segunda-feira, 7 de novembro de 2011

postheadericon Resenha: Não sou este tipo de garota por Siobhan Vivian

Não sou este tipo de garota
Siobhan Vivian


Editora: Novo Conceito 
ISBN: 9788563219381
Categoria: YA Book
Edição: 1ª Ed. 2001
Número de páginas: 248
Onde Comprar:  Saraiva
Sinopse: Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.                


E aí ele me beijou. Dessa vez com os lábios abertos, como se estivesse sussurrando em minha boca. Fechei os olhos e tentei acompanhar o ritmo do momento. Ele colocou as mãos em meus ombros, trazendo-me mais perto. Ele estava quente - ardente, na verdade. p. 140

Olá, caros leitores!! A resenha de hoje é sobre um livro que na minha opinião a blogosfera inteira já deve ter resenhado. rs Trata-se do livro Não sou este tipo de garota da autora Siobhan Vivian, publicado pela querida editora parceira Novo Conceito. Eu confesso que se a editora não tivesse enviado o kit dele para apreciação, provavelmente não teria lido o livro já que meu interesse por ele não era tão grande quanto os demais lançamentos recentes. Entretanto, tal foi a minha surpresa ao constatar que a história me envolveria tanto a ponto de colocar este livro entre os meus favoritos do ano! Recomendo a leitura para todos porque apreciei mesmo todas as 248 páginas, e não imaginam o meu arrependimento de não ter lido antes! OMFG!
Não sou este tipo de garota conta a história de Natalie Sterling, uma adolescente inteligente e recatada que se orgulhava do fato de não ser "aquele" tipo de garota, fácil e fútil que se tornava um alvo fácil dos garotos cafajestes da Academia Ross. Muito pelo contrário, ela passava despercebida pelos corredores mesmo sendo uma garota bonita, justamente por não valorizar e mostrar aos outros o que tinha de melhor. Ela tinha ambições maiores como se tornar a Presidente do Conselho Estudantil e ingressar em uma ótima faculdade ao invés de perder tempo em relacionamentos fracassados e com prazo de validade. Ela se preocupava muito com a sua reputação e sabia o preço alto de virar um alvo dos comentários maléficos dos estudantes nos corredores, e ninguém melhor do que sua melhor amiga Autunm para dizer como essa experiência deixava uma mancha difícil de se apagar. A amiga era uma prova viva de que ficar com o garoto errado pode trazer consequências terríveis para a sua vida acadêmica. 
Entretanto, levar uma vida discreta e sem muita badalação não seria uma tarefa fácil para Natalie, pois os hormônios adolescentes entrariam em ebulição mais cedo ou mais tarde, assim que se deparasse com um garoto lindo e que mexesse consigo de uma forma que ela sequer imaginasse. Quando as aulas do último ano começaram, ela reencontrou uma garota que conhecia em seus tempos de babá, e essa nova amizade fez com que ela revesse os seus conceitos obrigando-a a fazer difíceis escolhas na sua vida. 
Spencer mal começou o seu dia-a-dia como caloura na Academia Ross e já estava dando o que falar, com suas atitudes nada politicamente corretas e desafiando as normas rígidas da Instituição. Natalie logo percebeu que ela era uma candidata nata a se tornar "aquele" tipo de garota e não deixaria que ela se tornasse um alvo fácil dos aproveitadores, mas talvez a tarefa de educar a sua nova amiga não fosse algo tão simples assim... Spencer era uma garota extrovertida e adorava chamar a atenção de todos, até porque ela era uma ótima dançarina e aproveitaria ao máximo o período escolar. Difícil colocar um freio de mão em uma pessoa tão hiperativa assim rs.        
Natalie percebeu que Spencer e todas as demais garotas tinham uma visão deturpada da realidade, e precisava intervir o quanto antes para lhes mostrar que precisavam se valorizar mais e deixarem de se considerar meros objetos para os garotos. Mesmo assim, seus planos sofreram uma reviravolta e sua vida virou de ponta cabeça quando enfrentou decisões, julgamentos e paixões colocando em cheque suas próprias convicções. Será que ela se permitiria a ter novas experiências e emoções? Ou continuaria sendo o mesmo tipo de garota?
Só lendo o livro mesmo para descobrir!! rs
A narrativa é muito leve e fluída e fica impossível se desgrudar das páginas, já que a autora soube mostrar muito bem os dramas vividos pelos personagens em uma época díficil como a adolescência. Os personagens foram muito bem construídos e me apaixonei perdidamente por Connor e seu jeito meigo e doce de ser, além disso, eu gostei também da Spencer e sua personalidade forte e marcante na história. Sem dúvida, ela rouba a cena em vários momentos do livro!! Entretanto, achei o desfecho final um pouco corrido e que poderia ter sido melhor explorado pela autora e também ficou confusa a parte em que Autunm se desentende com Natalie e fica algum tempo afastada... Mas, mesmo assim eu apreciei muito a leitura e espero ver outros livros da Siobhan publicados aqui no Brasil.
Eu mesma não pude deixar de notar algumas semelhanças entre o comportamento de Natalie e o meu próprio, quando eu tinha a idade dela e convivi com os dilemas da minha vida no Ensino Médio. Felizmente, é passado e não posso mais voltar atrás rs.
Espero que tenham gostado da resenha e fiquem à vontade para comentar e expressar a opinião de vocês a respeito do livro!!



Até à Próxima!!

30 comentários:

  1. Mari,
    eu, ao contrario de vc, estava mega curiosa pra ler esse livro, antes mesmo de saber que ele seria lançado pela NC.. Quero ler tudo da SV!

    Mas ficamos com a mesma impressão... O desenvolvimento do livro é otimo e a Siobhan escreve mt bem, é super facil de ler! Mas tb achei o final bem corrido.. queria mais detalhes! rs

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante deste livro, achei a leiturta leve e com uma mensagem super importante.
    Gostei da sua resenha ficou ótima, também me lembrei de algumas passagens minha na época de colégio!!!
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink
    http://meulivrorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, me deu mais vontade de l^-lo.
    Adoro histórias assim, que são gostosas, leves e te prendem até o final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii, Mari! Adorei a sua resenha, mas temo não concordar com o seu ponto de vista sob alguns aspectos...
    Na minha opinião, a Spencer é uma personagem extremamente irritante (parece até uma criança, de tanto que ela gosta de chamar a atenção), mas pelo que eu entendi era esse o objetivo da autora, mostrar o perfil das adolescentes de hoje. Quanto a briga que aconteceu entre a Autumn e a Natalie, eu achei que foi algo sem pé nem cabeça, aconteceu tão de repente! o_O
    Mas apesar dos pesares, o livro é muito bom como um todo, e a história consegue fluir bem livremente! Um bom passatempo :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  5. A blogosfera inteira ainda não resenhou... Eu não li ainda! Hahaha
    Mas vou ler e resenhar assim que puder ^^
    O livro parece muito bom, e é ótimo quando nos surpreendemos né?
    Estou curiosa pela leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Literatura atual! Acho legal esses romances cotidianos... vejo a literatura mais próxima dos leitores.

    Apesar de ser um livro voltado para meninas, achei a temática interessante.

    UM abraço, Mariana!

    ResponderExcluir
  7. Que ótima resenha, menina! Foi tão, tão, tão boa que até me deixou com vontade de correr para a estante e pegá-lo novamente para ler! Hahaha :)
    Também entrou na minha listinha de favoritos do ano! Realmente a autora fez um ótimo trabalho e você, com toda a certeza, não é a única que espera seus próximos livros sendo lançamento no Brasil... õ/ rs'
    Enfim, também acho que tenho (uhum, tenho sérião...) um pouco da personalidade "durona" da Natalie! kkkk


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  8. Estava louca pra ler esse livro, mas acabei desanimando e esquecendo dele. Mas, depois da resenha estou novamente louca para ler!
    Parabéns, muito legal. :)

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  9. OI Mari!

    Eu li. Achei mto bonzinho, uma leitura gostosinha. Concordo com vc qto ao final, mas eu entendi a autora. Acho q o importante foi a mensagem q o livro passou. Não foi o romance, nem o ano escolar ou o futuro dos estudantes- embora eu adoraria q tivesse mais páginas e mais detalhes. Para mim, o importante foi mostrar aos jovens os dois lados do feminismo, né. Mto bom, pq é um assunto recorrente e pouco discutido principalmente entre os adolescentes q acham q sabem de tdo.

    Adorei!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  10. "A resenha de hoje é sobre um livro que na minha opinião a blogosfera inteira já deve ter resenhado" HUAH concordo com você, mas é diferente mesmo assim. eu já tinha visto umas resenhas, mas a sua me deu outra visão sobre o livro. eu já tinha vontade de ler, agora eu tenho mais ainda. tá aí um livro da novo conceito que eu tenho vontade de ler

    ResponderExcluir
  11. A maioria das pessoas que resenharam este livro gostaram mesmo e se surpreenderam com a história. Também gostei da escrita leve e fácil da autora, e acho que foi um livro muito gostoso de ler. Também acho que o final poderia ter sido mais explorado, porque foi tão bonitinho e tão curtinho =/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari
    To chegando para te convidar para o nosso terceiro amigo secreto literário Mix Cultural/Caminhar é Preciso.
    Participe e convide seus amigos blogueiros!
    Te espero!
    http://precisocaminhar.blogspot.com/2011/11/amigo-secreto-literario-vamos.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari,

    Estou lendo esse livro :D E estou adorando ele.. Apesar de agora ter abandonado um pouco, por questão da correria diária (trabalho) x.x
    Mas o livro é demais :D

    Eu amei sua resenha flor, adoro resenhas elaboradas...

    Parece eu resenhando, se empolga e não para mais IUHSAUASHASUUASHUASIU

    Adorei...

    Beijos,

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  14. Que resenha gostosa Mari!
    Eu nem pretendia ler esse livro... Agora você me deixou curiosa! Se entrou para os seus favoritos, então deve ser super bom mesmo!
    Parece ser uma leitura bem gostosa! :D
    Bjss!

    ResponderExcluir
  15. Adorei de aixão o livro... fofinho e juvenil, o que ando precisando!


    Beijo,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?

    Eu já li muitas resenhas sobre esse livro e todas muito positivas!
    Ele parece prender bem a atenção, e mesmo falando sobre o universo adolescente, não parece ser bobo né. Pelo contrário.

    Adorei a resenha! Estou doida pra ler o livro!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari, você me deixou muito curiosa, pois ainda não li este livro mas já faz parte dos pretendidos.
    Bju

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari tudo boom?
    Poxa a blogsfera inteira leu resenhou... menos eu UISDHUIASHDUIAS me sinto excluída serio mesmo queria tanto ler ainda por cima!Gostei da sua resenha, e também é do tipo de livro que eu gosto bastante sabe? ^^
    Beijoos

    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  19. Acredita que eu ainda não li?Mas toda resenha que leio diz que o livro é ótimo. Estou bem interessada em ler.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Mari :D

    Hey, eu nao resenhei ainda #vergonha, na vdd nem li, tá td mto corrido, alem do que estou com infinitos livros para ler shuhasuahs
    Mas vamos que vamos ;)

    será que tbm vou me apaixonar? rsrs


    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  21. Oi Mari!!
    Eu ainda não li/resenhei esse livro xD
    Gostei da sua resenha, gosto de leituras leves. Pena que o final te decepcionou, comigo foi assim com Julieta Imortal, achei que terminou de qualquer jeito (vou publicar a resenha essa semana).
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Maricooota!

    Também achei o final muito corrido, mas amei mesmo assim o livro todo. É despretensioso e gostoso de ler.

    =**

    ResponderExcluir
  23. Oi venho aqui agradecer a visita e retribuir também é bom sempre fazer parte blogs assim que divulgam e apoiam autores com suas resenhas.
    Então confesso! Gostei do seu blog.
    Amandio relações publicas do clubdosnovosautoresblogspot.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Li esse livro não faz muito tempo e concordo com você também achei a narrativa leve e fluida. E quanto a Connor, sem comentários 'Haha. Adorei a resenha :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  25. Oii, nossa, sab que eu tmb nao tinha curiosidade para ler esse livro? mas agora lendo sua resenha acho q mudei de ideia!! hehe
    Beeeijo
    http://amigaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda não li e nem resenhei rsrs. Depois dessa sua resenha, irei ler esse livro em breve (provavelmente próximo ano), me apaixonei pela resenha e história, fora que o kit é lindo! Preciso de um kit desses!

    Bj
    http://jessicristina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. esse livro deve ser TUD DE BOM ... adoro esses tipos de livros, to louca pra ler !!" ja me falaram super bem dele ...

    ResponderExcluir
  28. O livro parece ser legal, mas não me passou empolgação para sair correndo atrás dele. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  29. Ansiosa para ler o livro, quem sabe eu tenha uma oportunidade ne?? *__*

    ResponderExcluir
  30. Ansiosa para ler o livro, quem sabe eu tenha uma oportunidade ne?? *__*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

30 comentários:

  1. Mari,
    eu, ao contrario de vc, estava mega curiosa pra ler esse livro, antes mesmo de saber que ele seria lançado pela NC.. Quero ler tudo da SV!

    Mas ficamos com a mesma impressão... O desenvolvimento do livro é otimo e a Siobhan escreve mt bem, é super facil de ler! Mas tb achei o final bem corrido.. queria mais detalhes! rs

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante deste livro, achei a leiturta leve e com uma mensagem super importante.
    Gostei da sua resenha ficou ótima, também me lembrei de algumas passagens minha na época de colégio!!!
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink
    http://meulivrorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, me deu mais vontade de l^-lo.
    Adoro histórias assim, que são gostosas, leves e te prendem até o final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii, Mari! Adorei a sua resenha, mas temo não concordar com o seu ponto de vista sob alguns aspectos...
    Na minha opinião, a Spencer é uma personagem extremamente irritante (parece até uma criança, de tanto que ela gosta de chamar a atenção), mas pelo que eu entendi era esse o objetivo da autora, mostrar o perfil das adolescentes de hoje. Quanto a briga que aconteceu entre a Autumn e a Natalie, eu achei que foi algo sem pé nem cabeça, aconteceu tão de repente! o_O
    Mas apesar dos pesares, o livro é muito bom como um todo, e a história consegue fluir bem livremente! Um bom passatempo :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  5. A blogosfera inteira ainda não resenhou... Eu não li ainda! Hahaha
    Mas vou ler e resenhar assim que puder ^^
    O livro parece muito bom, e é ótimo quando nos surpreendemos né?
    Estou curiosa pela leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Literatura atual! Acho legal esses romances cotidianos... vejo a literatura mais próxima dos leitores.

    Apesar de ser um livro voltado para meninas, achei a temática interessante.

    UM abraço, Mariana!

    ResponderExcluir
  7. Que ótima resenha, menina! Foi tão, tão, tão boa que até me deixou com vontade de correr para a estante e pegá-lo novamente para ler! Hahaha :)
    Também entrou na minha listinha de favoritos do ano! Realmente a autora fez um ótimo trabalho e você, com toda a certeza, não é a única que espera seus próximos livros sendo lançamento no Brasil... õ/ rs'
    Enfim, também acho que tenho (uhum, tenho sérião...) um pouco da personalidade "durona" da Natalie! kkkk


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  8. Estava louca pra ler esse livro, mas acabei desanimando e esquecendo dele. Mas, depois da resenha estou novamente louca para ler!
    Parabéns, muito legal. :)

    Bjos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  9. OI Mari!

    Eu li. Achei mto bonzinho, uma leitura gostosinha. Concordo com vc qto ao final, mas eu entendi a autora. Acho q o importante foi a mensagem q o livro passou. Não foi o romance, nem o ano escolar ou o futuro dos estudantes- embora eu adoraria q tivesse mais páginas e mais detalhes. Para mim, o importante foi mostrar aos jovens os dois lados do feminismo, né. Mto bom, pq é um assunto recorrente e pouco discutido principalmente entre os adolescentes q acham q sabem de tdo.

    Adorei!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  10. "A resenha de hoje é sobre um livro que na minha opinião a blogosfera inteira já deve ter resenhado" HUAH concordo com você, mas é diferente mesmo assim. eu já tinha visto umas resenhas, mas a sua me deu outra visão sobre o livro. eu já tinha vontade de ler, agora eu tenho mais ainda. tá aí um livro da novo conceito que eu tenho vontade de ler

    ResponderExcluir
  11. A maioria das pessoas que resenharam este livro gostaram mesmo e se surpreenderam com a história. Também gostei da escrita leve e fácil da autora, e acho que foi um livro muito gostoso de ler. Também acho que o final poderia ter sido mais explorado, porque foi tão bonitinho e tão curtinho =/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari
    To chegando para te convidar para o nosso terceiro amigo secreto literário Mix Cultural/Caminhar é Preciso.
    Participe e convide seus amigos blogueiros!
    Te espero!
    http://precisocaminhar.blogspot.com/2011/11/amigo-secreto-literario-vamos.html

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari,

    Estou lendo esse livro :D E estou adorando ele.. Apesar de agora ter abandonado um pouco, por questão da correria diária (trabalho) x.x
    Mas o livro é demais :D

    Eu amei sua resenha flor, adoro resenhas elaboradas...

    Parece eu resenhando, se empolga e não para mais IUHSAUASHASUUASHUASIU

    Adorei...

    Beijos,

    Lu

    Bookaholic Fairy

    ResponderExcluir
  14. Que resenha gostosa Mari!
    Eu nem pretendia ler esse livro... Agora você me deixou curiosa! Se entrou para os seus favoritos, então deve ser super bom mesmo!
    Parece ser uma leitura bem gostosa! :D
    Bjss!

    ResponderExcluir
  15. Adorei de aixão o livro... fofinho e juvenil, o que ando precisando!


    Beijo,
    Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?

    Eu já li muitas resenhas sobre esse livro e todas muito positivas!
    Ele parece prender bem a atenção, e mesmo falando sobre o universo adolescente, não parece ser bobo né. Pelo contrário.

    Adorei a resenha! Estou doida pra ler o livro!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari, você me deixou muito curiosa, pois ainda não li este livro mas já faz parte dos pretendidos.
    Bju

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari tudo boom?
    Poxa a blogsfera inteira leu resenhou... menos eu UISDHUIASHDUIAS me sinto excluída serio mesmo queria tanto ler ainda por cima!Gostei da sua resenha, e também é do tipo de livro que eu gosto bastante sabe? ^^
    Beijoos

    Cabelos ao Vento

    ResponderExcluir
  19. Acredita que eu ainda não li?Mas toda resenha que leio diz que o livro é ótimo. Estou bem interessada em ler.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Mari :D

    Hey, eu nao resenhei ainda #vergonha, na vdd nem li, tá td mto corrido, alem do que estou com infinitos livros para ler shuhasuahs
    Mas vamos que vamos ;)

    será que tbm vou me apaixonar? rsrs


    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  21. Oi Mari!!
    Eu ainda não li/resenhei esse livro xD
    Gostei da sua resenha, gosto de leituras leves. Pena que o final te decepcionou, comigo foi assim com Julieta Imortal, achei que terminou de qualquer jeito (vou publicar a resenha essa semana).
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  22. Maricooota!

    Também achei o final muito corrido, mas amei mesmo assim o livro todo. É despretensioso e gostoso de ler.

    =**

    ResponderExcluir
  23. Oi venho aqui agradecer a visita e retribuir também é bom sempre fazer parte blogs assim que divulgam e apoiam autores com suas resenhas.
    Então confesso! Gostei do seu blog.
    Amandio relações publicas do clubdosnovosautoresblogspot.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Li esse livro não faz muito tempo e concordo com você também achei a narrativa leve e fluida. E quanto a Connor, sem comentários 'Haha. Adorei a resenha :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  25. Oii, nossa, sab que eu tmb nao tinha curiosidade para ler esse livro? mas agora lendo sua resenha acho q mudei de ideia!! hehe
    Beeeijo
    http://amigaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda não li e nem resenhei rsrs. Depois dessa sua resenha, irei ler esse livro em breve (provavelmente próximo ano), me apaixonei pela resenha e história, fora que o kit é lindo! Preciso de um kit desses!

    Bj
    http://jessicristina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. esse livro deve ser TUD DE BOM ... adoro esses tipos de livros, to louca pra ler !!" ja me falaram super bem dele ...

    ResponderExcluir
  28. O livro parece ser legal, mas não me passou empolgação para sair correndo atrás dele. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  29. Ansiosa para ler o livro, quem sabe eu tenha uma oportunidade ne?? *__*

    ResponderExcluir
  30. Ansiosa para ler o livro, quem sabe eu tenha uma oportunidade ne?? *__*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...