide onde se deve morar, o que comer, onde trabalhar, como se divertir, com quem se casar e quando se deve morrer.


Agora que descobri como voar, que direção devo seguir noite adentro? Minhas asas não são brancas nem emplumadas. São verdes, feitas de seda verde que estremece ao vento e se dobra quando me mexo - primeiro num círculo, depois numa linha, finalmente numa forma que eu mesma inventei. A escuridão atrás de mim não me preocupa, nem as estrelas à frente.

Olá, caros leitores!! A resenha de hoje é sobre o livro que eu mais criei expectativas e que demorou bastante para que eu pudesse tê-lo em mãos. Trata-se do livro Destino, de Ally Condie. A leitura deste livro foi cansativa por mais de 150 páginas, e sinceramente eu esperava mais elementos na narrativa que me instigasse a ponto de fazer jus aos anseios que tinha logo quando o livro foi lançado. Trata-se de um livro distópico curto, apropriado para ler num final de semana sem compromisso.
Destino conta a história de Kassia Reyes, uma bela garota de 17 anos que vive numa Sociedade onde o destino de seus cidadão era determinado pelo sistema, desde o emprego seguro, alimentação, comportamento, até o companheiro ideal para se formar uma família. Tudo era milimetricamente calculado para que as pessoas vivessem felizes e em perfeita harmonia num ambiente meio que futurista. Entretanto, mesmo numa sociedade planejada há núcleos periféricos como as Províncias Inferiores, onde viviam as "Aberrações". São considerados assim por não serem "perfeitos" e não se enquadrarem aos padrões da Sociedade. Ky era um rapaz proveniente dessa província e foi adotado pelos Markham quando o filho deles morreu precocemente de uma maneira trágica. 
Kassia tinha confiança absoluta na Sociedade e estava bastante ansiosa quando o dia mais esperado finalmente havia chegado: o Banquete do Par, um jantar oficial no qual seria anunciado o nome do escolhido para ser seu companheiro por toda a vida. O que ela não esperava era que o rosto que surgiria na tela seria o de seu melhor amigo, Xander, por quem tinha uma profunda admiração e respeito há tantos anos, que só proporcionou mais ainda a felicidade para as duas famílias. Xander também ficou extremamente satisfeito com o anúncio do nome de Cassia como sendo a sua futura companheira, parecia ser mesmo um sonho do qual não queria acordar.
Entretanto, alguns dias após o Banquete, Cassia recebeu o microcartão que contém as principais informações referentes ao relacionamento e ao companheiro em si, mas ao acessar o mesmo num terminal, se surpreendeu ao ver outro rosto quando a tela se apagou e voltou a acender em questão de segundos. Cassia conhecia a pessoa na imagem e já não tinha mais certeza da idoneidade do Sistema de Pares ao imaginar que houve uma falha no processo. Processo esse que parecia perfeito e confiável, mas que mudaria por completo o rumo de suas vidas de uma forma abrupta. 
A Sociedade garantia a todos uma vida simples, sem se preocupar com questões como qual carreira seguir, sobre moradia, um parceiro, entre outros caminhos da vida. Ninguém precisa se preocupar com o que cozinhar, por exemplo, já que a sociedade envia sempre as refeições, preparadas exclusivamente de acordo com as suas necessidades. Só é possível aprender o essencial, até porque a Sociedade não pretende estimular a reflexão e os questionamentos na mente de seus cidadãos. Existe o toque de recolher para manter a ordem e a segurança que deve ser seguido à risca, e todos poderiam viver por 80 anos de uma maneira digna.
Cassia passou a ver a Sociedade com novos olhos e criou dentro de si uma vontade imensa de ter o poder de decisão. Fazer escolhas nunca é fácil, ainda mais nas questões do coração. Ela logo percebe que teria que escolher entre a segurança e a perfeição de Xander e a paixão e perigo que emanavam de Ky. Qual caminho deveria seguir? Será que ela seria capaz de contrariar a ordem estabelecida pela promessa de um novo mundo? Só lendo o livro mesmo para descobrir!! rs
Destino é um livro distópico que tinha tudo para ser inovador, mas que não conseguiu suprir as minhas expectativas. Achei a narrativa dele bem cansativa e monótona, mas com uma temática original e criativa que poderia ter sido melhor explorada pela autora. O pessoal de Marketing da editora Suma de Letras em parceria com a Núcleo de Ideias investiram bastante na divulgação do livro nas mídias sociais, a ponto de despertar a curiosidade em relação ao processo em si da organização em sociedade retratada pela história. Eu devo dizer que funcionou muito bem esses esforços e realmente fui motivada a ler devido a todo esse frisson criado em torno do livro. São essas questões que passei a refletir em relação aos livros de que gostei bastante e que não tiveram uma ampla divulgação na mídia. Eu fiquei tão envolvida com a proposta do livro que até criei um Fan Booktrailer para uma promoção, e que prova exatamente os benefícios de uma eficiente divulgação no mercado editorial. Eu tiro o meu chapéu e aplaudo de pé! rs.
Trata-se de um dos poucos livros que eu li em que não tive simpatia pela maioria dos personagens. Eu gostei muito de Ky e de sua determinação em buscar novas possibilidades, além do desejo em mudar a ordem estabelecida. Cassia, ao contrário, continuou submissa e resistente à mudanças, tanto que a sua postura conformista e apática me deixou incomodada. Eu aprecio demais as protagonistas que tem atitude e personalidade, mas infelizmente falta esses atributos à Cassia que só mudou um pouco nos capítulos finais do livro. Não sei ainda se pretendo acompanhar os demais livros da série, mas tenho esperanças sinceramente de que a continuação supere as minhas expectativas. Eu espero que entendam o meu ponto de vista e desejo imensamente que Crossed seja repleto de reviravoltas, muita ação e mais romance! rs 
Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito do livro!!


Até à Próxima!!

15 comentários:

  1. Achei bem interessante, já que normalmente vejo só coisas positivas a respeito desse livro. Ainda não o li, mas tenho curiosidade, exatamente por causa do trabalho de comunicação em torno dele. Tenho curiosidade, mas não estou louca atrás do livro. Achei o tema interessante, mas não muito inovador. Me parece apenas uma nova "vestimenta" para um enredo com adolescentes/jovens adultos como protagonistas, que devem ir atrás de uma voz própria ao invés de aceitarem as coisas como são. Fazendo uma comparação por alto (bem superficial, já que não li o livro né), tem algo aí que me faz pensar na série Feios. Mas é apenas uma impressão, até porque não li Destino (por outro lado, adoro a série Feios).
    Enfim, espero ter a oportunidade de ler esse livro e tirar minhas conclusões!

    Bjs,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei desse livro. Não foi 'nossa, como eu amei, meldels' UAHSAUSHU Mas fiquei curiosa para saber o que vai acontecer. Boa resenha querida (: Até que enfim você pode fazer a resenha, depois de tanta enrolação pro livro chegar até ai UASHAUHSAUS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos livros que está na minha lista há um tempão.
    Eu sem´re leio resenhas muito divididas dele.
    Uns gostam muito, outros não... Mas ainda assim quero ler. Preciso tirar a prova rs
    Adorei tua resenha. Mesmo.

    Beijão,
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari :)
    Há tempos estou com o livro aqui para ler, mas não consigo encaixá-lo em minhas leituras :/
    O tema me interessa bastante :)
    Sua resenha ficou ótima!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha - L.A. Candy
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  5. Ei Mari,

    Eu gostei de Destino, gostei muito de Ky e não desgostei da Cassia, acho que sua apatia se justifica, em um mundo que ninguem tinha escolha e só obedecia a regras pré-determinadas.

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Bom, Mari... Eu não li o livro ainda, portanto eu não posso falar. Mas eu adoro quando quem vai resenhar não gosta do livro (sério! kk)porque a resenha sai sincera, a pessoa não se atem a falar apenas de como o livro é bom e bla bla bla... Se eu fosse ler antes de ler a sua resenha com certeza eu também esperaria muuuito dele e acabaria não gostando. Parabéns pela sinceridade e pela resenha adorei, ainda tenho muita curiosidade quanto ao livro e quero ler para tirar minhas próprias conclusões. Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  7. olá Mari, desculpa a ausência, estava sem pc, mas já estou de volta, kkk
    Ainda não li Destino, mas ao contrário de você eu não tenho muitas expectativas sobre ele, pois os comentários por ai não são dos melhores, e parece que o seu também.
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!

    Eu gostei de Destino. Claro, que por conta de toda a propaganda, as minhas expectativas estavam em alta e quando realmente conferi, ela não foi de acordo com o que esperava. Mas mesmo assim curti a leitura. Não foi um livro 5 estrelas, mas vale a pena ler :)


    Super Beijo
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Já faz algum tempo que não via alguma resenha de Destino (eu pensei que eu seria a última pessoa no universo a lê-lo -Q) e a sua foi a primeira que me deu uma visão mais incomodada da trama.
    Bom, eu ainda preciso ler, mas já deu para perceber que, mesmo que Cassia queira mudar e ter o poder das próprias escolhas, ela será muito resistente a essa ideia não é? Talvez esse seja o diferencial de Destino... as protagonistas costumam ser fortes, independentes ou ter, pelo menos, uma característica que as coloca em xeque. Para mim, acho que será muito bom ver uma protagonista "alienada" e mudar um pouco do que eu tenho lido. Vamos ver né?! ;)
    To enrolando para ler esse livro! hahaha Também, são tantos né?! Deus, nem sei mais qual pegar depois do que estou lendo! Tensoooo!
    Mas adorei sua resenha, viu? É sempre bom, principalmente para quem não leu, ver os dois lados: aquele gosta e o que não!
    Espero que eu curta o livro, pois também estou apostando muito nele! ;)

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  10. É não é fácil ler este livro não, ainda não consigo entender o que é que o povo viu tanto nesta série, o livro chato rsss.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Nossa essa sua resenha me desanimou um pouco,ganhei o livro em uma promo,mas como o correios adoro me trollar ainda não chegou.

    ResponderExcluir
  12. Tô doida pra ler esse livro, parece bem diferente.

    ResponderExcluir
  13. AMOOOO esse livro! Li ele há algum tempo que adorei a narrativa, os personagens, o contexto, enfim, tudo! *-*
    Mal posso esperar pela continuação!

    Bjs,

    Juny - Dear Book
    http://www.dear-book.net

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua sinceridade, em tudo! Realmente a editora investiu em mktg do livro, o q aguçou a todos! Fico chateada de ver tanta gente levando o livro com a barriga, e tão pouca gente realmente gostando do livro. Eu sou curiosa com relação a ele, e não vou deixar de ler, afinal ele tá aqui na estante... mas não é prioridade no momento e ando meio desanimada em pegá-lo para ler.

    Gostei da sinceridade da sua resenha, parabéns!

    Beijos
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  15. Acabei de ganhar\este livro , mas ainda não o li. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

15 comentários:

  1. Achei bem interessante, já que normalmente vejo só coisas positivas a respeito desse livro. Ainda não o li, mas tenho curiosidade, exatamente por causa do trabalho de comunicação em torno dele. Tenho curiosidade, mas não estou louca atrás do livro. Achei o tema interessante, mas não muito inovador. Me parece apenas uma nova "vestimenta" para um enredo com adolescentes/jovens adultos como protagonistas, que devem ir atrás de uma voz própria ao invés de aceitarem as coisas como são. Fazendo uma comparação por alto (bem superficial, já que não li o livro né), tem algo aí que me faz pensar na série Feios. Mas é apenas uma impressão, até porque não li Destino (por outro lado, adoro a série Feios).
    Enfim, espero ter a oportunidade de ler esse livro e tirar minhas conclusões!

    Bjs,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei desse livro. Não foi 'nossa, como eu amei, meldels' UAHSAUSHU Mas fiquei curiosa para saber o que vai acontecer. Boa resenha querida (: Até que enfim você pode fazer a resenha, depois de tanta enrolação pro livro chegar até ai UASHAUHSAUS

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos livros que está na minha lista há um tempão.
    Eu sem´re leio resenhas muito divididas dele.
    Uns gostam muito, outros não... Mas ainda assim quero ler. Preciso tirar a prova rs
    Adorei tua resenha. Mesmo.

    Beijão,
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari :)
    Há tempos estou com o livro aqui para ler, mas não consigo encaixá-lo em minhas leituras :/
    O tema me interessa bastante :)
    Sua resenha ficou ótima!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha - L.A. Candy
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  5. Ei Mari,

    Eu gostei de Destino, gostei muito de Ky e não desgostei da Cassia, acho que sua apatia se justifica, em um mundo que ninguem tinha escolha e só obedecia a regras pré-determinadas.

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Bom, Mari... Eu não li o livro ainda, portanto eu não posso falar. Mas eu adoro quando quem vai resenhar não gosta do livro (sério! kk)porque a resenha sai sincera, a pessoa não se atem a falar apenas de como o livro é bom e bla bla bla... Se eu fosse ler antes de ler a sua resenha com certeza eu também esperaria muuuito dele e acabaria não gostando. Parabéns pela sinceridade e pela resenha adorei, ainda tenho muita curiosidade quanto ao livro e quero ler para tirar minhas próprias conclusões. Beijos,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  7. olá Mari, desculpa a ausência, estava sem pc, mas já estou de volta, kkk
    Ainda não li Destino, mas ao contrário de você eu não tenho muitas expectativas sobre ele, pois os comentários por ai não são dos melhores, e parece que o seu também.
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!

    Eu gostei de Destino. Claro, que por conta de toda a propaganda, as minhas expectativas estavam em alta e quando realmente conferi, ela não foi de acordo com o que esperava. Mas mesmo assim curti a leitura. Não foi um livro 5 estrelas, mas vale a pena ler :)


    Super Beijo
    Thata e os Livros ~

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Já faz algum tempo que não via alguma resenha de Destino (eu pensei que eu seria a última pessoa no universo a lê-lo -Q) e a sua foi a primeira que me deu uma visão mais incomodada da trama.
    Bom, eu ainda preciso ler, mas já deu para perceber que, mesmo que Cassia queira mudar e ter o poder das próprias escolhas, ela será muito resistente a essa ideia não é? Talvez esse seja o diferencial de Destino... as protagonistas costumam ser fortes, independentes ou ter, pelo menos, uma característica que as coloca em xeque. Para mim, acho que será muito bom ver uma protagonista "alienada" e mudar um pouco do que eu tenho lido. Vamos ver né?! ;)
    To enrolando para ler esse livro! hahaha Também, são tantos né?! Deus, nem sei mais qual pegar depois do que estou lendo! Tensoooo!
    Mas adorei sua resenha, viu? É sempre bom, principalmente para quem não leu, ver os dois lados: aquele gosta e o que não!
    Espero que eu curta o livro, pois também estou apostando muito nele! ;)

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  10. É não é fácil ler este livro não, ainda não consigo entender o que é que o povo viu tanto nesta série, o livro chato rsss.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Nossa essa sua resenha me desanimou um pouco,ganhei o livro em uma promo,mas como o correios adoro me trollar ainda não chegou.

    ResponderExcluir
  12. Tô doida pra ler esse livro, parece bem diferente.

    ResponderExcluir
  13. AMOOOO esse livro! Li ele há algum tempo que adorei a narrativa, os personagens, o contexto, enfim, tudo! *-*
    Mal posso esperar pela continuação!

    Bjs,

    Juny - Dear Book
    http://www.dear-book.net

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua sinceridade, em tudo! Realmente a editora investiu em mktg do livro, o q aguçou a todos! Fico chateada de ver tanta gente levando o livro com a barriga, e tão pouca gente realmente gostando do livro. Eu sou curiosa com relação a ele, e não vou deixar de ler, afinal ele tá aqui na estante... mas não é prioridade no momento e ando meio desanimada em pegá-lo para ler.

    Gostei da sinceridade da sua resenha, parabéns!

    Beijos
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  15. Acabei de ganhar\este livro , mas ainda não o li. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...