Resenha Internacional: By The Time You Read This, I'II Be Dead por Julie Anne Peters
Gênero: YA Book
O livro é um relato em primeira pessoa da Daelyn, uma garota que sofreu desde pequena com as conseqüências do que para alguns não passa de brincadeirinha de criança, mas que tem se mostrado um assunto sério e cada vez mais discutido, o Bullying.
Daelyn mudou-se de escola em escola na tentativa de recomeçar e finalmente se socializar com as outras crianças sem passar pela decepção que sempre encontrava, de ser diminuída e desprezada pela aparência, por ser gorda. Cada nova oportunidade, infelizmente, sempre se mostrava frustrada. O isolamento foi se mostrando cada vez mais constante e permanente. Uma piada na sala de aula, xingamentos no corredor, uma pegadinha de mau gosto... Aos poucos os episódios foram tornando a vida de Daelyn consigo mesma quase insuportável.
Sem amor próprio e sem confiança em si, Daelyn tentou suicídio algumas vezes. O livro é narrado por Daelyn com quinze anos de idade e com uma certeza: a de que aquela será finalmente a sua libertação de uma vida que ela não agüenta mais viver. Ela acessa um site onde fará um acordo para por fim a sua vida. Durante 24 dias Daelyn conta os minutos para o ‘dia da determinação’ chegar e enquanto isso, relata sobre o bullying que tem sido constante em sua vida. Essa narrativa é intercalada com a convivência de Daelyn com os pais e em seu atual colégio.
Com uma vida totalmente regulada pelos pais depois de todas as tentativas de suicídio, Daelyn vai de casa para a escola e vice-versa sempre acompanhada por eles. E é no intervalo em esperar por eles na frente da escola que Daelyn conhece Santana – ou melhor, Santana conhece Daelyn. E mesmo diante da resistência de Daelyn Santana não desiste de conhecê-la e tentar entendê-la. Mas será que Daelyn ainda é capaz de sentir algo? Será que ela voltaria atrás com a idéia de tirar a própria vida? Será que ela ainda é capaz de confiar em alguém depois de tudo o que viveu?
Sei que essa sinopse ficou meio filosófica, mas é bem difícil falar sobre esse livro. A dificuldade já começar ao encarar esse título, que em uma tradução livre seria ‘Quando você ler isso eu estarei morta’. Quer dizer... Você está lendo um livro póstumo? Então imaginem minha situação ao me deparar com ele, mas não posso negar que o título é no mínimo curioso... Fora isso tem todas as fortes situações que a Daelyn viveu e que reconta no livro. Além da contagem regressiva em que os capítulos são divididos – nada feliz – até o dia do suicídio.
Por isso o livro é DOLORIDO, acho que essa é a palavra. Eu sofria junto com a Daelyn! Lógico que esse é o sentimento que mais se destaca, mas o livro não é só isso. No personagem Santana a gente consegue encontra um bom humor e também – quem ler vai entender- um exemplo de superação. Ainda com relação aos personagens, aparecem a mãe e o pai da Daelyn com seus acertos e erros – normal – e a Emily, em quem Daelyn acaba vendo uma pessoa que ela conhece muito bem – ela mesma no passado, que vai ‘protagonizar o momento em que eu chorei total no livro. Sim, sou emotiva a lot. Já falei que a Daelyn não fala desde a última tentativa de suicídio onde que ela machucou e feio as cordas vocais? Pois é, tenso. O livro é um tapa na cara e de uma maneira intensa vai mostrar ainda mais a importância de falar e combater o Bullying.
MAIS do que recomendado. Cinco estrelas marcantes para mim. Legal ressaltar também é que no fim do livro a autora disponibiliza informações sobre o assunto além de um questionário de discussão e que talvez alguns fiquem desapontados com o final que não é o mais dos mais claros. Entretanto eu gostei e acredito que foi um final esperançoso. Também né, depois de tudo.
Ultimamente tem havido muitos lviros se tratando desse tema, o bulling, confesso que não tenho muito interesse em ler, mas gostei da resenha parece ser um livro verdadeiramente bom ;D
ResponderExcluirBj;*
Naty.
Interessantissimo e a resenha está otima - até a sua 'sinopse'...
ResponderExcluirEu já li um livro dessa autora e me emocionou, acho que ela consegue ser bem realista! Esse livro eu nunca tive vontade de ler justamente pela temática (b) que ando meio cansada e ao mesmo tempo por eu logo notar que seria um livro q me abalaria mt (esse titulo é otimo e desperta curiosidade mesmo)..
Mas gostei de saber que o livro não é só dor e tem um pouco de humor!
Suas resenhas sempre me deixam curiosas Nii!
Bjs
Evellyn!
Realmente, o título do livro por si só já da uma vaga ideia ao leitor de como a história será tensa...
ResponderExcluirAlguns livros que tratam sobre bullying conseguem ser meio cansativos, mas acho que esse não é o caso porque ele não é teórico, e sim realista. Fiquei muito interessada em conhecer a situação da protagonista, e a sua resenha conseguiu me deixar bastante curiosa!
Ah, e eu também adorei a capa do livro. Resumindo, já foi para minha wishlist *-*
Abraços!
http://leitorasanonimas.com
Qué fuerte!
ResponderExcluirEu ainda não li nada sobre o tema, pelo menos não na ficção. Achei bem interessante. Eu gosto de livros q mexam comigo e com minhas emoções.
Confesso que não conhecia esse livro, mas já q vc colocou o gostinho na minha boca, espero que seja lançado logo por aqui. Nós merecemos, né BrasiL!
Adorei!
BjoO
Pri
Entre Fatos e LIvros
Oie Mari! Sinceramente livros com esse tema não fazem meu estilo.
ResponderExcluirFui vitima de bulling e sei bem com é dói =(
Parabéns pela resenha e principalmente pela coragem de ler um livro tão realista! As vezes enfrentar a realidade mesmo que seja através das páginas é muito dificil.
bjus
anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary
Flor, eu AMEI o título desse livro! Mas se a personagem é gorda, a menina da capa não seria a Daelyn né?? Fiquei pensando nisso, bobeira mas enfim, hehehe!
ResponderExcluirAchei muito bacana, parece ter um toque de drama no livro né? Um assunto que aqui tá aparecendo mais agora mas lá fora é muito frequente quanto piscar os olhos... dá medo!
Graças à Deus eu não sofri bullying por ser magrela e na minha "época" (ai que velha), essas coisas não costumavam ser um motivo de vingança...
Espero que lancem este livro aqui!
Beijos!
Oi Nii lindona!
ResponderExcluirA temática desse livro parece ser bem forte né?!
Me chama a atenção e talvez eu até leia, mas no momento acho que não estou no clima pra muitas emoções! E achei legal isso da autora de colocar informações no fim do livro...
:*
Mi
Inteiramente Diva
mto lgl o livro, adorei a sinopse e a resenha! espero q seja lançado por aki!^^
ResponderExcluir--
hangover at 16
Oie :)
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas poxa, adorei!
A resenha ficou maravilhosa, e deu para mostrar um pouco da profundidade do livro!
Gostei muito! Ótima dica de leitura!
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Tem post novo, passa lá :)
Beijos,
Nathi
@bookswonderland
Books in Wonderland
Droga de inglês, huuum. Fiquei muiiiito curiosa quanto ao livro e com mega vontade de ler. Apesar de ser um livro pesado parece que vai ter um final "feliz".
ResponderExcluirBeijos,K.
Girl Spoiled
Arããã te encontrei hein!
ResponderExcluirTava querendo saber o que você fazia com aqueles livros que nunca entrarvam na resenha do seu blog... agora desconbri! Legal, compartilhar seus conhecimentos pela blogosfera.
Caramba Nii, quase morri aqui lendo sua resenha! E não teve como não lembrar de "Willow" que é lindo demais tbm. Vc lembrou disso?
Amei o Santana sem o conhecer, e fiquei super chocada com as tentativas de suicídio da Daelyn.
Senti falta dos quotes, que devem ser intensos e bem reflexivos. Será que encontro um ebook traduzido? Tá, sonha Lisse... rsrs
XOXO, da Lisse
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia este livro
Mas me interessei bastante, ainda mais que esse assunto do Bullying é muito serio
E precisa ser debatido e tratado
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Oi Mari!
ResponderExcluirEu tinha visto no blog da Ni que ela ia ler esse livro e estava curiosa para saber mais sobre ele.
Gostei da resenha, a história parece ser interessante... Realmente bullying nunca foi brincadeira de criança, mas acho que só nos últimos tempos o pessoal fala mais disso.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi Mari querida, tudo bem? Hummm, curti sua resenha. Gosto de livros fortes, "doloridos" como vc disse. O bullying deve mesmo ser debatido em todos os âmbitos, e nada melhor do que colocálo num romance, não é mesmo?
ResponderExcluirParabens pela resenha ^^
Bjus, linda semana =*
@morenalilica
Livro bem moderno, que aborda tema atual. espero que em breve ele venha para o Brasil para que possamos apreciá-lo.
ResponderExcluirAbraço!
Oiee flor como vai?
ResponderExcluirAdorei a capa do livro e o tema. Ele parece ser realmente diferente com algo que chamou minha atenção. Além do título que achei demais na hora que vi, a capa... tudo parece ser bem emocionante e um tantinho deprimente... Na medida certa pra fazer a gente se colocar no lugar da personagem, não? Vou procurar por ele.
Valeu a dica. Sucesso em 2012.
Bjos
Lilo
Redenção
O tema em si não chama muito a minha atenção e nem desperta uma vontade de ler.
ResponderExcluirNo entanto o titulo faz é muito bom. Leria só pelo titulo..rsrs
bjinhuxxx
Eu li e Divulgo
http://euliedivulgo.blogspot.com/
Gostei bastante da resenha! O livro parece realmente ótimo! Além de que, pela foto, dá pra ver que é lindo! Tomara que eu tenha a oportunidade de ler!
ResponderExcluirBeijinhos!
@CamilaCandomil
| Seleção Literária | http://selecaoliteraria.blogspot.com |
Nossa que estória esse livro tem. Bulling é um assunto bem pesado, e que precisa ser falado e retratado. Eu mesmo na minha infância sofri (mais isso é passado). Enfim, livros assim nos tocam muito, já li algo parecido. Sua resenha ficou muito boa! Adorei.
ResponderExcluirBeijos&Beijos
Salomé F. ~~htpp://deliriosdesalome.blogspot.com
Não conhecia o livro, me fez lembrar muito de "Os 13 Porquês". Só que o jeito que a história parecida é contada deve ser bem diferente. Não sei se vai entrar logo na minha lista, mas se eu esbarrar com ele.. haha
ResponderExcluirMari!
ResponderExcluirAcho importante livros que atenem para o problema do bulling, que tem se agravado cada vez mais nas escolas.
A resenha está muito bem feita.
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/
Nossa Ni, que livro.. que resenha! quero agora mesmo!
ResponderExcluirEu adoro livros que mexam com o psicologico, que me faça pensar, refletir, acho que esse é bem desse jeito, né?
Pena que eu ainda nao leio ingles.. vou ter que esperar pra ver se será lançado :P
Beeijão!
Rapha- Doce Encanto