segunda-feira, 31 de outubro de 2011

postheadericon Resenha leitora convidada: Camundo - O desenho e a sombra por Nanuka Andrade

Camundo - O desenho e a sombra
Nanuka Andrade 

Editora: Underworld
Categoria: Ya Book
Edição: 1ª Edição 2011  
Número de páginas: 374
Camundo no Skoob

Sinopse: A vida nos últimos dias da Velha República podia ser feita de asilos destelhados, comida escassa e escravidão em sapatarias clandestinas. Pelo menos era assim a vida do pequeno Camundo, um menino de doze anos, que era capaz de mudar o futuro através de misteriosos desenhos que fazia. O que Camundo não sabia era que outros como ele, amantes da pictomancia, há muito já prediziam o futuro, e que uma sociedade secreta, conhecida por Asseclas do Lagarto, viam neste Dom parte de um plano vil. Bolas de madeira, mitos de uma Terra Oca e criaturas que têm medo do sol são apenas alguns dos estranhos mistérios que Camundo terá de desvendar.                                                                      

"Depois disso, as coisas só fizeram piorar: Camundo desenhou pinheiros tombados, explosões que fizeram pelos ares velhas carroças de praça, e, enfim, o tombo do diretor…-Um horror! -diria você."



Resenhado por Thábata Carvalho




Essa é a primeira resenha que faço na minha vida – pelo menos por livre e espontânea vontade. O livro é muito especial para mim, em primeiro lugar é o único livro que eu tenho autografado por um autor, e também é escrito por uma pessoa que conheço e admiro. Mais do que isso, no entanto, é finalmente poder ver que um autor brasileiro foi reconhecido e publicado.


Agora para falar do livro...


A história não começa de forma lenta; de forma alguma. Logo nas primeiras páginas os leitores são apresentados ao mundo de Camundo. Um jovem com alergia à luz do sol e com uma habilidade especial: seus desenhos se tornam realidade. Assim, a história já começa prendendo o leitor, fazendo com que o livro seja lido em horas. A realidade é que eu poderia falar sobre detalhes do livro, sobre o desenrolar da história, dos personagens, mas nada me deu mais prazer do que ler o livro com calma e me surpreender com a narrativa. Ás vezes eu já esperava o que ia acontecer e, no entanto, estava completamente errada, sendo surpreendida a cada capítulo.
Então, falarei sobre os desenhos feitos pelo autor Nanuka Andrade e sobre a narrativa leve e envolvente. É uma coisa muito incomum comprar livros que possuem ilustrações na apresentação dos capítulos. Para aqueles que têm dificuldade de visualizar os personagens, ou o ambiente em que a história é contada, é extremamente gratificante ser abençoado com os desenhos. Posso dizer com certeza que esse foi um dos fatores mais peculiares e importantes no livro.
A narrativa foi envolvendo. Os mistérios não demoraram muito a aparecer e as
soluções foram apresentadas aos poucos. De fato, as mais de 300 páginas foram recheadas de reviravoltas e enigmas, que foram apresentados no seu próprio tempo, sem serem rápidas demais e sem haver um ‘enche linguiça’.
O único ponto negativo, que é comum a livros de primeiro edição, foram alguns erros de digitação. Ressalto isso não para desmerecer o livro, ou o autor e/ou a editora, e sim para que, no futuro – na segunda edição – haja uma revisão.
O livro Camundo – o desenho e a sombra merece ser lido. Não é uma história que se prenda no público infanto-juvenil (categoria a qual é atribuído), podendo facilmente entreter um público leitor mais abrangente. É um livro que pede para ser lido e merece ser.
Ao autor, eu espero ver a continuação. Espero, também, ver muitos outros livros seus. Um autor magnífico, que merece ser reconhecido e ter seus livros publicados. Espero que essa pequena resenha possa fazer jus ao seu livro. Aqui fica, portanto, minha homenagem ao livro de um amigo, de um companheiro autor e de um excelente desenhista.



Espero que tenham gostado e fiquem super à vontade para comentar e deixar as suas impressões sobre o livro e também sobre a resenha da minha amiga e escritora Thábata. Vocês podem conhecer as belíssimas e profundas poesias que ela escreve no blog: 
http://algumasideiasparamudaromundo.wordpress.com/
http://www.bookess.com/read/4373-das-palavras-faco-o-mundo/


Até à Próxima!!

17 comentários:

  1. Oiii!
    Obrigada pelo comentário no Letras e Livros!
    Sou Católica e participo de uma Pastoral de São Vicente (recolhe e doa alimentos) e também do grupo jovem, no nosso caso, o Geração Católica (junção de EAC e EJC)

    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da resenha =)
    Beijos
    http://letraslviros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Legal, tenho ouvido falar muito desse livro, confesso que não tenho muito interesse em ler, mas gostei da resenha ;)

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  3. Que surpresa ler esta resenha!

    Muito obrigado, Mariana e Thábata por prestigiar o Camundo! Nenhuma palavra aqui fará jus ao encanto que tive em ler este texto, e cabe a mim apenas agradecer e dizer que fiquei muito feliz!

    Quando tive o privilégio de conhecer a querida Thábata Carvalho durante a Bienal fui surpreendido, como fui agora, por um par de olhos brilhantes dignos de uma poetiza. Não por acaso, o olhar de poetiza tinha razão de ser, afinal, eu já a conhecia (ainda que não pessoalmente), através da leitura de seu livro "Das Palavras Faço o Mundo" (Ed. Bookess). Saber, agora, que estes olhos tão encantadores percorreram as linhas do meu livro só me deixa lisonjeado.

    Não é sempre que um olhar cheio de poesia lê um livro seu.

    Então, o que mais dizer?

    Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudinho que a Thábata disse! Terminei de ler esse livro ante-ontem, e também AMEI (tanto que demorei uns 5 dias para concluir sua leitura por livre e espontânea vontade, tudo porque eu estava com dó de terminá-lo, acredita?)
    O verdadeiro mistério está em saber como alguém consegue criar uma história tão elaborada e, sobreturo, envolvente!
    Quero reler esse livro muitas vezes mais, só para ter o prazer de reviver todas aquelas sensações inexplicáveis que senti no decorrer das páginas. E com certeza ficarei no aguardo por mais lançamentos do Nanuka *_*

    Ótima resenha, está de parabéns!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ler este livro!
    Nossa, desde que foi lançado eu necessito ler, já li o primeiro capítulo e simplesmente amei!

    Só estou esperando uma promoçãozinha da editora (bolsa blogueiro) para eu comprá-lo!

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  6. Nossa, primeira vez que vejo esse livro, mas só com as resenhas e os comentários eu já quero lê-lo o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nem me fale, quero muiiiiito ler esse livro, mt mt mesmo. Adorei a resenha, e vou adquiri-lo o mais rápido possível :)
    Beijos,K.
    Girl SPoiled

    ResponderExcluir
  8. Desde o dia que conheci o Nanuka estou louca para ler o livro dele, não só pela simpatia e carisma, mas também pelo talento na arte de desenhar.
    To doidinha pelo meu exemplar.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não tinha ouvido falar sobre o livro... fiquei interessada.
    beijos
    boa semana
    =D

    ResponderExcluir
  10. Oiii ^^ Primeiro quero te dizer que você fez uma ÓTIMA resenha, mesmo, nunca ia achar que foi a sua primeira :D
    EntÃo, eu to lendo esse livro agora mesmo, mas sinceramente não to sentindo todo esse amor por ele :/ Estou bem triste porq tinha uma expectativa com ele >< mas fazer o que né? Ele ainda tem muitas páginas pra me surpreender realmente, rs. Depois da sua resenha vou continuar na fé@ hahah :D

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. OI! Gostei sim. Sua resenha está mto boa.
    Eu ainda não conhecia o livro, é a primeira resenha que leio dele e gostei mto. Parece ser mto interessante mesmo! A capa é linda! Aliais, a Underworld sempre arrasa nas capas, né.

    BjOO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Sua primeira resenha foi muito delicada, com esse ar sereno de quem gostou sinceramente do livro. Dá pra notar que a leitura realmente promete.
    Não me lembro de ter lido a sinopse da história anteriormente e gostei muito dos fatores abordados. Deve ser um tantinho mágico e deliciosamente surreal acompanhar a trajetória de um personagem que dá vida a seus desenhos, lembrou-me de "Coração da Tinta", que tem o mesmo efeito, mas com as palavras. E às vezes os desenhos dizem tantas coisas...

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  13. Oiee
    Que resenha ótima! Parabéns por ela...
    Quanto ao livro eu tenho vontade de lê-lo desde que o conheci, acho que no Bookess ainda...
    O trailer dele é demais e a capa tbm... Ele parece ser realmente muito bom... Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler.
    Bjos e inté!
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  14. Nunca tive muita curiosidade de ler este livro, mas agora fiquei bem curioso. 5 estrelas motivam muito! Haha!
    A capa é linda também! Gosto muito de apoiar a literatura brasileira, então já adicionei na lista de compras!
    Ótima resenha, bjão!

    ResponderExcluir
  15. Meu primo está lendo esse livro, logo mais pego emprestado rsrs'

    ResponderExcluir
  16. O Nanuka para mim foi um autor surpreendente! Apesar de ainda não ter lido o livro, admiro só pelo fato da estória ser como é, desenhos vivos!

    Amei a resenha e a minha vontade só aumenta de lê-lo, sério!

    Bom final de semana!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  17. Você realmente gostou do livro, dá para perceber pelo entusiasmo que falou dele. Me deu vontade de ler também. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

17 comentários:

  1. Oiii!
    Obrigada pelo comentário no Letras e Livros!
    Sou Católica e participo de uma Pastoral de São Vicente (recolhe e doa alimentos) e também do grupo jovem, no nosso caso, o Geração Católica (junção de EAC e EJC)

    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da resenha =)
    Beijos
    http://letraslviros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Legal, tenho ouvido falar muito desse livro, confesso que não tenho muito interesse em ler, mas gostei da resenha ;)

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  3. Que surpresa ler esta resenha!

    Muito obrigado, Mariana e Thábata por prestigiar o Camundo! Nenhuma palavra aqui fará jus ao encanto que tive em ler este texto, e cabe a mim apenas agradecer e dizer que fiquei muito feliz!

    Quando tive o privilégio de conhecer a querida Thábata Carvalho durante a Bienal fui surpreendido, como fui agora, por um par de olhos brilhantes dignos de uma poetiza. Não por acaso, o olhar de poetiza tinha razão de ser, afinal, eu já a conhecia (ainda que não pessoalmente), através da leitura de seu livro "Das Palavras Faço o Mundo" (Ed. Bookess). Saber, agora, que estes olhos tão encantadores percorreram as linhas do meu livro só me deixa lisonjeado.

    Não é sempre que um olhar cheio de poesia lê um livro seu.

    Então, o que mais dizer?

    Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudinho que a Thábata disse! Terminei de ler esse livro ante-ontem, e também AMEI (tanto que demorei uns 5 dias para concluir sua leitura por livre e espontânea vontade, tudo porque eu estava com dó de terminá-lo, acredita?)
    O verdadeiro mistério está em saber como alguém consegue criar uma história tão elaborada e, sobreturo, envolvente!
    Quero reler esse livro muitas vezes mais, só para ter o prazer de reviver todas aquelas sensações inexplicáveis que senti no decorrer das páginas. E com certeza ficarei no aguardo por mais lançamentos do Nanuka *_*

    Ótima resenha, está de parabéns!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ler este livro!
    Nossa, desde que foi lançado eu necessito ler, já li o primeiro capítulo e simplesmente amei!

    Só estou esperando uma promoçãozinha da editora (bolsa blogueiro) para eu comprá-lo!

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  6. Nossa, primeira vez que vejo esse livro, mas só com as resenhas e os comentários eu já quero lê-lo o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nem me fale, quero muiiiiito ler esse livro, mt mt mesmo. Adorei a resenha, e vou adquiri-lo o mais rápido possível :)
    Beijos,K.
    Girl SPoiled

    ResponderExcluir
  8. Desde o dia que conheci o Nanuka estou louca para ler o livro dele, não só pela simpatia e carisma, mas também pelo talento na arte de desenhar.
    To doidinha pelo meu exemplar.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não tinha ouvido falar sobre o livro... fiquei interessada.
    beijos
    boa semana
    =D

    ResponderExcluir
  10. Oiii ^^ Primeiro quero te dizer que você fez uma ÓTIMA resenha, mesmo, nunca ia achar que foi a sua primeira :D
    EntÃo, eu to lendo esse livro agora mesmo, mas sinceramente não to sentindo todo esse amor por ele :/ Estou bem triste porq tinha uma expectativa com ele >< mas fazer o que né? Ele ainda tem muitas páginas pra me surpreender realmente, rs. Depois da sua resenha vou continuar na fé@ hahah :D

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. OI! Gostei sim. Sua resenha está mto boa.
    Eu ainda não conhecia o livro, é a primeira resenha que leio dele e gostei mto. Parece ser mto interessante mesmo! A capa é linda! Aliais, a Underworld sempre arrasa nas capas, né.

    BjOO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Sua primeira resenha foi muito delicada, com esse ar sereno de quem gostou sinceramente do livro. Dá pra notar que a leitura realmente promete.
    Não me lembro de ter lido a sinopse da história anteriormente e gostei muito dos fatores abordados. Deve ser um tantinho mágico e deliciosamente surreal acompanhar a trajetória de um personagem que dá vida a seus desenhos, lembrou-me de "Coração da Tinta", que tem o mesmo efeito, mas com as palavras. E às vezes os desenhos dizem tantas coisas...

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  13. Oiee
    Que resenha ótima! Parabéns por ela...
    Quanto ao livro eu tenho vontade de lê-lo desde que o conheci, acho que no Bookess ainda...
    O trailer dele é demais e a capa tbm... Ele parece ser realmente muito bom... Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler.
    Bjos e inté!
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  14. Nunca tive muita curiosidade de ler este livro, mas agora fiquei bem curioso. 5 estrelas motivam muito! Haha!
    A capa é linda também! Gosto muito de apoiar a literatura brasileira, então já adicionei na lista de compras!
    Ótima resenha, bjão!

    ResponderExcluir
  15. Meu primo está lendo esse livro, logo mais pego emprestado rsrs'

    ResponderExcluir
  16. O Nanuka para mim foi um autor surpreendente! Apesar de ainda não ter lido o livro, admiro só pelo fato da estória ser como é, desenhos vivos!

    Amei a resenha e a minha vontade só aumenta de lê-lo, sério!

    Bom final de semana!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  17. Você realmente gostou do livro, dá para perceber pelo entusiasmo que falou dele. Me deu vontade de ler também. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e fique à vontade para comentar! Eu leio cada comentário e aprecio muito respondê-los!

Por favor, note que qualquer comentário negativo demais, com ataques pessoais ou spam serão apagados.

Desde já, agradeço sua compreensão!

Boa leitura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...