segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

postheadericon Resenha: O Trono de Fogo por Rick Riordan

O Trono de Fogo
Rick Riordan

Editora: Intrínseca 
ISBN: 9788580570922
Categoria: Fantasia
Edição: 1ª Ed. 2011
Número de páginas: 398
Valor: R$29,90 Submarino

Sinopse: Os deuses do Egito Antigo foram libertados no mundo atual, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas incomuns à maioria dos mortais. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo - refugiados na Casa do Brooklin, que se tornou um local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, a serpente do caos, está se erguendo. Se eles não conseguirem impedi-lo, em poucos dias o mundo encontrará um final trágico. Para que tenham alguma chance de derrotar as forças do caos, eles precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo, porém, não será tarefa fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Primeiro, Carter e Sadie terão que rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, não podemos deixar de mencionar que ninguém - ninguém - tem ideia de onde está o deus. Narrado alternadamente por Carter e por Sadie, com uma gama enorme de novos personagens e aventuras em diversos cenários do planeta, este segundo volume de As crônicas dos Kane fará os leitores se segurarem na cadeira enquanto viram as páginas.

ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILERS PRA QUEM AINDA NÃO LEU A Pirâmide Vermelha 
O objetivo deste relato é fazer com que todos saibam o que realmente está acontecendo e como tudo deu errado. Você vai ouvir muitas pessoas falando mal de nós,mas não provocamos aquelas mortes. Quanto à serpente,também não tive culpa. Bem...não exatamente. Todos os magos do mundo precisam se unir. É nossa única chance.Então aqui vai a história. Decida você mesmo. Tudo começou quando incendiamos o Brooklyn. p. 11.

Olá, caros leitores!! Esta será uma das resenhas mais difíceis que vou fazer, primeiro, porque eu AMEI este livro, e segundo, porque trata-se da continuação de um livro instigante e repleto de acontecimentos surpreendentes, que eu temo soltar algum spoiler para quem ainda não leu A Pirâmide Vermelha. Farei o possível para isso não acontecer, com certeza! A Pirâmide Vermelha é o primeiro livro da série As Crônicas dos Kane, vocês podem conferir a resenha que eu fiz AQUI. 
Em O Trono de Fogo, a história já começa com os irmãos Kane numa arriscada missão no museu do Brooklyn para pegar um poderoso artefato que seria útil para despertar , o deus Sol e assim acabar com o plano de Apófis de mergulhar o mundo no Caos. A narrativa segue o curso do livro anterior, com os capítulos sendo narrados de forma intercalada entre a visão de Sadie e Carter sobre os rumos dos acontecimentos da história.
Como já era de se esperar, não seria nada fácil entrar no museu e pegar o artefato, mas os irmãos contaram com a ajuda de Khufu, o babuíno que adorava Sheetos e Doritos (eu também, diga-se de passagem!), além dos jovens Jaz e Walt, que foram os primeiros a responder o chamado de Carter e Sadie, e se tornaram aprendizes da Casa da Vida. Depois de enfrentar algumas armadilhas e demônios, eles continuaram em sua missão de encontrar os dois papiros que faltavam para compor o Livro de Rá, mas a jornada se mostraria muito mais árdua e repleta de obstáculos. Dessa vez, juntaram-se ao grupo, velhos conhecidos dos leitores: o tio Amós e Bastet.
Ao todo eles teriam apenas cinco dias entre juntar as partes do papiro e despertar Rá, mas a quantidade de inimigos não se reduziu e assim conhecemos Vladimir Menshikov, um dos magos mais poderosos do mundo, Nehkbet e Babi, além de outros deuses do mundo inferior que se colocariam no caminho dos nossos heróis. Entretanto, mais um personagem apareceu para ajudar na missão, o irreverente Bes, o deus Anão, que para mim foi essencial naquela jornada.
A prisão de Apófis estava se enfraquecendo e sua temida ascensão se daria no Equinócio de Primavera, quando ele poderia mergulhar o mundo na escuridão eterna, por isso era crucial despertar Rá, o único capaz de lutar contra Apófis e restabelecer o equilíbrio entre o Maat e o Caos. Entretanto, alguns deuses não pareciam satisfeitos em ver o velho Faraó reassumir o trono, logo os irmãos se dão conta dos reais desafios que iriam enfrentar para alcançar seus objetivos e seria importante deixar de lado sentimentos egoístas para priorizar o que estava realmente em jogo, algo maior e muito mais complexo do que eles imaginavam.

"Um homem saiu das sombras. Estava vestido completamente de branco - terno, echarpe, até óculos de sol espelhados. Meu primeiro pensamento foi: Meu Deus, ele é um sorveteiro do mal." (Sadie)

Toda a trama foi muito bem construída por Rick Riordan (dã, isso não é novidade!) e foi emocionante acompanhar mais uma aventura fantástica dos irmãos Kane. Sadie e Carter aprenderam muitas coisas desde que travaram a batalha contra Set na Pirâmide Vermelha, mas o mais importante neste segundo livro foi perceber a evolução deles na história. Sadie se mostrou mais madura e menos irritante, mas continuou nutrindo uma paixão platônica pelo deus-lindo-de-morrer Anúbis. Entretanto, com o aparecimento de Walt na história já deu para perceber que seu coração ficaria balançado entre os dois, só que um grande e terrível segredo poderia mudar por completo o rumo dos acontecimentos. Carter, por sua vez, estava ainda apaixonado por Zia e quando soube que poderia reencontrá-la depois de tanto tempo, resolveu que faria até o impossível para resgatá-la. Num determinado momento da história a personagem ficou irritante e tive vontade de bani-la para o Duat rs. Ambos, Zia e Walt pareciam ser imprescindíveis para o retorno de Rá, mas a verdadeira missão deles continuaria sendo um mistério a ser desvendado no terceiro livro, The Serpent's Shadow, que já está me fazendo roer as unhas de ansiedade pelo seu lançamento em terras tupiniquins.  
O Trono de Fogo é um ótimo livro e recomendo sua leitura para todos. É imperdível MESMO e a continuação da série está repleto de mais aventura, mais suspense, mais magia e mitologia egípcia. Eu definitivamente A-M-O tio Rick e acho impressionante a sua capacidade de dar vida às Mitologias da Antiguidade numa verdadeira aula de História interativa. 
Espero que tenham gostado da resenha, e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito do livro!!


Até a próxima!!



19 comentários:

  1. Nem sei o que comentar
    Pois ainda não li nenhum livro desse autor
    E sei que ele tem muitos títulos bons, pelo que falam
    Mas ainda não li nenhum...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros intojuvenis, mas quando abordam mitologia, então... são os meus favoritos. Linda resenha, bju

    ResponderExcluir
  3. Awwn, não faz isso comigo, Mari! :(
    Eu já tinha decidido que não iria ler a continuação dessa série porque não tinha gostado tanto assim do primeiro livro e você vem com essa resenha... não sei mais o que fazer, rsrs
    Tenho medo de me decepcionar de novo com o Rick!

    Enfim, só sei que hoje eu irei dormir com um peso extra na consciência D:

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  4. Ah Mari, sei que não devia pq. ainda não li o primeiro livro, mas... não resisti e dei uma espiada na sua resenha. CARA, preciso ler o primeiro livro logo, todo esse lado cultural do livro me lembra o quando amo história, e o tio Rick parece saber inserir muito bem esses fatos em suas narrativas.

    Mas ainda tenho um pé atrás, vai que acho juvenil d+? Sei lá... Vou ler logo pra ver o que acho!

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  5. OI Mari!

    Eu não li a resenha pq vc alertou sobre os spoilers. Os únicos livros q eu li do Riordan foram os da série Percy e, mesmo assim, ainda não terminei de ler todos os volumes. Não q eu não queira, mas ainda me faltam alguns livros para completar minha coleção. Apesar disso, gosto mto da narrativa dele. Eu não consigo lagar os livros. Adoro!

    Espero que esse ano eu consiga mais alguns volumes pq esse autor merece minha atenção.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Ei Mari,

    Eu também amo esta série, gostei deste livro tanto quanto do primeiro.
    Os protagonistas são ótimos e me divirto muito com as alfinetadas entre eles.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Ainda preciso ler essa série, todo mundo adora!!
    Adorei sua resenha, muito boa :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,
    Rick Riordan é mesmo o melhor!!
    Assim que puder vou começar ler essa série, parece muito boa mesmo!

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  9. Ain Mari:( Desse jeito você me deixa louca. Desde o lançamento desse livro estou louca para compra-lo, estou morrendo de saudades da Sadie e do Carter 'Haha. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari *o*
    Preciso ler A Pirâmide Vermelha né? :~~~~

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum livro dele, não sei se faz bem meu estilo. Não duvido que sejam bons, mas tem tantos livros que me chamam mais a atenção que acabo deixando esses pra depois.

    ResponderExcluir
  12. Ih, Mari. Desculpe, mas não vou ler sua resenha (pela primeira vez). Não vou porque têm spoilers e eu pretendo ler o livro. :O O único livro que li do tio Rick foi o primeiro da série Percy Jackson e adorei. :D

    Um grande abraço.
    Samuca,
    obcecadosporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiee Mari como vai?
    Poxa eu achei a resenha maravilhosa, ótima mesmo. Taí uma série que eu quero ler e quero presentear minha mãe. Ela adora livros do gênero e será um presentão de aniversário. rsrsrs
    Depois da sua resenha só confirmei minhas suspeitas.
    Beijos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  14. A resenha está ótima mesmo! Acho o autor em questão muito competente e super atual. Um forte abraço, Mariana!

    Sucesso

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari!
    Queria ler a resenha, mas contem spoilers e eu ainda não li nenhum livro da série, ai eu fiquei meio receosa.
    Deixarei para ler depois.
    Mas tenho certeza que ficou ótima a resenha! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ahhh
    eu tinha feito um comentario tão legal e perdi ¬¬' Poxa...
    Enfim Mari, não li tudo pq não li o 1º e não ia entender além dos spoilers!
    Mas eu amei o Rick em O Heroi e mesmo acreditando que esse deve mesmo ser otimo, vou ficar só com a serie O Heroi pq já tenho mts series pra acompanhar essa não seria uma prioridade!

    bjs
    Evellyn

    ResponderExcluir
  17. Gosto de fantasia, de filmes como As crônicas de Nárnia mas livros nunca li. Achei super interessante esse livro! parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde,

    Gosto muito do Rick e quero muito ler esse livro, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Estou namorando este livro já tem um tempinho. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

19 comentários:

  1. Nem sei o que comentar
    Pois ainda não li nenhum livro desse autor
    E sei que ele tem muitos títulos bons, pelo que falam
    Mas ainda não li nenhum...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros intojuvenis, mas quando abordam mitologia, então... são os meus favoritos. Linda resenha, bju

    ResponderExcluir
  3. Awwn, não faz isso comigo, Mari! :(
    Eu já tinha decidido que não iria ler a continuação dessa série porque não tinha gostado tanto assim do primeiro livro e você vem com essa resenha... não sei mais o que fazer, rsrs
    Tenho medo de me decepcionar de novo com o Rick!

    Enfim, só sei que hoje eu irei dormir com um peso extra na consciência D:

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  4. Ah Mari, sei que não devia pq. ainda não li o primeiro livro, mas... não resisti e dei uma espiada na sua resenha. CARA, preciso ler o primeiro livro logo, todo esse lado cultural do livro me lembra o quando amo história, e o tio Rick parece saber inserir muito bem esses fatos em suas narrativas.

    Mas ainda tenho um pé atrás, vai que acho juvenil d+? Sei lá... Vou ler logo pra ver o que acho!

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  5. OI Mari!

    Eu não li a resenha pq vc alertou sobre os spoilers. Os únicos livros q eu li do Riordan foram os da série Percy e, mesmo assim, ainda não terminei de ler todos os volumes. Não q eu não queira, mas ainda me faltam alguns livros para completar minha coleção. Apesar disso, gosto mto da narrativa dele. Eu não consigo lagar os livros. Adoro!

    Espero que esse ano eu consiga mais alguns volumes pq esse autor merece minha atenção.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Ei Mari,

    Eu também amo esta série, gostei deste livro tanto quanto do primeiro.
    Os protagonistas são ótimos e me divirto muito com as alfinetadas entre eles.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Ainda preciso ler essa série, todo mundo adora!!
    Adorei sua resenha, muito boa :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,
    Rick Riordan é mesmo o melhor!!
    Assim que puder vou começar ler essa série, parece muito boa mesmo!

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  9. Ain Mari:( Desse jeito você me deixa louca. Desde o lançamento desse livro estou louca para compra-lo, estou morrendo de saudades da Sadie e do Carter 'Haha. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari *o*
    Preciso ler A Pirâmide Vermelha né? :~~~~

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum livro dele, não sei se faz bem meu estilo. Não duvido que sejam bons, mas tem tantos livros que me chamam mais a atenção que acabo deixando esses pra depois.

    ResponderExcluir
  12. Ih, Mari. Desculpe, mas não vou ler sua resenha (pela primeira vez). Não vou porque têm spoilers e eu pretendo ler o livro. :O O único livro que li do tio Rick foi o primeiro da série Percy Jackson e adorei. :D

    Um grande abraço.
    Samuca,
    obcecadosporlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiee Mari como vai?
    Poxa eu achei a resenha maravilhosa, ótima mesmo. Taí uma série que eu quero ler e quero presentear minha mãe. Ela adora livros do gênero e será um presentão de aniversário. rsrsrs
    Depois da sua resenha só confirmei minhas suspeitas.
    Beijos e sucesso.
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  14. A resenha está ótima mesmo! Acho o autor em questão muito competente e super atual. Um forte abraço, Mariana!

    Sucesso

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari!
    Queria ler a resenha, mas contem spoilers e eu ainda não li nenhum livro da série, ai eu fiquei meio receosa.
    Deixarei para ler depois.
    Mas tenho certeza que ficou ótima a resenha! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ahhh
    eu tinha feito um comentario tão legal e perdi ¬¬' Poxa...
    Enfim Mari, não li tudo pq não li o 1º e não ia entender além dos spoilers!
    Mas eu amei o Rick em O Heroi e mesmo acreditando que esse deve mesmo ser otimo, vou ficar só com a serie O Heroi pq já tenho mts series pra acompanhar essa não seria uma prioridade!

    bjs
    Evellyn

    ResponderExcluir
  17. Gosto de fantasia, de filmes como As crônicas de Nárnia mas livros nunca li. Achei super interessante esse livro! parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde,

    Gosto muito do Rick e quero muito ler esse livro, parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Estou namorando este livro já tem um tempinho. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...