Resenha leitora convidada: Camundo - O desenho e a sombra por Nanuka Andrade
"Depois disso, as coisas só fizeram piorar: Camundo desenhou pinheiros tombados, explosões que fizeram pelos ares velhas carroças de praça, e, enfim, o tombo do diretor…-Um horror! -diria você."
Resenhado por Thábata Carvalho
Essa é a primeira resenha que faço na minha vida – pelo menos por livre e espontânea vontade. O livro é muito especial para mim, em primeiro lugar é o único livro que eu tenho autografado por um autor, e também é escrito por uma pessoa que conheço e admiro. Mais do que isso, no entanto, é finalmente poder ver que um autor brasileiro foi reconhecido e publicado.
Agora para falar do livro...
A história não começa de forma lenta; de forma alguma. Logo nas primeiras páginas os leitores são apresentados ao mundo de Camundo. Um jovem com alergia à luz do sol e com uma habilidade especial: seus desenhos se tornam realidade. Assim, a história já começa prendendo o leitor, fazendo com que o livro seja lido em horas. A realidade é que eu poderia falar sobre detalhes do livro, sobre o desenrolar da história, dos personagens, mas nada me deu mais prazer do que ler o livro com calma e me surpreender com a narrativa. Ás vezes eu já esperava o que ia acontecer e, no entanto, estava completamente errada, sendo surpreendida a cada capítulo.
Então, falarei sobre os desenhos feitos pelo autor Nanuka Andrade e sobre a narrativa leve e envolvente. É uma coisa muito incomum comprar livros que possuem ilustrações na apresentação dos capítulos. Para aqueles que têm dificuldade de visualizar os personagens, ou o ambiente em que a história é contada, é extremamente gratificante ser abençoado com os desenhos. Posso dizer com certeza que esse foi um dos fatores mais peculiares e importantes no livro.
A narrativa foi envolvendo. Os mistérios não demoraram muito a aparecer e as
soluções foram apresentadas aos poucos. De fato, as mais de 300 páginas foram recheadas de reviravoltas e enigmas, que foram apresentados no seu próprio tempo, sem serem rápidas demais e sem haver um ‘enche linguiça’.
O único ponto negativo, que é comum a livros de primeiro edição, foram alguns erros de digitação. Ressalto isso não para desmerecer o livro, ou o autor e/ou a editora, e sim para que, no futuro – na segunda edição – haja uma revisão.
O livro Camundo – o desenho e a sombra merece ser lido. Não é uma história que se prenda no público infanto-juvenil (categoria a qual é atribuído), podendo facilmente entreter um público leitor mais abrangente. É um livro que pede para ser lido e merece ser.
Ao autor, eu espero ver a continuação. Espero, também, ver muitos outros livros seus. Um autor magnífico, que merece ser reconhecido e ter seus livros publicados. Espero que essa pequena resenha possa fazer jus ao seu livro. Aqui fica, portanto, minha homenagem ao livro de um amigo, de um companheiro autor e de um excelente desenhista.
http://algumasideiasparamudaromundo.wordpress.com/
http://www.bookess.com/read/4373-das-palavras-faco-o-mundo/
Até à Próxima!!
Oiii!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário no Letras e Livros!
Sou Católica e participo de uma Pastoral de São Vicente (recolhe e doa alimentos) e também do grupo jovem, no nosso caso, o Geração Católica (junção de EAC e EJC)
Não conhecia o livro, mas gostei bastante da resenha =)
Beijos
http://letraslviros.blogspot.com
Legal, tenho ouvido falar muito desse livro, confesso que não tenho muito interesse em ler, mas gostei da resenha ;)
ResponderExcluirBj;*
Naty - Just Books !
Que surpresa ler esta resenha!
ResponderExcluirMuito obrigado, Mariana e Thábata por prestigiar o Camundo! Nenhuma palavra aqui fará jus ao encanto que tive em ler este texto, e cabe a mim apenas agradecer e dizer que fiquei muito feliz!
Quando tive o privilégio de conhecer a querida Thábata Carvalho durante a Bienal fui surpreendido, como fui agora, por um par de olhos brilhantes dignos de uma poetiza. Não por acaso, o olhar de poetiza tinha razão de ser, afinal, eu já a conhecia (ainda que não pessoalmente), através da leitura de seu livro "Das Palavras Faço o Mundo" (Ed. Bookess). Saber, agora, que estes olhos tão encantadores percorreram as linhas do meu livro só me deixa lisonjeado.
Não é sempre que um olhar cheio de poesia lê um livro seu.
Então, o que mais dizer?
Obrigado mais uma vez!
Concordo com tudinho que a Thábata disse! Terminei de ler esse livro ante-ontem, e também AMEI (tanto que demorei uns 5 dias para concluir sua leitura por livre e espontânea vontade, tudo porque eu estava com dó de terminá-lo, acredita?)
ResponderExcluirO verdadeiro mistério está em saber como alguém consegue criar uma história tão elaborada e, sobreturo, envolvente!
Quero reler esse livro muitas vezes mais, só para ter o prazer de reviver todas aquelas sensações inexplicáveis que senti no decorrer das páginas. E com certeza ficarei no aguardo por mais lançamentos do Nanuka *_*
Ótima resenha, está de parabéns!
Abraços,
http://leitorasanonimas.com
Eu quero ler este livro!
ResponderExcluirNossa, desde que foi lançado eu necessito ler, já li o primeiro capítulo e simplesmente amei!
Só estou esperando uma promoçãozinha da editora (bolsa blogueiro) para eu comprá-lo!
Beijos
Bia | Blog Livros e Atitudes
Nossa, primeira vez que vejo esse livro, mas só com as resenhas e os comentários eu já quero lê-lo o quanto antes.
ResponderExcluirBeijos
Nem me fale, quero muiiiiito ler esse livro, mt mt mesmo. Adorei a resenha, e vou adquiri-lo o mais rápido possível :)
ResponderExcluirBeijos,K.
Girl SPoiled
Desde o dia que conheci o Nanuka estou louca para ler o livro dele, não só pela simpatia e carisma, mas também pelo talento na arte de desenhar.
ResponderExcluirTo doidinha pelo meu exemplar.
Beijocas
Eu ainda não tinha ouvido falar sobre o livro... fiquei interessada.
ResponderExcluirbeijos
boa semana
=D
Oiii ^^ Primeiro quero te dizer que você fez uma ÓTIMA resenha, mesmo, nunca ia achar que foi a sua primeira :D
ResponderExcluirEntÃo, eu to lendo esse livro agora mesmo, mas sinceramente não to sentindo todo esse amor por ele :/ Estou bem triste porq tinha uma expectativa com ele >< mas fazer o que né? Ele ainda tem muitas páginas pra me surpreender realmente, rs. Depois da sua resenha vou continuar na fé@ hahah :D
Beijos, Nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com
OI! Gostei sim. Sua resenha está mto boa.
ResponderExcluirEu ainda não conhecia o livro, é a primeira resenha que leio dele e gostei mto. Parece ser mto interessante mesmo! A capa é linda! Aliais, a Underworld sempre arrasa nas capas, né.
BjOO
Pri
Entre Fatos e Livros
Olá!
ResponderExcluirSua primeira resenha foi muito delicada, com esse ar sereno de quem gostou sinceramente do livro. Dá pra notar que a leitura realmente promete.
Não me lembro de ter lido a sinopse da história anteriormente e gostei muito dos fatores abordados. Deve ser um tantinho mágico e deliciosamente surreal acompanhar a trajetória de um personagem que dá vida a seus desenhos, lembrou-me de "Coração da Tinta", que tem o mesmo efeito, mas com as palavras. E às vezes os desenhos dizem tantas coisas...
Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto
Oiee
ResponderExcluirQue resenha ótima! Parabéns por ela...
Quanto ao livro eu tenho vontade de lê-lo desde que o conheci, acho que no Bookess ainda...
O trailer dele é demais e a capa tbm... Ele parece ser realmente muito bom... Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler.
Bjos e inté!
Lilo
Redenção
Nunca tive muita curiosidade de ler este livro, mas agora fiquei bem curioso. 5 estrelas motivam muito! Haha!
ResponderExcluirA capa é linda também! Gosto muito de apoiar a literatura brasileira, então já adicionei na lista de compras!
Ótima resenha, bjão!
Meu primo está lendo esse livro, logo mais pego emprestado rsrs'
ResponderExcluirO Nanuka para mim foi um autor surpreendente! Apesar de ainda não ter lido o livro, admiro só pelo fato da estória ser como é, desenhos vivos!
ResponderExcluirAmei a resenha e a minha vontade só aumenta de lê-lo, sério!
Bom final de semana!
http://www.pronomeinterrogativo.com
Você realmente gostou do livro, dá para perceber pelo entusiasmo que falou dele. Me deu vontade de ler também. Bjs, Rose.
ResponderExcluir