quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

postheadericon Resenha Internacional: By The Time You Read This, I'II Be Dead por Julie Anne Peters


By the time you read this, I'll be dead
Julie Anne Peters
 
Editora: Hyperion Book
ISBN: 9781423116189
Publicação: 1ª Ed. 2010  
Gênero: YA Book
Páginas: 224
Idioma: Inglês
Onde comprar: Book Depository Amazon


Sinopse: Depois de uma vida sofrendo Bullying, Daelyn está impossibilitada de conserto. Ela tentou matar a si mesma antes e está determinada a fazer isso dar certo dessa vez. Embora os pais pensem que podem protegê-la, ela encontra um web site para ‘Suicidas’ que parecia ser feito para ela. Ela bloga nos fóruns, confessando sobre sua angustiante história. No colégio privado católico, a única pessoa que interage com ela é um garoto chamado Santana. Não importa quão mal ela o trata, ele não vai deixá-la sozinha. Mas é muito tarde para Daelyn deixa as pessoas entrarem em sua vida... Não é?




O livro é um relato em primeira pessoa da Daelyn, uma garota que sofreu desde pequena com as conseqüências do que para alguns não passa de brincadeirinha de criança, mas que tem se mostrado um assunto sério e cada vez mais discutido, o Bullying


Daelyn mudou-se de escola em escola na tentativa de recomeçar e finalmente se socializar com as outras crianças sem passar pela decepção que sempre encontrava, de ser diminuída e desprezada pela aparência, por ser gorda. Cada nova oportunidade, infelizmente, sempre se mostrava frustrada. O isolamento foi se mostrando cada vez mais constante e permanente. Uma piada na sala de aula, xingamentos no corredor, uma pegadinha de mau gosto... Aos poucos os episódios foram tornando a vida de Daelyn consigo mesma quase insuportável. 


Sem amor próprio e sem confiança em si, Daelyn tentou suicídio algumas vezes. O livro é narrado por Daelyn com quinze anos de idade e com uma certeza: a de que aquela será finalmente a sua libertação de uma vida que ela não agüenta mais viver. Ela acessa um site onde fará um acordo para por fim a sua vida. Durante 24 dias Daelyn conta os minutos para o ‘dia da determinação’ chegar e enquanto isso, relata sobre o bullying que tem sido constante em sua vida. Essa narrativa é intercalada com a convivência de Daelyn com os pais e em seu atual colégio. 


Com uma vida totalmente regulada pelos pais depois de todas as tentativas de suicídio, Daelyn vai de casa para a escola e vice-versa sempre acompanhada por eles. E é no intervalo em esperar por eles na frente da escola que Daelyn conhece Santana – ou melhor, Santana conhece Daelyn. E mesmo diante da resistência de Daelyn Santana não desiste de conhecê-la e tentar entendê-la. Mas será que Daelyn ainda é capaz de sentir algo? Será que ela voltaria atrás com a idéia de tirar a própria vida? Será que ela ainda é capaz de confiar em alguém depois de tudo o que viveu? 


Sei que essa sinopse ficou meio filosófica, mas é bem difícil falar sobre esse livro. A dificuldade já começar ao encarar esse título, que em uma tradução livre seria ‘Quando você ler isso eu estarei morta’. Quer dizer... Você está lendo um livro póstumo? Então imaginem minha situação ao me deparar com ele, mas não posso negar que o título é no mínimo curioso... Fora isso tem todas as fortes situações que a Daelyn viveu e que reconta no livro. Além da contagem regressiva em que os capítulos são divididos – nada feliz – até o dia do suicídio. 


Por isso o livro é DOLORIDO, acho que essa é a palavra. Eu sofria junto com a Daelyn! Lógico que esse é o sentimento que mais se destaca, mas o livro não é só isso. No personagem Santana a gente consegue encontra um bom humor e também – quem ler vai entender- um exemplo de superação. Ainda com relação aos personagens, aparecem a mãe e o pai da Daelyn com seus acertos e erros – normal – e a Emily, em quem Daelyn acaba vendo uma pessoa que ela conhece muito bem – ela mesma no passado, que vai ‘protagonizar o momento em que eu chorei total no livro. Sim, sou emotiva a lot. Já falei que a Daelyn não fala desde a última tentativa de suicídio onde que ela machucou e feio as cordas vocais? Pois é, tenso. O livro é um tapa na cara e de uma maneira intensa vai mostrar ainda mais a importância de falar e combater o Bullying


MAIS do que recomendado. Cinco estrelas marcantes para mim. Legal ressaltar também é que no fim do livro a autora disponibiliza informações sobre o assunto além de um questionário de discussão e que talvez alguns fiquem desapontados com o final que não é o mais dos mais claros. Entretanto eu gostei e acredito que foi um final esperançoso. Também né, depois de tudo.



Meu livro lindo... By Ni =)

22 comentários:

  1. Ultimamente tem havido muitos lviros se tratando desse tema, o bulling, confesso que não tenho muito interesse em ler, mas gostei da resenha parece ser um livro verdadeiramente bom ;D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Interessantissimo e a resenha está otima - até a sua 'sinopse'...

    Eu já li um livro dessa autora e me emocionou, acho que ela consegue ser bem realista! Esse livro eu nunca tive vontade de ler justamente pela temática (b) que ando meio cansada e ao mesmo tempo por eu logo notar que seria um livro q me abalaria mt (esse titulo é otimo e desperta curiosidade mesmo)..

    Mas gostei de saber que o livro não é só dor e tem um pouco de humor!
    Suas resenhas sempre me deixam curiosas Nii!

    Bjs
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o título do livro por si só já da uma vaga ideia ao leitor de como a história será tensa...
    Alguns livros que tratam sobre bullying conseguem ser meio cansativos, mas acho que esse não é o caso porque ele não é teórico, e sim realista. Fiquei muito interessada em conhecer a situação da protagonista, e a sua resenha conseguiu me deixar bastante curiosa!
    Ah, e eu também adorei a capa do livro. Resumindo, já foi para minha wishlist *-*

    Abraços!
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  4. Qué fuerte!

    Eu ainda não li nada sobre o tema, pelo menos não na ficção. Achei bem interessante. Eu gosto de livros q mexam comigo e com minhas emoções.

    Confesso que não conhecia esse livro, mas já q vc colocou o gostinho na minha boca, espero que seja lançado logo por aqui. Nós merecemos, né BrasiL!

    Adorei!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e LIvros

    ResponderExcluir
  5. Oie Mari! Sinceramente livros com esse tema não fazem meu estilo.

    Fui vitima de bulling e sei bem com é dói =(

    Parabéns pela resenha e principalmente pela coragem de ler um livro tão realista! As vezes enfrentar a realidade mesmo que seja através das páginas é muito dificil.

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Flor, eu AMEI o título desse livro! Mas se a personagem é gorda, a menina da capa não seria a Daelyn né?? Fiquei pensando nisso, bobeira mas enfim, hehehe!
    Achei muito bacana, parece ter um toque de drama no livro né? Um assunto que aqui tá aparecendo mais agora mas lá fora é muito frequente quanto piscar os olhos... dá medo!
    Graças à Deus eu não sofri bullying por ser magrela e na minha "época" (ai que velha), essas coisas não costumavam ser um motivo de vingança...

    Espero que lancem este livro aqui!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nii lindona!

    A temática desse livro parece ser bem forte né?!
    Me chama a atenção e talvez eu até leia, mas no momento acho que não estou no clima pra muitas emoções! E achei legal isso da autora de colocar informações no fim do livro...



    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. mto lgl o livro, adorei a sinopse e a resenha! espero q seja lançado por aki!^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  9. Oie :)
    Ainda não conhecia esse livro, mas poxa, adorei!
    A resenha ficou maravilhosa, e deu para mostrar um pouco da profundidade do livro!
    Gostei muito! Ótima dica de leitura!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo, passa lá :)
    Beijos,
    Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  10. Droga de inglês, huuum. Fiquei muiiiito curiosa quanto ao livro e com mega vontade de ler. Apesar de ser um livro pesado parece que vai ter um final "feliz".
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  11. Arããã te encontrei hein!
    Tava querendo saber o que você fazia com aqueles livros que nunca entrarvam na resenha do seu blog... agora desconbri! Legal, compartilhar seus conhecimentos pela blogosfera.

    Caramba Nii, quase morri aqui lendo sua resenha! E não teve como não lembrar de "Willow" que é lindo demais tbm. Vc lembrou disso?

    Amei o Santana sem o conhecer, e fiquei super chocada com as tentativas de suicídio da Daelyn.

    Senti falta dos quotes, que devem ser intensos e bem reflexivos. Será que encontro um ebook traduzido? Tá, sonha Lisse... rsrs

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Não conhecia este livro
    Mas me interessei bastante, ainda mais que esse assunto do Bullying é muito serio
    E precisa ser debatido e tratado

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari!
    Eu tinha visto no blog da Ni que ela ia ler esse livro e estava curiosa para saber mais sobre ele.
    Gostei da resenha, a história parece ser interessante... Realmente bullying nunca foi brincadeira de criança, mas acho que só nos últimos tempos o pessoal fala mais disso.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari querida, tudo bem? Hummm, curti sua resenha. Gosto de livros fortes, "doloridos" como vc disse. O bullying deve mesmo ser debatido em todos os âmbitos, e nada melhor do que colocálo num romance, não é mesmo?
    Parabens pela resenha ^^
    Bjus, linda semana =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  15. Livro bem moderno, que aborda tema atual. espero que em breve ele venha para o Brasil para que possamos apreciá-lo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oiee flor como vai?
    Adorei a capa do livro e o tema. Ele parece ser realmente diferente com algo que chamou minha atenção. Além do título que achei demais na hora que vi, a capa... tudo parece ser bem emocionante e um tantinho deprimente... Na medida certa pra fazer a gente se colocar no lugar da personagem, não? Vou procurar por ele.
    Valeu a dica. Sucesso em 2012.
    Bjos
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  17. O tema em si não chama muito a minha atenção e nem desperta uma vontade de ler.

    No entanto o titulo faz é muito bom. Leria só pelo titulo..rsrs

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante da resenha! O livro parece realmente ótimo! Além de que, pela foto, dá pra ver que é lindo! Tomara que eu tenha a oportunidade de ler!


    Beijinhos!
    @CamilaCandomil
    | Seleção Literária | http://selecaoliteraria.blogspot.com |

    ResponderExcluir
  19. Nossa que estória esse livro tem. Bulling é um assunto bem pesado, e que precisa ser falado e retratado. Eu mesmo na minha infância sofri (mais isso é passado). Enfim, livros assim nos tocam muito, já li algo parecido. Sua resenha ficou muito boa! Adorei.

    Beijos&Beijos
    Salomé F. ~~htpp://deliriosdesalome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro, me fez lembrar muito de "Os 13 Porquês". Só que o jeito que a história parecida é contada deve ser bem diferente. Não sei se vai entrar logo na minha lista, mas se eu esbarrar com ele.. haha

    ResponderExcluir
  21. Mari!
    Acho importante livros que atenem para o problema do bulling, que tem se agravado cada vez mais nas escolas.
    A resenha está muito bem feita.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Nossa Ni, que livro.. que resenha! quero agora mesmo!
    Eu adoro livros que mexam com o psicologico, que me faça pensar, refletir, acho que esse é bem desse jeito, né?

    Pena que eu ainda nao leio ingles.. vou ter que esperar pra ver se será lançado :P

    Beeijão!
    Rapha- Doce Encanto

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

22 comentários:

  1. Ultimamente tem havido muitos lviros se tratando desse tema, o bulling, confesso que não tenho muito interesse em ler, mas gostei da resenha parece ser um livro verdadeiramente bom ;D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Interessantissimo e a resenha está otima - até a sua 'sinopse'...

    Eu já li um livro dessa autora e me emocionou, acho que ela consegue ser bem realista! Esse livro eu nunca tive vontade de ler justamente pela temática (b) que ando meio cansada e ao mesmo tempo por eu logo notar que seria um livro q me abalaria mt (esse titulo é otimo e desperta curiosidade mesmo)..

    Mas gostei de saber que o livro não é só dor e tem um pouco de humor!
    Suas resenhas sempre me deixam curiosas Nii!

    Bjs
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o título do livro por si só já da uma vaga ideia ao leitor de como a história será tensa...
    Alguns livros que tratam sobre bullying conseguem ser meio cansativos, mas acho que esse não é o caso porque ele não é teórico, e sim realista. Fiquei muito interessada em conhecer a situação da protagonista, e a sua resenha conseguiu me deixar bastante curiosa!
    Ah, e eu também adorei a capa do livro. Resumindo, já foi para minha wishlist *-*

    Abraços!
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  4. Qué fuerte!

    Eu ainda não li nada sobre o tema, pelo menos não na ficção. Achei bem interessante. Eu gosto de livros q mexam comigo e com minhas emoções.

    Confesso que não conhecia esse livro, mas já q vc colocou o gostinho na minha boca, espero que seja lançado logo por aqui. Nós merecemos, né BrasiL!

    Adorei!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e LIvros

    ResponderExcluir
  5. Oie Mari! Sinceramente livros com esse tema não fazem meu estilo.

    Fui vitima de bulling e sei bem com é dói =(

    Parabéns pela resenha e principalmente pela coragem de ler um livro tão realista! As vezes enfrentar a realidade mesmo que seja através das páginas é muito dificil.

    bjus

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Flor, eu AMEI o título desse livro! Mas se a personagem é gorda, a menina da capa não seria a Daelyn né?? Fiquei pensando nisso, bobeira mas enfim, hehehe!
    Achei muito bacana, parece ter um toque de drama no livro né? Um assunto que aqui tá aparecendo mais agora mas lá fora é muito frequente quanto piscar os olhos... dá medo!
    Graças à Deus eu não sofri bullying por ser magrela e na minha "época" (ai que velha), essas coisas não costumavam ser um motivo de vingança...

    Espero que lancem este livro aqui!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nii lindona!

    A temática desse livro parece ser bem forte né?!
    Me chama a atenção e talvez eu até leia, mas no momento acho que não estou no clima pra muitas emoções! E achei legal isso da autora de colocar informações no fim do livro...



    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  8. mto lgl o livro, adorei a sinopse e a resenha! espero q seja lançado por aki!^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  9. Oie :)
    Ainda não conhecia esse livro, mas poxa, adorei!
    A resenha ficou maravilhosa, e deu para mostrar um pouco da profundidade do livro!
    Gostei muito! Ótima dica de leitura!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo, passa lá :)
    Beijos,
    Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  10. Droga de inglês, huuum. Fiquei muiiiito curiosa quanto ao livro e com mega vontade de ler. Apesar de ser um livro pesado parece que vai ter um final "feliz".
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  11. Arããã te encontrei hein!
    Tava querendo saber o que você fazia com aqueles livros que nunca entrarvam na resenha do seu blog... agora desconbri! Legal, compartilhar seus conhecimentos pela blogosfera.

    Caramba Nii, quase morri aqui lendo sua resenha! E não teve como não lembrar de "Willow" que é lindo demais tbm. Vc lembrou disso?

    Amei o Santana sem o conhecer, e fiquei super chocada com as tentativas de suicídio da Daelyn.

    Senti falta dos quotes, que devem ser intensos e bem reflexivos. Será que encontro um ebook traduzido? Tá, sonha Lisse... rsrs

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Não conhecia este livro
    Mas me interessei bastante, ainda mais que esse assunto do Bullying é muito serio
    E precisa ser debatido e tratado

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari!
    Eu tinha visto no blog da Ni que ela ia ler esse livro e estava curiosa para saber mais sobre ele.
    Gostei da resenha, a história parece ser interessante... Realmente bullying nunca foi brincadeira de criança, mas acho que só nos últimos tempos o pessoal fala mais disso.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari querida, tudo bem? Hummm, curti sua resenha. Gosto de livros fortes, "doloridos" como vc disse. O bullying deve mesmo ser debatido em todos os âmbitos, e nada melhor do que colocálo num romance, não é mesmo?
    Parabens pela resenha ^^
    Bjus, linda semana =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  15. Livro bem moderno, que aborda tema atual. espero que em breve ele venha para o Brasil para que possamos apreciá-lo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oiee flor como vai?
    Adorei a capa do livro e o tema. Ele parece ser realmente diferente com algo que chamou minha atenção. Além do título que achei demais na hora que vi, a capa... tudo parece ser bem emocionante e um tantinho deprimente... Na medida certa pra fazer a gente se colocar no lugar da personagem, não? Vou procurar por ele.
    Valeu a dica. Sucesso em 2012.
    Bjos
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  17. O tema em si não chama muito a minha atenção e nem desperta uma vontade de ler.

    No entanto o titulo faz é muito bom. Leria só pelo titulo..rsrs

    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante da resenha! O livro parece realmente ótimo! Além de que, pela foto, dá pra ver que é lindo! Tomara que eu tenha a oportunidade de ler!


    Beijinhos!
    @CamilaCandomil
    | Seleção Literária | http://selecaoliteraria.blogspot.com |

    ResponderExcluir
  19. Nossa que estória esse livro tem. Bulling é um assunto bem pesado, e que precisa ser falado e retratado. Eu mesmo na minha infância sofri (mais isso é passado). Enfim, livros assim nos tocam muito, já li algo parecido. Sua resenha ficou muito boa! Adorei.

    Beijos&Beijos
    Salomé F. ~~htpp://deliriosdesalome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro, me fez lembrar muito de "Os 13 Porquês". Só que o jeito que a história parecida é contada deve ser bem diferente. Não sei se vai entrar logo na minha lista, mas se eu esbarrar com ele.. haha

    ResponderExcluir
  21. Mari!
    Acho importante livros que atenem para o problema do bulling, que tem se agravado cada vez mais nas escolas.
    A resenha está muito bem feita.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Nossa Ni, que livro.. que resenha! quero agora mesmo!
    Eu adoro livros que mexam com o psicologico, que me faça pensar, refletir, acho que esse é bem desse jeito, né?

    Pena que eu ainda nao leio ingles.. vou ter que esperar pra ver se será lançado :P

    Beeijão!
    Rapha- Doce Encanto

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...